A Ascensão da Direita Religiosa Militante na América Latina

A Ascensão da Direita Religiosa Militante na América Latina

de Wayne Madsen

 

O recente golpe de estado na Bolívia que derrubou o Presidente Evo Morales não foi meramente putsch standard/padrão de direita auxiliado e incentivado pela US Central Intelligence Agency [Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos], na medida em que também colocou no poder políticos vinculados ao movimento protestante fundamentalista na América Latina que pode ser chamado de “cristofascista.” Muitas das denominações protestantes de extrema direita e fora do mainstream(*) que têm ganho poder em Guatemala, Colômbia, Brasil e, agora, na Bolívia consideram o catolicismo romano na América Latina como herético em relação a sua ideologia religiosa e até pró-comunista. Quanto às religiões protestantes mainstream/tradicionais, as denominações fundamentalistas as veem como irremediavelmente/desanimadoramente liberais, bem como heréticas.

(*) mainstream – As ideias, atitudes ou atividades compartilhadas pela maior parte das pessoas e vistas como normais ou convencionais. Lexico powered by Oxford

O recente golpe militar na Bolívia que derrubou do cargo o Presidente democraticamente eleito Evo Morales envolveu oficiais de alto escalão da ativa e reformados das forças armadas bolivianas, alguns dos quais treinados e doutrinados na abominável US “School of the Americas(*),” [Escola das Américas dos Estados Unidos] conhecida desde 2001 como Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHINSEC) [Instituto do Hemisfério Ocidental para Cooperação em Segurança], situada em Fort Benning, Georgia. Uma das pessoas treinadas na Escola das Américas é o General Williams Kaliman, o hoje ex-comandante das forças armadas bolivianas que ordenou que Morales renunciasse à presidência. O serviço de Kaliman ao golpe não foi muito apreciado por seus mestres-de-cerimônias, os cristãos fundamentalistas, entre os quais conta-se a atual presidenta interina da Bolívia, Jeanine Áñez Chávez. Uma das primeiras providências de Áñez depois de ascender ao poder foi demitir Kaliman da chefia das forças armadas e substituí-lo pelo General Carlos Orellana. Áñez era Segundo Vice-Presidente do Senado e assumiu a presidência da Bolívia depois de Morales e os membros de nível mais alto na linha de sucessão do partido governante Movimiento al Socialismo (MAS) terem sido forçados a renunciar pela instituição militar.

(*) Acerca do treinamento em tortura proporcionado pela Escola das Américas ver, por exemplo, vídeo em Youtube

A respeito da atuação da Escola das Américas após a mudança de nome, com foco em execuções extrajudiciais (esquadrões da morte) ver, por exemplo MintPress

Para relação de militares brasileiros que frequentaram a Escola das Américas, ver Documentos Revelados

Cônsona com as crenças do cristofascismo na América Latina, Áñez rejeita não apenas o catolicismo romano como, também, as crenças tradicionais dos indígenas aimarás da Bolívia, considerando-as “satânicas.” Morales foi a primeira nativa aimará a ser eleita presidente. Durante seu mandato, Morales melhorou as condições de vida dos aimarás e de outros povos pobres da Bolívia os quais, historicamente, haviam sido tratados com cidadãos de segunda classe pela população branca rica de origem europeia. Sob direção dos líderes cristofascistas do golpe, as residências de Morales e de outras autoridades do MAS foram pilhadas por amotinados, e figuras do governo e da mídia favoráveis a Morales foram fisicamente atacados. Bolivia TV, Nueva Patria Radio, e jornais que apoiavam Morales foram fechados pelos putschistas. A bandeira wiphala da Bolívia, que funcionava como segunda bandeira oficial representando as 36 tribos indígenas do país, foi queimada pelos amotinados apoiadores do golpe.

O planejamento do golpe na Bolívia teria sido apoiado pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos Mike Pompeo, primeiro diretor da Central Intelligence Agency – CIA do Presidente Trump e membro cristofascista da ala de direita separatista da Igreja Presbiteriana, a Igreja Presbiteriana Evangélica.

Outros ex-alunos da School of the Americas foram identificados entre os principais mentores do golpe na Bolívia. Entre eles Manfred Reyes Villa, ex-oficial militar, candidato à presidência, prefeito de Cochabamba, e governador do Departamento de Cochabamba, bem como o General Remberto Siles Vasquez, o Coronel Julio César Maldonado Leoni, o Coronel Oscar Pacello Aguirre, e o Coronel Teobaldo Cardozo Guevara.

Um dos principais políticos cristofascistas que apoiaram o golpe contra Morales é Luis Fernando Camacho, dirigente de discutível “associação cívica” em Santa Cruz. A mídia boliviana descreveu Camacho como “extremamente direitista” e “fascista cristão.” Camacho tem também sido vinculado ao croata-boliviano Branko Marinko, que fugiu para os Estados Unidos em 2009 depois de, com outros conspiradores, ter tentado derrubar o governo do MAS e assassinar Morales. As questionáveis atividades de negócios de Camacho foram reveladas na divulgação dos “Documentos do Panamá,” o quais mostraram que ele possuía empresa offshore panamenha chamada Navi International Holding S.A.

Autoridades do governo boliviano que permanecem leais a Evo Morales, que foi forçado a buscar asilo político no México, dizem que o golpe foi também apoiado por diversos políticos de extrema direita e de direita, inclusive o Presidente Ivan Duque da Colômbia; seu titereiro político, o ex-presidente colombiano Alvaro Uribe; o Presidente neofascista do Brasil, Jair Bolsonaro, e os senadores dos Estados Unidos – US Marco Rubio (Republicano-Flórida), Rick Scott (Republicano-Flórida), Ted Cruz (Republicano-Texas), e Robert Menendez (Democrata-New Jersey). Todos esses senadores estão estreitamente vinculados a oligarcas cubanos expatriados que, na maioria, moram no sul da Flórida.

O putsch contra Morales começou dentro das fileiras da Policía Nacional de Bolivia (PNB). O comandante da polícia que organizou a revolta policial é o Coronel Vladimir Calderón, que tem fortes vínculos com grupo influenciado pela CIA sediado em Washington denominado Police Attachés of Latin America in the United States of America (APALA) [Adidos Policiais da América Latina nos Estados Unidos da América]. Logo antes da deflagração do golpe Trump falou na Conferência e Exposição Anual da International Association of Chiefs of Police (IACP) [Associação Internacional de Chefes de Polícia] em Chicago, outro terreno/campo de contato/articulação e recrutamento de assets(*) pela CIA, inclusive na América Latina. Em 2018 a IACP agregou o Coronel Calderon, líder inicial do golpe, a seu rol de membros. Digno de nota que um dos financiadores da IACP é a Bloomberg Foundation [Fundação Bloomberg], do candidato à presidência em 2020 pelo Partido Democrático, Michael Bloomberg.

(*) asset – Coisa ou pessoa útil ou valiosa. ‘É dupla altamente qualificada e será excelente asset para este país.’ Lexico

O golpe na Bolívia seguiu o gabarito das ações iniciais de Bolsonaro no Brasil. Bolsonaro é outro cristofascista fundamentalista que, desde sua posse, trabalhou para tirar Morales do poder. As primeiras providências da ministra do exterior boliviana, Karen Logaric, foram cortar relações diplomáticas com a Venezuela, expulsar a equipe da embaixada venezuelana, reconhecer o governo venezuelano de oposição de Juan Guaidó apoiado pela CIA, expulsar diversos diplomatas cubanos e prender médicos cubanos. As ações praticadas contra médicos cubanos espelham as de Bolsonaro no Brasil e as do Presidente Lenín Moreno no Equador, tendo este último afastado seu país de políticas progressistas para tornar-se cãozinho de colo da CIA e do Pentágono.

O golpe na Bolívia guardou inquietante semelhança com a tentativa de putsch de 2010 da Policía Nacional del Ecuador contra o Presidente Rafael Correa, aliado de Morales da Bolívia. Correa foi mantido praticamente refém no Hospital da Polícia em Quito a maior parte do dia, propr top[sic] de ser libertado por militares equatorianos leais.

Há pouca dúvida de que o golpe boliviano envolveu discípulos do “guru” cristofascista brasileiro residente na Virgínia Olavo de Carvalho. Entre os discípulos de Carvalho contam-se Bolsonaro, o ministro do exterior brasileiro Ernesto Araújo, e o Ministro da Educação brasileiro Abraham Weintraub. Carvalho tem-se identificado como cristão fundamentalista e astrólogo e não apenas duvida de que a Terra gire em torno do sol como abriga crença de que a Terra é com efeito plana. Os ensinamentos de Carvalho acerca de mudança climática ser “conspiração marxista” têm influenciado diretamente as políticas de Bolsonaro de destruição da floresta amazônica por meio de exploração industrial desenfreada. Carvalho demonizou dois presidentes do Partido dos Trabalhadores brasileiro, Dilma Rousseff, que foi impeached/impedida e tirada do cargo com base em acusações infundadas, e o popular predecessor de Rouseff, Luiz Inácio Lula da Silva, recentemente libertado da prisão depois de condenado, com base em acusações arquitetadas, pelo promotor direitista Sergio Moro, que agora ocupa o cargo de Ministro da Justiça de Bolsonaro.

Um dos primeiros e mais notórios líderes cristofascistas da América Latina foi o ditador da Guatemala Efraín Ríos Montt, também conhecido como “Irmão Efraín,” que foi membro do capítulo guatemalteco/da divisão guatemalteca da Gospel Outreach Church of Eureka [Igreja Evangélica de Alcance Comunitário de Eureka], Califórnia. Montt e a igreja tinham vínculos estreitos com líderes cristofascistas dos US, inclusive Jerry Falwell e Pat Robertson. Montt, que era militarmente apoiado pela administração Ronald Reagan e por Israel, levou a efeito guerra genocida de scorched-earth(*)/terra arrasada contra a população indígena maia da Guatemala. Alvo favorito de extermínio dos cristofascistas é a população indígena nativa do Hemisfério Ocidental que, como acusado pela presidenta interina Áñez da Bolívia, é composta de “satanistas” porque continua a praticar seus rituais religiosos tradicionais.

(*) scorched-earth war – Chama-se de scorched-earth policy [política de schorched-earth] estratégia militar de queimar ou destruir plantações ou outros recursos que possam ser usados por força inimiga de invasão. Lexico

Como aconteceu na Bolívia, fundamentalistas cristofascistas foram mobilizados contra os governos progressistas de Venezuela, Nicarágua, e Cuba.

Há outra coisa que liga/une os cristofascistas que tem pouco a ver com religião e tudo a ver com auferir lucros rápidos: contrabando de narcóticos. Os esquadrões da morte paramilitares de Rios Montt financiavam suas operações por meio de contrabando de drogas, particularmente cocaína. No decurso do governo de Montt, a Guatemala era elo na corrente da CIA de operações de contrabando de drogas que envolvia os contras nicaraguenses, os cartéis narcoterroristas colombianos e o ditador panamenho Manuel Noriega.

Os narcotraficantes foram favorecidos pela tomada cristofascista da Bolívia. A Presidenta Interina Áñez é casada com Héctor Hernando Hincapié Carvajal do Partido Conservador Colombiano, aliado da administração Duque apoiada pelos narcoterroristas e seus titereiros políticos, o ex-Presidente Uribe e seus financiadores do cartel de drogas do clã Ochoa sediado em Medellin. Desde que Morales legalizou a produção de folhas de coca na Bolívia, usadas nos remédios tradicionais aimarás e como chá para refresco, os cartéis de drogas latino-americanos viram seus lucros despencarem. A Bolívia estava competindo com os cartéis colombianos como fonte de folhas de coca cultivadas legalmente. Os cristofascistas podem acreditar na Bíblia, mas também entendem que seus movimentos religiosos podem ser apoiados por dinheiro do comércio de narcóticos.

Símbolo adequado dos cristofascistas da América Latina seria a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro portando par de cartucheiras/cananas/patronas(*) e com os pés apoiados em dois tijolos de cocaína.

(*) https://en.wikipedia.org/wiki/Bandolier#/media/File:Pancho_Villa_bandolier_crop.jpg

 

Nota: Os pontos de vista de cada contribuinte não necessariamente representam os de Strategic Culture ou de Informação Incorrecta.

Artigo original: Strategic Culture Foundation

Tradução by zqxjkv0

30 Replies to “A Ascensão da Direita Religiosa Militante na América Latina”

  1. Mossa, mas quem escreveu isso ? PQP , então eu sou cristofacista tbm porque não sou Lulalivrista ! Fala sério, deveria se informar melhor a respeito de narcotrafico e destruição da Amazônia. Tá bom I.I. senta lá !

  2. Olá!

    I.I. não escreveu este artigo: a fonte é Wayne Madsen que publicou nas páginas da Strategic Culture Foundation. Agora, se o artigo reflecte a situação ou não é assunto que os Leitores podem comentar e esclarecer. O que dá sempre jeito para melhor interpretar o que pode ser encontrado na internet 🙂

  3. Não vejo nada de estranho, apesar de não conhecer em detalhes do que se passou na Bolívia. Que este pessoal que tomou o poder se vale da religião para justificar seus delitos é fato. Que os militares são dedicados servidores do que os EUA determina, isso não é novidade.Que existe uma numerosa população indígena tentando resistência ao que aconteceu na Bolívia também é fato. Que o império do norte está resolvido a destruir qualquer intento de soberania na América do Sul também é verdade.
    No Brazil o império treinou Moro, uma pessoa com ambição ilimitada, prepotente de dentro de uma formação forjada que nem advogado é, alçado a juiz com liberdade de fazer o que desejasse, pessoa extremamente limitada, alçada a ministro da justiça, e com ambição de ser o próximo presidente da república brazileira, o que aposto que vai acontecer.

  4. Artigo com viés político exagerado.
    Mostra visão partidária e completamente equivocada
    Vou me ater a apenas um ponto que diz respeito ao Brasil:
    Sérgio Moro não era promotor, era juiz federal de primeira instância. Portanto, ela não acusa, ele julga.
    Além do mais, Lula foi condenado em primeira, segunda e terceira instâncias. E, por último,, quem autorizou sua prisão foi o Superior Tribunal Federal, com ministros inclusive por ele indicados.
    Acreditar que juízes de todas as instâncias brasileiras se uniram para prender Lula é no mínimo não querer envergar o óbvio.
    Esses são os fatos.

    1. EduardoG, me diga em qual mundo o ex-presidente Lula foi condenado em terceira instância ?

      Se vc encontrar uma prova concreta contra o ex-presidente, informe ao Moro, porque até agora ele não achou.

      Em qualquer país decente, um juiz nem acolheria a denúncia contra o suposto triplex do Lula. Ele não tinha a posse do imóvel e nem constava o nome dele como proprietário no cartório de registros de imóveis. O triplex ainda estava alienado a CEF.

      Para vc se lembrar ou talvez tenha feito de conta que nunca existiu, segue link do “The Intercept Brasil” com os áudios vazados das conversas entre Moro e Dallagnol ( juiz e procurador ) onde combinavam passo a passo as ações para transformar Lula em um criminoso.

      https://theintercept.com/series/mensagens-lava-jato/

      Coincidentemente ( ???? ) , o juiz que impediu que o candidato em primeiro lugar nas pesquisas se candidatasse, beneficiou o candidato que o nomearia como ministro depois de eleito.
      Obviamente , os canalhas sempre se desentendem, e agora Moro e Bozo trocam farpas entre sí. Moro sabe que precisa se afastar de um governo que já naufragou, para alavancar sua candidatura ao Palácio do Planalto. Infelizmente, graças a pessoas com a mesma mentalidade tacanha, como a sua, EduardoG , tem grande chance de obter êxito.

      #obozonaomerepresenta

      1. Bom dia Sérgio.
        No mundo real!
        Ele foi condenado pelo Superior tribunal de justiça (STJ).
        Sugiro q vc se informe melhor.
        Apenas relatei os fatos, não sou juiz.
        Acho que vc também não .
        Citar blog militante como o intercept é no mínimo amador.
        E por favor não me ofenda, vc não me conhece. Seja, no mínimo, educado se isso não for pedir muito a militantes como parece ser o seu caso.

        1. Sérgio, talvez você não tenha acesso a informações confiáveis, entendo seu desconhecimento.
          Em 23/04/2019 a quinta turma do STJ ratificou (vc sabe o que é isso?)a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva as condenações que o mesmo sofreu em primeira ensebando instâncias .
          Saia da zona de “conforto” e de confronto, informe-se.
          Seja feliz meu caro!

          1. Também não sou da área jurídica, mas há uma questão que causa confusão até mesmo entre os magistrados: é se o STJ e STF não são a mesma instância ou se existe a quarta.

            Segue :

            ‘” (..) A crítica de Naves se refere à distorção entre o sistema previsto pela Constituição Federal e o que efetivamente acaba ocorrendo. Na teoria, a Justiça brasileira conta com três instâncias, sendo a terceira compartilhada pelo STJ e o STF, cada um com uma competência distinta. O STJ deve resolver as questões decorrentes de eventual ofensa à lei federal. Já o Supremo, aquelas em que exista a suspeita de desrespeito à Constituição ”

            Lula ainda não foi condenado pelo STF , mas sendo justo , se causa confusão até entre o entendidos, imagine entre nós , os leigos.

            Virei militante de esquerda, só porque discordo de vc? Algo me soa familiar.

            #obozonaomerepresenta

            1. Não emiti minha opinião, apenas relatei os fatos.
              Além disso, também não disse que vc era militante. Disse que vc parecia ser, intérprete de forma correta o que está escrito.
              E, vamos parar.
              Excelente semana Sérgio.

    2. Eduardo G. olhe agora para a política brasileira com outros olhos, que você vera que estava enganado, assim como outros tantos, as primeira, segundas e terceiras instâncias que o condenaram, aparece agora como um escândalo de corrupção. Boa pesquisa !!!!

  5. Após uma breve lufada de ar fresco, em que vários países Sul Americanos, elegeram Presidentes que tinham como ideia central a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, penso que a América do Sul, neste momento está entregue aos bichos.
    O futuro no curto/médio prazo é mesmo negro.

    Quando o poder público fica nas mãos de Evangelistas fanáticos, que por exemplo acreditam que a terra é plana e que tudo e qual ser humano que não partilhe a sua visão do mundo, da vida, é um herege / satânico / alma perdida, ou seja um sub humano, pronto para abate, se assim se considerar necessário, então é mesmo para o abismo.

    A Europa está na merda e com tendência para piorar, mas pelo menos por enquanto, não se vislumbra autênticos malucos como estes a chegar ao poder e isto tendo em conta a podridão que já cá temos, que não é pouca.

    Força, coragem e inteligência para quem mora ai e tem de levar com essa escumalha obscurantista.

  6. Basta entrar na seara das intervenções imperialistas que os “torcedores” partidários se fardam…A questão está muito além de facções/partidos políticos, que nada mais são que fantoches, sejam de esquerda ou de direita. Tanto alguns dirigentes do governo petista como o próprio Lula tem rabo preso, como se não ter rabo preso fosse possível almejar algo no contexto político de um sistema altamente corrupto. Pode-se resumir o assunto “Lula e PT” em duas únicas palavras: SELETIVIDADE TENDENCIOSA. O resto é lorota pega bobo.
    O que estamos presenciando em alguns países sul-americanos, como no Brasil, é nada mais que uma extensão da disputa estritamente política entre direita x extrema direita, com a última tentando rotular a 1ª de “comunista”, mas sem que o indivíduo comum entenda de que comunismo está se tratando. Como se tudo que não fosse liberal fosse comunista. Esta é a FARSA maior. O comunismo atual é habitado desde George Soros, um ultra liberal, mas oligárquico, até a maior rede de mídia do Brasil, que foi o sustentáculo do golpe militar-civil de 1964 neste país.
    Enquanto as atenções midiáticas focam este espetáculo deplorável, as intervenções imperialistas persistem e são reacendidas em vários níveis.

    1. Concordo com você Chaplin. No mundo, a linha entre direita e esquerda não mais existe (pelo menos na prática).
      Capitalismo, comunismo ou outro ismo qualquer mostram-se apenas como ferramentas de uma minoria dominante para escravizar os trabalhadores e o povo em geral para que eles mantenham seus altos privilégios. Analise bem o que vou expor : “esta elite poderia manter seus aviões, apartamentos de luxo, mansões , castelos, seus clubes sociais, iates, carros de luxo, casas de campo, casas de praia, empresas, contas bancárias, seguranças, contas bancárias milionárias, enfim seus privilégios; e mesmo assim ainda sobrariam recursos para que cada ser humano possuísse sua família, emprego e não passasse fome. Mas o grau de ganância, corrupção e desumanidade é tão grande que sobra muito pouco pra muitos e os dominadores ficam com muito, muito , muito mesmo para si e seus bajuladores. Nada de substancial que venha do homem vai salvar esta humanidade a não ser o caos causado por doenças, convulsões da natureza, guerras ou convulsões sociais. Destruição das estruturas sociais e/ou materiais para um novo recomeço. Isto vem acontecendo sempre na história da humanidade em escalas regionais e começa a acontecer agora em escala global porque estamos todos mais interligados do que antes através das empresas, economia e comunicações de todas as naturezas. Fatos que acontecem em um continente termina tendo repercussões em outros. Hoje, mais do que nunca a humanidade forma um so corpo (mesmo com as diferenças de todas as naturezas). Alguns governantes parecem drogados e outros fascinados. O sentimento de humanidade raramente habitam seus corações (mesmo aqueles que invocam Jesus Yavhe Alá ou outro Deus). AGORA, esta questão de DEUS redimir a humanidade é mentira dos religiosos. Deus nos emprestou a casa, sujamos e quebramos. Ele tem de limpar e consertar?! A sujeira tem que ser limpa por nos mesmo. O máximo que ele pode fazer é destruir a casa danificada, expulsar os moradores ruíns e dar novas chances para outros. Este Jair, a vida toda dentro do governo (Exercito, Legislativo e agora Presidente) nunca fez nada a não ser receber salários e reclamar. Escolhemos um péssimo, péssimo mesmo; um péssimo semeador, No período anterior não plantou nada e agora está semeando vento para colher tempestade. Pela árvore se conhece o fruto. Pé de jiló não vai dar fruta doce e pé de urtiga não vai dar jasmim . Ele está semeando e nos colheremos. Propostas: eu sou a constituição, armar a população, excludente de ilicitude para funcionários públicos, fechar STF e PARLAMENTO para governar em paz, privatizar empresas publicas (são incompetentes e fonte para roubos), privatizar faculdades (so forma comunista), terceirizar o serviço público (é incompetente e cabide de emprego), acabar com reserva indígena e ….muito mais. Messias, tu faz tudo ao contrário do teu falso mestre que alguns anos atras foi perseguido, julgado e morto. Não te preocupes, não cairás. Ele era manso, educado,benevolente, caridoso e com estranha mania de perdoar. Tu, ao contrário, es selvagem, tosco, ríspido, justiceiro, bateu-levou. Morrerás velho e de morte natural. Mas, ao contrário do mestre, não ressuscitarás. Eu ja tenho uma vaga ideia de onde estarás após a morte.

      1. Oi Luis. Sem querer desconstruir tua visão, mas temos que inverter algumas coisas. Governantes são eleitos para exercerem FUNÇÕES numa máquina que chamamos de Estado. Esta máquina, por sua vez, foi e é formatada/configurada para funcionar priorizando os interesses das minorias dominantes, que investem milhões nas eleições de seus fantoches, para angariar futuros privilégios n vezes maiores. Ou seja, não são essas pessoas que precisam ser mudadas, mas a lógica e a engrenagem que regem a máquina. A solução não é reduzir à pó o Estado, mas mudar sua configuração e funcionamento. Como imaginar que a iniciativa privada irá se preocupar em proteger o cidadão, se a busca do lucro é o seu zenite, e neste caminho, a exploração da maioria é imprescindível?
        Por sua vez, o ente Estado é uma das principais máquinas de algo ainda maior: o sistema mundo burguês/liberal/capitalista, desenvolvido desde o início da dita Revolução Industrial, qdo surgiu a necessidade de expandir os mercados consumidores para dar conta de uma produção muito acima do que até então existia.
        E este sistema mundo não pode prescindir de maiorias precarizadas o suficiente para se sujeitarem aos mandos e desmandos de pequenas minorias. E um dos exemplos dessa LÓGICA social-econômica é o mercado de trabalho, onde a manutenção de um exército de excedentes (vistos como vagabundos) exerce outra FUNÇÃO, a de manter pressionado um contingente ainda maior, o dos empregados, sem que estes últimos possam reivindicar qualquer barganha salarial, justamente por saberem que muitos poderão ocupar seu lugar.
        Em relação a Deus, é por aí mesmo…

  7. A América do Sul/Central é explorada a mais de 500 anos pelos europeus e não há indignação por isso. Até hoje toda base das economias desses países estão nas mãos do capital estrangeiro, ou seja inexistem economias nacionais, excetuando-se pequenos e médios negócios. E nada se fala à respeito. Agora se falarem sobre o teatro diversionista de partido A x partido B, ohhh, passamos a nos sentirmos ofendidos…por favor… qdo deixaremos de sermos tão rasos?

  8. Quando tivermos cultura suficiente para entender o que se passou e o que se passa, ou seja, nunca.
    Ou quando uma revolução produzida pelos miseráveis e conduzida por iluminados nem “de direita” nem “de esquerda” puserem as coisas nos devidos lugares, ou seja, educação e cultura para todos, alimentação não tóxica para todos, condições de trabalho digno para todos, remuneração digna e sem grandes diferenças para todos, portas abertas para quem não gostar para sair, portas abertas para quem gostar entrar, Estado forte o suficiente para sustentar essa situação, repatriação dos recursos petrolíferos e siderúrgicos “vendidos”, riquezas fundamentais nas mãos do Estado, taxação das grandes fortunas, reforma agrária, pena de morte para a grande corrupção pública ou privada, transparência absoluta das medidas governamentais.
    Nesse caso probabilidade mínima, até porque o povo AMA esta coisa vivida chamada de democracia.

  9. O artigo não é mau… é muito mau! Que merda de invenção é essa ? O que é que Cristo personagem historio ou religioso tem a ver com fascistas ? Que palhaçada é essa de colocar uma imagem de Cristo com 2 pistolas metralhadoras ? É para ser sensacionalista ? Para chocar ? Bem de facto estou chocado com o nível de estupidez do autor , Strategic Culture Foundation … é … inqualificável, nem sequer me digno a comentar a quantidade de baboseiras apresentadas. Acho que essa pareceria esta a desacreditar o blog . Preferia um blog com menos mas melhor e vez desse lixo. Lamento.

    1. P. Lopes, a foto do Cristo Redentor é só um simbolismo. Serviria até para descrever a influência e poderio do narcotráfico e das milicias no Rio de de Janeiro.

      Por acaso vc nunca ouviu falar de um tal Edir Macedo , que já foi até preso por associação e lavagem de dinheiro com o narcotráfico ?

      Pesquise também sobre: “Bonde de Jesus” : Traficantes “convertidos” em evangélicos.

      Qto as afirmações sobre a Bolivia, não tenho muito conhecimento, já com relação aos comentários sobre a politica brasileira, só não os aceita, quem não quer enxergar.

  10. Trata-se de uma narrativa sobre sobre a influencia americana através de militares , narcotraficantes e oligarcas na america latina para subverter o poder. É irrelevante que alguns desses criminosos se digam cristãos , quando muito serão simples mentirosos , independentemente de se chamarem evangélicos, católicos, protestantes … wharever … nada das suas actividades criminosas tem absolutamente nada de nada a ver com a figura histórica ou religiosa: Jesus Cristo.
    Conheci Edir Macedo… é um criminoso! Independentemente do que ele diz ser ou acreditar .
    E voltamos ao inicio de onde vem a ligação de Jesus Cristo a esta telenovela Mexicana ao ponto do atrasado mental que escreve o artigo parir o epíteto ” cristofascistas ” onde esta a demonstração da ligação entre Jesus Cristo e esta javardice feita por militares e narcotraficantes ?
    Não há !!!
    Não foi demonstrada !!!
    Então o parvo que escreve o artigo que se deixe de invenções sensacionalistas e se fique por factos e não por conjecturas infundadas e estúpidas.
    Começo a ver que o auto denominado Strategic Culture Foundation … é muita parra e pouca uva .
    Não sou religioso mas respeito quem o é e a figura histórica de Jesus Cristo em nada tem de ver com crime nem com o narcotrafico nem com tomadas hostis do poder , muito antes pelo contrario , o que esta imagem pretende é branquear a historia e juntar cristão e narcotraficantes no mesmo saco, só na cabeça desse atrasado mental isso é possível.

    1. Olá P.Lopes

      ” cristofascistas ” , foi um junção de palavras, que realmente me pareceu infeliz. No entanto, eu entendi que se refere a todo aquele que utiliza o nome de Deus ( ou Jesus ) para justificar suas ações maléficas .

      Eis um exemplo:

      https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/08/14/policia-investiga-acao-do-bonde-de-jesus-contra-terreiros-de-religioes-de-matriz-africana-no-rj.ghtml

      Na mentalidade dessas pessoas, quem não comunga da mesma fé religiosa , é adepto ao satanismo.
      Matar em nome de Deus, não era mais para fazer parte do rol de iniquidades da humanidade.

      Abraço.

      1. Sérgio , todo aquele que utiliza algo seja um nome ou uma instituição ou uma ideia para justificar as suas acções maléficas chama-se mentiroso e / ou criminoso. O mesmo se aplica a quem usa o nome de um personagem histórico e / ou religioso cuja vida vou dedicada ao bem e ao próximo para misturar e enlamear com narcotraficantes é também ele mentiroso , no mínimo !
        Acontece que o autor do pasquim Wayne Madsen é ” Red to the bone” ( Tradução : vermelho até aos ossos) (nada contra até aqui), se há uma coisa que os “Red to the bone” abominam é a religião ( nada contra até aqui) mas este rapaz foi longe demais … os cristão, os puros, que realmente respeitam e veneram jesus Cristo são incompatíveis com narcotraficantes, ora este rapaz achou por bem misturar tudo no mesmo saco narcotraficantes e cristãos , o que minha terra se chama ” comparar merda com filhoses ” algo que não tem nada de nada a ver… mas Wayne Madsen superou a barreira da imbecilidade e conseguiu.
        Tu dizes que entendeste … tu entendeste , mas como ira esta junção de palavras parida neste artigo evoluir no futuro? A língua evolui e as tendências criam-se e alimentam-se , e como se sentem os cristão a ver o seu culto ( que eu não partilho mas respeito) a ser tratado desta forma ? É justo isto?
        Se isto fosse retratado num sketch cómico do tipo ” Porta dos fundos” ok é brincadeirinha , tudo bem, sabemos que a intenção é apenas o humor e nada mais …acontece que Wayne Madsen não é um cómico e a intenção dele pode muito bem ser comparar inocentes cristãos a consumados narcotraficantes , pois bem sabemos que os planos dos ” vermelhos até aos ossos” são a eliminação da religião para que o único adorado na sua sociedade seja o seu líder … Por este ponto de vista Wayne Madsen é escumalha ( Ponto)
        Tenho um odio de estimação por manipuladores , todos eles, de todas as cores desde que sejam manipuladores.
        O artigo não acrescenta nada de novo é apenas um “cavalo de troia” para subconscientemente começar a associar cristão e traficantes de droga .

        Na sequencia deste assunto constato que o Strategic Culture Foundation que alberga muitos artigos deste género ( Red to the bone) não possui pelo menos para mim qualquer credibilidade e começo a lamentar que o blog Informação Incorreta se tenha associado , não é este o registo que o II me habituou, na minha modesta opinião, que mesmo pouco valendo aqui a partilho , O blog Informação Incorreta perde bastante com esta parceria, a maioria dos artigos que publicam que eram maus, dissimulados começam também a ser ostensivamente ofensivos e descarados.
        Preferia ter um blog Informação Incorreta com menos artigos mas melhores artigos.

  11. Artigo estranho. Parece escrito por um teórico esquerdista, que vulgarmente utiliza imensas “etiquetas” para apelidarem qualquer personagem mencionado. Como costumo dizer, a verdade não está em lado nenhum, nem na esquerda nem na direita, nem no meio. Cada pessoas interpreta o mundo como quer. Só os burros seguem os “interpretadores das verdades”.

  12. As piores canalhices de um sistema corrupto e opressor, onde o Estado o que menos faz é o que deveria primeiro fazer, ou seja, proteger e reduzir desigualdades entre pessoas que nascem inocentes e que o próprio sistema os tornam criminosos potenciais, estão camufladas sob instituições à serviço deste mesmo sistema, como Igrejas, “ciências, “forças (grandes milícias) armadas”, e em bandeiras sob pretexto da “defesa” da família e da pátria… E mais grave, sequer percebem a si mesmos…

  13. Olá Lopes: para que saibas, aqui no Brazil todos os narcotraficantes são cristãos. Alguns também frequentam os terreiros de candomblé, mas levando a correntinha com crucifixo dependurada no pescoço. Por sinal a religiosidade seja pentecostal ou católica acompanha qualquer vigarista político neste país. Chama-los “cristofascistas” não me soa tão absurdo, embora pessoalmente não seja uma expressão que considere que melhor os caracterize. Vai ver é porque vivo aqui.

  14. Olá Maria, É possível que no Brasil todos os narcotraficantes se auto denominem como Cristãos , mas na realidade não o são. Mas nem todos os que se auto denominam cristãos são narcotraficantes …. estou a jogar com as palavras ? Pois estou … e estou a faze-lo para te demonstrar que Wayne Madsen está afazer o mesmo .
    Partindo do teu exemplo, já vi alguns rapers que usam fios de ouro com pendentes com os símbolos da Mercedes ou da Volkswagen … mas isso não faz deles automóveis !

      1. Em tempo:

        Aqui, criou-se até a expressão : “Traficrentes”.

        Como diria o humorista José Simão: ” O brasil é o país da piada pronta”

      2. Os sínodos judaicos-cristãos controladores dessas igrejas ramificadas dos Quakers e do presbiterianismo difundidos em paralelo ao surgimento político dos EUA, nada mais são que o viés religioso pelo qual o semitismo é inserido em sociedades precarizadas e que não enxergam, minimamente, o que está na base dessas doutrinas.

  15. Já agora, a Bolívia concentra grande parte do lítio mundial. Recurso muito procurado pelos USA, e não só, para as baterias dos automóveis eléctricos.
    Como Morales não concordou com as imposições americanas para a exploração daquele material foi encontrada outra maneira, bem à americana, de tentar obter controlo total da produção de litio…

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: