O Dólar de platina (valor: 1 trilião!)

Na passada Terça-feira, a Secretária do Tesouro dos EUA Janet Yellen disse que não tinha qualquer intenção de cunhar uma moeda de platina no valor de 1 trilião de Dólares. Pena, pois teria dado uma bonita peça para coleção. Mas a ideia não era bem essa. A ideia era bem pior.

Em poucas palavras: no final deste mês os Estados Unidos irão exceder o limite legal do montante de dívida pendente que o governo federal pode deter. O limite máximo da dívida, em teoria, não pode crescer mais. No Senado, os Republicanos concordaram em conceder uma prorroga até Dezembro, mas isso não resolve e só adia o confronto dentro de alguns meses.

E é neste ponto que alguém pensou no Dólar de platina porque uma lei de 1997, em origem destinada a ajudar a Casa da Moeda para criar dinheiro destinado aos coleccionadores, dá ao Secretário do Tesouro o poder de cunhar moedas de platina de qualquer valor, por qualquer razão. Quando os comentadores descobriram esta lei durante as batalhas do limite máximo da dívida de 2011 e 2013, perceberam que esta poderia oferecer uma forma de contornar o limite legal que o Congresso coloca aos empréstimos contraídos pelo governo federal. Como?

Simples: em vez de emitir nova dívida, o Secretário do Tesouro poderia simplesmente financiar o governo através da cunhagem de moedas de platina. Em 2013, o antigo director da Casa da Moeda dos EUA, Philip Diehl, concordou que funcionaria e, ao longo dos anos, vozes influentes como o jornalista financeiro Joe Weisenthal e o colunista do New York Times Paul Krugman também promoveram a ideia.

A ideia é: quanto é que devemos? Um trilião de Dólares? E nós cunhamos um moeda que vale um trilião de Dólares e, na prática, já não temos dívida. Problema resolvido. Se a ideia parece estúpida (porque é estúpida), não vamos esquecer que estamos a falar dos EUA…

Pelo que, e dado que o tempo está a esgotar-se, alguém pegou no comentário publicado num blog e assinado por tal Beowulf (um advogado de Atlanta) e criou um “caso”: em breve a ideia alcançou a Secretaria do Tesouro.

Agora, quem escreve gosta da Modern Money Theory (MMT) de Warren Mosler e do relativo fiat money, ou seja, da ideia de que um Estado pode criar moedas a partir do nada sem que o dinheiro esteja ligado a um metal precioso (como acontecia antigamente). E, em teoria, a ideia da super-moeda de platina exumada nestes dias não assusta. Todavia…

Todavia, e em primeiro lugar, temos que realçar como a criação duma moeda de 1 triliões de Dólares não seja propriamente fiat money. A MMT é a base duma economia diferente, não pode ser apenas um penso de emergência que pode ser usado quando as coisas correrem mal.

Como sabemos, nos tempos passados, um Dólar era a representação dum igual valor em ouro guardado nos cofres do Estado (e o mesmo acontecia, em teoria, com as outras moedas todas, em qualquer País). Isso chamava-se de golden stantard. Depois, no começo dos anos ’70, os EUA abandonaram o golden standard e o dinheiro passou a ser a representação… de si mesmo, e nada mais. Hoje os EUA (e todos os outros Países) imprimem dinheiro sem se preocupar com a quantia de ouro guardado nos cofres.

É claro que o Dólar de platina não resolveria os problemas da dívida americana: além do valor simbólico (a platina é o metal mais precioso que exista) há o mais importante problema da credibilidade que, como é óbvio, não pode ser ultrapassado pelo real valor do metal empregue (um Dólar de platina teria um valor real de pouco superior aos 250 Dólares). A credibilidade, a confiança no dinheiro, é a base do fiat money: não sendo mais agarrado a um valor real conservado num cofre, o dinheiro tem importância só se é reconhecido como “valor” em si.

Para ser mais claro: uma nota de 5 Euros (mas com moedas dos restantes Países o discurso é igual) não vale 5 Euros, no sentido que A – não é a representação duma riqueza guardara algures e B – o valor do material utilizado na produção da nota (papel, filigrana, tintas) é risível. O valor da nota é dado pelo facto que todos nós, utilizadores, consideramos aquela nota como a representação física de 5 Euros.

No caso dos EUA, o Dólar de platina tem este “pequeno” problema: é um disparate, um truque, e todos sabem disso. Ninguém pagaria 1 trilião por entrar na posse daquela moeda, ninguém poderia reconhecer o absurdo valor nominal. E acho bem que o Tesouro tenha recusado a ideia porque verdadeiramente triste. Ter-se-iam apenas coberto de ridículo porque esta não é fiat money, é estupidez.

No entanto, é preciso admitir que esta ideia teve a força para chegar até o governo dos EUA. O que é muito preocupante.

O sito de notícias e opiniões Vox (progressista) foi entrevistar Beowolf porque, evidentemente, nem se apercebem do ínfimo nível ao qual o tópico chegou. E Beowolf faz algumas considerações:

O que aconteceu é que, na Administração Obama, os opositores republicanos perceberam que podiam realmente planear uma crise, recusando-se a aumentar o limite máximo da dívida e depois usar a doutrina do choque para fazer passar as suas políticas desejadas (cortes nos gastos e, se possível, cortes nos impostos).

A questão é esta. Os Republicanos sabem que em princípio Dick Cheney estava certo: “os défices não importam, Reagan ensinou-nos isso”. É provável que não tenha sido Reagan a ensinar isto a Cheney, mas sim o melhor amigo dele no círculo do poder de Washington DC, Donald Rumsfeld.

E onde é que este Rumsfeld o aprendeu? Com Warren Mosler. [Mosler disse que surgiu com o MMT após uma discussão com Rumsfeld na sauna a vapor do Racquet Club de Chicago].

Assim, os Republicanos sabem que o défice e os receios da dívida são exagerados, mas os Democratas não sabem. Assim, vemos Carter, Clinton e Obama a limpar o orçamento e a permitir que Reagan, Bush e Trump entrem e reduzam os impostos. Os progressistas agora entraram em jogo, razão pela qual a moeda de um trilião de Dólares […] estão também a ser ampliados pela base democrata. Seja como for, é isso que penso que está a acontecer.

“Os défices não importam” disse Reagan. E tinha razão. Percebo que seja complicado “digerir” este conceito porque na nossa vida o pesadelo da dívida está a ser constantemente relembrado. Mas na MMT a dívida não tem peso (mas não pode ser infinita, sob pena de provocar outros problemas) e é este o segredo com os quais os terríveis Republicanos chantageiam os pobres Democratas.

Dúvida: mas por qual razão então os Democratas “não sabem”? Obviamente sabem e muito bem. Mas há dum lado uma formatação e do outro uma utilidade.

A formatação é dada pelas escolas de economia que são uma referência para a asa progressista do poder americano. E estas escolas olham com muita desconfiança para a MMT, ficando agarradas a teorias de tipo clássico (no entanto a Federal Reserve cria dinheiro a partir do nada há décadas e ninguém fica escandalizado com isso…).

A utilidade é dada pela força que o bicho-papão da dívida continua a ter sobre as massas. Pensamos a todos os discursos acerca da austeridade, por exemplo aqui na Europa; pensamos nas renuncias de direitos ou de instrumentos para melhorar os níveis de vida em nome do rigor orçamental; pensamos nas subidas dos impostos que somos obrigados a aceitar perante o perigo de ver aumentar o deficit; pensamos ao FMI com as suas milagrosas receitas de contenção orçamental que se dum lado provocam tantos prejuízos nos Países em Desenvolvimento e naqueles do Terceiro Mundo, do outro lado enriquecem as multinacionais. E estes são apenas alguns exemplos.

Aceitar a ideia de que “os défices não importam” significaria ter que reescrever as regras do jogo e, coisa mais importante, limitaria o imenso poder que o conto do “terrível deficit” proporciona.

Diz Beowolf:

A parte melhor foi receber um e-mail de Phil Diehl, o antigo director da Casa da Moeda que redigiu a lei das moedas de platina que o Congresso promulgou em 1997. Quando ele disse: “Sim, isto vai realmente funcionar” […].

E Phil Diehl é um Democrata. Como é que sabe do “segredo” republicano?

Prossegue a entrevista:

Voz: A Secretária do Tesouro Janet Yellen pareceu recentemente fechar a porta ao dizerzendo à CNBC: “Sou contra e penso que não devemos considerar seriamente a questão. É realmente um engenhoca. …Compromete a independência da Fed através da fusão da política monetária e fiscal”. Argumentou também que não conseguiria tranquilizar os mercados, criando assim alguns riscos semelhantes aos de uma violação do limite máximo da dívida. O que pensa dos seus comentários?

Beowolf: Ela é, no geral, muito boa no seu trabalho e é, por todos os motivos, uma boa pessoa, mas está errada sobre isto, não só sobre a lei mas também sobre a política.

Sim senhor, este é o nível. A dívida é enorme? E nós criamos do nada uma moeda com tantos zero assim as pessoas ficam descansadas. Quem não concordar com isso está errado.

Antes de concluir, voltamos mais uma vez à frase de Reagan, a tal “os défices não importam”. A falsidade da perspectiva segundo a qual a rigidez orçamental é um dogma económico indiscutível é certificada pela realidade dos factos. Apesar do Congresso dos EUA ter sido sempre obrigado a elevar a nível de endividamento, nada de catastrófico aconteceu no passado ou está a acontecer hoje. Espreitem os dados:

Exacto: a dívida dos EUA tem vindo a crescer continuamente desde 1940, sem que os EUA alguma vez entrassem em incumprimento e sem que qualquer credor se apresentasse para reclamar o seu dinheiro de volta.

Isto deveria fazer-nos reflectir sobre a “mentalidade única” a que estamos a ser forçados, pela política e pelos media.

 

Ipse dixit.

2 Replies to “O Dólar de platina (valor: 1 trilião!)”

  1. Muito bom artigo, de facto devemos reflectir neste contexto sobre o que são as nossas poupanças porque do dia para a noite podemos nos encontrar com uma conta bancária a zeros ou um molho de papéis que nem para colar na parede servem …
    Diversificar e afastar -se o mais possível da “representação” de riqueza emitida pelos governos . É como um jogo em que o povo e governo ao som de uma música correm em volta de uma cadeira e quando a música acabar apenas um se vai conseguir sentar …Mas é o governo que decide quando a música vai acabar …

  2. Todo dia os blogs e noticiários alternativos ditam para a população que ainda tem recursos financeiros que:
    Tirem seu dinheiro dos bancos,
    Comprem ações de mineradoras, tecnologias digitais e de inteligência artificial. Se eu hoje tivesse recursos para aplicar em ações e tivesse estômago para tal esporte, eu investiria na indústria farmacêutica. Mas enfim eu não tenho nenhuma experiência nestas práticas.
    E seguem aconselhando:
    Comprem terra,
    E até façam estoques de alimentos não perecíveis.
    Acho estas medidas muito relativas, um tanto exageradas.
    Se eu fosse entendida nesses assuntos escreveria:
    Prezados coleguinhas da classe média em extinção procurem evitar dívidas, paguem com dinheiro vivo, usem o mínimo possível os bancos, não joguem dinheiro em desperdícios, tentem manter moradia própria e mantenham ao seu alcance o máximo de dinheiro vivo para comprar sempre a vista, exigindo o máximo de desconto.
    Essas são medidas que utilizo, e acho que funcionam nos tempos atuais, até porque evitam desagradáveis retiradas pelos bancos sem autorização ou corralitos inesperados

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: