França: AA. Portugal: Eheh.

Admito: era uma previsão simples. Mas estava certa. O novo alvo das agências de rating é a França.

Depois de várias de ameaças, a França perde a notação máxima, tal como Áustria, passando ambas para AA.
Ainda não foi, contudo, emitido qualquer comunicado por parte da agência de ratings americana.
A Reuters já tinha anunciado que a S&P estava a avançar com o corte dos ratings soberanos dos países da zona euro e dos dezassete apenas dois escapam.
Alemanha, Holanda e Luxemburgo foram poupados segundo a agência francesa.

Alemanha, Hollanda e Luxemburgo escaparam…esquisito, não é? São os mesmos Países que, segundo as previsões, poderiam fazer parte do mesmo bloco de Berlim caso a Zona Euro explodir.

Em Dezembro de 2011 a S&P colocou 15 países sob um outlook negativo (França e Alemanha estavam incluídos), e defendeu que o stress sistémico estava a aumentar à medida que as condições de crédito se tornavam mais difíceis entre os 17 da zona euro. Desde esse momento o Banco Central Europeu tentou conferir alguma liquidez à banca através de compra da compra de títulos a três anos.
Nessa altura a agência de rating afirmou que iria inclusivamente, descer o ratings do Fundo de Estabilidade económica e financeira (FEEF).
Portugal está entre os 15 países colocados sob perspectiva negativa pela S&P. Foi considerado lixo pela Moody’s em Julho e pela Fitch no passado em Novembro. Até agora apenas a S&P mantém o rating de Portugal na escala BBB.

Pois, Portugal…Portugal está melhor e aqui vai o sinal que aponta para esta direcção: o ex-ministro Eduardo Catroga será recompensado por ter participado nas negociações com a troika com um salário anual de 639 mil Euros, mais ou menos 45 mil Euros por mês.

É uma boa notícia: só um País rico e fora da crise pode pagar os próprios dependentes 100 vezes o salário mínimo nacional.

Cá está, a retoma.
É tempo de festejar.

Ipse dixit.

Fontes: Dinheiro Vivo, Público

10 Replies to “França: AA. Portugal: Eheh.”

  1. A múmia Catroga até merece… Afinal quanto mais ganha mais desconta mais ajuda com os seus impostos os escravos pobres… é bonito… mas… mas… a solução está aqui!!!
    Aumentem os salários de toda a MANADA que assim todos descontam mais e assim há mais para distribuir pelos pobr… calma aí… se aumentam a toda a MANADA então quem é que fica pobre? Ah… fácil… altera-se o valor do limiar da pobreza e pronto problema resolvido! Afinal de contas a solução é aumentar os salários e não cortá-los!

    E ainda me chamam de louco!
    voz a 0 db

  2. Ora digam lá se não é interessante esta história do Catroga. A paciência da 'malta' está a ser testada ao limite, mas ao que parece esse limite ainda não foi alcançado.
    Estará perto? Longe? Não tem limite?

    Nota: 'malta': aqueles em cujo
    cerebro só existem 2 neurônios. O Tico e o Teco. Vivem num estado vegetativo. Dormem, comem trabalham e consomem. E para nosso mal, tambem votam.

    Krowler

  3. onde foi parar todo os recursos naturais roubados por esses paises (portugal, frança, Espanha entre outros)?
    o que levaram de ouro brasileiro, dava para pagar a divida da Europa

  4. Olá Jonas: sou tão velha que ainda me lembro! Foi parar em dois outros Estados: Vaticano e Inglaterra. Abraços

  5. É, até parece que o Vaticano andou aí a espalhar o Cristianismo de BORLA… TUDO SE PAGA… seja em forma corpórea ou não-corpórea! ihih

    Já que não dá para comentar doutra forma vai por nome/url…

  6. Acho que tenho que deixar de comentar por uns tempos pois não entra nenhum… em nenhum blogue do Blogger!!! E já estou farto de reescrever… última tentativa…

    É, até parece que o Vaticano andou por aí a espalhar o Cristianismo de BORLA… TUDO SE PAGA! Seja de forma corpórea ou não-corpórea…

  7. Carlo Azeglio Ciampi, límpido funcionário do Estado, ex-presidente do Banco Central da Itália, ex-primeiro-ministro, ex-presidente da República. Diz ele: “Desafiaram a lei moral que permite distinguir a comunidade humana da selva (…) fizeram da finança, aquela que, conforme os manuais de economia, está a serviço da produção, da troca, do desenvolvimento, uma selva onde se satisfazem apetites ferinos, onde impera a lei não escrita do desprezo por todos os valores, afora o ganho, o sucesso, o poder”.

    🙂

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: