Ucrânia: o ouro foi-se

Segundo o site Iskra-news.info, na noite de 8 de Março as reservas de ouro da Ucrânia foram carregadas num avião não identificado no aeroporto Borispol de Kiev, donde descolou imediatamente.

Uma quinzena de operadores, mascarados e armados, transferiram a preciosa carga de alguns furgões Volkswagen para o interior do avião não registado.

Uma fonte do governo ucraniano afirmou que a transferência de ouro das reservas para os Estados Unidos foi coordenada pelo primeiro-ministro Arseny Jatsenjuk.

Enquanto isso, o Banco Central da Rússia retirou dos bancos norte-americanos biliões de dólares. De acordo com um especialista financeiro, o Banco Central da Rússia retirou no passado dia 6 de Março uma parcela significativa das suas reservas depositadas nos bancos dos Estados Unidos, um total de dezenas de milhares de milhões de Dólares.

Mas voltemos ao ouro ucraniana: esquisita esta transferência? Nem tanto. Vamos visitar, por exemplo, o site Open Ukraine, a fundação que tem no primeiro-ministro Jatsenjuk o presidente; abrimos a página “partners” e eis o que encontramos:

Só como curiosidade:

Victor Pinchuk Foundation
Esta é a fundação de Victor Pinchuk (nº 255 na lista dos mais ricos do planeta segundo Forbes), dono da EastOne Group LLC (investimentos e consultoria financeira, com sede em Londres), da Interpipe (aço), de quatro estações televisivas e da revista Fakty i Kommentarii. É de origem hebraicas e membro de Board of the Peterson Institute for International Economics, International Advisory Council of Brookings Institution,
Corporate Advisory Board of the Global Business Coalition against
HIV/AIDS, TB and Malaria
. Amigo pessoal de Elton John, Paul McCartney e Bill Clinton.

The German Mashal Fund of Unites States
Este é um think tank com sede em Washington e escritórios em Berlim, Paris, Bruxelas, Belgrado, Ankara, Bucareste, Varsóvia e Tunes (ou Túnis no Brasil). É um think tank importante, que em 1981 providenciou os fundos para a abertura do Institute for International Economics (agora Peterson Institute for International Economics) e entre cujos membros encontramos pessoal de instituições parecidas (Council on Foreign Relations, Freedom House), jornalistas (Washington Post, New York Times), políticos dos EUA.

Chatham House
Uma instituição para a qual não são precisas apresentações: é “o” think tank inglês..

International Renaissance Foundation
O que é isso? É uma das muitas organizações de George Soros. Esta é ucraniana e, obviamente, é uma instituição “de caridade”.

Nato
A Nato? A Nato apoia Jatsenjuk? Ehhhh sim…

Administração dos Estados Unidos
Também estes? Sim, também…

Ministeiro dos Negócios Estrangeiros da Polónia
Não perguntem, não sei nem tenho paciência para procurar.

The National Endowment for Democracy
Esta é uma instituição non-profit fundada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1983, e é parte integrante do Departamento de Estado.  

Horizon Capital
Empresa que opera no âmbito da finança, fundada e dirigida por Jeffrey C. Neal (ex presidente do Global Investment Banking Group do banco Merrill Lynch) e Natalie A. Jaresko (ex Departamento de Estados dos EUA e chefe da Secção Económica da Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia). Lenna Koszarny. A Horizon Capital tem sede na Ucrânia e sucursal em Chicago (EUA).

Swedbank
Claro, não podia ter faltado um banco. Neste caso é o Swedbank, cujo chefe é Michael J. Wolf, ex presidente da MTV, actualmente também no conselho de Administração de Yahoo. Obviamente faz parte do clube de Davos.

Estes são os amiguinhos do actual primeiro ministro da Ucrânia (que, pela felicidade de alguns leitores, é também de origens hebraicas). E para onde deveria ter ido o ouro?

Ipse dixit.

Fontes: Iskra News, Goldreporter, Open Ukraine, Wikipedia (várias páginas biográficas, versão inglesa)

4 Replies to “Ucrânia: o ouro foi-se”

  1. A transferência do ouro ucraniano, deve ser para pagar o investimento que foi feito pelo destinatário do mesmo, durante o período que originou a queda do Yanukovich.

    Krowler

  2. Interessante o bloqueio feito ao seu blog que por coincidência ou sincronicidade, acontece quando aborda e nos revela outras perspectivas mais abrangentes em outros factos, que se possam também encontrar e descobrir neste assunto tão delicado e escaldante na ordem do dia!
    Curioso também, é o facto da hiperligação que deixou em relação ao site Iskra News, estar também barrado pela Google, exactamente com o mesmo alerta de “Programas Maliciosos”.
    Deixa-nos a pensar…

    Luís Seabra

  3. Isto acontece em todos os blog ditos progressistas aqui no Brasil também todos tem este tipo de ataque, isso é intencional, não subestimem o tio Sam, falou podres de quem domina a mundo ta bloqueado cedo ou tarde.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: