Site icon

O melhor antivirus 2015: Android

É preciso um antivírus num Smartphone?

As opiniões são muitas acerca disso: há que jure que sim, que é absolutamente indispensável pois os riscos são elevados. Há quem diga que não, o sistema Android é mais seguro do que um Windows do computador.

Segundo o chefe da segurança de Android, Adrian Ludwing, 99% dos usuários não precisam instalar antivírus. No entanto, a Sophos acredita que a maioria dos usuários precisa instalar um antivírus no smartphones.

Difícil julgar qual dos dois fica mais perto da verdade: Android tem toda a vantagem em apresentar o seu sistema como seguro, enquanto a Sophos vende antivírus…

Podemos dizer isso: hoje o smartphone é utilizado para guardar dados pessoais, ou seja sensíveis. Se alguém conseguisse “entrar” no nosso dispositivo poderia entrar na posse destes dados todos. Mas é possível que isso aconteça?

Mais uma vez, depende do tipo de utilizo. Se o Leitor descarrega apenas aplicações do Google Play é difícil que venha a ter problemas (uma vez não era assim, mas as coisas melhoraram). Se, pelo contrário, utiliza software pirateados, então os riscos tornam-se reais. Portanto, primeiro ponto: instalar apenas aplicativos do Google Play (possivelmente dando uma vista de olho nos comentários).
Outras regras básicas de segurança são idênticas à aquelas que devem ser utilizadas em qualquer computador:
Porque todas estas dúvidas acerca do antivírus num smartphone? Simplesmente porque, dependendo da versão Android instalada e, sobretudo, das prestações oferecidas pelo dispositivo, o impacto sobre o aparelho pode ser bastante para alguns ou despercebido para outros. Portanto, dependendo do utilizo e das capacidades do dispositivo, é uma escolha que deve ser avaliada.
Em qualquer caso, eis como AVTest julga os principais antivírus disponíveis no mercado (clicar na imagem para ampliar!):
fonte: http://www.av-test.org/en/antivirus/home-windows/
Boa notícia: a escolha é ampla e investir dinheiro num antivírus pago não é necessário de forma nenhuma.
Pagos & Grátis
Os melhores pagos:
Como afirmado, a escolha é ampla e escolher não é simples. No geral os preços são bastante nivelados, a diferença pode ser encontrada nos serviços oferecidos. GData, por exemplo, apresenta muitas funcionalidades (controle parental, filtro para e-mail, antiphishing, backup dos dados), Kaspersky não oferece o controle parental ou o backup e o mesmo se passa com o Eset, mas é preciso ter em conta qual a real utilização do dispositivo: para alguns o controle parental pode ser supérfluo.
A evitar: Aniy AVL, um dos poucos que não ofereça um sistema anti-roubo.
A realçar: Sophos, que oferece o suporte para qualquer tipo de encriptação.  

Os melhores gratuitos:
Surpresa: todos produtos chineses. Todos mas não um: Psafe Total 1.7, que é alemão.
A evitar: Baidu, que não oferece um sistema anti-roubo (e gasta mais bateria segundo AV Comparatives).
A realçar: Anguanjia
Security Manager 4.9, completíssimo (encriptação, monitorização do tráfego, optimização da bateria, backup, anti-roubo e mais ainda.
Talvez, dado o risco de infecção mais reduzido, não seria mal aproveitar para experimentar um destes produtos orientais…
Última nota: para quem fosse interessado, é disponível no site de AV Comparatives um teste exaustivo e muito bem comentado (90 páginas…). Pena ser só em inglês. Em qualquer caso, aqui vai o link do Mobily Security Report, o documento Pdf.
Ipse dixit.