Site icon

Para os Leitores. Todos os Leitores.

Pessoal!

Então é assim. Hoje estava a “passear” pela internet, à procura de algo para escrever. Alguns dos sites e blogs que costumava frequentar fecharam, os outros continuam a repetir coisas que todos já sabemos. Há poucas novidades, o risco é tornar-se monótono.
E eu odeio as coisas monótonas.


Ao longo de dois anos foram tratados muitos assuntos. Não todos, mas muitos sim. Sabemos um pouco mais acerca da economia, da política, da sociedade, até da História. Muito ainda há para dizer e por isso: em frente. Mas, como dito, já vimos muitas coisas.

Vimos Quantitative Easing, vimos guerras de ocupação camufladas de acções humanitárias, vimos um mundo que está a ruir enquanto no horizonte nada de novo aparece. E vimos novas guerras em preparação. Sabemos quem está atrás destas coisas, sabemos quais as motivações, quais os meios.

Quem obtém proveito desta situação? Sabemos isso também, há os nomes, as técnicas utilizadas, não falta nada.

Resumindo: acho que temos um bom retrato da situação.

Pelo que penso: é tempo de mudar. Só que não sei o que mudar.

O que desejo é o seguinte: continuar a falar das mesmas coisas que foram tratadas até hoje.
Informação Incorrecta é um blog pequeno, mas fiquei surpreendido com a quantidade de vezes que artigos aqui publicados foram “retransmitidos” por terceiros. Bom sinal, significa que I.I. ganhou um certo estatuto: este é um pequeno “capital” que não quero desperdiçar.

Outro desejo: continuar a ter a participação dos Leitores. Não de Leitores quaisquer, mas os mesmos Leitores que aqui estão agora e que já demonstraram ter capacidades para fazer perguntas incómodas, questionar, duvidar, concordar, discordar, sempre com inteligência. Esta é outra riqueza do blog, que terá de ser preservada.

Outro desejo: melhorar. Costuma dizer-se que o melhor é inimigo do bom. Sim, mas acho que I.I. ainda não é “bom”: pode tornar-se algo de bom, mas por isso tem de melhorar.

Este são três pontos fundamentais, dos quais não abdico.
Agora, o resto pode ser mudado.

No passado tentei abrir um outro blog, Iniciativas Incorrectas, e isso foi um erro. Um erro de timing para ser mais preciso. “Iniciativas” deveria ter sido aberto alguns anos atrás, quando ainda teria feito sentido mudar algo com os normais canais; agora é tarde, as decisões em Portugal, por exemplo, já não partem de Lisboa.

Doutro lado, recebi algumas doações (e ainda não agradeci directamente os responsáveis porque sou um desgraçado…peço desculpa, vou fazer isso), e agora estou na dúvida: compro uma piscina ou um domínio personalizado? Ou até torno I.I. um site e não apenas um blog? Que acham?

Depois:

Gráfica
Acham que I.I. deve mudar alguma coisa no aspecto? Se sim, como?

Widgets
I.I. apresenta a lista dos últimos artigos, dos últimos comentários, um blogroll mais alguns outros “widgets”. Gostariam de ver outras aplicações? Se sim, quais?

Conteúdos
No pseudo-fórum em baixo já foram apresentados alguns temas que, cedo ou tarde, vou tratar. Há mais? Se sim, quais? Quais as áreas de maior interesse? Economia, história, ciência, religião…reparem que estes assuntos não iriam substituir aqueles normalmente apresentados, apenas juntar-se a eles
Por exemplo: mais espaço para a informática?

Autores
Gostaria de não ser o único autor deste blog. Sério, acho importante introduzir novos pontos de vista. E blogs com mais autores são comuns na internet.
Há alguém que deseje ser um autor convidado, por exemplo (o que não implica a obrigatoriedade de escrever um post por dia, algo de vez em quando já seria suficiente)? Ou, em alternativa: que acham dum blog aberto onde os Leitores possam escrever? Neste caso seria possível abrir um novo blog e ter até 100 autores.

Iniciativas
Iniciativas Incorrectas estava vocacionado para uma intervenção na realidade portuguesa. Mas há vida além de Portugal. Aliás: nesta altura não seria mal afirmar que “há vida apesar de Portugal”. I.I. poderia ser o ponto de partida de outras iniciativas, directas para outros fins, em Portugal ou fora dele.
Sugestões?

Social Networks
Sou um bocado alérgico aos social network (Facebook, Twitter…), mas não é possível negar a importância deles. E até hoje descuidei do assunto. Acham que I.I. deveria integrar-se mais com os social network?  Se sim, quais?

Bom, estas são apenas as primeiras coisas em que consigo pensar, mas pode haver muito mais.

Não costumo fazê-lo, mas desta vez peço a participação do maior número de pessoas. E a razão é simples: desejo que Informação Incorrecta fique cada vez mais próximo dos desejos dos Leitores (sempre que estes desejos não sejam contrários aos meus…), e isso é possível apenas se um grande número de Leitores exprimirem as próprias preferências.

Informação Incorrecta não vai mudar de filosofia e continuará a tratar ainda os temas já tratados no passado. Mas algo pode ser mudado sem “atropelar” a essência do blog.

Escrevam s.f.f, mesmo que seja apenas para dizer “continua assim e não chatear”.
Ok, se calhar algo de um pouco mais construtivo não seria mal, mas aproveitem para enviar as vossas sugestões, mesmo que possam parecer esquisitas, não se preocupem. Podem escrever aqui, nos comentários ou ao endereço do blog (informacaoincorrecta@gmail.com).

Acho não ser tão comum um blog pôr-se à dispoisição da vontade dos Leitores.
Aproveitem. Leonardo está pronto para responder se for o caso.
Bau.

Ipse dixit.