Fantástico: morangos mais doces com a edição genética

Nota prévia: para simplificar o discurso, vamos aqui distinguir entre “produtos geneticamente modificados” entendidos como os “velhos” OGM e os “produtos modificados com a técnica do gene editing (edição genética)”, que vamos (erroneamente) chamar de “OEM”. Na parte final do artigo fica uma explicação mais técnica.

Monsanto tenta não dar nas vistas: esconde-se atrás do logo da Bayer e a partir daí o líder mundial das sementes geneticamente modificadas, e dono do herbicida glifosato (cancerígeno) [wiki]Roundup[/wiki], tenta patentear fruta geneticamente modificada ([wiki title=”Organismos geneticamente modificados” base=”PT”]OGM[/wiki]) usando a controversa modalidade da modificação genética (gene editing). A beleza da coisa, aos olhos do colosso Monsanto-Bayer, é que nos Estados Unidos, de acordo com uma recente decisão do Departamento de Agricultura dos EUA, os produtos agrícolas OEM não precisam de testes especiais e independentes. Sim, leram bem: a fruta OEM é tratada como se de produto natural se tratasse.

Passo atrás: em 2018, enquanto a empresa era inundada por acções judiciais contra o uso do cancerígeno Roundup, a Monsanto investiu 125 milhões de Dólares numa pequena empresa de modificação genética chamada Pairwise. O ex-vice-presidente da Global Biotechnology da Monsanto, Tom Adams, assumiu o cargo de director administrativo da Pairwise: este é o início do projecto de modificação genética. Num comunicado à imprensa, a Pairwise afirma utilizar a controversa tecnologia de modificação dos genes, chamada CRISPR, para criar produtos geneticamente modificados (OEM). Aparentemente, entre os seus objectivos está a produção de uma variedade super-doce de morangos ou de maçãs, exactamente o que a nossa população, já saturada com açúcares, não precisa.

Até poucos tempo atrás a justificação era que os produtos geneticamente modificados teriam “resolvido o problema da fome no mundo”, hoje até esta penosa desculpa foi abandonada. Ou quase: o fundador da Pairwise, Keith Joung, afirma que a fruta geneticamente modificada com a técnica [wiki]CRISPR[/wiki] (os OEM) “vai acelerar o processo de inovação, absolutamente necessário para alimentar uma população em crescimento e que enfrenta o desafio da mudança climática”. Portanto: luta à fome no mundo e às alterações climáticas com os morangos mais doces. Hasta la victoria siempre.

Tudo isso com a bênção do [wiki title=”Departamento de Agricultura dos Estados Unidos”]Departamento de Agricultura dos EUA[/wiki] que determinou que o CRISPR e os outros novos sistemas de modificação genética dos alimentos não exigem controles específicos ou testes independentes. O secretário da organização, Sonny Perdue, anunciou no ano passado a confirmação dum regulamento da era Obama que isentava os OEM de exames especiais. Num comunicado à imprensa, Purdue afirmou que o seu Departamento não regulará os cultivadores de plantas que usam técnicas de modificação de genes que não requerem a introdução de genes de outras espécies, ou de “plantas que poderiam em qualquer caso ter sido desenvolvidas através das técnicas de selecção tradicionais”. E acrescentou que “o Departamento procura promover a inovação apenas se não houver riscos envolvidos”. O problema é mesmo este: nenhum teste científico abrangente foi realizado para mostrar que os OEM não apresentam riscos.

Aqui na velha Europa estamos (um pouco) mais tranquilos: nem 2018 a [wiki title=”Tribunal de Justiça da União Europeia”]Corte Europeia de Justiça[/wiki], num momento de loucura, decidiu que os OEM devem ser tratados como organismos geneticamente modificados (OGM), portanto sujeitos à regulamentação no território europeu. Decisão que provocou os gritos de protesto da Monsanto-Bayer, como é óbvio. Isso torna os Estados Unidos o ponto focal dos desenvolvimentos relativos à modificação genética na agricultura, uma má notícia para uma população que desde 1992 (ordem executiva do pelo então Presidente G.H.W. Bush) alimenta-se de uma dieta altamente saturada de produtos transgénicos:, soja, arroz, milho, batata, beterraba sacarina e outros produtos, até a insulina transgénica para tratamento do diabetes.

Riscos?

O recente interesse sobre o biofísico chinês [wiki]He Jiankui[/wiki], que declarou ter editado com sucesso um embrião humano para criar um clone, atraiu a atenção do mundo acerca duma tecnologia de manipulação genética relativamente desconhecida, chamada de “modificação do genoma”. Apesar da possível confusão entre organismos geneticamente modificados (OGM) e organismos geneticamente editados (OEM), as duas coisas não devem ser confundidas: a tecnologia CRISPR-Cas9, que transformou o panorama da edição genética, tem apenas cinco anos de vida. E isso significa que os riscos não são ainda totalmente compreendidos: num estudo publicado em Maio de 2017 pela revista [wiki]Nature[/wiki], alguns pesquisadores relataram ter sido perturbados por terem descoberto um número inesperadamente alto de mutações secundárias num experimento de edição genética realizado em roedores. Em outras palavras: resultados que não tinham sido previstos.

E foi exactamente isso que tinha feito He Jiankui quando, em Dezembro de 2018, anunciou ter usado a CRISPR para alterar o genoma de dois embriões humanos no útero de uma mulher: mudar genes num embrião significa mudar genes em todas as células. Se o método for bem sucedido, o bebé terá sofrido alterações que serão herdadas por toda a sua progênie: e com resultados imprevisíveis, se os estudos em ratos forem indicativos. As autoridades chinesas prenderam He, alguns sugerem que pode ter sido condenado à morte, mas o problema fica: as implicações da modificação genética com a tecnologia CRISPR são tão severas que é necessária extrema cautela antes de permitir que se espalhe para o mercado mundial. Infelizmente, parece estar a acontecer o oposto: kits para a edição de genes podem ser comprados por qualquer pessoa na Internet, sem ter que fornecer provas de qualificações científicas, e por um preço baixo. Os pedidos de uma moratória sobre a edição dos genes, pelo menos até a tecnologia ser confirmada ou refutada, caem no vazio. Por aqui podemos lembrar que o director dos Serviços de Inteligência do Presidente Obama, James Clapper, chegou a incorporar as técnicas de modificação do genoma na lista de “armas de destruição em massa”. Tudo é possível.

Já hoje não temos a certeza dos efeitos no longo prazo do OGM: cedo nos EUA (se as regras não serão mudadas) será possível adquirir no supermercado morangos OEM cujas consequências podem ser ainda mais nefastas.

Um pouco de técnica: OGM e OEM, mesma coisa

Até aqui temos falado de “clássicos OGM” e de “novos OEM”: mas agora tentamos ser um pouco mais precisos.

A engenharia genética pode ser realizada usando várias técnicas. Há uma série de etapas que são seguidas antes que um organismo geneticamente modificado (OGM) seja criado: os engenheiros genéticos devem primeiro escolher o gene que desejam inserir, modificar ou excluir. O gene deve então ser isolado e incorporado, junto com outros elementos genéticos, num [wiki title=”Vetor (DNA)”]vector[/wiki] adequado: este vector é então usado para inserir o gene no organismo hospedeiro, criando assim o OGM.

Neste aspecto não há grandes novidades: os humanos têm manipulado a genética das plantas e dos animais desde as primeiras tentativas de domesticação, por volta de 12.000 a.C. Tecnicamente falando, uma [wiki title=”Mula”]mula[/wiki] é um OGM. Claro que a diferença entre a antiga manipulação e a nova é enorme: antes tudo era feito de forma natural e afinal a última palavra era da Natureza que podia permitir ou não a recombinação dos genes e o nascimento dum organismo OGM. Hoje, pelo contrário, o processo é desenvolvido em laboratório e são os cientistas que determinam quais genes devem ser recombinados e qual o desejado resultado final da operação. Isso porque, após a descoberta dos genes por [wiki]Gregor Mendel[/wiki] e a prova de que estes eram as ferramentas que determinavam a herança das característica duma planta ou dum animal, foram desenvolvidos métodos para permitir a manipulação directa.

As técnicas tradicionais de manipulação genética previam a inserção dos genes de forma aleatória no genoma dos hospedeiros. Os avanços permitiram que os genes fossem inseridos em locais específicos dentro dum genoma, o que em teoria deveria reduzir os efeitos colaterais não intencionais da inserção aleatória. A edição genética (cujos resultados são aqueles que no artigo chamámos impropriamente de OEM) é o mais recente tipo de engenharia genética no qual o DNA é inserido, apagado, modificado ou substituído no genoma de um organismo vivo: portanto, ao contrário das técnicas iniciais de engenharia genética, a edição do genoma tem como alvo as inserções em locais específicos.

A citada técnica CRISPR, a mesma utilizada pelo biólogo chinês Jiankui He na clonagem humana, faz parte doeste ramo mais recente de engenharia genética. Como explica a sábia Wikipedia:

O sistema CRISPR (do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats), ou seja, Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas, consiste em pequenas porções do DNA bacteriano compostas por repetições de nucleotídeos. Cada uma dessas repetições encontra-se adjacente a um “protoespaçador” (“espaçador de DNA”), que corresponde a uma região não-codificante inserida no DNA bacteriano após o contato com genomas invasores provenientes de bacteriófagos ou plasmídeos. A transcrição do locus CRISPR resulta em pequenos fragmentos de RNA com capacidade de desempenhar o reconhecimento de um DNA exógeno específico e atuar como um guia de modo a orientar a nuclease Cas, que irá promover a clivagem e consequente eliminação do DNA invasor caso este entre novamente em contato com a bactéria, atuando como importante mecanismo de defesa contra DNAs invasores.

O CRISPR é frequentemente usado como um termo geral para se referir à edição genômica, mas é o acoplamento do CRISPR e do sistema Cas9 que permite a deleção seletiva do DNA

Resumindo: também aqueles definidos no artigo como OEM são na verdade OGM, Organismos Geneticamente Modificados, simplesmente desfrutam uma técnica de manipulação mais avançada e mais precisa.

 

Ipse dixit.

Relacionados:

Fontes: Business Insider, The Packer, The Progressive Farmer, Nature

2 Replies to “Fantástico: morangos mais doces com a edição genética”

  1. Sabes de uma coisa Max? Acho que metade da humanidade já está contaminada por alimentos geneticamente modificados. Mesmo quem tem acesso a frutas, verduras e legumes orgânicos, e bem mais caros, nada garante que as sementes utilizadas sejam crioulas, nada garante que a terra anteriormente não tenha sido envenenada com Roundup. O óleo de soja, milho ou girassol provem do latifúndio envenenado, a maior parte dos enlatados duram séculos porque submetidos a tratamentos nada saudáveis. Tornou-se impossível fugir, pelo menos nós brasileiros, das armadilhas da Monsanto-Bayer. São milhões de toneladas de insumos artificiais que o país importa e/ou produz para sustentar a agro indústria e pecuária.
    É notável que nesta cidadezinha a Apae está lotada de deficientes,especialmente com síndrome de Dawn, sem contar aqueles que não saem de casa. Na cidade média onde um amigo meu trabalha, no RS, o posto de saúde atende gente fisicamente deformada proveniente da zona rural de latifúndio, onde os pesticidas são jogados por aviões, enquanto aqui é o pequeno agricultor que usa e abusa do Roundap para segundo eles, melhorar o rendimento das colheitas, “limpando” totalmente o terreno antes do plantio.
    O aumento de novas e desconhecidas doenças, e até aquelas erradicadas na idade média como a peste bubônica assaltam os brasileiros, a violência se intensifica dia a dia, e é claro que a variável sócio econômica é preponderante, mas até que ponto? Somos o que comemos, e eu desconfio que situações de violência sem motivos como pessoas chamarem cães de rua para logo assassina-los a facadas, na frente de todos, tenha a ver com algo além da maldade crua.

  2. Resumindo: também aqueles definidos no artigo como OEM são na verdade OGM, Organismos Geneticamente Modificados, simplesmente desfrutam uma técnica de manipulação mais avançada e mais precisa.

    ahahahahahahaha valha nos a santa

    Depois de ler a tanto tempo o Manufacturing the Consent the Noam Chomsky, não é que como linguista, analista não falhou nada, aliás é tudo o que lá estava. Pecou por defeito.

    nuno

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: