E agora: a Alianza

Na indiferença geral dos media, Colômbia, Chile, México e Peru nas últimas semanas assinaram um acordo que elimina, com acção imediata, as taxas aduaneiras sobre 92% dos produtos comerciais, com a intenção de aumentar o comércio e conquistar os mercados da região da Ásia- Pacífico, atraindo também o investimento estrangeiro.

Liberalização para o capital e as pessoas, que podem viajar sem visto.

O acordo sobre o tratado de livre comércio foi assinado durante uma cerimonia na cidade de Cartagena, na presença dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, do Chile, Sebastián Piñera, do Peru, Ollanta Humala, e do México, Enrique Peña Nieto .

O acordo, em parte, contrasta com o proteccionismo de outras economias da região e marca um passo decisivo para a Alianza del Pacífico formada há um ano em Lima pelos quatro Países que querem manter e aumentar os acordos de livre comércio com algumas das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Europeia e China, em concorrência com outras alianças continentais.

Juan Manuel Santos afirma que o tratado vai permitir que os quatro Países possam enfrentar a crise financeira internacional com menos risco:

Este protocolo vai tornar as nossas economias mais competitivas, com crescimento mais rápido e criação de mais postos de trabalho

A Aliança, que também prevê a eliminação gradual dos restantes 8 %  das taxas, agrupa actualmente uma população de 212 milhões de pessoas e é responsável por 36% do produto interno bruto da região da América Latina e do Caribe, exportadora de matérias-primas como petróleo, minerais e produtos agrícolas.

Peña Nieto:

Este protocolo é o mecanismo mais inovador de integração que o México assinou desde o acordo de livre comércio com a América do Norte.

Outros Países já manifestaram o desejo de participar do novo bloco, que suspendeu os vistos de imigração para facilitar o trânsito dos cidadãos dos Países parceiros.

A Alianza del Pacifico segundo a Organização Mundial do Comércio

Os defensores da Aliança sublinham que este não é um acordo ideológico, muito menos em contraste com outros blocos regionais formados nos últimos 15 anos. Mas é claro para todos que esta é uma medida preventiva contra a avançada do Mercosul (cujos membros são Argentina, Brasil, Venezuela, Uruguai, Paraguai, apesar deste último ter sido suspenso nos últimos meses) e da Alba (Venezuela, Bolívia, Cuba, Equador e Nicarágua), fortemente apoiado pelo ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Não é um acordo ideológico, mas a Aliança reúne a Colômbia, uma espécie de protectorado dos Estados Unidos, o Peru do ex-militar ultra-nacionalista Ollanta Humala, do Chile de Sebastián Piñera (empreendedor e irmão do ministro do trabalho durante a ditadura de Pinochet) e o México, a fábrica de droga dos EUA. Não é preciso muito para entender que a Aliança não irá seguir as ideias de Che Guevara.

Portanto, se dum lado aplaude-se a promoção dum mercado que consiga reforçar as economias da América do Sul, do outro não é possível não ver nisso o prolongamento no plano do mercado duma divisão também ideológica que, de facto, existe e é patente.

Provavelmente estamos perante duma manobra que tem vários objectivos: reforçar a influência dos Estados Unidos na América do Sul (algo que sofreu duros revés nas últimas décadas), introduzir no continente uma plataforma que consinta uma mais profícua expansão das multinacionais norte-americanas na mesma região, e, claro está, o divide et impera no qual Washington sempre foi eximia.

Ipse dixit.

Fontes:  Contropaino

One Reply to “E agora: a Alianza”

  1. Olá Max: os EUA nunca se conformaram em perder a ALCA, tratado de livre comércio com a América do Sul, que atrelava aos interesses comerciais dos americanos do norte nossa produção comercializável. A América do Sul se independentizou criando a UNASUL, o MERCOSUL e a ALBA, e o tratado do Pacífico repõe as colônias obedientes e submissas no lugar de quintal norte americano. Abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: