Xenofonte 1 – Tottenham 0

Ninguém melhor pode saber o que acontece na Inglaterra senão uma pessoa que mora em Londres, onde tudo começou, e que conhece os lugares, as pessoas.

Ontem a noite foi mais calma, não apenas na capoital mas, ao que parece, nas outras cidade também como Manchester ou Birmingham.

Mas a tensão ainda fica, por isso será preciso esperar para ver.

O Nobre Xenofonte enviou um comentário que com muito prazer realço.

É o seguinte:

Vivendo cá posso confirmar que de facto, tal como em Lisboa tens muitas zonas conflituosas, sendo Tottenham uma delas. A diferença é que aqui tens muito mais raças dada a origem variada dos imigrantes, o que pode tornar tudo mais explosivo.

Existe também outra diferença: as pessoas necessitadas tem apoios brutalmente maiores do que em Portugal. Por norma são-lhes concedidas casas em boas condições em zonas não muito longe do centro (zona 2, 3 do metro).

Eu moro na zona 2 em Fulham (zona simpática) e todos os meses pago £700 por um quarto. A habitação em Londres é bastante cara, isso é um problema grave que mais cedo ou mais tarde será resolvido (bolha do imobiliário que não rebentou totalmente como aconteceu na Irlanda por exemplo).

Para alem dessa habitação “gratuita” ainda têm outros subsídios e o NHS (todos temos) [National Health Service, Serviço Nacional de Saúde].

Já passei por esses bairros e as condições das casas são claramente melhores que o Bairro Branco (Monte da Caparica), Quinta da Princesa (Amora), Fontainhas ou Cova da Moura. Como seria de esperar dado o nível de vida mais alto.

As condições da classe mais baixa podiam e deveriam ser melhores mas não tão ao nível degradante que por exemplo se vê nos EUA.

Penso que o que tem acontecido nestes últimos dias não passa de vandalismo e oportunismo de miúdos mal intencionados. Miúdos que na sua maioria andam vestidos com roupas de Nikes e Adidas, com iPhones e Blackberries. O materialismo desnaturado, infelizmente, é algo que tem vindo a crescer com o passar do tempo.

Com isto não quero que não se viva numa sociedade assimétrica e injusta. Aqui uma boa educação ira reflectir-se fortemente nas oportunidades que irás ter no futuro. Infelizmente parte do sistema educativo é privado, o que faz com que a distribuição de oportunidades não seja justa.

Ainda para mais com a brilhante medida de quererem triplicar o custo das propinas nas universidades publicas (£3000 anuais para £9000) só vai tornar o ensino qualificado simplesmente inacessível para boa parte dos alunos.

As medidas de austeridade que se têm aplicado no mundo ocidental atingem de forma muito mais violenta as classes media e baixas o que torna propício a que este tipo de eventos aconteçam mais frequentemente.

Apesar do fosso ser cada vez maior, continuo a achar que estes motins dos últimos dias são actos de vandalismo de putos que querem tudo de mão beijada e que estão a destruir pequenas lojas de pessoas honestas e trabalhadoras.

Espero que estes eventos façam com que a sociedade reflicta, pois isto vai ser bem mais recorrente com o adensar da crise económica.

Ontem no caminho para casa as ruas que normalmente estão com muito movimento, estavam semi-desertas, e as lojas fechadas. Uma perspetiva diferente das ruas nas quais ando todos os dias. O medo é sem duvida uma ferramenta eficiente…

Cá estarei para responder a alguma duvida sobre Londres que os colegas de blog possam ter.

Nobre Xenofonte, muitíssimo obrigado por este testemunho.

E mais não sei que dizer, pois uma cosia é viver as notícias atravês dos media, outra é “ao vivo”.

Ah, já sei: envia um Fish and Chips, sff.
Chips com vinagre, se não te importares.

Ipse dixit.

Fonte: O Nobre Xenofonte.

4 Replies to “Xenofonte 1 – Tottenham 0”

  1. Estes dois jovens jornalistas, não partilham da mesma opinião:
    http://naturologiamiga.blogspot.com/2011/08/londres-e-desconexao-da-internet.html

    … em Inglaterra, o caos dos últimos dias são motivo para o governo colocar a possibilidade de, em tempos de distúrbios, desligar as redes sociais e os SMS
    http://www.bbc.co.uk/news/technology-14493497

    No seguinte video, vemos o jornalista afirmar: "(..) eles [a polícia] deixaram as coisas acontecer (…) O sistema quer que continuemos a lutar uns com os outros, a destruir as nossas comunidades, invés de construirmos comunidades e estarmos lá uns para os outros. Enquanto os banqueiros estão a diluir a economia, eles recuam e vêem-nos a destruirmo-nos uns aos outros. E isto é muito triste (…) Eles querem que isto aconteça. Talvez eles queiram instaurar a Lei Marcial no Reino Unido"

  2. Tudo isso é muito estranho..
    Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo ultimamente.

    Só quero ver o que vai ser ano que vem.

    Precisamos fazer alguma coisa.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: