A Bolsa-Ponzi. E Soros vende…

Reza Wikipedia:

A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções.

Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços.

Está claro, não está? Uma sociedade apresenta-se na Bolsa para vender as suas acções, os investidores compram as acções, a sociedade ganha dinheiros.

Quem pode comprar acções? Qualquer pessoa ou empresa. A Bolsa é um mercado livre.
Livre?

Escreve o Financial Times:

Um grupo de investidores dos bancos centrais tornou-se o principal operador nos mercados accionários globais. O
relatório, que será publicado esta semana no Official Monetary and Financial Institutions Forum (OMFIF) [“Fórum Oficial das Instituições Monetárias e Financeiras”. ndt], confirma os 29.100.000 milhões de Dólares de investimento no
mercado, nas mãos de 400 instituições do sector público em 162 Países.

De
acordo com as fontes, a Administração Estatal Chinês de Câmbio
tornou-se o organismo público que tem o maior valor de Títulos accionários do mundo e, provavelmente, a Federal Reserve fica logo atrás.

Stop, parem tudo. “Bancos centrais”? “Administração Estatal”? Tornam-se os maiores investidores mundiais na Bolsa? Vamos ver o que isso significa.

Aquelas instituições que injectam grandes volumes de dinheiro nos mercados (Quantitative Easing) para que este possa voltar a funcionar, são as mesmas instituições que depois lucram com as acções na Bolsa.

E dado que aquelas instituições (os bancos centrais) são (quase todos) controlados pelos bancos privados, isso significa que os bancos privados injectam dinheiro nos mercados sob forma de Quantitatvie Easing para depois lucrar com a Bolsa.

Tudo isso tem um nome: Esquema Ponzi.

O típico Esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento, do tipo esquema em pirâmide, que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (os lucros) aos investidores, à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema, como explica ainda Wikipedia, refere-se ao criminoso financeiro ítalo-americano Carlo Ponzi.

No nosso caso, os rendimentos são mantidos artificialmente elevados (e, de facto, sabemos que a Bolsa nos últimos anos foi cada vez mais afastando-se da economia real) com a continua criação de dinheiro, o que atrai os investidores. Mas quem ganha mais, como vimos, são agora os “bancos centrais”, isso é, os bancos privados. 

Acaba o dinheiro? Os bancos privados injectam liquidez no mercado e começa um novo giro de valsa, no qual serão sempre eles a ganhar.

No entanto, é obrigatório realçar uma notícia.

O Wall Street Journal informa que George Soros tem vendido as suas participações nos bancos e virou-se para a tecnologia e as minas de ouro minas durante o primeiro trimestre. Soros vendeu as participações no Citigroup, JP Morgan e Bank of America.

Já no ano passado, Soros tinha vendido Capitol One, SunTrust, e Morgan Stanley.

Soros é…Soros, e ponto final. Provavelmente o “melhor” especulador financeiro dos últimos anos. Não será simpático (e não é, de todo: é um criminoso de fato e gravata), mas sabe o que faz. Se Soros decidiu afastar-se dos bancos, é porque algo se passará no curto e médio prazo.

Ipse dixit.

Fontes: Zero Hedge, Ticino Live, Wall Street Journal

2 Replies to “A Bolsa-Ponzi. E Soros vende…”

  1. Olá
    Zero comentários?
    "O Wall Street Journal informa que George Soros tem vendido as suas participações nos bancos e virou-se para a tecnologia e as minas de ouro minas durante o primeiro trimestre. Soros vendeu as participações no Citigroup, JP Morgan e Bank of America."
    E para rematar "Se Soros decidiu afastar-se dos bancos, é porque algo se passará no curto e médio prazo."
    Exato porque o individuo em questão possui uma coisa que muitos outros sonham ter mas não possuem: informação priviligiada/insider trading à sua disposição. Mesmo com o sistema minado(é uma pratica comum), mas o Soros está sempre a frente, nem que para isso invista indirectamente para ter o seu beneficio ou seja lucro, muito lucro.
    Basta ver o excelente gráfico acima do indice da bolsa de valores e o real pib mundial.
    O que não bate aqui até para um leigo como eu? Tudo e mais alguma coisa, quem perde com isso? Olhe voçe que está a ler isto, indirectamente pois claro. Já está a perder e se ele até está a fazer um favor ou seja afastar-se deste ponzi scheme:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi

    Estou completamente de acordo com o Max…uma bolha que todos vamos pagar. Sim os do costume. Como a crise actual aqui em Portugal. E pobres Gregos só pelo que já deram ao mundo mereciam ser tratados com muito mais respeito (sim lí os posts anteriores agora imaginem que na vez da Grecia isto era cá em Portugal) com o mal dos outros podemos bem não é, pois mas parece que para lá caminhamos. Isso é lá longe na Grécia não é? A ver vamos.

    Fim de parte 1

    Nuno

  2. ["Fórum Oficial das Instituições Monetárias e Financeiras". ndt], confirma os 29.100.000 milhões de Dólares de investimento no mercado, nas mãos de 400 instituições do sector público em 162 Países.
    Interessante e…que tal acordar e ver a realidade isso é peaunuts comparado com isto:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Top_100_Contractors_of_the_U.S._federal_government

    Agora somem tudo, e comparem com o que gasta complexo militar industrial.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_militar-industrial

    Se o gráfico acima já assusta isto é demais. Vai alem do racional, precisamente porque é irracional. Com todo este dinheiro garanto que praticamente irradicavam a pobreza no Mundo, e muito mais, mas não Detroit e outras cidades estão falidas e olhem que são em solo americano, são "expendables" dispensáveis. A ganância desmesurada. Se nem protegem o seu proprio povo, porque vão fazer o contrário fora das suas fronteiras?
    O problema aqui é simples, mesmo com o Fiat money.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_money

    http://es.wikipedia.org/wiki/Dinero_fiduciario

    Este sistema vai dar m***a da grossa, porque segundo esta logica vinda da sapiencia de macacos de colarinho branco (e peço desculpa e a minha venia aos simios), é feita para artificialmente manter as coisas como estão e até piorar.
    Discordo com muito de Karl Marx(outros tempos),
    mas quando o Warren Buffet o corrobora com: “There’s class warfare, all right, but it’s my class, the rich class, that’s making war, and we’re winning.”
    ou até
    http://www.theguardian.com/business/2011/aug/15/warren-buffett-higher-taxes-super-rich

    ou esta de ele comparar o que paga de impostos e a sua secretária:
    http://money.cnn.com/2013/03/04/news/economy/buffett-secretary-taxes/

    Para já fico por aqui por agora. O que é que vai mal: quase tudo. Quem ganha mmmm ora 1+1=2 Os do costume Elites e os seus engraxa sapatos…
    Assim como no seu trabalho sim a pessoa que a ler isto, não detesta aqueles graxistas/lambe-botas/engraxa sapatos que andam sempre a aparicar o patrão/oa pensando que com isso vão ganhar algo, geralmente não saem do mesmo, mas se for preciso dão umas boas facadas nas costas dos colegas ou criam intrigas(sem razão). Eles/as estão numa posição hierarquica inferior quando muito a chefia dá lhe uns caramelos, mas não saem do mesmo, e continuam a prejudicar os restantes. Mas o mesmo se aplica até dentro da propria elite.

    Bem The End, e porque já estou aqui a colocar muito no quadradinho. E como não vejo o texto que escrevo na totalidade tenho pena que fique desconexado. Amigo Max tem que dar um jeito nisto.

    Abraços

    Nuno

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: