Coronavirus: os especialistas fora do coro nº 3

Continuemos a série dos especialistas que discordam da visão geral acerca da “pandemia” de COVID-19. Lembramos também a primeira e a segunda parte da série. Neste caso, as citaç~eos foram recolhidas pelo site Off-Guardian.

O Dr. John Lee é consultor britânico de histopatologia no Rotherham General Hospital e antigo professor clínico de patologia na Hull York Medical School. É particularmente conhecido do público em geral como co-apresentador (com Gunther von Hagens) de Anatomia para Principiantes (transmitido no Reino Unido no Canal 4 em 2005), Autopsia: Vida e Morte (Canal 4, 2006) e Autopsia: Primeiros Socorros (Canal 4, 2007).

O que ele diz:

Mas há outro problema, potencialmente ainda mais grave: a forma como as mortes são registadas. Se alguém morre de uma infecção respiratória no Reino Unido, a causa específica da infecção não é geralmente registada, a menos que a doença seja uma rara “doença que tenha que ser notificada”.

Assim, a grande maioria das mortes respiratórias no Reino Unido são registadas como broncopneumonia, pneumonia, velhice ou um nome semelhante. Na verdade, não fazemos testes para detectar a gripe ou outras infecções sazonais. Se o paciente tiver, por exemplo, cancro, doença do neurónio motor ou outra doença grave, esta será registada como causa de morte, mesmo que a doença final tenha sido uma infecção respiratória. Isto significa que as certificações do Reino Unido não registam normalmente mortes devidas a infecções respiratórias.

Agora vejam o que aconteceu desde o nascimento do Covid-19. A lista de doenças a notificar foi actualizada. Esta lista – para além de conter a varíola (que se encontra extinta há muitos anos) e condições como o carbúnculo bacteriano, a brucelose, a peste e a raiva (que a maioria dos médicos britânicos nunca verá em toda a sua carreira) – foi agora alterada para incluir o Covid-19. Mas não a gripe. Isto significa que todos os testes positivos para o Covid-19 devem ser notificados, para que não seja gripe ou a maioria das outras infecções. (How deadly is the coronavirus? It’s still far from clear, The Specator, 28th March 2020)

Poucos testes foram realizados em pacientes com sintomas leves. Isto significa que o número de testes positivos será muito inferior ao número de pessoas que já tiveram a doença. Sir Patrick Vallance, o principal conselheiro científico do Governo, tentou chamar a atenção para este facto.

Sugeriu que o número real de casos poderia ser 10 a 20 vezes superior ao número oficial. Se ele estiver certo, a taxa de mortalidade devida a este vírus será 10 a 20 vezes inferior aos números publicados. […]

A distinção entre morrer “com” Covid-19 e morrer “por” causa da” Covid-19 não é apenas um pormenor. Consideremos alguns exemplos: uma mulher de 87 anos com demência num lar de idosos; um homem de 79 anos com cancro da bexiga metastásico; um homem de 29 anos com leucemia tratado com quimioterapia; uma mulher de 46 anos com doença neuronal motora há 2 anos. Todos desenvolvem infecções torácicas e morrem. Todos os testes são Covid-19 positivos. No entanto, todos eram vulneráveis à morte por infecção do peito por qualquer causa infecciosa (incluindo a gripe). (How to understand & report figures for “Covid deaths”, The Spectator, 29 de Março de 2020)

O Dr. John Oxford é virologista inglês e professor na Queen Mary, Universidade de Londres. É um dos principais peritos em gripe, incluindo a gripe aviária, a gripe espanhola de 1918 e o VIH/SIDA.

O que ele diz:

Pessoalmente, eu diria que o melhor conselho é passar menos tempo a ver notícias televisivas, o que é sensacionalista e não muito bom. Pessoalmente, penso que este surto de Covid é semelhante a uma grave epidemia de gripe de Inverno. Neste caso, no ano passado, tivemos 8.000 mortes nos grupos “de risco”, ou seja, mais de 65% das pessoas com doenças cardíacas, etc., neste caso. Não creio que o actual Covid vá exceder este número. Estamos a ser atingidos por uma epidemia mediática! (A View From The HVIVO, Novus Communications, 31 de Março de 2020)

Knut Wittkowski é um investigador alemão-americano e professor de epidemiologia. Trabalhou durante 15 anos em epidemiologia do HIV antes de dirigir o Departamento de Bioestatística, Epidemiologia e Design de Investigação na Universidade Rockefeller em New York durante 20 anos.

O que ele diz:

Com todas as doenças respiratórias, a única coisa que trava a doença é a imunidade do rebanho. Cerca de 80% das pessoas devem ter entrado em contacto com o vírus, e a maioria nem sequer reconhece que está infectada, ou de ter sintomas muito, muito ligeiros, especialmente se são crianças. Por isso, é muito importante manter as escolas abertas e as crianças misturarem-se para espalhar o vírus e obter a imunidade do rebanho o mais rapidamente possível. […] Estamos a sofrer todo o tipo de consequências contraproducentes de uma política irreflectida […] Sou epidemiologista há 35 anos, e há 35 anos que faço os modelos de epidemias. É um prazer ter a capacidade de ajudar as pessoas a compreender, mas é uma luta para ser ouvido. (Perspective on the Pandemic, 03 de Abril de 2020)

O Dr. Klaus Püschel é patologista forense alemão, antigo professor de medicina forense na Universidade de Essen e actual Director do Instituto de Medicina Legal do Centro Médico Universitário de Hamburgo-Eppendorf. Tem trabalhado em muitas autópsias notáveis, bem como em estudos arqueológicos forenses de alto nível. Contrariamente às directrizes do Instituto Robert Koch, o seu gabinete de Hamburgo começou a diferenciar as mortes com e de coronavírus, o que levou a uma diminuição das mortes por Covid19.

O que diz:

Este vírus afecta demasiado as nossas vidas. Isto é desproporcionado em relação ao perigo que o vírus representa. E os danos económicos astronómicos agora causados não são proporcionais ao perigo que o vírus representa. Estou convencido de que a taxa de mortalidade do Corona não será sequer uma taxa de mortalidade anual máxima.

Todos aqueles que examinámos até agora tinham cancro, uma doença pulmonar crónica, eram fumadores pesados ou severamente obesos, sofriam de diabetes ou tinham uma doença cardiovascular. O vírus foi a última gota que partiu as costas do camelo, por assim dizer […] A Covid-19 é uma doença fatal apenas em casos excepcionais, mas na maioria dos casos é uma infecção viral predominantemente inofensiva. (Der streit ums richtige Mass, Hamburger Morgenpost, 3 de Abril de 2020).

Em vários casos, descobrimos também que a actual infecção de Corona nada tem a ver com o resultado fatal, porque existem outras causas de morte, como uma hemorragia cerebral ou um ataque cardíaco. A [Covid19] não é uma doença viral particularmente perigosa […] Todas as especulações sobre mortes individuais que não tenham sido examinadas de forma especializada alimentam apenas a ansiedade. (Von den Toten lernen für die Lebenden, Hamburger AbendBlatt, 2 de Abril de 2020)

O Dr. Alexander Kekulé é um médico e bioquímico alemão. Ocupa a cadeira de Microbiologia e Virologia Médica na Universidade Martin Luther em Halle-Wittenberg desde 1999 e é actualmente Director do Instituto de Microbiologia Médica do Hospital Universitário de Halle.

O que ele diz:

É impossível esperar por uma vacina […] O mais rápido que podemos ter é uma vacina pronta em seis meses. Com base na experiência, eu diria que a realidade está mais próxima de um ano. Não podemos ficar em isolamento durante seis meses ou um ano. Se o fizermos, a nossa sociedade e a nossa cultura ficarão arruinadas. […] É muito, muito improvável que pessoas com menos de 50 anos morram ou fiquem gravemente doentes devido ao coronavírus. Temos de os deixar infectar para que possam desenvolver a imunidade. (Infect the young and isolate those at risk – One German scientist’s plan to end the lockdown, The Telegraph, 11 de Abril de 2020).

O Dr. Claus Köhnlein é um internista alemão baseado em Kiel e co-autor do livro Virus Mania.

O que ele diz:

O [teste do coronavírus] é um teste baseado no PCA em que são programados falsos positivos.

Metade dos [testes positivos] podem estar errados. Os testes PCA mostram frequentemente falsos positivos. Pode perguntar ao Professor Gigerenzer em Berlim sobre esta área problemática. Os testes são muito sensíveis. Se tiver apenas uma molécula de alguma coisa, o teste pode revelar-se positivo. Isto não significa que o paciente esteja doente, ou que tenha o coronavírus; mas dependemos em demasia destes testes.

Neste momento, não se pode dizer quão elevada é realmente a taxa de mortalidade, precisamos de muitos mais testes e de muito mais pessoas doentes ou mortas. É demasiado cedo.

Mas o pânico que está a alastrar baseia-se, em grande parte, em notícias provenientes de Itália. E hoje não sabemos o quanto são falsas as notícias. Vi médicos italianos online, suspeito firmemente que há algo de errado com o que eles dizem.

Sou um clínico e não vejo uma nova doença no horizonte. Se eu tirar o teste, a vida continua como antes, não há nada para ver. (Interview with Dr. med. Claus Köhnlein, Vimeo, 20 de Março de 2020)

O Dr. Gérard Krause é chefe do Departamento de Epidemiologia do Centro de Infecções Helmholtz em Braunschweig, Director do Instituto de Epidemiologia das Doenças Infecciosas do TwinCore em Hanôver e Presidente do doutoramento em Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Hanôver. Coordena também a Infraestrutura de Epidemiologia Translacional no Centro Alemão de Investigação de Infecções (DZIF).

O que ele diz:

Temos de reduzir ao mínimo estas graves medidas sociais, pois podem potencialmente causar mais doença e morte do que o próprio coronavírus.

Embora me concentre nas doenças infecciosas, penso que é imperativo considerar o impacto sobre outras áreas da saúde e da sociedade. Nós, enquanto sociedade, não devemos centrar-nos apenas nas vítimas do coronavírus.

Sabemos que o desemprego, por exemplo, causa doenças e mesmo aumento da mortalidade. Também pode levar as pessoas ao suicídio. A restrição da liberdade de circulação pode ter um impacto negativo adicional na saúde pública.

Não é tão fácil calcular directamente estas consequências, mas elas ocorrem de qualquer forma e podem ser mais graves do que as consequências das infecções propriamente ditas. (Entrevista para a ZDF, 29 de Março de 2020)

O Dr. Gerd Gigerenzer é psicólogo alemão, professor de psicologia e Director do Centro Harding de Alfabetização de Riscos no Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em Berlim.

O que ele diz:

A epidemia de gripe suína de 2009 matou centenas de milhares de pessoas, na sua maioria em África e no Sudeste Asiático. Mas na Europa, onde a ameaça era relativamente pequena, os meios de comunicação social actualizaram diariamente o número de mortes e o número de casos suspeitos. No Reino Unido, o Governo previu que cerca de 65.000 pessoas poderiam morrer da doença. No final, morreram menos de 500.

Previsivelmente, esses relatos diários desencadearam o medo e levaram os políticos a tomar decisões precipitadas e imprudentes – como a acumulação de medicamentos – sem olhar para as provas. Todos os olhos se centraram no novo vírus desconhecido e não na protecção das pessoas contra ameaças mais letais, como a gripe sazonal, que matou mais pessoas em 2009 do que a gripe suína. E ainda o faz – como seria evidente se os meios de comunicação nos bombardeassem com actualizações de hora em hora sobre o número de mortes por Coronavirus.

Do mesmo modo, milhões de pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento, morrem todos os anos de malária e tuberculose. E só nos Estados Unidos, as infecções hospitalares matam cerca de 99.000 pacientes por ano. No entanto, estas pessoas desafortunadas não recebem qualquer atenção.

Por que razão temos mais medo do que é menos provável que nos mate? […]

A gripe suína alastrou, muitos governos seguiram os conselhos da Organização Mundial de Saúde e armazenaram o Tamiflu, um medicamento que foi comercializado para proteger contra as graves consequências da gripe. No entanto, muitos consultores especializados da OMS tinham ligações financeiras com fabricantes de medicamentos e ainda não há provas de que o Tamiflu seja eficaz. Os EUA desperdiçaram mais de um bilião de Dólares, e o Reino Unido mais de 400.000 libras com este medicamento – dinheiro que poderia ter sido investido na melhoria dos cuidados de saúde. (Why What Does Not Kill Us Makes Us Panic, Project Syndicate, 12 de Março de 2020)

 

Ipse dixit.

16 Replies to “Coronavirus: os especialistas fora do coro nº 3”

  1. Olá Max e todos: sabemos que o virus é mediático. E o número de doutos que vão expressando suas dúvidas e observações, experiência de décadas, ajuda muito, quanto mais forem divulgadas.
    Mas lendo as declarações destas pessoas sérias é que se percebe o quanto a ciência sabe muito pouco sobre tudo. Nada se apresenta como definitivo, suficientemente estudado para definir resultados concretos. Por outro lado, deixa claro o quanto a ciência é mais um poderoso dispositivo de poder, do que um indicador seguro de realidade.
    Volto à percepção imediata da experiência vivida, e ouso dizer que o medo permanecerá incólume na sociedade, e o atendimento às medidas e determinações oficiais terá cada vez mais lugar destacado nos sentimentos e atitudes sociais. Isso é um acontecimento notável, global, produzido, e o futuro vai nos escancarar suas consequências. Lástima.
    Uma vez mais, obrigada ao trabalho de compilação dos doutos transgressores do lugar comum, que tu, Max vem realizando. É para imprimir e guardar, usar papel e tinta que o tempo não apague porque não me engano, a reciclagem virtual, se e quando oferecer problemas, será efetuada.

  2. Enquanto algo bastante sinistro ocorre por detrás das cortinas, uma conclusão pode-se tirar hoje: Um genocidio “involuntário” dos mais vulneráveis por falta de assistência rotulados de mortes COM Covid.
    A melhor opnião que de um especialista fora do coro deveria dar: desligue a TV.

  3. Não se preocupem, eles entrarão no coro assim que a segunda onda for posta em marcha. Para melhorar há que piorar.

      1. Epá, esta coisa do petróleo preocupa. É prevista uma reunião da OPEP para discutir a produção. Em princípio vai baixar para manter um pouco mais altos os preços, que agora estão no fundo do poço, literalmente. Mas o problema é grave: Trump sugeriu aumentar as reservas estratégicas porque já não sabe onde pôr o petróleo todo. Já agora o crude custa menos do que uma garraffa de água e nos EUA o petróleo passou ater valores negativos por causa dos custos de armazenamento (na Europa não porque temos o Brent).

        Se a “pandemia” não passar, não é difícil prever uma série de falências e uma significativa redução na produção das fontes “alternativas” (tipo xisto). O que é bom do ponto de vista ambiental, menos bom do ponto de vista político: se tivesse que perder a autonomia produtiva, Washington poderia apoiar-se aos produtores árabes, aumentando assim a importância deles também no plano político.

        Depois há sempre a hipótese de fazer ruir o regime de Maduro para pôr as multinacionais norteamericanas a gerir os poços…

        1. A Federação da Rússia (FR) e os restantes membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+) chegaram a um acordo no que toca aos preços do petróleo.

          O presidente Trump inclusive fez questão de saudar esse acordo.

          «…Depois há sempre a hipótese de fazer ruir o regime de Maduro para pôr as multinacionais norteamericanas a gerir os poços…»

          É uma hipótese que não se deve descartar, pois existe uma desespero em criar um confronto com a República Bolivariana da Venezuela (RBV) para derrubar o presidente Nicolás Maduro; não nos podemos esquecer que a Venezuela é o país com as maiores reservas de petróleo do Mundo.

          O recente afundamento do barco da Guarda-Costeira Bolivariana pelo navio português Resolute e o envio de embarcações militares do regime da Inglaterra e da França para a zona marítima das Caraíbas, demonstram que os Estados Unidos da América do Norte (EUA) não colocam de parte a intenção de derrubar o presidente Nicolás Maduro.

          Mas duvido que isso possa acontecer, pois seria uma caixa de pandora para os EUA.

          1. O recente afundamento do barco da Guarda-Costeira Bolivariana pelo navio português Resolute ???
            Continuo a aguardar essa explicação …

  4. Cada vez mais fico com a sensação que quem estuda a fundo estas matérias de previsões de sistemas, cenários prováveis de futuro económico, social, financeiro, chegou à conclusão que a implosão do sistema estava para breve.
    Assim sendo, existia no imediato um problema para quem “manda”, ou seja, como desarmar as pessoas para a resistência, de preferência ainda antes de estourar.

    Esta solução é de génio.
    Se em breve chegar o inverno da humanidade com toda a força, talvez 10% resistam ou 1%, mas a vasta maioria dificilmente o fará, vai amargar e aceitar, porque afinal de contas, a culpa foi do virus, não foi das elites que geriram mal e arruinaram tudo, rapinaram e destruíram tudo.

    Seja como for, resistir é o caminho e a arma mais poderosa é o conhecimento.

    1. Olá Bandido!

      Acho que esta “pandemia” é mais um sinal de que já estamos a cavar o fundo do barril. Parece-me cada vez mais um “tudo ou nada”, uma tentativa de aceleração para mudar parcialmente um sistema que está a dar as últimas. É um jogo muito arriscado, que já está a pôr em sério perigo décadas de globalização, a Grande Finança, o mercado do petróleo…

      Fossem só estes os problemas, até haveria razões para festejar. O facto é que não sabemos o que foi programado para o “depois”, porque ao abandonar um sistema mau não necessariamente as cosias melhoram: podem também piorar, sobretudo se as massas não tiverem conhecimento e consciência do que se está a passar.

      Sempre que haja algo programado…

    2. «…como desarmar as pessoas para a resistência, de preferência ainda antes de estourar…»

      A quarentena, o isolamento social, e o distanciamento social, foram decretados com esse objectivo e só não vê quem não quer.

      Impedir a reunião de pessoas e limitar o acesso a espaços sejam eles de comércio, convívio, ou lazer, não tem nada a ver com o suposto vírus ou risco de contagio, mas sim para evitar que as pessoas se organizem e questionem o que se está a passar.

      Todas estas medidas decretadas mais o histerismo, a desinformação, e o pânico disseminado pelos média, são simplesmente folclore para desviar a atenção das pessoas dos verdadeiros problemas.

      No caso de Portugal, o poder financeiro e clerical mais a sua nojenta corja política representada pela presidência da República, o governo, e os partidos que estão na Assembleia da República (AR), neste momento lutam em desespero para manter o corrupto regime nascido do 25 de Novembro de 1975 colocando em prisão domiciliária os cidadãos Portugueses, ou seja, uma minoria está a sacrificar milhões de pessoas para se salvar a si e aos seus acólitos.

      «…Seja como for, resistir é o caminho e a arma mais poderosa é o conhecimento…»

      Mas resistir como? Não sei se é Português, mas aqui em Portugal não temos alternativa, não existe nenhum movimento social ou político para enfrentar estes escroques que nos colocaram nesta situação.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: