Site icon

Rastos Químicos? Bah…

…e vamos jogar aos conspiracionistas.

Como os Leitores do blog sabem, estou bastante desconfiado quando o assunto forem os rastos químicos. Há algo que não me convence. Mesmo assim, eis algumas imagens tiradas no dia 1 de Outubro em Italia, perto da localidade de Ovada (Província de Alessandria).

Trata-se do céu visível a partir do jardim da casa da minha mãe, direcção Norte.

Mesma hora, mesmo lugar, desta vez o céu na direcção Leste. Espectáculo interessante, tive que ir buscar o telemóvel e tirar umas fotografias. Depois esperei para ver passar um outro avião. E passou.

Sendo a câmara utilizada a do telemóvel, com o zoom no máximo, o resultado não é dos melhores: mas é suficiente para observar um avião que transita aparentemente no interior dum rasto (na verdade deve ter sido mais acima), sem deixar rasto nenhum.

Outro lado do céu, outro avião: aqui mal se vê mas juro que está um avião lá! Também neste caso sem rasto nenhum. Fui tomar o pequeno almoço, depois voltei: passado uns 20 minutos a situação era a seguinte:

Os velhos rastos estavam a desaparecer enquanto nenhum rasto novo era formado e isso apesar do transito de aviões continuar. Achei isso curioso.

Nada percebo de aviões ou de condições meteorológicas em alta quota, pelo que as minhas são as observações duma pessoa ignorante: afinal este pode ser um fenómeno perfeitamente normal, só não entendido por mim.

Fui controlar as aerovias da zona no site SkyVector e, de facto, no círculo vermelho (que deve representar a zona do céu visível a partir do jardim) as rotas (linhas azuis) formam um padrão bem parecido com aquele fotografado.

Caso fechado?

Ipse dixit.