Site icon

Londres é a terceira cidade mais vigiada do mundo

De acordo com um estudo do site de pesquisa Comparitech, a maioria das cidades mais vigiadas do mundo encontram-se na China .

O país tem conquistado manchetes pelo seu uso intenso da tecnologia de vigilância e como detalha Katharina Buchholz, da Statista, destaca-se em todo o ranking que analisou as 150 cidades mais populosas do mundo, excluindo aquelas para as quais havia dados insuficientes.

A cidade Chinesa de Taiyuan, localizada na província de Shanxi, a cerca de 500 quilómetros a Sudoeste de Pequim, lidera a lista com 120 câmeras públicas de CFTV por 1000 habitantes.

Fora da China a cidade com a classificação mais alta é Londres, também conhecida pela sua estrita vigilância dos espaços públicos, com 67 câmeras por 1000 pessoas, com Los Angeles a cidade dos EUA (Estados Unidos da América) mais bem classificada no ranking, com 6 câmeras por 1000 habitantes.

A tecnologia de CFTV é controversa em muitos lugares do mundo, com os defensores apontando os seus benefícios no combate ao crime, e os oponentes cautelosos quanto ao potencial da vigilância para ser usada como uma ferramenta de controle público e para violar os direitos de privacidade.

Os autores da pesquisa disseram que encontraram pouca correlação entre menores taxas de criminalidade ou um sentimento maior de segurança e vigilância nas cidades pesquisadas.

 

Fonte: Zero Hedge

Artigo seleccionado e traduzido por JF.