Site icon

Como desentupir os canos: sondagem

Escreve Pedro:

Max, acho que você está errado neste caso, você tem ilusão de escolha e ilusão de que pode fazer algo pra mudar, entendo que só se muda agindo, porém não será desta vez, não de uma “revolução” forjada como tantas outras e você também sabe, irrelevante quem participe ou não os planos estão traçados e as metas serão alcançadas, acreditar que alguém, sendo bilhões ou um apenas, poderá mudar algo é infantilidade na altura do campeonato.

Boa, ainda bem que Pedro fala nisso. Porque pode ter razão. E, com base nos comentários, podemos afirmar que há outros Leitores que partilham esta visão.

Então surge um pequeno problema: se estas manifestações forem todas forjadas (e concordo), se as metas serão alcançadas apesar de qualquer nosso esforço, alguém pode dizer-me o que estamos a fazer aqui? Neste ou em outros blogues, entendo.

Porque se excluirmos as manifestações, qual outra possibilidade para alterar o rumo dos acontecimentos existe?


Os blogues e internet no geral podem ser tranquilamente excluídos: porque enquanto estamos aqui a tratar dos máximos sistemas do universo, nas escolas são formados milhões de novos escravos. Que, se calhar, um dia poderão encontrar um blog de informação alternativa, mas que por enquanto reforçam cada vez mais a ordem existente (com relativos planos futuros).

Pensar que uma mudança possa ser começada pela internet é uma ilusão, também por outra razão: a manifestação 15 de Outubro começou assim, tal como Occupy Wall Street e as revoltas da África do Norte. Isso significa que é permitido ficar indignados até quando isso não representar um perigo, mas passado o limite há uma óbvia intervenção que “direcciona” o protesto nos carris da “normalidade”.

Dos media nem vale a pena falar.
Da política nem pensar.
Das manifestações acabamos de dizer.

Então, eis a minha pergunta: que tal transformar este blog em Culinária Incorrecta? Não seria mais útil?

É uma pergunta séria a minha. Se os Leitores estão aqui porque o mundo é um lugar mau, não há maneira de mudar, mas gostamos de descobrir todas as injustiças e os abusos, então temos que admitir: Informação Incorrecta é um ponto de encontro de masoquistas.

Que pode ser uma ideia legitima, nada a dizer, mas neste caso melhor mudar o nome do blog, uma coisa do tipo “Sofrer, que prazer”, “Sofrimento Correcto” ou algo parecido.

Como masoquista eu não sou, talvez não seja mal dedicar o esforço a algo de mais útil. Como as receitas. Ou conselhos para o jardim, como desentupir os canos, coisas assim.

Eu acho que um trabalho vale a pena se em vista tivermos um resultado útil: passar horas a ler (ou escrever) artigos para ficar mal não é grande coisa como objectivo.

Se a ideia for “Continuemos assim, continuemos só para poder sofrer”, então não sei, se calhar é melhor martelar-se os dedos da mão uma vez por dia e depois visitar um blog que explique como preparar um prato de esparguetes (que, lembro, têm que ser comidos “al dente”, 5 minutos de cozedura no máximo. Ficam rijos? Claro que ficam rijos, são “al dente”).

Qual a ideia dos Leitores? Que acham? Quais os objectivo deles? O que esperam?

Leitores! Falem! A blogosfera ouve!

Os mais preguiçosos podem participar na sondagem ao lado (à direita!, em cima!), onde é preciso só escolher uma das opções apresentadas.
Os mais bem dispostos podem comentar aqui e votar na sondagem ao lado.

A sondagem terá uma duração de 2 anos. Demais? Ok, então 6 dias, até o próximo Domingo.

Desde já: obrigado pela participação!

Ipse dixit.

P.S:: Esqueci-me! Esta não é uma sondagem acerca deste blog, é mais uma sondagem acerca dos Leitores e, mais no geral, acerca da utilidade da blogosfera qual possível ponto de partida para mudanças. Obrigado!