Site icon

Síria: o falso vídeo dos Capacetes Brancos

Após o ataque químico na Síria, foram difundidas imagens de socorristas que actuavam para salvar as
vidas de algumas crianças. Os socorristas . neste caso, eram os Capacetes Brancos, uma ONG que opera nas zonas ocupadas pelos rebeldes, contrários ao regime de Assad.

O site Veterans Today afirma que a organização Swedish Doctors for Humans Rights (SWEDHR) analisou as imagens, chegando às seguintes conclusões:

Veterans Today afirma que foi a falsa injecção que matou a criança. Portanto, um homicídio intencional, encenado para fazê-lo parecer um tratamento médico após o ataque químico alegadamente sírio.

Veterans Today também afirma que a tradução das frases árabes ouvidas durante as imagens são falsas: os originais seriam instrucções dadas para que a criança pudesse ser gravada de forma melhor e não directivas médicas.

SWEDHR, uma ONG formada com a
participação de professores, doutorados, médicos e investigadores
universitários nas ciências médicas e nas disciplinas relacionadas com a
saúde, emitiu um comunicado para retificar parcialmente quanto afirmado por Veterans Today:

Os médicos suecos para os direitos humanos nunca acusaram os Capacetes Brancos de “assassinar crianças”. Nem temos acusado de tal atrocidade o pessoal mostrado no vídeo publicado pelos Capacetes Brancos. Tomámos especial cuidado em formular as nossas conclusões no sentido de excluir qualquer acusação de homicídio intencional. Esta é, em vez disso, a conclusão alcançada pelo autor do artigo da SWEDHR, Prof. Marcello Ferrada de Noli, depois que dos médicos da SWEDHR terem examinados os vídeos publicados pelos Capacetes Brancos no YouTube:

Os procedimentos salva-vidas sobre as crianças mostrados nos vídeos dos Capacetes Brancos
são falsos, realizados em crianças
mortas. A seringa utilizada na “injeção intracardial”
realizada no bebé de sexo masculino estava vazia, ou o seu fluido nunca
foi injectado na criança. Esta mesma criança mostrou, brevemente, discretos sinais de vida (incertos) no primeiro segmento de WH Vid-1 [White Helmets Video, ndt]. Se
assim for, esta criança pode ter morrido durante o lapso em que as
manobras “salva-vidas” mostradas no filme dos Capacetes Brancos foram realizadas (o
que não é o mesmo que afirmar que o pessoal observado nos vídeos provocou a
morte do bebé. Em termos forenses, a causa real da morte, bem como a modalidade e a intencionalidade, pertencem a assuntos diferentes daqueles tratados na nossa análise).

Conclusões apoiadas por uma conferência de imprensa realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moscovo, publicada pela emissora RT.

Vamos observar o vídeo dos Capacetes Brancos.

ATENÇÃO
O seguinte vídeo contém imagens que podem facilmente impressionar o público sensível.
É aconselhada cautela.

O cloro (supostamente utilizado no ataque, já que o sarin foi descartado) provoca forte irritação das mucosas, dos olhos e queimaduras na pele (o sarin teria provocado contracção das pupilas). A criança no vídeo não mostra nenhum deste sintoma.
Os Capacetes Brancos

Os Capacetes Brancos, também definidos (impropriamente) Defesa Civil Síria, é uma ONG que opera na Síria em áreas controladas pelas forças de oposição ao governo: foi criada no início de 2013 pelo consultor de segurança britânico James Le Mesurier no âmbito da fundação Mayday Rescue, e desde então a organização tem crescido, contando actualmente com cerca de 3.000 voluntários.

O financiamento dos Capacetes Brancos (como também de Mayday Rescue) é internacional, principalmente Grã-Bretanha, Países Baixos, Japão, Dinamarca, Alemanha, a  Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Entender quem são de verdade os Capacetes Brancos é muito simples. É suficiente observar este vídeo:



É possível observar Capacetes Brancos (originários do Reino Unido, neste caso) que participam numa detenção operada pelos radicais de Al Nusra (facção de Al Qaeda) na Síria. Existem numerosos vídeos na internet que demonstram além de qualquer razoável dúvida a ligação entre Capacetes Brancos e radicais islâmicos de Al Nusra.

Vídeo ainda mais interessante (todavia em língua inglesa) é o seguinte:



Lembramos que os Capacetes Brancos são financiados por Estados Ocidentais.
Boris Johnson, Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido:

Eles são fantasticamente corajosos, estes Capacetes Brancos. Tenho
orgulho de dizer que estamos dando a eles um financiamento de 32
milhões de Libras (39.78 milhões de Dólares) como parte de um pacote de mais
de 65 milhões de Libras para uma ajuda não-humanitária. 

Os Estados Ocidentais estão a financiar a organização que assiste do ponto de vista médico os combatentes de Al Nusra. E Al Nusra é a facção síria de Al Qaeda. Ainda dúvidas acerca de quem fica atrás de Al Qaeda e dos rebeldes sírios?

O plano

Voltando ao ataque, interessante um artigo do diário britânico Daily Mail, publicado no dia 29 de Janeiro de 2013. O artigo revelava um esquema para lançar um ataque químico contra a Síria e culpar o regime de Assad. O plano teria tido a aprovação de Washington. Segundo a emissora RT, as armas seriam originárias da Líbia e a notícia apareceu também em outros sítios online ao redor do mundo (Yahoo News, Philippine Times, LiveLeak, etc.).

Apesar da notícia ser verosímil, é precisa cautela: a fonte seria um e-mail interno trocado na empresa Britam e relativa a oferta do Qatar para fazer explodir armas de origem soviética, oriundas da Líbia e parecidas com aquelas supostamente na posse da Síria.

A fonte original seria um hacker da Malásia e Britam admite ter sido alvo de hackers, mas da e-mail circulam duas versões, uma das quais (aquela de Infowars) obtida a partir da Alemanha (segundo as palavras do site). Sendo Infowars um site de contra-informação (e não de “informação alternativa”), normal pensar que tenha actuado para desacreditar a notícia original: todavia estamos perante uma “caso queimado”, acerca do qual é inútil acrescentar algo.

Ficam os factos: tanto o Daily Mail quanto Infowars apagaram as respectivas páginas inerentes ao assunto. A seguir, o artigo original do diário inglês, guardado na caché de Global Research:

O artigo completo em idioma inglês pode ser lido no seguinte link.

Ah, ia esquecendo: Boa Páscoa…

Ipse dixit.

Fontes: Veterans Today, SWEDHR, Russia Today (1 e 2), The Indicter (1, 2 e 3), Yahoo News, Philippine Times, Live Leak, France 24, Mayday Rescue