Site icon

A “importância” dum blog

Diz Pedro:

É o caso dos leitores do blog que “não têm pensamentos próprios e se alimentam dos pensamentos dos outros”.

Cara, vc é muito ofensivo e pavio curto. O do outro blog (o Libert…)é muito mais gentil. São pessoas como nós que dão aos blogs muitas visitas e alguma importância.

Caro Pedro (não H.),

Eu tenho as minhas ideias, os meus pontos de vista. E tento defende-los, até alguém demonstrar estarem errado (o que acontece, claro, pois só os idiotas não mudam de ideias).

Os Leitores mais antigos podem lembrar, por exemplo, como mudou o meu ponto de vista acerca da Nova Ordem Mundial: quando abri este blog, simplesmente recusava a ideia. E, de facto, passou muito tempo antes de eu falar disso.

Estava eu errado? Sim, estava. Então? Acham que tenho medo de errar? Como dizia o fulano, se tivesse recebido um Euro por cada erro, agora não precisaria de trabalhar. É normal, é a vida de todos.


O que acontece é que há por aqui  pessoas que frequentam o blog (e nem percebo a razão, mas tenho as minhas hipóteses) cuja palavra de ordem é contrariar (sem argumentar) e até insultar.

Se ao ler o meu post ficou ofendido, deveria perguntar porque ficou ofendido. E não olhe para mim, pois quando escrevi isso não estava a pensar em você.

Quanto ao facto de “Não ter pensamentos próprios”.
Lamento Pedro, mas há pessoas assim. Há pessoas que visitam outros blog, nos quais são devidamente ensinados, depois passam por aqui e ficam histéricos porque não encontram os mesmos pontos de vista.

O que posso eu fazer acerca disso? Nada, mas será meu direito constatar isso ou não? Tenho obrigatoriamente que escrever coisas simpáticas que façam todos felizes?

Já falamos amplamente acerca destas teorias de tretas que circulam na internet, devidamente suportadas por blogues que operam (alegadamente) no campo da informação alternativa.

Pediram-me para analisar dados, ver vídeos, debater. Eu fiz tudo isso, forneci todos os instrumentos (aqueles que eu conheço, claro, pois não posso saber tudo) para que as pessoas percebessem que há por aí indivíduos sem escrúpulos que desfrutam as nossas fraquezas para ganhar fama mas, sobretudo, dinheiro.

Falam de coisas que não têm nem pé nem cabeça. Mostram teoria que até um miúdo da escola primária pode demonstrar estarem erradas. E eu digo: meus senhores, não acreditem em mim, mas porra, vejam os factos pelo menos.

Mas nada.  Como minhocas mentais, absorvem o que aprendem nos vídeos delirantes, visitam blogue e sites onde encontram outras minhocas que repetem o que viram em outros vídeos, depois descarregam a frustração aqui.

“Repetir”, caro Pedro, “repetir”, não pensar. Porque há pessoas que não sabem o que é um parsec mas “pensam” que Elenin possa ser uma estrela de neutrões, uma nave espacial ou um planeta.

Chegamos ao ponto em que quando o descobridor de Elenin anuncia que o cometa ficou na prática destruído, eles acham que o descobridor está a mentir e que faz parte dum engano global realizado pela Nasa.
Mas consegue ver a ideia? A pessoa que descobre o cometa e anuncia ao público a descoberta dele, passadas poucas semanas é visto como um grande conspirador.

O que é possível fazer contra cérebros assim?

Continuam a frequentar este blog e a insultar. Até em Inglês, se for preciso.
Depois chega o Pedro e diz que sou muito ofensivo e pavio curto, Com certeza, era só que faltava.

Nem tenho o direito de ficar chateado, pois o Pedro fica ofendido. Tenho que encarar os insultos (que outros blogueiros simplesmente apagam) com o sorriso e, porque não, pedir desculpa se for o caso.

“São pessoas como nós que dão aos blogs muitas visitas e alguma importância”.

Errado, Pedro, errado.
Se fosse mais atento já teria reparado em algumas intervenções minhas nas quais convido os Leitores (e não um) a abandonar o blog, sem meios termos.

Porquê? Porque, a diferença de outros blogues, não estou aqui para somar visitas, não é este o meu objectivo. Esta é uma coisa que repito há muito, muito tempo.

Se o meu objectivo fosse este, acredite, o blog trataria de bem outros assuntos.

Para mim, a importância dum blog não pode ser medida com base nas visitas. Por isso, Pedro, eu não estou em dívida consigo ou com outros Leitores, da mesma forma que nenhum Leitor está em dívida comigo.

Porque a ideia é encontrar pessoas com as quais seja possível compartilhar, trocar ideais, pontos de vista.

E, felizmente, a maior parte dos Leitores deste blog perceberam a ideia. Aprendi muito com eles e espero que, embora em medida menor, eu possa ter retribuído.

Por isso, Pedro, pode facilmente perceber que o número dos Leitores não afecta minimamente a importância que eu dó a este blog. Não é a quantidade, mas a qualidade que conta.

Mas Pedro, você acha que eu estaria satisfeito com 6.000 Leitores diários, 5.900 dos quais estão preocupados porque viram um fulano no Youtube a dizer que Elenin é um buraco negro? Mas se for por isso, então fecho o blog e vou passar o meu tempo num café.

Diz Pedro H.:

pois nem sempre ele [Max, eu!] está certo.

Exacto, aqui não encontram Grandes Verdades, não as tenho, repeti isso muitas vezes também. Aqui encontram dúvidas, que nunca faltam, os pontos de vista dos Leitores que comentam (que discutem que perguntam, que participam) e os meus.

Pelo contrário, quem comenta só para ofender está cheio de certezas.

Se o Pedro (não H.) ficou ofendido, lamento, mas a solução (não apenas para ele) é ficar com o blog Libertar (por acaso um blog que aprecio e aconselho em qualquer caso), de certeza mais gentil do que eu.

Abraço!!!