Quem salva a Troika?

Desde que estourou a crise grega, em 2010, apara Atenas foram enviados cerca de 200 biliões de Euros em “ajuda”. Mas, apesar disso, a situação do País não melhora.
“Apesar” ou “por causa disso”.

Para onde foi aquele dinheiro todo?

Attac (Association pour la Taxation des Transactions pour l’Aide aux Citoyens, a Associação pela Tributação das Transacções Financeiras para ajuda aos Cidadãos) foi investigar e com a ajuda de documentos oficiais encontrou a resposta: 77% da “ajuda” à Grécia terminou nos cofres de bancos e especuladores.

Isso mesmo: quase todos os 200 mil milhões de “ajuda” serviram para engordar os bolsos dos banqueiros e dos especuladores internacionais.

Eis os detalhes:

  • 58,2 biliões (28,13%) foram utilizados para recapitalizar os bancos gregos
  • 101,3 biliões (49%) foram para os credores do Estado grego (Alemanha em primeiro lugar): 55,4 biliões foram usados ​​para pagar os Títulos já emitidos, 34,6 biliões para “encorajar” os investidores a concordar com um corte na dívida e 11,3 biliões foram utilizados para compra nova dívida.
  • 46,5 biliões (22,5%) acabaram no orçamento do governo grego
  • 0,9 bilião (0,4%) para a contribuição da Grécia ao ESM (pois: a Grécia, País falido, tem que contribuir para o fundo de ajuda aos Países falidos…).
E o estudo alerta: 77% pode ser uma percentagem subestimada.
Ou seja: a Troika (FMI, BCE e UE) não salva os Países, mas os bancos.
Caso ainda houvesse dúvidas…

Resumindo, eis o esquema:

 
As contribuições dos vários Países da Zona Euro (isso  é, o dinheiro dos cidadãos), mais o dinheiro do FMI (mais uma vez: o dinheiro dos contribuintes cujos Países aderem ao FMI. Por isso: Países europeus, mas também Estados Unidos, Brasil…) e aquele do BCE (o Banco Central Europeu) vão para o ESM (o Mecanismo de Estabilidade), o qual entrega a “ajuda” ao governo da Grécia.

Este último, por sua vez, entrega 77% da “ajuda” aos bancos privados e ao sector financeiro (os investidores); do que sobrar, uma parte volta para o ESM e ao FMI (do qual a Grécia é membro).
E o ciclo continua…

Ipse dixit.
Gráfico original: Attac

3 Replies to “Quem salva a Troika?”

  1. Olá Max:olhando de fora a gente se pergunta como é que pode uma situação manter-se assim num espaço civilizado! Mas a realidade está aí para afirmar que pode, e vai se manter assim porque essa foi a tática encontrada para deixar os ricos mais ricos, e toda gente que vivia bem no continente europeu saber que eles também seriam alvo de serem usurpados.Abraços

  2. o melhor da história é:
    quem paga o empréstimo é o povo grego, que não cavou esse buraco.
    emerson57

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: