Deutsche Bank e o “desonesto debate” sobre o Green Deal

Sobre o projecto Europeu Green Deal, adoptado pela União Europeia liderada pela Von der Leyen e que impõe “neutralidade climática até 2050” (zero emissões de CO2), o “debate não é honesto” . Esconde uma enorme crise que traria “uma significativa perda de bem-estar e de postos de trabalho”. E, finalmente, a agenda verde da UE “não funcionará sem uma certa dose de eco-ditadura”.

O que torna estas sentenças sem precedentes é o facto de não terem sido escritas por um maluco marginal da conspiração anti-euro, mas pelo gabinete de investigação da Deutsche Bank, DB Research, e pelo seu economista Eric Heymann. O analista pede aos políticos não só que falem da protecção climática de uma forma abstracta, mas também que expliquem as consequências de uma forma muito específica, por exemplo, no sector da construção ou automóvel. Finalmente, trata-se também de “liberdade de escolha e direitos de propriedade”.

Os analistas do banco observam que é altamente questionável que os meios de comunicação social estejam a anunciar o Green Deal como “uma nova estratégia de crescimento” através da qual a UE se tornará uma “sociedade justa e próspera” com uma “economia competitiva e eficiente em termos de recursos”, em que não serão libertadas mais emissões de gases com efeito de estufa em 2050, onde “o crescimento económico é dissociado da utilização de recursos”.

“Para alcançar os ambiciosos objectivos até 2050, o nosso sistema económico – e isto é muito mais importante – teria de ser radicalmente alterado”, escreve Heymann. Neste momento, as consequências da actual política climática para a vida quotidiana das pessoas são “ainda relativamente abstractas” e para a maioria das famílias ainda “suportáveis”.

No futuro, contudo, o caminho para a neutralidade climática exigiria uma intervenção maciça na escolha dos meios de transporte, na dimensão dos apartamentos e na forma como são aquecidos, na propriedade de bens de consumo electrónicos, e na frequência do consumo de carne e frutos tropicais. “Uma vez que não temos tecnologias baratas suficientes para manter o nosso padrão de vida livre de CO2”, os preços do dióxido de carbono teriam que “aumentar maciçamente para provocar uma mudança no comportamento”.

E Heymann continua:

Alternativa ou adicionalmente, seriam necessárias fortes intervenções reguladoras. Eu sei que eco-ditadura é uma palavra suja. Mas temos de nos perguntar, para o melhor ou para o pior, que nível de eco-ditadura (direito penal) consideramos aceitável a fim de nos aproximarmos do objectivo da neutralidade climática

Segundo o analista, uma política climática rigorosa significa praticamente e inevitavelmente que “sem um certo nível de eco-ditadura, não funcionará”. Uma pergunta muito prática ilustra isto, diz Heymann:

O que fazemos se os proprietários não quiserem converter as suas casas em casas com emissões zero ou não tiverem meios financeiros para o fazer, ou se isto não for tecnicamente possível?

Uma tal política climática criaria perdedores:

Esses perdedores seriam famílias e empresas privadas. Haveria perdas significativas de bem-estar e de postos de trabalho.

A DB Research prevê, portanto, uma grave convulsão política na protecção do clima, tanto dentro dos Estados membros da UE como entre eles: obviamente “isto reflectir-se-ia no panorama político, tanto a nível nacional como dentro da União:

Haverá partes que se oporão a uma política rigorosa de protecção do clima se esta conduzir a um aumento acentuado dos preços da energia ou a uma interferência na liberdade de escolha e nos direitos de propriedade. E não nos enganemos: tais partidos encontrarão apoio.

Mesmo dentro da UE, haverá “significativos conflitos da distribuição” que poderão contribuir para uma (maior) divisão da UE:

Podemos resistir a tal polarização política? Ou será que voltaremos a ajustar as nossas ambições em matéria de política climática para baixo quando tivermos de reconhecer que uma política climática excessivamente rígida não é democraticamente apoiada por uma maioria?

Aos perdedores, tais como os restauradores e as lojas que vivem agora dos subsídios de emergência da Covid, a Chancelera Angela Merkel já fez saber que tenciona taxar a carne alimentar para desencorajar a sua utilização, mas pior: insinuou diplomaticamente, em Novembro de 2020, que não haveria uma ajuda interminável para os retalhistas e as empresas de média dimensão.

Os 830 mil empregados da indústria automóvel sabem muito bem que a mudança forçada do motor de combustão para o motor eléctrico os matará. Mas alguns “peritos” da comunicação social pedem ao governo federal “que indique uma data fixa para a proibição da venda de novos automóveis com motores de combustão”, em suma, que force a mudança porque “no Japão, o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo – atrás dos Estados Unidos e da China e à frente da Alemanha -, Tóquio fixou 2035 como o ano da saída”. Já em 2019, entre outros, Grã-Bretanha, França, Canadá, Espanha, Holanda, Suécia e o Estado da Califórnia (onde o número de carros vendidos corresponde a cerca de 85% do da França) estabeleceram datas de saída, que variam entre 2030 e 2040.

Comentários do diário económico alemão DWN:

Dado que o governo federal terá de aumentar as suas participações estatais nas grandes empresas estrategicamente importantes para que não sejam compradas por “gigantes estrangeiros” a preços de liquidação, proprietários de empresas e cidadãos terão inevitavelmente a impressão de que o governo federal está a agir muito rapidamente quando se trata de salvar empresas multimilionárias, enquanto as empresas retalhistas e de média dimensão são negligenciadas. Os protestos podem atingir a partir de Maio de 2021 uma dimensão que não pode ser subestimada. Os organizadores dos movimentos de protesto contra o governo federal poderiam simbolicamente escolher o 1º de Maio de 2021 como a data de início de grandes protestos nos próximos meses..

Em breve, a maciça onda de falências conduzirá a uma avalanche de créditos incobráveis. Isto irá criar uma situação mais explosiva do que a crise financeira de 2008. Muitos bancos terão de ser novamente socorridos pelo Estado, o que aumentará a raiva dos cidadãos na Alemanha e noutros Países europeus. Esta raiva provavelmente não só irá alimentar demonstrações, mas também desencadear motins pan-europeus.

E nas lojas de Berlim já aparecem avisos “apenas dinheiro”…

Senhores, eu entendo que o Green Dial possa assustar, mas é preciso. A vaga de calor que assombra a Europa nestes dias é um claro sinal dos efeitos do CO2. Já esquecemos que Venezia desapareceu, assim como tantas ilhas nos oceanos? Abram as asas ao crescimento económico “dissociado da utilização de recursos”, um crescimento baseado em… pois, em quê?

Este é o grande segredo da União Europeia, que encontrou a maneira de criar riqueza sem utilizar energia fóssil e sem prejudicar o ambiente. Como funciona? Ninguém sabe ao certo, o segredo é cuidadosamente guardado num cofre do CERN de Genebra, o maior laboratório de Física do mundo. Segundo alguns, o segredo tem a ver com uma versão actualizada da Dança da Chuva; segundo outros, é um conjunto de orações especificamente preparadas por Papa Francisco, o que também explicaria a recente aproximação entre Igreja e multinacionais. Seja como for, o destino agora é claro: preparem-se para uma “sociedade justa e próspera”.

 

Ipse dixit.

2 Replies to “Deutsche Bank e o “desonesto debate” sobre o Green Deal”

  1. Não mais desonesto que a pauta editorial da mídia maestro, que não divulga praticamente nada sobre o que está a ocorrer no últimos meses no pobre Iêmen, onde Trump e seus aliados (no caso com destaque para a Casa de Saud) já mataram cerca de 225 mil iemenitas (incluindo crianças e mulheres) de inanição com ações bélicas e de isolamento comunitário. Enquanto isso, batem o tambor contra Trump e um grupo que depredaram alguns espaços do capitólio e onde 2 ou 4 resultaram mortos. E o que causa este tratamento tão distinto dado pela grande mídia, e que envolve o mesmo Trump? Simples, o que ele está a fazer no Iêmen será continuado por Biden.

  2. A realpolitik é “Business above and Beyond”, e o resto são “cantigas”…
    A Alemanha fechou um acordo de investimentos com a China (artigo publicado no semanário alemão WirtschaftsWoche), no qual parece inclusive haver lugar para o estabelecimento da Deutsche Telekom na China, uma novidade no sector, por troca com a presença da China Telecom na Alemanha… lá se vai a “história” do perigoso e diabólico programa de espionagem chinesa aos ocidentais (como se não o fizessem já por vários meios) … bora lá investir no 5G da Huawei, bom e mais barato, afinal os tugas também se preparam para o usar né.
    Parece que isso deu azia a alguns dos seus “comparsas” europeus… nada que uma vacinazita não cure, não acham?
    E, lá bem a norte, o NordStream2 está quase, quase prontinho. Façam o favor de ler esta exposição…
    (*ttps://thesaker.is/the-empire-is-losing-the-energy-war/)

    Aaah pois é, o Great Reset vêm aí e blá, blá, blá… mas para lá desse despertar negro, é sempre Germany First OK.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: