Site icon

Honra aos cidadãos gregos

Mantenho as críticas ao governo de Tripas, mas a verdade é que a estupidez de Angela Merkel (que
recusou continuar as negociações antes do referendo) & sócios transformaram o sentido desta consulta popular. E o resultado é que hoje Zona Euro, União Europeia e Banco Central Europeu levaram um estalo de todo o tamanho.

Nestes últimos dias foram exercitadas pressões inqualificáveis contra a Grécia: o BCE que corta os fundos de emergência deixando os bancos sem um tostão, as reportagens televisivas nos quais todos parecem preparados votar “Sim”, as sondagens que dão a vitória do “Sim”, embora  por uma curta margens.

Tudo isso valeu de nada. Os Gregos souberam avaliar a situação, entenderam quem os verdadeiros responsáveis e reagiram com firmeza. Este é um “Não” que pesa de forma brutal (também pela percentagem alcançada: nesta altura fala-se de mais de 61%), que atropela os ideais (mas quais?!?) da moeda única.

Parabéns ao Tripas: jogou muito bem as suas cartas e saiu politicamente ainda mais reforçado.
Agora é esperar para ver os novos episódios desta “tragédia grega”.

Continuo a desconfiar do Tripas, mas isso nada retira ao mérito dum povo que não se vende em troca dum prato de lentilhas, que está disposto a continuar a sofrer (porque a partir de amanhã as dificuldades permanecem na mesma) para demonstrar que nem todos são uma cambada de ovelhas sem espinha.

As Mentes Pensantes agora têm que sentar-se e reflectir porque este “Não”:

A “tragédia grega”, se mal gerida, pode ser o começo do fim da moeda única (no qual caso, irei comprar um garrafa de espumante e das mais caras também).

Bruxelas já não pode tratar Tripas como um “louco radical”, pois agora tem a força da grande maioria dum povo atrás dele. Vamos ver se consegue manter-se coerente (e fiel ao mandato popular) ou se irá ceder perante as novas ameaças que com certeza irão surgir.

Seja como for: meus senhores, hoje levaram um estalo daqueles… 🙂

Ipse dixit.