Origens: o Homem – Parte III

Enquanto os antigos macacos prosperavam,, um novo tipo de macaco surgiu: os Hominoidae.
Eram estes parecidos com os modernos homens? Na verdade não: sempre macacos eram. Só que cada vez mais afastavam-se da “macaquidade” para adquirir traços humanos.

O procônsul

25 ma de anos atrás surge o Proconsul que é, ao mesmo tempo o últimos dos Catarrhini e o primeiro dos Hominoidae: pode ser considerado o elo entre os macacos e as raças mais “humanas”.
Na imagem ao lado o Proconsul. O quê? Parece um macaco? Pois claro que parece um macaco, a estrada para chegar aos primeiros “humanoides” é ainda muito comprida.

Os Proconsules viveram na África do centro e do sul, a parte frontal do crânio era parecida com aquela dos homens, o cérebro era bem desenvolvido, não tinham cauda, apresentavam dentes molares grandes: mas além disso viviam principalmente nas árvores, pesavam uns 20 quilos, caminhavam só com as quatros patas e a alimentação era constituída por vegetais.

A partir daqui a reconstrução procede aos saltos, o primeiro dos quais não é nada pequeno: entre o Proconsul e o fóssil seguinte, o do Afropithecus turkanensis, passam algo como 9 milhões de anos. Nove milhões de anos ao longo dos quais ninguém sabe o que aconteceu.
Na mesma altura teria vivido também o Turkanapithecus kalakolensis, descoberto em 1986 no Kénia (tal como tinha acontecido pelo A. turkanensis. E a lista pode continuar comum longo elenco de espécie, por algumas das quais foram encontrados apenas fragmentos de ossos e cuja classificação é complexa.


Lembramos apenas os mais significativos, com o local da descoberta, a data da descoberta (entre parêntesis) e a data da presumível existência (estabelecida com a datação do radio-carbono): é importante lembrar que estamos perante não de macacos mas de nossos antepassados directos; e que cada espécie representou um avanço da direcção do resultado final, o Homo sapiens.

Sivapithecus indicus, Paquistão (1979), 10-12.5 ma
Oreopithecus bambolii, Italia (1872), 8 ma
Lufengpithecus lufengensis, China (1978), 8 ma
Sahelanthropus tchadensis, Chad (2001), 7 ma
Orrorin tugenensis, Kenia (2000), 6 ma

Depois, em 1976, uma descoberta destinada a fazer história, algo vivido 3.7 ma que mudou a maneira de ver a nossa história.

Lucy in the Sky

No dia 30 de Novembro de 1974, na localidade de Afar, Etiopia, Yves Coppens, Donald Johanson, Maurice Taïeb e Tom Gray encontraram os restos dum exemplar de Australopithecus afarensis. O exemplar era duma fêmea, da idade aparente de 25 anos, alta 107 cm e com um peso entre os 29 e os 45 kg; tinha vivido 3.2 ma atrás e que foi baptizada Lucy, da canção dos Beatles que os pesquisadores estavam a ouvir aquando da descoberta, Lucy in the Sky with Diamonds (LSD!).

Lucy tinha morrido perto duma pântano, talvez por cansaço; tinha uma aspecto bastante parecido com aquele dum macaco, mas apresentava algumas particularidades únicas. A mais importante das quais, provavelmente, era o facto de ser bípede, como intuído pela forma do fémur, tíbia e das respectivas articulações.

Dentes parecidos com os humanos (com capacidade omnívora), o crânio tinha um volume entre os 375 e os 500 cm3 (o homem moderno apresenta uma capacidade de 1.200-1.400 cm3), Lucy provavelmente conduzia uma existência divida entre as árvores (onde encontrava refugio) e o terreno.

Sucessivamente outros exemplares de Australopithecus afarensis foram encontrados: em particular, a descoberta em 2011 dum osso do quarto metatarso confirmou a capacidade de caminhar com duas pernas: de facto, os pés desta espécie era muito parecido com o pé do homem moderno. Provavelmente Lucy não podia correr, mas era capaz de caminhar com passos largos.

Lucy tinha um aspecto de macaco, sem dúvida (imagem à direita), mas nela é possível reconhecer algo de mais familiar e não é apenas uma impressão: a postura é sem dúvida mais humana quando comparada com os antecessores, a forma do peito é prova disso, e apresentava um dimorfismo sexual (diferença entre macho e fêmea) mais marcado, tal como acontece no homem moderno.

É difícil reconstruir os aspectos sociais da espécie de Lucy.
O que é possível observar é que o dimorfismo é acompanhado nos grandes macacos contemporâneos à existência duma vida em pequenos grupos familiares, com um exemplar macho dominante. Mas, claro, estamos no campo das puras especulações.

Só África?

Faixa vermelha: o Vale do Rift

Uma dúvida: mas porquê na África? Faz sentido pensar que o homem moderno possa ter evoluído num único lugar para depois ocupar os restantes continentes?

De facto existe uma teoria alternativa, segundo a qual a família dos homens poderia ter surgido em mais lugares ao mesmo tempo.

Eu gosto desta última hipótese, mas acho ser mais racional a primeira. Porquê?
É simples. Se aceitarmos a ideia de evolução, temos de admitir que os processos e as condições que levam até o nascimento duma espécie mais progredida podem ser coisas raras. E já não é fácil aceitar a ideia de evolução, pois até hoje ninguém viu evoluir algo.

Se observemos quanto ilustrado até aqui, podemos ver que:

  • os primeiros Primatas apareceram na América do Norte e na Europa (Purgatorius – 65 ma – e Plesiadapis – 58 ma);
  • as Esosimias, os primeiro Primatas com características de macaco, apareceram na Ásia, 45 ou 40 ma.

Isso significa que quando a evolução conseguir gerar um produto de sucesso, este tende a difundir-se. E esta “geração” pode acontecer em qualquer lugar, que depois identificamos como ponto de origem. Tal aconteceu com os exemplos acima, porquê não deveria ter acontecido em épocas sucessivas também?

É verdade que a “paranóia” dos cientistas com a África tem levado a que a maior parte da pesquisas acontecesse aí; e isto explica em parte a razão de muitas das descobertas fundamentais terem acontecido na África. Mas é verdade também que de facto os pesquisadores aí encontram o que procuram; e deve existir uma razão que justifique isso.

Não podemos comparar o nosso mundo com as condições de 5, 3, 1 milhões de anos atrás (ou ainda muito menos); não havia autoestradas que permitissem evoluir numa região para depois deslocar-se alguns milhares de quilómetros, talvez nas Bermudas pois o clima é melhor.

Faz sentido, no meu entender, que um restrito grupo de macacos tenha dado origem a um processo evolutivo que ao longo de muito tempo ficou confinado numa zona bem delimitada. Isso é, África cento-oriental: Etiópia, Chade, Kenia, Tanzânia,  as regiões atravessadas pelo Vale do Rift (um complexo de falhas tectónicas criado com a separação das placas tectónicas africana e arábica) 

Mas dos próximos passos vamos falar numa outra parte.

Ipse dixit.

Relacionados:
Origens: o Homem – Parte I
Origens: o Homem – Parte II
Origens – Parte I
Origens – Parte II
Origens – Parte III
Origens – Parte IV

4 Replies to “Origens: o Homem – Parte III”

  1. É justamente na Africa também que se origina a colonização dos anunnaki e dos primeiros híbridos humanos na teoria de Zecharia Sitchin.

  2. Com certeza. Devem ter sido os mesmo que deitaram o Perturbador Magnético na Antárctica.

    – Ohhh, sobrou este Perturbador Magnético…
    – Olha, já não temos espaço para esta tralha toda aqui no disco voador, deita isso fora.
    – Mas pode sempre dar jeito!
    – Minha nossa, quando voltarmos para Nibiru vou comprar-te um Perturbador novo, último modelo, tá bom?
    – Sério? Um daqueles que fazem o café expresso também?
    – Sim, prometido.
    – Ok, então deito fora.
    – Ehi, pára, que fazes?!?
    – Deito fora, como disseste…
    – Mas não aqui, fecha a janela, pode atingir um dos híbridos na cabeça! Já são estúpidos assim, falta só uma outra pancada…
    – Ah, tens razão…então?
    – Espera, vou passar por cima da Antárctica, podes deita-lo aí, não está ninguém, só gelo…
    – E os pinguins?
    – Ah, pois, os pinguins…então vamos deita-lo sempre na Antárctica, mas no fundo do lago Vostok.
    – Eh? Mas está debaixo de 3 km de gelo?
    – Não há crise: com o nosso descongelador molecular ultra-sónico ao plasma é um segundo.

    Sim, sem dúvida: foram os Annunaki enquanto voltam da modificação do Dna na África.

  3. Se querem realmente tentar encontrar pistas do que esta acontecendo no mundo, vejam esta entrevista:

    Jordan Maxwell: A Tomada de Poder no Planeta Terra

    A partir de mais de 48 anos de pesquisa sobre história, religiões, esoterismo, sociedades secretas, UFOS e principalmente – símbolos, Jordan Maxwell abre o jogo e expõe o conhecimento que adquiriu ao longo de sua vida, ao lado de muitos intelectuais importantes como MANLY P. HALL e outros.

    o site dele é este e contém muito material:

    http://www.jordanmaxwell.com/

  4. Ei…segundo parece, o homem de neandertal viveu mais 10000 anos na Península Ibérica. Está tudo dito!…

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: