Site icon

Windows: o GodMode (Modo de Deus)

Pequena utilidade informática: dado que os utilizadores de Windows ainda são muitos, pode dar jeito ter uma pasta no interior da qual encontrar…tudo!

Trata-se do God Mode (literalmente: “Modo de Deus”).

Os desenvolvedores dos sistemas operativos costumam esconder nos códigos funcionalidades particulares. Aconteceu com o péssimo Windows Vista, com Windows 7 e com Windows 10 também.
Por exemplo: com Vista era possível aceder a 246 funções escondidas, enquanto com Windows 7 estas eram 275. Mas como fazer isso?

É muito simples.
Na Área de Trabalho (o desktop) clicar com o botão direito do rato e escolher Novo e depois Pasta. Feito? Muito bem. Agora na Área de Trabalho há uma nova pasta com o nome de Nova pasta. Que como nome não é grande coisa. Portanto, copiar a seguinte linha:

GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Copiado? A seguir clicar outra vez com o botão direito do rato na pasta apenas criada e colar a linha antes copiada. E pronto, acabou.

Ehi, o ícone da pasta mudou! Tranquilos, é isso que é suposto acontecer: ficou como na imagem à direita, não é? Perfeito. Mas além disso, nota-se alguma diferença? Não? Claro que não, é preciso abrir a pasta.

Nela podemos encontrar muitas funcionalidades: gerir as contas dos utilizadores, os dispositivos conectados, ecrã, cores, data e hora, programas pré-definidos, som, teclado, letras, backup e muito mais ainda. Tudo junto.

O GodMode é um método para reunir numa pasta todas as funcionalidades que normalmente estão espalhadas no sistema. Com o tempo e o hábito resulta muito mais prático gerir o computador daqui do que a partir do Painel de Controle. Já que o Leitor escolheu sofrer com um sistema Windows em vez de utilizar um Linux, aos menos que tente sofrer um pouco menos.

Como afirmado o GodMode , o “Modo de Deus”, é presente também em Windows 10. E a propósito: vale a pena passar já para o novo sistema operativo da Microsoft?

Windows 10: instalar ou não instalar?

Nestes dias falei com alguns técnicos e todos concordam: Windows 10 é melhor quando comparado com o insucesso total que foi Windows 8. O computador torna-se mais rápido, mais reactivo. Todavia…

Todavia Windows 10 é um sistema operativo nascido há pouco: ainda tem falhas (bugs). Nada de grave (o sistema parece estável), mas a Microsoft já lançou duas importantes actualizações e nos próximos meses é normal que esta prática continue. Dado que Windows 10 poderá ser descarregado de forma gratuita até o começo do próximo Verão, vale a pena esperar: deixem que sejam os outros a fazer as cobaias por conta da empresa de Bill Gates. Quando será a altura de descarregar, terão um sistema operativo já amplamente corrigido.

Entretanto, continuem com o vosso velho Windows. Ou ainda melhor: desfrutem os próximos meses para experimentar um sistema Linux. Dificilmente voltarão ao Windows: Deus, por exemplo, formatou uma única vez, com o Dilúvio; depois passou ao Linux e desde então tudo funciona que é uma maravilha. Este é o verdadeiro GodMode!

Ipse dixit.