Site icon

A Sopa na Pipa

Algo está a mudar.

Provavelmente os Leitores repararam: houve alguma coisa na internet ao longo das últimas semanas. Google, Wikipedia e outros decidiram dedicar espaço para reclamar liberdade.

Internet já não é livre? Ainda é, mas o perigo que esta situação possa não ser duradoura existe, é bem real.

Pipa? Sopa? Acta? Ouviram falar disso? São estas as ameaças, partidas dos Estados Unidos e agora chegadas na Europa.

Um problema regional? Não, global: o que o Leitor está a ler neste preciso momento (o blog), é um produto que desfruta um serviço (Blogger) sediado nos Estados Unidos, tal como WordPress. A maioria dos bloggers mundiais utiliza tecnologia que tem origem e é gerida a partir dos EUA, em ambos os casos na Califórnia.

E os perigos não são limitados aos blogs, pois as maiores empresas de web hosting, (que alugam espaço aos sites) estão sediadas nos Estados Unidos também.

Estamos perante uma possível profunda revolução do web. Uma revolução que não tem nada de “inovador” ou de “democrático”, pelo contrário: é a introdução de novas regras do jogo para um controle muito mais apertado.


E atenção: não confundam a pirataria informática com as novas regras. O que se passou nas últimas semanas com o caso Megaupload é um chamariz, para fornecer uma camada de “princípio” a uma operação que tem bem outros objectivos, entre os quais há em primeiro lugar a limitação da partilha de conhecimento. O que está em causa aqui não é o facto de poder descarregar “de graça” o último cd de Shakira, mas a livre circulação das informações.

E já sabemos: quem controla a informação controla tudo.

O blog Sociedade Alienada publicou um óptimo artigo acerca do assunto no passado dia 19. Aconselho ler. Internet tal como é conhecida pode ter os dias contados. Falar em “censura” não é um exagero.

Link: Os Assassinos da Internet Livre

Ipse dixit.