Site icon

Afonso Henriques, o pombo

Ehm…eu sei, eu sei: tento nunca utilizar o blog por razões pessoais, mas dada a situação…alguém sabe alguma coisa acerca de pombos?

É assim: há uns três dias atrás oiço “Aaaaaaaaaaahiahiahiahiasocoroooo!”. Era Guida, que, com a ajuda do corajoso cão Leo, tinha encontrado um pombo na marquise (ou alpendre). E Guida tem pavor das aves.

Uma vez acalmada a rapariga (“Tira-me aquela coisa daiiiiií!”) fui espreitar e encontrei o bicho perto da máquina lava-roupa. Tinha entrado pela janela (estava aberta) e não saiu. Pensei que tivesse uma asa partida, mas após três dias já não parece.

De matar o bicho nem pensar. De atira-lo pela janela mesma coisa. Então ficou aí.

Comprei comida para rolas (pombos, rolas…bah, são parecidos) e pus água.

Desde então o bicho fica aí, dorme, come, bebe: faz uma boa vida. Queixa-se apenas quando me aproximo: aí começa a agitar as asas, faz “Pio! Pio!” (que imagino signifique “Desapareces e vai buscar a comida, vai!”) e anda pela marquise toda com um ar do tipo “Mas já viram? Um pombo não pode descansar que logo chega este animal, mas acham bem?!?”. Não voa, caminha.

Para mim não haveria problema e o pombo poderia ficar aí. Os problemas são: 1.Guida  2.Leo.
Guida não se aproxima e observa o pombo só através do vidro, com a porta fechada. Leo ladrou nos primeiros dois dias, pois reparou num estranho fenómeno: cada vez que ladrava, caia uma mão do céu direitinha para a sua cabeça e então pensou bem observar o novo inquilino em respeitoso silêncio.

Resumindo: para recuperar a paz familiar, não seria mal se o pombo (que baptizei Afonso Henriques) encontrasse uma nova casa, possivelmente no meio natural. Mas antes disso gostaria que o dito cujo gozasse duma boa forma.

Perguntei numa loja de animais e a resposta foi “Boh?”, por acaso a mesma conclusão à qual tinha chegado eu. Wikipedia diz que os pombos em cativeiro podem viver até 18 anos, que como ajuda não é grande coisa e até parece uma ameaça. Outros sites que consultei (entre os quais Avibase) falam do pombo como da ordem dos Columbiformes, família das Columbidae, nome científico Columba livia, Felsentaube em Alemão e Klippedue em Dinamarquês. Útil, sem dúvida.

Por isso: alguém sabe alguma coisa acerca de pombos? O que comem, porque não voa?

Obrigado desde já e desculpem a nota estritamente pessoal…

Ipse dixit.