Site icon

Coronavirus: o que fazer?

Olá pessoal!

Este não é bem um artigo quanto um pedido de ajuda.

Resumo: estamos mal. A “pandemia” de Covid-19 tem sido explorada para implementar fortíssimas limitações no âmbito da liberdade individual e as previsões não são nada simpáticas: enquanto ficamos à espera da Vacina da Salvação (uma vacina preparada agora para enfrentar o vírus como ele será em 2021?!?), as medidas de “distanciamento social” (que deveríamos chamar de “distanciamento pessoal”) ficarão em vigor, com consequente atropelamento dos mais básicos direitos constitucionais.

Curta parêntesis: sabiam que a Organização Mundial da Saúde nunca declarou a pandemia por causa da Covid-19? Ah, pois. Fechamos a parêntesis que se fica aberta depois faz corrente.

Dizia o bom blogueiro: acho que nos próximos tempos irá surgir um movimento de reacção por parte de algumas camadas da população. É natural que assim seja. A grande maioria dos cidadãos nem sabe do que estamos a falar: imaginam um vírus que circula no ar, que pode ser travado com máscaras e gel, um vírus que mata. A ignorância é enorme, alimentada pelas declarações da classe política e da campanha de terrorismo mediático implementado pelos órgãos de comunicação.

Todavia as leis da física são claras: acção = reacção. E um estado de tensão mantido ao longo de vários meses (um ano, um ano e meio?) provoca inevitavelmente o surgimento de dúvidas, a vontade de entender mais, a “saudade” da liberdade individual, social, económica. Mas este é o futuro próximo, não o presente.

Informação Incorrecta é um pequeno blog que seguiu o evolver-se da situação ao longo do psico-drama todo, como baldes de dados atirados para um conjunto de pessoas que, evidentemente, têm as mentes suficientemente abertas para receber determinadas mensagens. Mas isso já não é suficiente: podemos ficar aqui a falar mal de Bill Gates, da OMS, de George Soros enquanto eles continuam a implementar os projectos deles; podemos continuar a confrontar os dados para descobrir o que já sabemos, isso é, que a Covid-19 não passa duma gripe (e nem tão má assim se considerarmos o número total dos óbitos); podemos continuar a dizer um aos outros que nós entendemos enquanto os outros não, o que é verdade porque conseguimos informações que não alcançam a maioria das pessoas. Tudo verdadeiro, tudo bonito, mas não basta, é preciso ir além.

É aqui que o bom Leitor intervém em ajuda do pobre e miserável blogueiro: com ideias. O que é possível fazer? Pensem nisso, dêem sugestões: o que Vocês fariam, o que gostariam de ver feito?

Não ponho sugestões minhas, tenho um par de ideias mas não quero influenciar as possíveis respostas. Limito-me a pôr uma nova sondagem na coluna de direita: não há respostas já escritas, tem que ser o Leitor a escreve-las.

Obviamente as sugestões têm que ser “realísticas”: “fazer desaparecer o vírus” ou “derrotar Bill Gates & companhia” podem ser óptimas ideias mas duvido que o blog consiga. Todos gostaríamos de “salvar o mundo”, mas é preciso ficar com os pés bem assentes no chão: fala-se aqui de iniciativas, algo que possa partir (e sair) dum blog, eventualmente envolver terceiros (ou não); ou nada disso se o Leitor achar que não há medidas possíveis (também esta é uma possível reposta).

Sei que o que estou a pedir não é simples, mas muitas vezes falamos em “fazer algo” e, bom, acho que esta é a melhor das alturas: se formos incapazes de mexer um dedo até no momento mais crítico quando as nossas liberdades mais básicas são apagadas, então não faz sentido continuar a falar dos males do mundo, é só masoquismo. E dado que masoquista não somos, toca pensar.

No final, vou apresentar as minhas ideias, mas antes gostaria de ler o que acham os Leitores. Que, como é claro, agradeço desde já porque, repito, sei que encontrar respostas não é simples.

 

Ipse dixit!