Já tratámos do assunto.
Mas agora eis mais alguns pormenores.
Tema: WWF!
O que é o WWF? Todos sabem: O World Wide Fund for Nature (WWF, “Fundo Mundial para a Natureza”) é uma Organização não governamental (ONG) internacional que actua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental. É “a” organização ambientalista.
Falar mal do WWF é impossível: tem um panda como símbolo, como podemos falar mal dum panda?
Mesmo assim há alguns atrevidos que fazem pesquisas. E os resultados são…como dizer? “Esquisitos”.
Por exemplo: a jornalista Donna Laframboise (espero por ela que seja um pseudónimo, pois a tradução literal é “Mulher A Framboesa”…) publicou um artigo no qual analisa os pormenores da organização.
Assim, aprendemos que em 1961 a Shell Oil pagou a boa soma de 10.000 Libras (o equivalente de 660.000 Dólares actuais) para ajudar o WWF do Reino Unido: na altura o presidente da Shell era John Loudon, que mais tarde viria a ser presidente do WWF também.
Mas este é apenas o princípio.
O WWF continuou a receber o dinheiro das industrias petrolíferas ao longo de décadas (Shell, BP e outros).
Não surpreende, portanto, que no site do “homologo” Greenpeace apareçam as seguintes linhas:
Há uma diferença entre liberdade de expressão e uma campanha para negar a ciência do clima, com o objectivo de minar a acção internacional sobre as alterações climáticas. […] A liberdade de expressão não se aplica à desinformação e propaganda.
Traduzido: liberdade de expressão? Sim, desde que a expressão esteja em linha com as nossas ideias.
E quem financia Greenpeace? Adivinhe o Leitor. Será uma instituição de caridade? Serão os sócios beneméritos? Não: o principal financiador de Greenpeace é a família Rockefeller.
Eis as contribuições para Greenpeace até 2005, em Dólares:
- Brothers Rockefeller Foundation: 1,080,000.00 (1997-2005)
- Rockefeller Family Fund: 115.000,00 (2002-2005)
- Rockefeller Foundation: 20,285.00 (1996-2001)
Rockefeller…Rockefeller…este nome diz-me algo…ah, já sei: Rockefeller significa Standard Oil. Olha, o maior conjunto de sociedades petrolíferas dos Estados Unidos.
Interessante: o que seria de WWF e Greenpeace sem os milhões das industrias petrolíferas? Que seria da batalha contra o aquecimento global sem o dinheiro do petróleo? E que seria de Al Gore sem a rica participação de 500.000 Dólares na Occidental Petroleum?
Coisas esquisitas no mundo do panda e amigos…
Ipse dixit.
Fontes: Greenpeace USA, The Independent, Activist Cash, USA Today, MND
, Alexis Schwarzenbach: Saving The World´s Wildlife (livro: link para Amazon)