Site icon

Lista de programas perigosos para o computador

Outro artigo de informática???
Yep: encontrei-o e pareceu-me bem interessante.

A maioria dos artigos na internet aconselha quais programas utilizar. Mas quais são os programas que é melhor não utilizar?

Ante de mais uma aviso: qualquer lista será sempre temporária, pois o sector está continuamente a evoluir e aparecem diariamente novas ameaças. É fundamental manter o nosso computador com defeso com um anti-vírus e um firewall, ambos sempre actualizados (e “sempre” significa diariamente). 

A seguir, eis algumas listas que podem ser úteis: são os programas que temos de evitar.

1. Programas rouge que não devem ser instalados ou utilizados

Todos estes são rogue security software, isso é, programas rouge. Um programa rouge é algo que finge ser um aplicativo de segurança (por exemplo um anti-vírus ou um scanner para encontrar softwares maliciosos) que, na verdade, introduz no computador uma ameaça (como um maleware para roubar dados confidenciais).

Importante: esta é só uma pequena amostra, para a qual os melhores antivírus oferecem protecção. Para ter uma lista mais completa e actualizada podem consultar Enigma Software: são mais de 50 páginas de rouge security softwares

Regra geral: recusem sempre a oferta para descarregar um produto antivírus/anti-maleware ou para efectuar um scanner online. Se houver necessidade duma varredura do vosso computador (além daquela oferta pelo antivírus já instalado), recorrer unicamente a serviços online cuja fiabilidade é reconhecida.

Eis uma lista mais do que suficiente para analisar um computador:
Active Scan da Panda
HouseCall da Trend Micro
Online Scanner da F-Secure
Online Scanner da Eset

Eis uma lista para analisar ficheiros:
Virus Total (utiliza 32 motores antivírus e é disponível também como extensão para Firefox e Chrome)
VirScan (utiliza 36 motores antivírus e controla também pastas zip)
Online LinkScan (para controlar um link, um ficheiro ou uma inteira página web antes de abri-los)

 2. Outros programas que não devem ser instalados nem utilizados

Além do programas rouge há outras aplicações que instalam no nosso computador componentes não desejados, tais como toolbars ou softwares maliciosos.

Simplesmente: evitem-os.

 

3. Programas que é preciso remover

A terceira lista inclui a programas que têm o mais baixo valor na classificação de Web of Trust (WOT), uma extensão para Firefox na qual são os utilizadores que votam a fiabilidade duma página web e do produto associado. Neste caso, os problemas mais comuns são dados pela falta de privacidade e/ou a instalação de softwares maliciosos.


4. Programas que é melhor remover

A última lista é relativa a programas que é melhor desinstalar. Neste caso, são explicadas as razões de forma detalhada.

Algumas notas:
Utilizar um programa para combater softwares maliciosos (vírus, trojan, etc.) que esteja descontinuado, desactualizado ou não devidamente desenvolvido é a mesma coisa que estar totalmente indefeso perante as ameaças presentes na internet.

Programas de protecção com um elevado número de falsos positivos (exemplo: ficheiros legítimos que o programa interpreta como ameaças) são perigosos porque podem confundir o utilizador e leva-lo a remover itens seguros, em alguns casos essenciais para o bom funcionamento do computador.

O caso do roubo do database da Malwarebytes por parte da empresa IObit é de Novembro de 2009. Todavia é um dado bastante significativo acerca da seriedade da dita empresa.

Ipse dixit.

Fontes: AZCompudoc, Gizmo’s, no texto