Coronavirus: os especialistas fora do coro

Medicina: uma frente compacta contra o Coronavirus? Não. Já vimos alguns nomes de primeiro plano nos artigos ou comentários anteriores. Aqui vão outros.

O site Off Guardian e o grupo de pesquisa suíço Swiss Propaganda Research recolheram as opiniões de alguns especialistas. Não médicos genéricos, não eméritos desconhecidos, mas especialistas. Boa leitura.

Dr. Sucharit Bhakdi, especialista em microbiologia, já professor na Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, chefe do Instituto de Microbiologia e Higiene Médica, um dos mais citados pesquisadores alemães:

Temos medo que 1 milhão de infecções com o novo vírus cause 30 mortes por dia durante os próximos 100 dias. Mas não percebemos que 20, 30, 40 ou 100 pacientes com Coronavírus já estão a morrer todos os dias. [As medidas do governo anti-COVID-19, ndt] são grotescas, absurdas e muito perigosas […] A expectativa de vida de milhões de pessoas está a ser reduzida. O horrível impacto sobre a economia mundial ameaça a existência de inúmeras pessoas. As consequências para os cuidados médicos são profundas. Os serviços aos pacientes necessitados já estão reduzidos, as operações canceladas, a papelada vazia, o pessoal hospitalar reduzido. Tudo isto terá um impacto profundo em toda a nossa sociedade. Todas estas medidas estão a levar à autodestruição e ao suicídio colectivo com base apenas num espectro.

Dr Wolfgang Wodarg, médico alemão especializado em pneumologia, político e ex-presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Em 2009, pediu uma investigação sobre alegados conflitos de interesse em volta da resposta da UE à pandemia da gripe suína:

Os políticos estão a ser pressionados pelos cientistas. Cientistas que querem ser importantes para conseguir dinheiro para as suas instituições. Cientistas que nadam na corrente dominante e querem ser parte dela […] O que falta agora é uma forma racional de ver as coisas. Devíriamos fazer perguntas como “Como descobriste que este vírus era perigoso?”, “Como era antes?”, “Não tivemos o mesmo no ano passado?”, “É algo novo?”

Professor Joel Kettner, Professor de Ciências da Saúde e Cirurgia na Universidade de Manitoba, antigo Director de Saúde Pública na Província de Manitoba, Director Médico do Centro Internacional de Doenças Infecciosas.

Nunca vi nada como isto, nada perto disto. Não estou a falar da pandemia, porque já vi 30 deles, uma por ano. Chama-se gripe. E outros vírus de doenças respiratórias, nem sempre sabemos o que eles são. Mas nunca vi esta reacção, e estou a tentar perceber o porquê. […] Preocupo-me com a mensagem ao público, com o medo de entrar em contacto com as pessoas, estar no mesmo espaço, apertar as mãos, ter encontros com as pessoas. Preocupo-me com muitas, muitas consequências relacionadas com isso. […] Em Hubei [China, ndt], onde houve mais casos e mortes, o número real de casos reportados é de 1 por 1.000 pessoas e a taxa real de letalidade é de 1 por 20.000. Talvez isso ajude a colocar as coisas em perspectiva.

Dr. John Ioannidis, Professor de Medicina, Pesquisa em Saúde e Política e Ciência de Dados Biomédicos na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, Professor de Estatística na Faculdade de Humanidades e Ciências da Universidade de Stanford, director do Centro de Pesquisa de Prevenção de Stanford e co-diretor do Centro de Inovação da Meta-Pesquisa (METRICS) sempre em Stanford. Também é editor-chefe do European Journal of Clinical Investigation. Foi presidente do Departamento de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Ioannina e professor contratado da Faculdade de Medicina da Universidade de Tufts.

Como médico, cientista e autor, contribuiu para a medicina baseada em evidências, epidemiologia, ciência de dados e pesquisa clínica. Além disso, abriu o caminho para o campo da metapesquisa. Mostrou que grande parte da pesquisa publicada não atende aos bons padrões científicos:

Os doentes que foram testados para a SRA-CoV-2 são desproporcionadamente aqueles com sintomas graves e resultados negativos. Uma vez que a maioria dos sistemas de saúde tem uma capacidade de testes limitada, o desvio na selecção pode até piorar num futuro próximo. A única situação em que toda uma população fechada foi testada foi no navio de cruzeiro Diamond Princess com os seus passageiros em quarentena. A taxa de mortalidade foi de 1.0%, mas esta era uma população em grande parte idosa, onde a taxa de mortalidade da Covid-19 costuma ser muito mais elevada […]. No entanto, mesmo alguns dos chamados Coronavírus “leves” ou comuns, conhecidos há décadas, podem ter taxas de letalidades aleatórias de até 8% quando infectam pessoas idosas em lares.

[…] Se não soubéssemos de um novo vírus por aí e não tivéssemos verificado pessoas com testes PCR, o número total de mortes devido a “doença tipo gripe” não pareceria fora do comum este ano. No máximo, poderíamos ter notado acidentalmente que a gripe nesta temporada parece ser um pouco pior do que a média.

O Dr. Yoram Lass é médico, político e ex Diretor Geral do Ministério da Saúde de israel. Também trabalhou como reitor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv e apresentou o programa de televisão científica Tatzpit na década de 1980:

A Itália é conhecida pela sua enorme morbilidade em problemas respiratórios, três vezes mais do que qualquer outro País europeu. Nos Estados Unidos, cerca de 40.000 pessoas morrem de gripe numa temporada regular e até agora 40-50 pessoas morreram de Coronavírus, a maioria delas num lar em Kirkland, no estado de Washington. […]

Em todos os Países, mais pessoas morrem de gripe comum do que morrem de Coronavírus.[…] Há um exemplo muito bom que todos nós esquecemos: a gripe suína em 2009. Foi um vírus que chegou ao mundo vindo do México e até agora não há vacinação contra ele. Mas naquela época não havia Facebook ou talvez houvesse, mas ainda estava na sua infância. O Coronavírus, pelo contrário, é um vírus com relações públicas.

Quem pensa que os governos podem pôr fim aos vírus está errado.

O Dr. Pietro Vernazza é médico suíço especializado em doenças infecciosas no Hospital Cantonal de St. Gallen e Professor de Políticas de Saúde:

Temos dados confiáveis da Itália e um trabalho de epidemiologistas, que foi publicado na famosa revista científica ‘Science’, que examinou a propagação na China. Isto deixa claro que cerca de 85% de todas as infecções ocorreram sem que ninguém desse por isso. Noventa por cento dos pacientes falecidos tinha na verdade mais de 70 anos, 50 por cento mais de 80 anos de idade. Na Itália, uma em cada dez pessoas diagnosticadas morre, de acordo com os resultados da publicação Science, que é estatisticamente uma das 1.000 pessoas infectadas. Cada caso é trágico, mas muitas vezes, semelhante à época da gripe, afecta as pessoas no final das suas vidas. […] Se fecharmos as escolas, evitaremos que as crianças fiquem rapidamente imunes. […] Devemos integrar melhor os factos científicos nas decisões políticas.

Frank Ulrich Montgomery, radiologista alemão, ex Presidente da Associação Médica Alemã e Vice Presidente da Associação Médica Mundial:

Eu não sou fã do bloqueio. Quem impõe algo assim deve também dizer quando e como irá retirá-lo. Como temos de assumir que o vírus estará connosco durante muito tempo, pergunto-me quando voltaremos ao normal. Você não pode manter escolas e jardins de infância fechados até o final do ano. Isso é porque vai demorar pelo menos esse tempo até termos uma vacina. A Itália impôs um bloqueio e tem o efeito oposto. Atingiram rapidamente os limites de capacidade, mas não abrandaram a propagação do vírus com o bloqueio.

Professor Hendrik Streeck, um pesquisador alemão de HIV, epidemiologista e investigador clínico. É Professor de Virologia e Director do Instituto de Virologia e Pesquisa em HIV da Universidade de Bonn:

O novo patógeno não é tão perigoso, é ainda menos perigoso que o Sars-1. O especial é que o Sars-CoV-2 reproduz-se na zona superior da garganta e, portanto, é muito mais contagioso porque o vírus salta de uma garganta para outra, por assim dizer. Mas isto também é uma vantagem: como o Sars-1 se reproduz nos pulmões profundos, não é tão contagioso, mas definitivamente entra nos pulmões, o que o torna mais perigoso. […]

Também é preciso levar em conta que as mortes de Sars-CoV-2 na Alemanha foram exclusivamente de idosos. Em Heinsberg, por exemplo, um homem de 78 anos com doenças anteriores morreu de insuficiência cardíaca e sem envolvimento pulmonar de Sars-2. Desde que foi infectado, aparece naturalmente nas estatísticas do Covid 19. Mas a questão é se ele não teria morrido de qualquer maneira, mesmo sem o Sars-2.

Entrevista com Frankfurter Allgemeine , 16 de Março de 2020

Dr Yanis Roussel e a sua equipa de pesquisadores do Instituteut Hospital Universitaire Méditerranée de Infection, em Marselha, e do Institut de Recherche pour le Développement, Assistance Publique do Hôpitaux de Marselha, que conduzem um estudo revisado por pares sobre a mortalidade do Coronavirus por conta do governo da França:

O problema do SRA-CoV-2 está provavelmente sobrestimado, uma vez que 2.6 milhões de pessoas morrem todos os anos de infecções respiratórias, comparado com menos de 4.000 mortes por SRA-CoV-2 na altura em que isso foi escrito. Este estudo comparou a taxa de mortalidade da SRA-CoV-2 nos Países da OCDE (1.3%) com a taxa de mortalidade dos Coronavírus comuns identificados em doentes com AP-HM (0.8%) desde 1 de Janeiro de 2013 até 2 de Março de 2020. O valor encontrado foi de 0.11 (não significativo).

Deve notar-se que estudos sistemáticos sobre outros Coronavirus (mas não SRA-CoV-2) descobriram que a percentagem de portadores assintomáticos é igual ou mesmo superior à percentagem de doentes sintomáticos. Os mesmos dados para a SRA-CoV-2 podem estar disponíveis em breve, o que irá reduzir ainda mais o risco relativo associado a esta doença específica.

O Dr. David Katz, médico americano, Director e fundador do Centro de Pesquisa de Prevenção da Universidade de Yale:

Estou profundamente preocupado que as consequências sociais, económicas e de saúde pública deste colapso quase total da vida normal – escolas e empresas fechadas, reuniões proibidas – sejam duradouras e desastrosas, talvez mais graves do que o equilíbrio directo do próprio vírus. O mercado de acções voltará no tempo, mas muitas empresas nunca o farão. O desemprego, o empobrecimento e o desespero que provavelmente resultarão serão flagelos de saúde pública de primeira ordem.

Michael T. Osterholm, Professor Regente e Director do Center for Infectious Disease Research and Policy da Universidade de Minnesota:

Considere o efeito de fechar escritórios, escolas, sistemas de transporte, restaurantes, hotéis, lojas, teatros, salas de concertos, eventos desportivos e outros locais e deixar todos os seus trabalhadores desempregados. E na administração pública também. O provável resultado não seria apenas uma depressão, mas uma crise económica completa, com inúmeros empregos perdidos permanentemente, muito antes de uma vacina estar pronta ou da imunidade natural se instalar. […] A melhor alternativa provavelmente implica que as pessoas com baixo risco de doenças graves continuem a trabalhar, manter as actividades comerciais, a produção e gerir a sociedade, ao mesmo tempo que as pessoas com alto risco são aconselhadas a proteger-se através do isolamento; e aumentar a nossa capacidade de cuidados de saúde da forma mais agressiva possível. Com este plano de batalha, poderíamos reforçar gradualmente a imunidade sem destruir a estrutura económica em que as nossas vidas se baseiam.

Dr. Peter Goetzsche, professor de projectação e análise de pesquisa clínica na Universidade de Copenhague, fundador da Cochrane Medical Collaboration. Escreveu vários livros sobre a corrupção na medicina e o poder das grandes empresas farmacêuticas:

O nosso principal problema é que nunca ninguém se vai meter em problemas por adoptar medidas demasiado draconianas. Só terão problemas se fizerem pouco. Assim, os nossos políticos e aqueles que trabalham com a saúde pública fazem muito mais do que deveriam.

Nenhuma destas medidas draconianas foi aplicada durante a pandemia de gripe de 2009, e é claro que não podem ser aplicadas todos os Invernos, que significa o ano inteiro porque é sempre Inverno algures. Não podemos fechar o mundo inteiro de vez.

Se se verificar que a epidemia vai desaparecer em breve, haverá uma fila de pessoas que querem ficar com os louros disso. E podemos ter a certeza que as medidas draconianas serão novamente aplicadas da próxima vez. Mas lembramos da piada do tigre. “Porque tocas a buzina?” “Para manter os tigres afastados.” “Mas não há tigres aqui.” “Funciona!”

Ipse dixit.

 

2 Replies to “Coronavirus: os especialistas fora do coro”

  1. Obrigado Max pelo seu esforço.

    A propósito, o sr. Pompeo faz alguns dias afirmou que o coronavírus covid-19 é simplesmente um exercício/simulacro:

    – Mike Pompeo calls Coronavirus pandemic a Exercise live on CNN

  2. Olá Max: serviço de utilidade pública da melhor qualidade. Estamos repassando para o máximo possível de pessoas, mas duvido que surta efeito.
    A propósito, o Brazil está se superando…
    1. Cenário noturno em SP, capital: muita gente vai às janelas bater panelas contra o governo. Outras gentes vão às janelas com escopetas e balas de borracha, alvejando os opositores. A onipresente polícia? Faz cara de paisagem.
    2. Cenário de qualquer cidade brasileira: os velhinhos dão entrada em hospitais com enfarto. Sem possibilidades de visitação, a família recebe dias depois o atestado de óbito, onde consta morte por Corona virus. As famílias não viram o corpo do parente, e se foram cremados, nem as cinzas recebem. Sumiram.
    3. Cenário local: o prefeito exulta ter conseguido meia dúzia de leitos com aparelhos de indução respiratória, mas lamenta a ausência de pacientes. Sto. Amaro, nada; Águas Mornas, município vizinho, nada, Aririu, também nada; nenhum contaminado para chamar de seu, nenhuma morte para encomendar a alma a São Sebastião. Catástrofe!
    Não posso deixar de lembrar de Sucupira, cidade imaginária de uma antiga e famosa telenovela da Globo, onde o prefeito Odorico Paraguassu, matuto vivido pelo talento de grande nome da dramaturgia brasileira, imortalizou o personagem que fazia das tripas coração para inaugurar o cemitério municipal, obra máxima da sua gestão
    E la nave va…

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: