Irão: o País impossível

Hans Humes é o fundador da Greylock Capital Management, um fundo de investimentos com sede
em Manhattan (New York). O acordo sobre o nuclear tinha sido apenas assinado e já o simpático Hans se encontrava num avião para Teherão.

Se passar de bestial para besta é um segundo, também acontece o contrário: agora o Irão é visto como uma espécie de El Dorado.

Durante uma viagem de 10 dias, Hans gostou muito do que viu: uma população bem instruída, bem poucos sem-abrigo, sinais duma economia modernizada:

O apetite do mercado para os Títulos iranianos vai ser muito elevado.

Talvez seja preciso um ano antes que seja possível começar a invadir o Irão, pois as sanções ainda têm que ser completamente levantadas, mas já há fila: além dos fundos de investimentos, há a Royal Dutch Shell, a BP, a Exxon, a Total.

A razão? Sim, o petróleo e o gás, sem dúvida. Mas não é só isso: também a Nigéria tem petróleo e nem pouco. Todavia aí há as companhias de extracção, que chupam a riqueza dos habitantes locais e nada mais. Para o Irão, pelo contrário, estão a preparar-se todos, incluídos os grandes bancos privados internacionais (entre os quais a maior parte europeus).

A verdadeira razão é bem diferente: o Irão tem uma economia sã. Muito sã mesmo.
A Dívida total do governo iraniano no ano passado era apenas 11,4 % do produto interno bruto (PIB). Tanto para ter uma ideia: Portugal tinha 122.9 %, os EUA 106.25 %, África do Sul 42.2 %, Brasil 68.4 %, Índia 66.8 %…  E a maior parte da Dívida iraniana é fruto de empréstimos bilaterais com alguns Países asiáticos.

Amir Zada, director do fundo de investimentos britânico Exotix Ltd.:

Eles actualmente não tem dívida externa.

A Dívida total do Irão é inferior àquela dos 91 % dos Países monitorizados pela CIA. E em 36 anos nunca falhou um pagamento.

E a economia? Apesar das sanções, o Irão cresce 3 % por ano: calcula-se que este dado seja inferior em 15 ou 20 % ao potencial por causa das medidas decididas no âmbito do nuclear.

Ok, vamos resumir: um País com uma Dívida externa inexistente, com uma Dívida total insignificante, com uma taxa de crescimento de 3 %, com pessoas instruídas, uma economia moderna… como é possível tudo isso num País que praticamente não teve acesso aos mercados (o Ayatollah Khomeini antes, o Eixo do Mal depois, etc.)? Onde os bancos não cobram juros? Tudo isso é impossível. O Irão é um País que não pode existir.

O Irão ficou sem as entradas do petróleo e do gás por causa das sanções (é por isso que agora Shell, BP, Total e companhia fazem a fila), mesmo assim continuou a progredir, nunca falhou um pagamento, não construiu o futuro por cima duma Dívida sem fim e hoje apresenta uma economia que é a inveja de qualquer País europeu (e não só).

Como é possível? A resposta é: o Irão auto-financia-se.
Como? Com a Modern Money Theory. Esqueçam a absoluta necessidade dos Mercados, os Títulos que devem ser vendidos aos grandes investidores, os juros “indispensáveis” para que o sistema bancário funcione e tudo o resto. O Irão faz tudo sozinho: imprime dinheiro, empresta-se o dinheiro, controla o seu dinheiro.
Muito simples.

Ipse dixit.

Relacionados:
Modern Money Theory – Parte I
Modern Money Theory – Parte II
Modern Money Theory – Parte III
Os bancos do Islão
O banco sem juros
Sukuk?

Fontes: Bloomberg, Wikipedia (List of countries by public debt)

5 Replies to “Irão: o País impossível”

  1. Esse é o resultado quando não se permite que os Sionistas controlem as Finanças da Nação. Não é por acaso que está incluído no "Eixo do Mal".

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: