Site icon

Suécia: onde é que já vimos isso?

Atendado em Estocolmo.
Pessoal, o que pode ser dito? Vamos fazer um copia/cola, pescando num dos atentados anteriores? Berlim? Nice? O esquema é sempre o mesmo: camião roubado atirado contra as pessoas. O Presidente da câmara já fala de atentado.

Nas próximas horas?
O homem é de origem medio-oriental, entre 25-40 anos, vive na Suécia há alguns meses; é conhecido pelas autoridades por pequenos crimes ou por ter ideias radicais ligadas à religião. Os pais dele não acreditam, os vizinhos dizem que era um rapaz simpático, sempre disponível.

Choque no mundo, solidariedade em Paris (onde pintam o Arco de Triunfo com os colores da Suécia, em Berlim (Porta de Brandeburgo), em Lisboa (onde pintam a estátua do Marquês de Pombal com as cores do Benfica).

Em Bruxelas a classe política exprime indignação, mas temos que ir em frente, não podemos baixar a cabeça, se mudarmos seria uma vitória dos terroristas.

As fotografias das vítimas: uma jovem estudante da universidade, um rapaz que estava prestes a casar-se, outros imigrante. Para boa sorte não há crianças, aquelas morrem só na Síria.

O terrorista afinal é encontrado mas morre numa troca de tiros com a polícia. Pena, teria sido muito interessante falar com ele.

Tudo igual, até da próxima vez.
Obviamente espero estar enganado, mas assim vão as coisas nos últimos tempos.

Ipse dixit.