Facebook e o duplo irlandês

Quanto paga Facebook de impostos? Tomamos o caso do Reino Unido: o jornalista Leo Mirani, do site Quartz, foi espreitar as contas do social network na terra da Rainha e os resultados são…divertidos.

Em 2013, Facebook no Reino Unido pagou em impostos um total de 3.169 Libras. Muito? Sim, uma enormidade: são exactamente 4.022 Euros ou 12.586 Reais.

Para fazer uma comparação, o imposto sobre os rendimentos pago por um professor que ensine em Londres, com base no salário mínimo de 27.543 Libras anuais, pode facilmente ultrapassar a soma de 3.500 Libras (4.440 Euros, 13.900 Reais).

Será que Facebook está em profunda crise? Falta de dinheiro?
Nem tanto: o lucro bruto do ano 2013 foi de 49.280.000 Libras (ou seja, 62,5 milhões de Euros, 195 milhões de Reais). Não parece uma empresa à beira da falência.

Então, por qual razão um imposto sobre os rendimentos tão baixo?
A razão é uma série de “despesas administrativas” que totalizaram 60.900.000 de Libras. Isso é: segundo os dados oficiais, Facebook teve mais despesas do que lucro. Não apenas não ganhou um cêntimo como, sempre em teoria, perdeu dinheiro.

Mas afinal, estas despesas administrativas foram o quê?
A maior parte foi constituída por remunerações para os empregados da empresa. Nada menos de que 208 (duzentos e oito) pessoas que trabalham para Facebook no Reino Unido. Cada um deles pagou mais impostos do que a empresa.

Agora, pegamos numa calculadora e fazemos duas contas à moda antiga: 60 milhões em remunerações dividido 208 empregados dá 355 mil Euros (mais de 1 milhão de Reais) por cada trabalhador.

Uhi, vou enviar já o meu curriculum…ou se calhar não: se calhar os funcionários de Facebook não são tão ricos assim.

E de facto não são.
Uma vista de olhos nos dados publicados pelo London Evening Star ajuda a entender: é verdade que Facebook teve centenas de milhões de lucro no Reino Unido em 2013, mas registou a maior parte das vendas na Irlanda, onde os impostos sobre os rendimentos são muito mais baixos.

Facebook, Google, Apple, Amazon…todas utilizam esta técnica, chamada Double Irish (literalmente: “duplo irlandês”), para movimentar enormes quantias de dinheiro entre os diferentes Países, para registar as vendas nas localidades mais convenientes do ponto de vista fiscal e reduzir para zero as vendas aí onde os impostos são mais severos.

Obviamente alguém não está satisfeito com isso: as Finanças do Reino Unido, que perdem somas enormes a cada ano. E os cidadãos também (os poucos que conhecem a situação), boa parte dos quais paga mais impostos do que Facebook.

Mas podemos ficar descansados: a União Europeia está atenta. Com o grito de guerra da formiga furiosa, a Comissão decidiu abrir uma investigação contra os gigantes americanos que, com certeza, agora tremem.

Entretanto, os cidadãos que continuem a pagar: Facebook, que por causa do medo perdeu o dom da palavra, preferiu não comentar.

Dúvida: quantos sistemas Double Irish haverá no mundo?

Ipse dixit.

Fontes: Quartz, London Evening Star

One Reply to “Facebook e o duplo irlandês”

  1. Isto é a prova provada que o pagamento de impostos é para pacóvios.
    Será que este post vai ser removido da pagina do II no Facebook?

    Krowler

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: