Até que enfim: Siding Spring, uma (possível) catástrofe

Ohhhh, finalmente: depois de Nibiru, Elenin, o calendário Maya e o cometa Ison, é desta.
É só ter paciência, cedo ou tarde as desgraças acontecem.

O protagonista do próximo ano será o cometa C/2013 A1, Siding Spring para os amigos. Não chocará com a Terra, mas nem tudo está perdido: com um pouco de sorte (ou de azar, pontos de vista) será possível observar os efeitos da sua passagem. Observar de perto, muito de perto…

De acordo com as previsões orbitais elaboradas pelos astrónomos, o cometa C/2013 A1 atingirá a maior aproximação ao planeta Marte no próximo dia 19 de Outubro de 2014: menos de 60 mil quilómetros da superfície, uma distância que, de acordo com os cálculos do observatório russo Ison-nm (o mesmo que descobriu Elenin e o homónimo cometa), não exclui a possibilidade de um impacto catastrófico.

As previsões orbitais estão baseadas numa continua actualização dos dados sobre a rota de C/2013 A1, pelo que de momento é impossível prever a exacta localização do cometa em Outubro do próximo ano: o risco de impacto é real.
Agora os estudiosos perguntam-se se Marte realmente será o alvo de Siding Spring e há duas opiniões que prevalecem: segundo a primeira, o corpo celeste transitará a uma distância de 650 km de altitude do planeta, considerada como “segura”, enquanto a segunda prevê que o cometa acabe directamente sobre a superfície de Marte, impactando com a velocidade de 35 quilómetros por segundo.
Resumindo, há duas opiniões: sim e não.

O cometa está a mover-se na direção oposta ao movimento orbital dos planetas do sistema solar, portanto a velocidade relativa do impacto poderia ir até 56 quilómetros por segundo: se isso acontecer, o impacto poderia produzir uma explosão equivalente a 20 bilhões de megatons de TNT, criando uma cratera com um diâmetro de 500 km.

Mas há um outro factor desconhecido: não se sabe qual o tamanho real do cometa e, geralmente, o núcleo não é tão pequeno.

Russos em alerta

Os astrónomos da Agência Espacial Federal da Rússia (Roscosmos) acreditam que a possibilidade de uma colisão entre o cometa Siding Spring e Marte seja bastante elevada, ao ponto de preparar um relatório confidencial à atenção do Presidente Putin.

Os pesquisadores aconselham activar imediatamente as defesas espaciais russas e tornar operacionais os 5.000 abrigos para a população civil (abrigos concluídos no ano passado, como resultado da explosão do meteoro na região central de Chelyabinsk, nos Urais). O aviso seria motivado pelo fato de que C/2013 A1 é considerado um “corpo celeste assassino” e “Marte está na mira dele”.

Mas se o cometa impactasse em Marte, então por qual razão activar abrigos para a população na Terra? O relatório salienta que segundo a Roscosmos a possível colisão entre Marte e Siding Spring representa uma grave ameaça para a Terra.

O impacto, além de gerar a já citada forte explosão com relativa cratera, atiraria para o espaço uma enorme quantia de detritos, que começariam a cair na direcção do Sol.

E quem fica entre Marte e o Sol? Exacto: nós. Os fragmentos gerados pela colisão poderiam ser tão pequenos como um carro, mas também poderiam ter o tamanho de um campo de futebol.

Richard Zurek, cientista-chefe do Mars Program Office no Jet Propulsion Laboratory, já tinha avisado que se Siding Spring impactasse com Marte estaríamos diante de um grande evento cósmico global, e alertou para procurar e adoptar rapidamente as precauções necessárias.

Portanto, já sabem: no próximo Outubro fechem as janelas.

Ipse dixit.

Fontes: Space.com

13 Replies to “Até que enfim: Siding Spring, uma (possível) catástrofe”

  1. A natureza é sábia… Assim, não haverá vencidos e nem vencedores… A ganância, as guerras, enfim, todas as formas de exploração cultuadas pela humanidade serão destituídas. É a ordem divina a se restabelecer por meio da mãe natureza. Graças a Deus!!! Sheila D.K.

  2. Xiiii…imaginem a quantidade de teorias, discussões, maldições etc que surgirão sobre isso em 2014, ocupando as páginas dos jornais e todos os mídia, tirando mais espaço de discussão daquilo que a humanidade, se tivesse consciência, poderia resolver de forma benéfica para o planeta e habitantes. Abraços

  3. Temos aqui um tema quente para os fãs de Nibiru e catastrofistas em geral.

    Pelo sim pelo não, o melhor é começarem a abrir buracos no chão, não vá o diabo tece-las.

    De qualquer modo, e dado o tamanho do buraco em que Portugal está metido, é provável que por cá os 'detritos' passem por cima. Se assim for, nem tudo será mau com esta crise.
    Por outro lado, e se mesmo assim um 'detrito' do tamanho de um campo de futebol cair em Portugal, seria a cereja em coma do bolo que a troika e os troikistas estiveram a preparar nestes últimos tempos.

    2014 promete! Portugal de volta aos mercados. Lol. E um monte de detritos de Marte a caminho da 'Zona Neuro'!

    abraço
    Krowler

  4. PS. Quis dizer em 'cima do bolo' mas saiu em 'coma do bolo'. As pressas dão nisto. Mas até que nem ficou mal de todo. Em 'coma do bolo'. LOL

    Krowler

  5. Para falar a verdade, muitas pessoas estão tão cansado da crueldade que os seres humanos vem fazendo contra o próximo, contra animais e natureza que já estão 'torcendo' para que algo destruidor aconteça em que venha fazer com que a maldade do ser humano acabe nessa terra.
    Eu particularmente acho que enquanto houver ser humano, sempre existirá a maldade no mundo.
    O que acontece é que não precisava o mundo ser assim, mas infelizmente o género do ser humano é terrível!
    Não todos é claro, mas esses malignos que existem faz com que o desequilíbrio aconteça, gerando mais dor e sofrimento na humanidade do que alegria.
    Se for parar para pensar existe muito mais sofrimento do que alegria no mundo, e muitas dessas alegrias não duram muito.
    Existe vidas que parecem que nasceram para ser escravizadas outras para serem roubadas outras para sofrerem, outras sofrerem psicologicamente e etc…
    Acho que a terra será destruída, seja por algo vindo do espaço ou pelo próprios humanos antes que um dia venham evoluir para o ser do bem.
    É lamentável haver tanto sofrimento ao ponto de muitas pessoas até 'torcer' para que a terra seja destruída.

  6. Demasiado previsivel Max… Caiste… Enfim, saber não compreender… Lição n1 🙂

  7. Acerca do Ison, é assim tão importante ou é mesmo vontade de embirrar com o que não deveria ser grande asunto, a não ser essa deriva para a construção do sistema de defesa espacial… sim, lá no fundo do tunel encontrarás o coelho Max… 😉

  8. AÍ…alguém explode o mundo e põe a culpa no Chiling Ding kkkkk realmente a humanidade está ameaçada, pela própria humanidade… né não Percival? rsssrss

  9. Max?

    É mesmo o FIM?

    Vai dando notícias…

    Vou aproveitar o programa de rescisões do governo (a sério) para gozar grande até Outubro

    Vitor

  10. Hahahaha este post vai lhe dar alguns cliques! E o russo que teve essa ideia deve tá rico!

    Mas falando sério, a cada ano vamos tendo mais capacidade de observar este tipo de fenômenos, temos mais ferramentas para isto! logo creio eu que vamos tendo mais números para analisar, portanto mais possibilidades… e eventos como este devem ter a mesma probabilidade de acontecer caso uma pessoa ganhar na mega-sena! A cada ano vai surgir um elenin, esse é a versão 2014! Se Nostradamus fosse vivo, hoje seria um desses blogueiros catastrofistas que andam por aí! Vade retro kkkkk! Logicamente não é o caso do II.

    Um abraço!!

  11. Se há alguma esperança científica de que haja vida em Marte, com esse cometa essas esperança foram pro lixo.
    Se há alguma vida em Marte, essa "vida" (ou os vestígios de que alguma vez houve vida)será completamente destruídos.

  12. É muito azar dos chineses!!! Agora que estavam prestes a dominar o câmbio mundial com seu Yuan…esses sionistas tem sorte mesmo…esse cometa só pode ser obra deles!!! hehehehe…

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: