Vacina, as reacções adversas (até 20 de Março de 2021)

Continuemos com a espreitar as reacções adversas provocadas pelas vacinas através dos dados da Eudra Vigilance, o departamento da Agência Europeias dos Medicamentos que, lembramos, limita a recolha de dados aos Velho Continente (mais precisamente: Espaço Económico Europeu, o que não é a Europa toda) mais Reino Unido.

Para aceder aos dados, lembro o link: Database.

Novidade a respeito da anterior actualização: há os primeiros dados da vacina Astra Zeneca também o este aspecto é interessante dado que nestes dias o produto está a ser bloqueado por vários Países coma acusações de ser perigoso.

Infelizmente, continua a faltar um dado absolutamente central: o número das vacinas subministradas. Isso significa que é impossível extrair o rácio entre número de subministrações e número de reacções adversas.

Lembro que os dados de carácter geral que é possível obter do conjunto apresentado pela Eudra Vigilance são os números relativos ao casos por cada reacção. Na prática, a agência relata o desfecho final da reacção adversa, dividido entre:
  • casos fatais
  • não resolvidos
  • não especificados
  • resolvidos
  • resolvidos com consequências
  • em recuperação
  • desconhecidos

Aqui vamos observar os casos mais graves, aqueles “fatais”, “não resolvidos” e “resolvidos com sequelas”, ignorando os “não especificados” e os “desconhecidos” (atenção: os casos com desfecho definido como “desconhecido” representam uma percentagem muito significativa do total das reacções adversas).

É também importante realçar como os “casos não resolvidos” e os “casos resolvidos com sequelas” indicam na verdade um amplo conjunto de consequências, de gravidade variável: não seria correcto assumir todos estes como casos “graves” porque assim não é. Todavia, dado que estamos a falar de produtos oficialmente “inócuos”, não deixa de ser interessante realçar tal aspecto.

Os dados estão actualizados ao dia 20 de Março de 2021.

Vacina Pfizer/Biontech

A vacina conhecida como Pfizer até agora provocou 121.514 reacções adversas. Lembramos: fala-se aqui de qualquer tipo de reacção, tanto graves quanto leves.

O País com o maior número de acontecimentos adversos continua a ser a Itália, sempre seguida por França, Holanda e Espanha. Portugal ocupa a 6ª posição (com 2.847 casos: eram 2.652), como há 15 dias.

Entre os eventos mais frequentemente notificados encontram-se perturbações gerais e/ou relacionadas com o local de administração, perturbações do sistema nervoso, perturbações músculo-esqueléticas e do tecido conjuntivo e perturbações gastrointestinais. Neste caso a tendência confirma quanto observado anteriormente.

Os dados acerca das faixas etárias e do sexo continuam a não ser particularmente significativos do ponto de vista estatístico uma vez que o processo de vacinação, após ter envolvidos numa primeira fase os profissionais de saúde e o pessoal paramédico, agora interessa profissões ou idades escolhidos tendo como base critérios que variam de País em País mas que, no geral, continua a pôr a tónica em determinadas profissões ou idades.

Até a data a vacina Pfizer provocou (entre parênteses a situação da quinzena anterior):

  • 3.268 mortes (2.540)
  • 50.699 casos não resolvidos (41.462)
  • 2.685 casos resolvidos com sequelas (2.231)

Vacina Moderna

Aumentam os dados da vacina Moderna. Para já podemos observar 9.625 (eram 7.030) casos de reacção adversa, de gravidade variável.

A distribuição geográfica vê como o País mais atingido a Holanda seguida por Espanha, Italia e França. Portugal continua a ocupar a 8ª posição (+ 1), agora com 139 casos (84 na quinzena anterior).

A tipologia das reacções adversas reflectem aquela da vacina Pfizer: perturbações gerais e/ou relacionadas com o local de administração em primeiro lugar são as reacções mais comuns, perturbações do sistema nervoso em segundo, depois perturbações músculo-esqueléticas e do tecido conjuntivo e perturbações gastrointestinais em último lugar.

Quanto aos dados acerca da faixa etária e do sexo, vale quanto afirmado anteriormente no caso da vacina Pfizer, sendo que no caso da Moderna a limitada utilização torna os dados ainda menos significativos.

No caso das reacções adversas divididas por categoria, até agora, a vacina Moderna provocou (entre parênteses a situação do mês anterior) :

  • 1.256 mortes (973)
  • 4.723 casos não resolvidos (3.049)
  • 55 casos resolvidos com sequelas (103)

Vacina AstraZeneca

E falamos da tão discutida vacina da AstraZeneca. Para já podemos observar 107.733 casos de reacção adversa, de gravidade variável. A taxa de subida mostrada no gráfico é assinalável, mas temos qeu ter em conta que o mês de Fevereiro foi o primeiro durante o qual foi iniciada a distribuição deste produto.

A distribuição geográfica das reacções adversas vê em primeiro lugar a Holanda (antes era a França), depois Italia, França, Noruega e Áustria. Portugal ocupa ainda a 11ª posição, agora com 411 casos (antes eram 202).

A tipologia das reacções adversas reflecte aquelas das vacinas Pfizer e Moderna: perturbações gerais e/ou relacionadas com o local de administração em primeiro lugar são as reacções mais comuns, perturbações do sistema nervoso em segundo, depois perturbações músculo-esqueléticas e do tecido conjuntivo e perturbações gastrointestinais em último lugar.

Acerca das reacções adversas dividas por categoria, os valores no caso da vacina AstraZeneca são os seguintes:

  • 837 mortes (eram 451)
  • 50.699 casos não resolvidos (38.800)
  • 3.535 casos resolvidos com sequelas (2.234).

Johnson & Johnson

Acabamos com a nova entrada: a vacina da Jansen/Johnson & Johnson. Muito escassos os dados: por enquanto temos um total de 77 reacções adversas. Até a data (28 de Março) não estão disponíveis outros dados.

E até a data nem há tabela acerca da distribuição geográfica. No entanto há aquela relativa à tipologia das reacções adversas:

Mas é claro que os números extremamente reduzidos não permitem tirar conclusões. Para já, a situação da vacina Johnson & Johnson pode ser resumida desta forma:

  •  4 mortes
  •  70 casos não resolvidos
  •  0 casos resolvidos com sequelas.

Resumo dados Pfizer/Biontech, Moderna e AstraZeneca

Portanto, segundo os dados fornecidos pela Agência Europeias dos Medicamentos relativos ao processo de vacinação em curso na Europa, as vacinas provocaram até agora (entre parêntesis a situação do mês anterior):

  • Reacções adversas: 238.949 reacções adversas de gravidade variável (162.610)
  • Mortes 5.365 (3.964)
  • Casos não resolvidos: 135.590 (83.311)
  • Casos resolvidos com sequelas: 6.275 (4.501)

Lembro mais uma vez: estes são exclusivamente dados oficiais fornecidos pela Agência Europeia de Medicamentos.

Sistema VAERS (EUA)

Para completar, vamos espreitar os dados do sistema norte-americano VAERS que, lembramos, são actualizados a cada Sexta-feira.

Total eventos adversos: 44.856 (Pfizer: 24.155, Moderna: 19.562, Johnson & Johnson: 1.109, Outros: 30)

Mortes: 1.985 (Pfizer: 946, Moderna: 1.016, Johnson & Johnson: 16, Outros: 7)

Sequelas permanente: 862 (Pfizer: 458, Moderna: 400, Johnson & Johnson: 4, Outros: 0)

Como curiosidade: segundo os dados oficias, as vacinas subministradas na Europa e nos EUA provocaram 7.355 mortes e 8.137 casos resolvidos com sequelas permanentes. Mais de 7 mil mortos provocados por vacinas seguras não é nada mal…

 

Ipse dixit.

As reacções adversas até 13 de Março de 2021

As reacções adversas até 13 de Fevereiro de 2021

As reacções adversas até 23 de Janeiro de 2021

3 Replies to “Vacina, as reacções adversas (até 20 de Março de 2021)”

  1. Suponha que esses números equivalem à 5% da estimativa (evidentemente, é muito menos do que isso). Mas façamos esta estimativa, que foi dada anteriormente.

    O número oficial de mortos: 7.300 pessoas, e esse grupo, equivale à 5% das reais mortes. Multiplicamos por 20, e teremos a cifra de 146.000 pessoas mortas, provenientes das armas biológicas (vulgo vacinas), que a mídia terrorista mundial propaga como a salvação mundial.

    E essa mesma mídia terrorista, falará abertamente, que o recrudescimento da pandemia é o causador desse aumento assustador de mortes. Entenderam como funciona à estratégia?

    Compreenderam, todos os distintos leitores desse blog, qual significado de SCMH: Sistema de Controle Mental Humano?

    Agradeço a todos pela oportunidade, e abraços para todos. Muito obrigado.

  2. Max, por obséquio, que tal por contraposição, um artigo resumo das várias profilaxias/tratamentos.
    Aproveito a deixa dada por um comentador em função da nova profilaxia usada em Manaus.
    Mesmo não sendo possível traduzir a prática em números verificáveis, sempre ficam as referências.
    Será que a Dr.ª Loretta Bolgan tem opiniões a respeito?

  3. Olá pessoal: novo ótimo artigo de Thierry Meyssan na rede Voltaire: Covid-19 O fracasso da abordagem ocidental.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: