Lula: vai ou não vai? (com final cheio de esperança!)

Falta pouco para saber qual a escolha do antigo Presidente.

Para descrever o processo já foram utilizados rios de tinta, não vale a pena insistir pois agora estamos no “depois”. E aqui as coisas ficam intrigantes.

Para já, a escolha de recusar o habeas corpus e viabilizar a prisão de Lula foi um erro, por duas razões:

1. o habeas corpus é uma instituição quase universalmente aceite, é sinónimo de civilidade e recusa-la pode ter significado só perante duas condições: 1. a falta de provas tangíveis que justifiquem a prisão 2. a presença de provas tão impressionantes que tornam o habeas corpus supérfluo.

O caso de Lula é muito particular: o juiz entendeu demonstrar uma culpa “moral” mais do que “legal”, o que implica uma grande fragilidade do implante acusatório. Porque não há uma “prova rainha”: o que há é uma série de indícios que apontam para um relacionamento “imoral” de Lula com empreiteiros do Estado.

Aqui abre-se outro capítulo, que tem de responder à pergunta: é lícito que um juiz utilize os seus poderes para implementar uma limpeza moral, algo que fica fora dos limites da lei? A resposta mais óbvia é “não”, pois um juiz é nomeado para respeitar e fazer respeitar as leis, não para criar novas.

Mas é uma resposta “de cómodo”, que não diz toda a verdade: quanto entre os Leitores queriam uma revolução no âmbito político (e até social em alguns casos)? E o que é uma revolução a não ser o ir além das regras, até atropela-las para instituir uma ordem diferente? Sejamos honestos: se o juiz fosse de Esquerda, se no lugar de Lula houvesse um Temer, as reacções seriam as mesmas? Respondam “sim” e poderão ver o vosso nariz crescer.
Seja como for, temos que voltar para a realidade, onde um juiz tem (teoricamente) que respeitar e fazer respeitar as leis dum Estado. Problema: para condenar uma pessoa é preciso que esta quebre as leis também, não apenas os limites morais. É aqui que podemos encontrar o ponto fraco da acusação. Ter recusado o habeas corpus mais pareceu uma maneira para não submeter a acusação à prova dos factos. O que, como é óbvio, reforça a posição da defesa.

Se o implante acusatório contra Lula estiver baseado em princípios morais (que são sempre questionáveis), mais valia ter falado claro: as pessoas podem apreciar e até entender uma explicação directa, mesmo que opinável, mas não podem perdoar uma fuga. E recusar o habeas corpus foi uma fuga da Justiça brasileira. 

2.  A má gestão do caso Lula arrisca criar um mártir. Mas não é com a criação de mártires que o Brasil pode encontrar o seu futuro.

Aliás, caso o antigo Presidente seja realmente fechado numa cela, as próximas eleições irão determinar uma forte resposta da Esquerda e aprofundar ainda mais a fratura no seio da sociedade civil. É normal que assim seja pois as coisas funcionam da mesma forma em todo o mundo.

Só que este é um percurso extremamente perigoso, que pode levar direitinho para uma situação descontrolada. E do caos pode sair tudo, não há limites.
É este o objectivo duma parte das forças políticas do Brasil? Nesta altura temos que deixar em aberto todas as possibilidades.

Muito dependerá da atitude de Lula nas próximas horas: entregar-se significaria dar um sinal (“as leis são leis e devem ser sempre respeitadas”), erguer-se como mártir do povo brasileiro e, possivelmente, criar as bases para o sucesso eleitoral do PT em Outubro. Não entregar-se seria um acto profundamente irresponsável que nesta altura transformaria o Brasil num País sem regras: algo do tipo “as leis são leis a não ser que eu decida o contrário”.

Mas não podemos ter dúvidas: é uma escolha difícil e, seja ela qual for, será repleta de consequências. Por aqui fica a tristeza por uma ocasião que está a esvaecer: o Brasil
teve a oportunidade para afastar uma classe política pesadamente
corrupta, arrisca ficar com algo pior. 

Nota pessoal: tentei seguir o debate do STF acerca do habeas corpus. Esperava uma coisa simples, como um juiz que se levanta, diz o seu nome e acrescenta “sou favorável, né” ou “galera, eu sou contra”. Não estava à espera duma espécie de Factor X, no qual cada juiz utiliza um tempo quase infinito para lembrar quais as suas convicções pessoais, os resultados obtidos ao longo da sua mirabolante carreira, disquisir acerca da origem do Universo e outras amenidades.

Pensando bem, se eu fosse Lula provavelmente teria dado entrada na esquadra mais próxima ao grito de “tudo desde que alguém pare aqueles gajos”.

Update nº1: às 00:21 do dia 7

Vai, não vai, afinal parece que vai, não, ficas com os metalúrgicos, mas vai depois da missa, sempre que as negociações funcionem.

“Negociações”? Mas quais negociações?
Lembro o que escreveu Sergio entre os comentários:

Em tempo:
Politico proprietário de um helicóptero ( pilotado pelo empregado ) pego lotado de cocaína.
Veridícto: sem indiciação.
Lula: Apartamento vazio registrado no cartório de registro de imóveis em nome de construtora.
Veridícto: Bandido

Podemos acrescentar:

Lula: condenado à prisão até às 17 horas de hoje.
Resultado: decide ele se, quando e como entregar-se.

Eu acho que vai entregar-se, possivelmente depois da missa e dum discurso de despedida para os seguidores.

Como já repetido: é uma escolha difícil. Mas o caminho é aquele que passa pela amargura (temporária) da cela, pois agora o ex-Presidente tem que pensar no bem supremo do País, nas próximas eleições e tem também que proteger a sua imagem (que, “em fuga” perderia drasticamente pontos). Depois, nas quatro paredes, com calma, será o momento para elaborar um plano de grande alcance para o futuro de todos. Porque, como diz Maria no comentário, esta história não acaba aqui hoje ou amanhã.

Agora vou dormir: estou velho, os meus olhos já não conseguem ver o ecrã, oiço os cabelos a cair: tic, tic,. tic… Ok, talvez exagerei um pouco: mas tenho sono!

Viva Lula! Viva Temer! Viva a cama!

Ipse dorme.

Update nº 2: a Missa

Bom dia!

Então parece que é desta: após Missa, Lula deverá entregar-se, numa atitude muito responsável. Por instantes cheguei a temer umas cedências perante tentações “revolucionárias”, mas é preciso reconhecer: Lula soube antepor os interesses do País aos seus. Uma escolha que honra o antigo Presidente, pois estas são as atitudes pedidas nas alturas mais delicadas.

Agora Lula terá que continuar a lutar e de certeza que será este o caminho: foi criado o “mártir”, capaz de compactar não apenas o PT mas um vasto leque de movimentos civis que encontram na figura do antigo Presidente preso um símbolo. Um grave erro por parte da elite brasileira: porque os políticos podem ser derrotados, os símbolos não.

E começam as contas eleitorais: com Lula na prisão, já circulam as primeiras previsões. Jair Bolsonaro ficaria perto de 26%, Marina Silva (ainda existe?) 15%, Ciro Gomes 10% e Geraldo Alckmin 9%. O grande Michel Temer, meu ídolo pessoal, só um 1%, o que é uma vergonha: revolução já.

Mas são contas inúteis: porque faltam quase seis meses até as eleições e porque entretanto o PT deverá capitalizar o “tesouro” acumulado com a prisão do antigo Presidente. Por enquanto podemos apreciar a directa televisiva, com o palco, Dilma, o padre e “o nosso querido irmão Lula”: o melhor cato-comunismo que os italianos como eu bem conhecem. Quem não gostar, pode sempre mudar de canal: na Record há Vai Dar Namoro & Dança Gatinho. O difícil é escolher.

Bom fim de semana para todos os Leitores.

Ipse weekend!

Update nº 3: a táctica

Lula ainda não se entregou. Acho que a táctica dele é ganhar tempo até morrer de velhice.

Mas tentamos ver a coisa de outra perspectiva: já viram a incrível oportunidade que a Justiça brasileira deu ao antigo Presidente? Uma cobertura mediática impressionante, horas de directo televisivo com discursos, lágrimas, bandeiras e slogans. Tudo de graça, gentilmente oferecido pelo Lava Jato & C.
O PT deveria inscrever gratuitamente Moro nas suas fileiras.

Última nota: quantos cidadãos têm a possibilidade de fazer esperar horas as ordens executivas judiciais? Quantos, mesmo acusados injustamente, podem discursar, convidar amigos, enviar mensagens directamente para as câmaras da televisão?

A Justiça é igual para todos, sem dúvida.

Ipse aborrecido.

Update Final: o jantar

Pessoal, por aqui a gente é terrivelmente rica (afinal somos os colonialistas) e vai comer fora. Lamento, mas Lula pode adiar uma ordem executiva, não o meu jantar. Já perdi boa parte de Dança Gatinho por causa dele, e que raio (a propósito: nunca pensaram em prender o Faro e aquela cambada de subdesenvolvidos?).

Se entretanto no Brasil eclodir a revolução, façam o favor de indicar isso nos comentários: prometo um post, mas só depois da sobremesa.

Viva Lula! Viva Temer! Viva Dilma! Viva Moro!

Ipse comida!

Superupdate Superfinal: Lula foi preso!

E por fim o antigo Presidente entregou-se. Não há mais nada a dizer: a verdadeira luta começa agora.
Luta de Lula para desmontar o implante acusatório. Luta do PT para capitalizar o mártir na cadeia. Sobretudo: luta do Brasil para sair do pântano. E será esta a parte mais difícil.

Diz Sérgio nos comentários:

Se Lula não tivesse feito uma aliança com as forças retrógradas ( PMDB, PP..) talvez hoje estaríamos bem pior.

Foi
um caminho arriscado e como mesmo vc disse: “quem vai aos porcos fica
enlameado”. O Ex-presidente Fernando Henrique fez um bom trabalho no seu
primeiro mandato, controlando a fantasma da inflação. No entanto, ao
tentar proteger e esconder a podridão de seus aliados, jogou no lixo o
seu segundo mandato.

O falecido e quase presidente Tancredo Neves ,
quando perguntado como ele iria administrar um país com tanta
desigualdade social e com as armas do regime militar ainda fumegando,
ele respondeu: “O aparelho tem que ser desmontado aos poucos”. Foi o que
o Lula tentou.

Sérgio tem razão e com certeza conhece a história do Brasil melhor do que eu.
Todavia por aqui também temos experiência de regimes passado: Salazar em Portugal, o Fascismo em Italia. Falo deste último porque é o mais antigo e aquele que conheço melhor.

Mussolini foi fuzilado há 73 anos: com ele acabou a época fascista em Italia. Seria lícito supor que o discurso “Fascismo” do ponto de vista político estivesse fechado. Mas não é isso que acontece: até nas últimas eleições (Março deste ano) o fantasma fascista foi agitado pelo maior partido da Esquerda, o Partido Democratico. O partido perdeu estrondosamente, mas não é isso que interessa: o que conta é que, mais de 70 anos depois, o Fascismo ainda é utilizado como arma política.

Isso para dizer que “desmontar o aparelho aos poucos” pode significar nunca acabar o trabalho: porque do outro lado há forças poderosas, com evidentes ligações exteriores; porque o Capitalismo (ou aquela coisa que ainda chamamos desta forma) e as relativas elites são como um câncer que nunca param até ter corroído o inteiro País; porque o risco é de passar a vida a ver o Brasil que balança dum lado para outro, com a continua perda e reconquista de direitos. Tudo isso enquanto “os cães ladram e a caravana passa” (como dizem em Portugal): cadê BRICS?

É verdade: trata-se duma situação maldita, para a qual é deveras complicado encontrar uma solução.

Como acabar? Com os parabéns, porque acho que hoje Lula deu um sinal forte: o bem do Brasil ultrapassa em importância as desgraças pessoais. Não ter-se entregue teria atirado o País para uma possível situação de caos descontrolado (ou controlado com meios extremos e talvez extra-constitucionais): se a prisão é discutível, pelo menos fora do debate ficou a legitimidade das instituições democráticas (que limpas não são). Não importa o que Lula disse com as palavras: entregar-se significou legitimar com os factos o actual poder judicial. E se muitas vezes fui (e ainda sou) crítico em relação ao antigo Presidente, hoje sou obrigado a admitir que, com o seu sentido de responsabilidade, talvez tenha assentado um tijolo na construção dum Brasil melhor.

Ipse preso!

71 Replies to “Lula: vai ou não vai? (com final cheio de esperança!)”

  1. Um país que tem tudo, repleto de riquezas naturais, dono de uma forte Cultura e Tradições, mas que deixa os seus cidadãos na miséria, impõe-lhes a violência, rouba-lhes a dignidade, vende a sua economia, empresas, e o património natural a países estrangeiros, sendo governado por um governo ilegítimo, não escrutinado, que surgiu de um golpe de estado, e assente num sistema judicial que é uma autêntica anedota.

    O Brasil é hoje uma imensa chacota internacional.

  2. Uuuuiiiiiiiii Max no que foste falar.

    Isto ficar agitado.
    Sentem-se e preparem-se que a algazarra em breve comecara.

    Os controleiros pro-golpe que andam por ai silenciosamente escondidos na obscuridade a vigiar estao prestes a entrar em acção com o seu estilo ofensivo para matar o debate.

    Vou fazer pipocas para estar entretido a roer durante esta novela que promete ser longa e fogosa.

    EXP001

    1. Aqui o exemplo do fascismo que Max comenta, ele só não te fala diretamente porque é 'amigo', ou seja, sabe que não adianta.

  3. Ao que parece, a hora do Lula ser definitivamente "engavetado" está a aproximar-se a passos largos. Parece que será desta o fim definitivo de uma triste personagem que eu acredito que no início era realmente bem intencionado e amigo do povo, mas que se deixou levar pela ambição desmedida e a ganância de acumular cada vez mais riqueza.

    Mais aqui:

    http://historiamaximus.blogspot.pt/2016/03/lula-so-se-for-frita-algarvia.html

  4. Já que estás a refletir sobre o depois Max, aqui algumas informações que não sei se tens. Em setembro próximo o juiz Tofolli assume o comando do STF no Brasil. Ele é um dos que seria favorável ao Habeas corpus. A questão provavelmente será discutida e revista, até porque a intenção sempre foi impedir que Lula se candidatasse, e fatalmente ganharia as próximas eleições presidenciais no Brazil. Além do mais a governança no poder atualmente não vai querer correr o risco de ser pega logo na segunda instância. Logo…o espetáculo continua, pois isso é Brazil, caríssimo.

    1. Dias Toffoli foi indicado por Lula ao STF em 2009. Foi advogado do PT e do também condenado José Dirceu. Foi ainda assessor da liderança do PT na câmara dos deputados. Portanto, é obvio que seria a favor do HC de Lula, é para esse tipo de situação que ele está lá. Como se sabe todo grupo mafioso tem seu braço jurídico. Quanto a "fatalmente ganharia as eleições", acho que é um pouco precipitada tal afirmação. Lula, segundo as pesquisas tem entre 30 e 35% das intenções de voto e uma não aceitação de sua candidatura acima de 50%. Isso não é rejeição, significa que essas pessoas não aceitam nem a possibilidade de ele ser candidato. Matematicamente é impossível ganhar uma eleição majoritária. Eduardo G

  5. Ui o primeiro controleiro merecia um premio pois foi o mais rapido.
    Mas como entrou de pes em riste levou um cartao vermelho e perdeu o premio.
    Nao deve faltar muito para o resto da matilha aparecer.

    EXP001

  6. So … Is it Lula da Silva's Prison, extremely dangerous for our democracy?

    O que estamos a assistir é demasiado grande para se poder resumir a um juiz moralista, é todo um sistema judicial que o apoia com regras sucessivamente escalonadas e sujeitas a critérios de prova rígidos. É um facto incontornável que a prisão de Lula da Silva é um salto no escuro, existe uma alegada " divida moral" de muitos milhões de brasileiros que saíram da miséria graças as suas politicas, estamos tão habituados a ser mal tratados que quando alguém nos trata bem, ainda que esse seja o seu dever, nos sentimos, aparentemente, eternamente gratos ao ponto de tudo querer perdoar, existem também muitos milhões de pessoas vilipendiadas pela corrupção que anseiam por exemplos que os façam acreditar que existe justiça, e que é igual para todos ( mutatis mutandis) porque a justiça nunca será igual para todos(…). Como não sabemos se a justiça brasileira estará certa ou não, resta recordar que o poder politico possui mecanismos para reduzir estas assimetrias como o são o perdão ou o indulto e que podem "lançar agua na fervura" perante a possibilidade de uma fratura social desta dimensão ou de uma pré-guerra civil. Mas convenhamos … um sistema judicial não manda ninguém lá para dentro sem o mínimo de provas, é o Brasil, não é a Arabia Saudita não se tratou de um crime religioso.

    1. @P. Lopes

      "…um sistema judicial não manda ninguém lá para dentro sem o mínimo de provas…"

      Nao me leves a mal, a serio, tenho consideração por ti. Mas esta tua afirmação parece-me ingenua e pelo que vou lendo escrito por ti nao me pareces alguem ingenuo, conheces as manhas e as tecnicas dai ficar surpreso.

      1 – a corrupcao no brasil e geral, desde o topo da piramide ate a base. Uns para conseguirem um jeitinho para uma consulta no medico outros para grandes negocios. Quem vive num sistema sujo assim e quase impossivel nao se sujar.

      2 – em relacao ao caso Lula tal como Dilma nunca apareceu nada de concreto. Apenas umas larachas para o ar
      – um apartamento, caso seja verdade (como se ca e la isso nao fosse comum mas nunca ninguem foi preso por isso)
      – umas pedaladas fiscais (como se isso nao fosse norma em quase todo o mundo e bancos mas nunca ninguem foi preso ou destituido por isso)

      3 – Se houvesse algo realmente doloso isso ja teria sido espalhado por ai aos 7 ventos mas mais parece quererem agarrar em algo e empolar a ponto de criar um efeito e aqui saltamos para o proximo ponto

      4 – Quando nao ha algo realmente concreto fabrica-se, ate mesmo no chamado mundo civilizado que se acha no lugar de dar lições de moral aos outros
      4a) Temos o caso do Dominique Strauss-Kahn que era violação , depois afinal nao era bem assim

      4b) Temos o caso de Julian Assange que era violação , depois so ma conduta sexual, depois assim assim, mas se puser um pe fora da embaixada do Equador vai preso directo para os eua

      Os Ingleses gostam de filmes com envenenamentos os americanos vao mais pelos violadores, no brasil o tema é o corrupto

      EXP001

    2. Como deves ter reparado na frase em que mencionei a "ida lá para dentro" comparava o sistema judicial do Brasil com o da Arabia Saudita ( apenas porque se fala aqui muito de moralidade) Na minha ingenuidade não ponho as mãos no lume por ninguém, e constato que o sistema judicial não manda ninguém lá para dentro sem o mínimo de provas…os factos a que te referes são o "forjar de meios de prova" que ocorrem num escalão anterior e ai estamos de acordo. Receber um apartamento de oferta sendo titular de cargo publico é apenas imoral ? Olha EXP001 , não te preocupes muito com o Sr. Silva ele tem muito quem se preocupe por ele e com ele e esteja disposto a tudo por ele… mesmo sem saber de tudo…

    3. @P. Lopes P. Lopes P. Lopes

      Fico com a sensação que estas a ser maroto e estas a contorcer tanto as tuas afirmacoes como as minhas

      Vamos a 1a citacao
      "…um sistema judicial não manda ninguém lá para dentro sem o mínimo de provas, é o Brasil, não é a Arabia Saudita não se tratou de um crime religioso…"
      nesta tentas relativizar o Brasil (democratico) com a tirania Saudita (fica-se sempre muito bem assim na fotografia)
      – nao disseste apenas "ida lá para dentro"
      – e referes um crime religioso

      no comentario posterior referes

      "comparava o sistema judicial do Brasil com o da Arabia Saudita ( apenas porque se fala aqui muito de moralidade) "

      quando no primeiro comentario te referes a um crime religioso e nao a um crime moral

      "constato que o sistema judicial não manda ninguém lá para dentro sem o mínimo de provas"
      Sim … tirando casos como aquele que agora me ocorre agora de Slobodan Milošević que esteve preso sob a tutela do TPI e sob a qual morreu e depois veio a ser declarado inocente 😉

      "…Receber um apartamento de oferta sendo titular de cargo publico é apenas imoral ?…"
      Excelente questao
      – A moralidade nestes casos so se aplica aos titulares de cargos publicos? Os outros ja podem passar impunes ?
      – E porque outros casos bem mais suspeitos e graves de titulares de cargos publicos estao a passar ao lado ? e pq a justiça e cega… coitadinha nem ela escapa a culpa da maquina judicial.

      "..não te preocupes muito com o Sr. Silva…"
      -Aquele Sr. Silva a quem nao se pode ir mandar trabalhar porque senao leva-se com um processo em tribunal e que teve aquele caso manhoso da casa da coelha , ou da negociata do pavilhao na expo para o genro ?

      "EXP001 Volta, não te passes para o lado dos controleiros"
      Nunca me passarei e para o lado dos manhosos que contorcem o que dizem e o que os outros dizem.

      EXP001

    4. Ok se a tua tese é a de que Lula da Silva esta inocente e tudo não passa de uma conspiração era importante apresentar indícios, porquê se continuamos apenas a basear a nossa crença em maus exemplos de outros tribunais entao… então… J. Sócrates também está a ser vitima de uma conspiração?

    5. Porquê essa colagem de Sócrates, uma coisa não tem nada a ver com outra!
      Em Portugal é essa colagem em Espanha é Rajoy, cada caso um caso.

      Um tinha e tem casa de "amigos" em Paris, dinheiro de amigos etc… o outro, no Guarujá, algo que só foi visitar? Isto é fazer as pessoas de tontas? Aquilo nem é nada de especial, tipo FHCardoso esse está em Paris.
      Foi um golpe de estado(é um golpe de estado) por uma pedalada fiscal, na Europa, nos Estados Unidos nunca foi problema para reeleger governos. É ver os últimos 50 anos, que tal deixar de sermos hipócritas.
      O juiz um tal de Mouro não julgou baseado em provas mas convicto que o sistema(segundo ele está errado), logo mistura valores pessoais com falta de evidências a coisa é de tal forma política que em Porto Alegre por unanimidade(aliás Geofrey Rush testemunhou)em tempo recorde (o tempo normal é muito maior), mas que dizer quando almocavam juntos etc… o habeas então foi a Cármen, ele por lei tinha até dia 10 de interpor recurso pela defesa como outro qualquer, mas a maga patológica logo arranjou em tempo recorde 2 habeas para sexta(ontem). E Mouro ao não cumprir volta a falhar mais uma vez.
      O maior erro desta gente Mouro e Cármen Lúcia são os seguintes: um juiz é para julgar segundo uma constituição e provas- falhou (convicção pessoal), Cármen Lúcia nem deixou que para o habeas fosse discutido a própria acusação do caso em primeira instância(sem provas sem nada)
      Tudo em tempo recorde sem tempo para a defesa de posicionar sequer, aliás se alguém deu tiros nos pés da constituição brasileira foi Moro e Carmen (porque quis).
      Um juiz que não segue os trâmites não é um juiz(aplicar ou não condenação baseado na lei vigente na constituição e não valores de conduta pessoais)

      Bolas Guarujá conheço e bem e não é nenhum luxo e a propriedade em Atibaia? um primo meu da polícia tem lá propriedade porque era barata.
      Se tivesse tido ele em causa aproveitamento pessoal? Mas onde? Usufruiu de algo e os ricos na costa carioca e no exterior.

      Aqui não defendo ninguém, inclusive o Reinaldo Azevedo(liberal mas coerente) explica que isto no yt com incisos da constituição, uma fantochada a nível jurídico.
      Isto vai acabar com ele preso o que se pretendia até porque outros políticos com acusações e provas, estão cá fora a sorrir e cantar.
      Manobra meramente politica porque estava com 37% de intenções de votos? E esses não têm direito votar, ou votam no que essa pseudo democracia permite?
      Peço desculpa mas estou farto de tanto seguidor pseudo-moralista, e falta mentalidade crítica no sentido analítico das coisas.

      nuno

    6. Meu amigo não há colagem nenhuma, e tens toda a razão, cada caso é um caso mas se na minha conversa com o EXP001, ele invocou no mesmo comentário os casos : Dominique Strauss-Kahn ; Julian Assange; e Sergei Skripal , ok as comparações ajudam a estabelecer um paralelismo mas há limites, então eu não posso dizer uma palhaçada para desanuviar e perguntar se J. Sócrates estará inocente e vitima de uma cabala ? Olha que Sócrates também é de esquerda 😉 ou uma espécie de …

  7. Inciso LVII do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    LVII – NINGUÉM SERÁ CONSIDERADO CULPADO ATÉ O TRANSITO EM JULGADO DE SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA;

    No Impeachment da Dilma, rasgaram a constituição brasileira.
    Ontem, Limparam a bunda com ela.

  8. O primeiro romance do Jorge Amado é 'O país do Carnaval'. Foi escrito em 1931, tinha o Jorge Amado 19 anos. Quase 90 anos depois, o Brasil continua imperialmente a ser, para o bem e para o mal, 'O país do Carnaval'.

    Esta frase do EXP001 resume a ideia que o mundo tem do Brasil – ' a corrupcao no brasil e geral, desde o topo da piramide ate a base. Uns para conseguirem um jeitinho para uma consulta no medico outros para grandes negocios. Quem vive num sistema sujo assim e quase impossivel nao se sujar'.

  9. O poder judiciário manipula suas decisões seletivamente. Ora prioriza a jurisprudência, ora prioriza a Constituição. O PT esqueceu que não fazia parte da Casa Grande. Portanto, no baile da burguesia, quem não é burguês…Corrupção??? No Brasil??? Existe há 518 anos, desde o cristão novo Fernando de Noronha e o monopólio do Pau Brasil…

  10. Se os brasileiros conhecessem verdadeiramente a história deste país, teriam alguma chance de tomar vergonha na cara. Aqui, o povo nativo foi dizimado, o povo substituto escravizado. Restaram imigrações europeias vulneráveis as manipulações das minorias dominantes, internas e externas, e que formariam a classe média serviçal da alta burguesia.

  11. BRASIL = TERRITÓRIO EXPLORATÓRIO, EX-COLONIA JUDAICA PORTUCALENSE, HOJE COLONIA SIONISTA, POVO IGNORANTE, ETERNO PAÍS SUBDESENVOLVIDO (os especialistas usam o eufemismo "em desenvolvimento"). E tem gente que faz questão de ser otimista…pqp!

    1. Chaplin, aprecio muito os teus comentários mas o que temos em comum é descendentes (aí) e culturas completamente diferentes.
      Agora essa é para rir ou chorar.
      Vocês já são independentes á quase 2 séculos.
      A realidade muda é dinâmica quando se cortou e bem o cordão umbilical.
      1- ficaram com uma cultura única nao espanhola.
      2- o vosso território em quase todas as disputas territoriais ficou bem maior graças a nós. (Em relação às terras de pirára pedimos desculpa). Quem lidou com isso foi brasileiros-portugueses e ingleses(a Espanha estava unidada à França ou melhor conquistada, daqui foram corridos com ajuda inglesa). Como pensas que ganharam esse território todo?
      Ai só devem e agradecer, pois mesmo depois de independentes quem ajudou nessas disputas territoriais foi Lisboa/passaram por ajuda de Lisboa/Londres(e ganharam quase todas)
      Não temos culpa que esse tipo de mentalidade arcaica tenha ficado imbuída nos que lá ficaram.
      Se somos tão iguais(como sociedade) por favor explicar o link abaixo:
      https://themysteriousworld.com/10-most-peaceful-countries-in-the-world/
      Aliás na vez desse ressentimento, acho que aqui alguém deve agradecimento a alguém.
      Ficaram com a terra como no resto da América latina e a culpa dos males é de grande parte dos antepassados que saíram a séculos? Será?
      A culpa é só vossa, nós já não temos nada a ver com as confusões golpes etc…se não se sabem governar problema vosso, agora culpar coisas de a 200 anos é um insulto.
      Exemplo a África do Sul e o apartheid, quem foi o país a condenar primeiramente: Holanda.
      Os boers vieram de onde, Holanda.
      Essa estória nao cola. Uns evoluem e mudam. Outros vivem no mesmo sistema…a culpa é nossa temos um controle remoto e influenciamos rsrsrs (parece um episódio da 5a dimensão).
      O vosso problema é que estão na área estratégica do hemisfério ocidental, (e ricos em recusos) e aí muitas corporações e governos do norte fazem o querem é apetece, acham que é deles para delírio de uma elite no mínimo vendida que tira comissão.
      Aliás quem andou a fazer escutas ilegais à presidente deposta à petrobras e mais, e na Alemanha a Merkel, foram os s.secretos portugueses?
      Quem está a comprar isso?
      Nós! Ainda estamos a sair de uma crise.
      Se seguires o dinheiro decerto chegas lá.

      HA-JOON CHANG | ECONOMISTA DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE

      “O Brasil está experimentando uma das maiores desindustrializações da história da economia”

      Considerado de direita na Coreia do Sul e de esquerda na Inglaterra, economista critica rumo das políticas brasileiras e defende protecionismo nos países emergentes

      https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/05/economia/1515177346_780498.html?rel=str_articulo#1522604936178

      nuno

    2. O Brasil é o que é, não por questões que envolvem Povos, sejam portugueses, ingleses, espanhóis. Os processos históricos são outros, caro Nuno. Os protagonistas sempre foram segmentos dominantes, como Casas Dinásticas e a alta burguesia judaica. Países atuais sempre foram vistos por esses segmentos como meros territórios a serem explorados. Acreditar que o ato formal de Independência seja suficiente para que esses territórios sejam verdadeiramente soberanos é simplista demais.

  12. Ok se a tua tese é a de que Lula da Silva esta inocente e tudo não passa de uma conspiração era importante apresentar indícios, porquê se continuamos apenas a basear a nossa crença em maus exemplos de outros tribunais entao… então… J. Sócrates também está a ser vitima de uma conspiração?

  13. P.Lopes
    A pergunta é (por amor à Santa não confundas 2 casos completamente distintos) em que é que a acusação se baseia e se cumpriram a constituição do país em questão.

    Essa colagem foi usada pela imprensa espanhola-Rajoy e portuguesa-Sócrates, países distintos, acções distintas, pessoas distintas. Nesse caso trata-se tudo por igual? O que não é o caso.

    cumprimentos
    nuno

  14. Como deixarão de serem hipócritas se sempre "aprenderam" a enaltecer opressores. Enxergam Casas dinásticas europeias e seus vassalos modernos como "nobres", judeus usurários/especuladores como "inteligentes"…

    1. Quem?…esse festival de gastos em coisas supérfluas. Aliás não servem para nada, talvez para o turismo, os outros podem ir fazer negócios para a Antártica.

  15. Não sinto que esteja a confundir nada, estou a fazer uma pergunta ao EXP001 na sequência de vários exemplos por ele apresentados, e o facto de ele apresentar varios exemplos não sinto também que ele esteja a fazer confusões, o que pergunto são indícios de que Lula da Silva está inocente, parece ser isso que está aqui em causa, não?

  16. Peço desculpa pela intromissão.
    Eu gostava era de ver os indícios de que está culpado? Alguém por favor, já que não existem provas quais são indícios, e já agora quantos por diz que disse – deflação premiada?

  17. Sim, pergunto por indícios ás pessoas que não aceitam as provas decretadas pelo tribunal, trata-se de uma "discussão académica" não tenho nenhuma opinião definitiva sobre o assunto, a discussão aqui já não esta centrada no Lula da Silva mas nos tribunais e nos juízes brasileiros que alegadamente não são isentos e conspiram contra Lula da Silva, e isso deixa-me curioso …

  18. O sr.º Nobre para além da fabricação de factos, de mentir, e tentar sem sucesso reescrever a História, é um exímio dissimulador de propaganda sionista e neoliberal; quando desmascarado, dedica-se a censurar as declarações e factos apresentados que demonstra a fraude que é.

  19. Olá Anónimo (o da "intromissão")!

    Em primeiro lugar, não há nenhuma intromissão, como é óbvio.

    Só não entendo a pergunta. Acho que há à disposição de todos a lista de indícios contra Lula. Fala-se de "indícios", não de "provas": a diferença é abismal. O que não pode ser negado é que haja indícios (outra vez: não "provas!): se depois estes indícios sejam sintomas de verdadeira corrupção ou não indiquem rigorosamente nada, esta é outra questão.

    Quanto ao facto de "dizer o que outros dizem", é só procurar fontes oficiais ou que utilizem como referência as ditas: também neste caso encontrar é simples.

    Mas se for pedido, posso sempre publicar algo, afinal o blog existe também para isso.

    Abraçooo!

  20. O meu agradecimento e reconhecimento ao Max e aos comentadores.Demorei mas entendi, tive de perceber o que era uma "pedalada fiscal" tive de perceber as ligações politicas da esposa do juiz Sérgio Moro e tive de perceber porque é que o sistema judicial brasileiro é tão rápido e implacável para uns e tão lento e benevolente para outros, e apesar de Lula da Silva não ser um Santo, percebo fortes indícios de que se trata de um golpe. E o futuro do Brasil parece muito complicado…

    1. Olá P.Lopes!

      Confesso: não tenho uma opinião totalmente formada. Acuso Lula por ter errado, e muito, na vertente política, mas não sei dizer algo definitivo acerca da questão do triplex.

      As provas (não) apresentadas pelo juiz parecem-me fracas, num tribunal europeu um caso assim nem teria chegado ao julgamento. Mas o que está em jogo aqui não é bem o triplex, é todo um sistema. Se Lula tivesse feito uma boa limpeza, em vez de fechar os olhos, nesta altura as coisas estariam diferentes.

      Complicado? Sim, extremamente, mas não vale a pena viver de ilusões: é algo que mais cedo ou mais tarde o Brasil terá que enfrentar na mesma.

      Pelo contrário, quem vai com os porcos fica enlameado.

      Abraçooooooooooooooooooo!!!!!

    2. Amigo Max, se Lula não tivesse feito uma aliança com as forças retrógradas ( PMDB, PP..) talvez hoje estaríamos bem pior.
      Foi um caminho arriscado e como mesmo vc disse: "quem vai aos porcos fica enlameado". O Ex-presidente Fernando Henrique fez um bom trabalho no seu primeiro mandato, controlando a fantasma da inflação. No entanto, ao tentar proteger e esconder a podridão de seus aliados, jogou no lixo o seu segundo mandato.
      O falecido e quase presidente Tancredo Neves , quando perguntado como ele iria administrar um país com tanta desigualdade social e com as armas do regime militar ainda fumegando, ele respondeu: "O aparelho tem que ser desmontado aos poucos". Foi o que o Lula tentou.

    3. @P.Lopes

      Olá P.Lopes

      1)A questao é: Culpado de que ?
      E que não ha nada de concreto, se perguntarmos quais os crimes e as provas (que tb nao se sabem quais sao) concluimos que nada sabemos.

      2) "… nos tribunais e nos juízes brasileiros que alegadamente não são isentos e conspiram contra Lula…"
      2a – Um Juiz como o moro, que divulga publicamente escutas telefonicas nao esta a seguir a lei (e tem a obrigacao disso) mas houve mais situacoes destas com este personagem
      2b – Nao sao os tribunais e juizes brasileiros e tambem nao e uma conspiracao.
      Ao contrario do que nos fazem pensar (e teem sido muito bons nisso) que nesse meio o Judicial, algo fechado tudo é de opiniao homogenea e em prol da Justiça.
      – ha juizes isentos que cumprem com honestidade as suas funcoes e dignificam nao so o seu titulo como a Justiça, mas tambem ha os que nem deveriam sequer exercer (saindo da plitica, temos aquele juiz ca em Portugal que usou a Bíblia para justificar a violência contra uma mulher que foi violentamente agredida pelo marido e o ex-amante )
      – ha varias opinioes, varias leituras ou interpretacoes e no caso de Lula tb ha varias, por isso nao se deve induzir as pessoas que sao os Juizes e os Tribunais todos.
      3c – Se Lula e culpado ou nao (e de que?) . Nao sei. Nao ponho as maos no fogo por ninguem. Mas o cerne da questao é como referes aqui "…o sistema judicial brasileiro é tão rápido e implacável para uns e tão lento e benevolente para outro…" a utilização de padroes duplos.

      3) Caso Socrates.
      Tambem nao sei se e culpado ou nao (e de que?). Nao ponho as maos no fogo. Mas este tambem é um caso em que foi lançada para a opiniao publica mais confusao que esclarecimentos.
      Agora o que acho muito estranho é que com tantos indicios e tantas provas que havia o caso ainda nao estar resolvido, os prazos sao ultrapassados depois adiados e assim sucessivamente num ciclo ate agora sem fim. Agora ja falam em serem precisos 78 anos para investigar. Daahhhhhhh

      4) Ponto em comum entre os dois casos
      Em ambos os casos parece que o sistema Judicial esta a ser utilizado por alguns actores para fins que nada teem a ver principalmente com a aplicação da Justiça.
      Isso é muito mau porque perder-se a confiança na instituicao Judicial com todas as suas consequencias para a sociedade.
      No brasil é o que se esta a ver, mais a descarada, sem vergonha na cara e mais impulsivo.
      Em Portugal é bem mais dissimulado, prolongado no tempo o que traz 2 vantagens, entala uma pessoa por uma data de anos e acaba por cair no esquecimento. Mas tambem quebra a confiança na instituicao Judicial que se quer celere e tranparente.

      5) " os amigos protegem-se, os inimigos combatem-se e a lei aplica-se aos indiferenciados"
      Quando Getúlio Vargas disse esta frase há mais de 70 anos resumiu o grau de podridão das instituições jurídicas e políticas do Brasil nos anos 40 deixando claro que aqui existem vários tipos de brasileiros em relação aos quais as Leis são aplicadas de maneiras diferentes, na medida da condição e da influência de cada um.
      O homem sabia do que falava 🙂

      6)
      Nao e uma questao de direita ou de esquerda, alias esse conceito nos dias de hoje e algo tao ambiguo que quase ninguem sabe explicar.
      Tambem nao se trata de seguir cegamente um lider ou um partido. O principio é : ter a minha casa limpa e em tudo (isto para quem nao gosta de sujidade)

      7)
      Gostei do debate contigo.
      Es habilidoso na utilizacao das palavras, dos argumentos e a conduzir o debate, embora muito esquivo e condicionante ou fechado na argumentaçao.
      Creio que somos pessoas de areas profissionais bem distintas, coloco a hipotese de estares na area do direito ou ciencias politicas eu sou mais de ciencias exactas.
      Mas aprendemos sempre para alem do assunto em debate.

      EXP001

    4. Meu caro EXP001 quero agradecer a tua paciência e os teus esclarecimentos, vim para este debate a pensar que Lula da Silva era mais um corrupto que ia preso e acabei por compreender que terá sido o 2.º melhor presidente do Brasil e que o sistema judicial brasileiro é um pântano, quanto ao Sócrates do que conheço não será comparável, Sócrates é um capitulo muito negro da historia de Portugal… muito muito negro mesmo ( prefiro nem começar) e esta para durar. Exatamente estive na área do direito e trabalhei muito próximo com políticos e encontrei de tudo…
      Um grande abraço!

    5. Se P. Lopes não for um fake, is creasy, kkkk, que piada estes fakes de ambos os lados.

    6. O Sérgio sucintamente explicou e bem certas coisas que não são entendidas aqui.
      Obrigado pelo posto
      nuno

  21. "Lula: Apartamento vazio registrado no cartório de registro de imóveis em nome de construtora.
    Veridícto: Bandido".
    É pior, Max. apartamento vazio, no nome da OAS, penhorado à CEF e entregue, pela OAS, ao Juiz responsável pela recuperação judicial. Nunca vi alguém GANHAR uma comissão, após deixar o cargo, tão gravada assim! Coisa de 500 mil dólares. Lula cobrava 100 mil dólares por palestra. Microsoft, IBM, até a Globo o contratou. Isso é Ucrânia II! Ahhh, o pré-sal o filé, já tá com a Exxon. Ela merece.

  22. Nobel da Paz argentino começa campanha por indicação de Lula ao prêmio

    A carta, endereçada ao Comitê do prêmio na Noruega, já conta com mais de 40 mil assinaturas. Nela, Esquivel afirma que a “Paz não é apenas a ausência de guerra, nem se trata de evitar a morte de uma ou muitas pessoas, a Paz também é dotar os povos de esperança de futuro”.

    O Nobel argentino lembrou da declaração de Lula quando assumiu a presidência em 2003. Naquela ocasião, o então presidente afirmou que era necessário vencer a fome, a miséria e a exclusão social, e disse que com programas como o Fome Zero e o Bolsa Família, ele conseguiu tirar da pobreza extrema mais de 30 milhões de pessoas. Ele atribuiu ao ex-presidente conquistas como a queda de pessoas que viviam com menos de US$ 3 dólares ao dia de 11% em 2003 para 4% em 2012, segundo o Banco Mundial.

    Também ressalta a queda do desemprego durante seu mandato e o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) pela implementação de programas de saúde e educação pública, aumentando a expectativa de vida e a escolaridade média do país.

    “O governo Lula foi uma construção democrática e participativa com meios não violentos que elevou o nível de vida da população e deu esperanças aos mais necessitados. O mundo reconhece que houve um antes e depois de Luiz Inácio Lula da Silva. A sua contribuição a Paz é bastante concreta para os brasileiros e reforçada por estudos internacionais”, pontuou Esquivel. “Por isso, somos muitos que acreditamos que dar o Nobel da Paz a “Lula” ajudará a fortalecer a esperança de poder seguir a construção de um novo amanhecer para dignificar a árvore da vida”, concluiu.

    http://tinyurl.com/ybtsckuy

  23. Vou divergir um pouco, nós estamos a ser bem enganados e os orientais sabem disso.
    No artigo do El País(acima) finalmente entedi porque milionários, e muitos outros usam Cingapura extrato mais importante (não é um paraíso fiscal, não entra dinheiro de esquemas de bolsa e outros hft etc…, só valor comprovado e provado).
    Baseia-se tudo em confiança e porquê?
    Ler:

    P: Há algum lugar onde estaria sendo gestada uma solução para o modelo de desenvolvimento econômico dos países?

    R: Cingapura é hoje o exemplo mais bem sucedido de um país com desenvolvimento pragmático e não ideológico. Quando lemos sobre Cingapura nos jornais The Wall Street Journal e na revista The Economist sempre ouvimos falar da política de livre comércio e o acolhimento positivo que o país tem com o investidor estrangeiro. O que é verdade. (((Mas não se fala que 90% das terras do país são de propriedade do Governo; 85% das casas são de propriedade do governo; e 22% do PIB é produzido por empresas públicas))). Eles têm um modelo pragmático de economia, que mistura elementos do capitalismo de livre mercado e do socialismo. Eles não são capitalistas, nem socialistas. São pragmatistas. Uma de minhas frases favoritas é de Deng Xiaoping, o ex-líder Chinês: “Eu não ligo se o gato é preto ou branco, contanto que seja bom em pegar ratos”. Isso é o pragmatismo.

    Pode não se concordar com tudo mas, o ponto não é esse.

    Conclusão os modelos neoliberais são uma falácia os ricos e informados sabem disso, e onde existe de facto confiança em depósitos é maioritariamente controlado e supervisionado pelo estado.
    Gostava de saber porque os meios de comunicação omitem algo tão importante.
    Se China e Rússia estão a fazer o mesmo isso explica bem os acontecimentos últimos.(espiões ou qualquer outra desculpa, China início de guerra comercial)

    Medo que as peças de dominó comecem a calor umas sobre outras no casino.

    E enquanto isso aí uns conta outros (não comento porque tenho amigos deste e daquele e respeitamo nos, opiniões diferentes e continuamos amigos como/desde sempre), aí não sabem lidar com quem pensa diferente (só uma mera opinião) e desacreditar, insultar, vale tudo, enfim = não respeitam a pluralidade algo típico não de democracias mas de regimes totalitários ou que para lá caminham.
    Aqui Portugal após mais uma aplicação do veneno do FMI e de instrumentos monetários duvidosos, com o resultado habitual= m***a, agora lentamente a recuperar mas graças a bancos (salvos pelo estado/nós) 5,6,7? Em que aquela gente muito bem paga e "responsável" investiu as economias dos utentes em todo tipo de mecanismos, enfim é roubar, o que não permite que embora tivéssemos o maior crescimento este ano desde o 25A e devido ao défice isso possa ser aplicado no que realmente interessa.
    Vai para salvar bancos, que literalmente fizeram uma cosmética até não ter mais, e agora pedem intervenção do estado, e o estado vai dar porque quem lá tem conta não tem culpa e porque a união europeia assim o diz.

    peço desculpa pelo off topic mas anda muita gente mal informada, até o pato que escreve isto.

    nuno

    1. Olá Nuno! O que chamas de pragmatismo nada mais é que o velho e surrado Capitalismo de Estado…abraço

    2. Eu não chamo Chaplin o autor, professor na Univ. Cambridge.
      Tanto que na Europa é considerado da ta(r)l de esquerda na Ásia de direita, como o próprio o diz.

      Não é bom! E como vivemos atualmente concordo com ele. Uma nação que tudo entrega e destrói a manufactura é para ser parte do mercado de comodidades e quem cria produto feito/ manufacturado/ empresas públicas e privadas (não sujeito a leis de bolsas) e com isso cria exportação que dá mais valores para quem exporta. Os próprios. Embraer, Petrobras etc

      Aí as empresas mais toxicas que podiam acabar seria o grupo Abril e Globo, a imbecilidade desde sempre
      O grupo Abril é também tão poderes o que nem Sarney! lhes deu licença televisiva: muito poder segundo ele. E com razão.

      No mundo actual, claro.
      Mas isto é de doidos, os valores estão não diria invertidos mas sem a matéria prima=comodidade, as árvores os animais a água a agricultura são comodidades ? Como chegamos aqui, está tudo invertido sem eles não vivemos. E desde o aparecimento sempre vivemos e sobrevivemos do que chamam comodidades! E hoje às pessoas são um asset. Um asset ou assets ver no dicionário.

      …os alimentos e vegetais e mais como a água(sem eles não há vida). A Nestlé o que pretende?
      O aquífero de Guarani é importante mas o de Alter do Chão é igual ou mais.

      O petróleo é importante mas já é substituível como combustível em muita coisa, a água e aquíferos vão ser a principal razão de guerras, já são. O Iraque foi petróleo e a reserva subaquática debaixo do Eufrates e do Tigre, aliás várias pessoas na altura até diziam ser o principal motivo. Na Líbia, ou melhor no norte de África está mapeado uma reserva desde a Líbia até Darfur(guerra) e outros locais igualmente instaveis.
      Comédia foi aquele jornal paraguia a dizer ingenuamente que a filha de Bush visitava para ver as belezas del país, sim comprou uma parte importante das reservas de água.
      Vou depois colocar os mapas se quiseres.

      Abraço
      nuno

  24. O inadmissível no meio disto, é ter sido preso um cidadão (Lula da Silva), sem que a acusação fosse capaz de apresentar provas do crime que aparentemente o acusado cometeu.

    Isto é hilariante, só possível em países que não dominam as suas instituições, bem como as leis e normas que as regem, estando sujeitos a ingerências por partes de outros nos seus assuntos internos.

    Porém, não esquecendo o excelente trabalho efectuado pelos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, em prol do revigoramento da economia e das melhorias das condições de vida dos cidadãos brasileiros em vários aspectos, não podemos ocultar que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem uma origem duvidosa e uma agenda obscura; como todos sabem, foi criado para abafar e extinguir por completo a influência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Lionel Brizola e Darcy Ribeiro, que efectivamente tinham um projecto para o Brasil que colocaria em causa os interesses do regime da Inglaterra e os seus aliados, que colonizam este país desde 1822.

    O que actualmente está a acontecer na República Federativa do Brasil, também é culpa de Lula da Silva e do “seu” Partido dos Trabalhadores (PT); deixo aqui mais uma excelente entrevista realizada por Rafael Correa e o canal RT (Russia Today), pedindo ao Max e aos leitores que escutem bem (a partir do minuto 18) o discurso de Lula da Silva:

    https://actualidad.rt.com/programas/conversando-correa/266954-lula-correa-elite-america-latina-democracia

    1. Verdadeiramente interessante, há inúmero pontos que merecem uma reflexão nestas declarações de Lula. Os erros do PT, a atitude de Obama e Hillary, a "democratização" dos meios de comunicação…

      Está em espanhol mas entende-se muito bem, aconselho a visão.
      Muito obrigado.

      Abraçoooooooo!!!!!

  25. O julgamento/condenação de Lula foi firmada tendo como base a chamada PRESUNÇÃO DE CULPA e SEM MATERIALIDADE DA PROVA o que, por si só, seria mais que suficiente para o Supremo Tribunal (instância superior) considerar, devido a inconstitucionalidade (princípio da inocência ) e ilegalidade de tal decisão, como um ato/julgamento nulo. Além disso, temos a própria emenda constitucional que exige o chamado 'trânsito em julgado', exigência para que possa ser cumprida uma sentença prisional.

    Abraço

  26. Fui eu nuno mas não quero encher isto de nuno(aqui e ali). Por isso postei anonimamente.
    Logo pelo historial, nem te des a esse trabalho 🙂
    O sentido é precisamente esse que explicas.
    Língua portuguesa- há indícios/probabilidades/talvez/
    dizem que etc…Nada concreto é quase como rumores
    Provas- factos/actos comprovados por escrito, diante de testemunhas, ligação com contas, registado etc…actos comprovados/ com documento testemunhas logo palpável para ser julgado.

    Abraço

  27. Nesta série de entrevistas da RT, conversando com Corrêa me chamou atenção a simplicidade e ao mesmo tempo brilhantismo de interpretação da mentalidade sul americana, proferida pela senadora da República Argentina e ex presidenta Cristina Kirchner. Quem estiver lá assistindo o depoimento do ex presidente brasileiro, não deixe de assistir a Cristina.

    1. Ainda não tive oportunidade de assistir à entrevista de Rafael Correa com Cristina Kirchner, mas irei fazê-lo com certeza.

  28. Sem surpresas, mas só para registrar:

    "…Mark Weisbrot, do Centro para Pesquisas Econômicas e de Políticas Públicas, think-tank de Washington, diz que a Operação Lava Jato é orientada pelo Departamento de Justiça norte-americano; "os Estados Unidos estão obviamente envolvidos nas investigações", diz ele; segundo Weisbrot, será necessário realizar uma investigação independente para se descobrir qual a dimensão do papel dos Estados Unidos no golpe de 2016, que derrubou a presidente Dilma Rousseff ilegalmente e agora se fechou com a prisão de Lula; Weisbrot diz esperar que, desta vez, a verdade apareça mais rapidamente do que no tocante ao golpe de 1964…"

    http://tinyurl.com/y7wfgcvz

  29. Pelo menos se vê que vocês não roubam. Quem faz tráfico de influência não emite recibo, quem oculta patrimônio usa laranjas, não a fruta, mas pessoas exploradas para dar.o nome e ocultar o do criminoso. Quem rouba não faz contrato.

  30. Por que o Brasil não deu certo ? A resposta: o erro veio desde o começo da sua história. O seu passado te condena.

  31. É mentira mas se ficas feliz assim.
    Passa a ser verdade.

    Mais a pseudo sondagens de 35% são só para quem é mais abastado economicamente e tem dinheiro para certo tipo de assinaturas celular/tv/e telefone fixo.
    Engraçado que nas favelas não tem quase telefone fixo. A rede é nextel que não conta. E se perguntar evitam dar resposta mas se confiarem e bem aí abrem a boca dizem PT. Até bandeiras escondidas em casa ou nas favelas estão. É óbvio que têem medo ou de perder o trabalho ou represálias.
    Quantos aqui já estiveram a jantar numa favela a convite da pessoa que vai diariamente fazer X serviços , e o português já…são muito mais de 50% muito mais e só descem do barranco para votar, porque ainda podem.
    O problema é presente e é vosso.

    O seu passado te condena ? A quem

    Maldita a hora que começamos…por decoro e manter o nível não vou dar resposta a troll anónimo e acéfalo, mas peço desculpa a tua mãe não era o efeito desejado…

    n

  32. Nesse caso todos inclusive você é culpado até prova de sua inocência, inteligente! Então é acabar com os tribunais e justiça(fins políticos) , aliás justiça para quê? Praça pública e justiça popular né, tipo caça as bruxas da idade média.
    Escuta quanto é que te pagam para dizer pérolas dessas ou é efeito de programação.
    Se sua excelência ler a imprensa estrangeira ninguém entende como ou o que juridicamente se passou aí.
    Investimento estrangeiro nem ver, ninguém vai investir aí, aliás estão a sair. Razão lógica instabilidade.

  33. Não sei o que é mais risonho, um esquerdopata improdutivo que no mínimo tem um cargo em um governo qualquer vivendo dos impostos dos outros me acusar de receber.

    Ou pior, eu sou um seguidor da programação, mas tenho que me preocupar com a falta de investimento estrangeiro.

    Você realmente é uma piada, mas fica tranquilo, acabei de receber meu 'salário', rir da sua cara não tem preço.

    O resto do seu comentário é coisa de biduzão, aquele que tenta adivinhar como as coisas serão. Prefiro a aposta no presente certo do que no futuro de um esquerdopata maluco hippie ou de um conservador neurótico dopado.

    Fique com suas lamúrias. Obrigado pelas risadas.

    1. Olá Chaplin
      Excelente observação
      Uns são, outros não e os que se julgam de facto governos e usaram aquele processo de votos e elegeram os que supostamente vão representar os interesses da maioria, os gerentes de loja são o alvo a abater.(por esses mesmos que denominaste de donos)
      Quantos não morreram fisica/politicamente por todo o mundo por se oporem a ser meros gerentes de loja?
      Os donos da loja são a desgraça da civilização atual(o passado deixo a teu cargo, isto vem de a séculos) e principalmente ocidental, fazem tudo às "escuras" alteram a gosto as estruturas ou basicamente tudo sem se saber sequer quem são em parte(ou diretamente).
      Quem trabalha para eles tendo conhecimento disso nem prostitutos ou vendidos são, diria escumalha humana ou lama ou um vírus.
      E a maioria vai sofrer(sempre igual) para que os donos da loja (são poucos) levem a sua avante.

      Enquanto esses que se acham donos não forem expostos vivemos numa ilusão permanente e cada vez mais especulativa.(nada é o que parece)
      O dia que forem, acredito que muito irá melhorar.
      Para isso tem que existir vontade política/organizacional(e outros métodos) para existir uma consciência de que quem dita isto não são os gerentes, mas meia dúzia de donos, que só querem mais valias das suas lojas.
      A comédia é que sem esta gente que utiliza tudo o pior no ser humano(manipulam-nos como já nem digo ratos mas formigas) estaríamos muito melhor colectivamente.
      Uma loja assim aqui, aí, ali não passa de uma realidade para quem lá está mas de facto uma ilusão real fabricada, a quem lá vive se submete e o próprio gerente tem as mãos atadas, o dia que desata acontece algo. Mas o resto dos gerentes obedientes a esse governo logo põem na sua ordem.

      abraço
      nuno

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: