Site icon

Irão: opções em aberto

Segundo o diário Ynet, o Primeiro Ministro Benjamin Netanyau e o Ministro da Defesa Ehud Barak estão extremamente preocupados. Motivo? A ameaça iraniana.
Por isso o principal diário israelita, Yedioth Ahronoth, reporta que ambos trabalham para uma acção contra Tehran.

O Director dos Assuntos Militares, Amos Gilad, afirma:

A principal ameaça para israel é o Irão […] que precisa ser tratado como um império igual em poder as super-potências como os EUA. As motivações levam o Irão a desenvolver capacidades balísticas. No momento, não há nenhuma ameaça imediata nuclear, mas há definitivamente uma grande dose de motivação e determinação.

Não há dúvidas: Teheran é o centro do Mal.


Segundo Nahum Barnea, líder comunista israelita, os chefes das forças armadas e o Mossad rejeitaram a ideia. Por enquanto, claro.

O ex-chefe do Mossad, Meir Dagan, já tinha afirmado que um ataque aéreo contra o Irão teria sido “uma ideia estúpida” e tinha também alertado acerca das possíveis consequências desastrosas: uma guerra regional total.

E em matéria de “ideais estúpidas” Dagan é um especialista: dele tinha sido a ideia do assassinato dum alegado membro de Hamas num hotel de Dubai com passaportes europeus (Janeiro de 2010), o que tinha provocado uma crise entre Londres e Tel Avive.

Mas as altas esferas governamentais continuam a preparar o terreno tendo em vista um ataque. A ideia de que isso possa ser o gatilho dum conflito bem mais amplo parece não preocupar os filhos de David. Afinal, estão em missão por conta de Deus, o que tudo justifica.

Nem as pequenas derrotas parecem ajudar na reflexão: como no caso de Liam Fox, secretário da Defesa britânico obrigado a demitir-se no passado mês de Outubro por causa das suas amizades com a lobby hebraica de Adam Werrity. Fox é um apoiante da ideia dum ataque contra o Irão e a dúvida é que possa ser até um agente do Mossad.

E não seria um caso isolado: mais de 80% do partido que governa o Reino Unido é actualmente composto por conservadores amigos de israel.

Por isso: sempre em frente.
Ainda Gilad, segundo o qual a boa notícia foi que:

o mundo inteiro está contra os Iranianos, as sanções são eficazes, mas isso não muda a direcção estratégica do Irão ou as sua motivação. Irão está determinado a obter armas nucleares e que é uma grande ameaça para israel. 

Lógica consequência: israel deve atacar o Irão?

Todas as opções permanecem aberta.

Justo. Deus assim deseja.

Ipse dixit.

Fontes: Gilad, Ynet, The Guardian, The Telegraph, Conservative Friends os israel