Site icon

Entre Zombie e Estrelas

Ok, ok, tudo bem: este não é um blog catastrofista, não é costume tratar de assuntos como este.

Mas temos de ser honestos: não é tão normal que a Nasa prepare um kit de emergência para os empregados e as famílias deles, não é?

E se o leitor acabou de imaginar planetas malignos (Nibiru!) que colidem com a nossa pobre Terra ou alienígenas (Annunaki!) que querem destruir o nosso carro com uma pistola laser…então pare.
E pense.

Pois pode haver emergências muito menos “celestiais” e muito mas terrenas. E este cenário pode até ser pior do que uma invasão espacial.
Pior?
Sim, pior.

Na página Headquarters Emergency Operations da Agência Espacial Americana é possível ver um vídeo de Charles F. Bolden Jr., ex astronauta e actual Administrador da Nasa. O vídeo, muito simples, explica a razão de fundo do Plano de Emergência: estar preparados.
Mas preparados para quê? Tudo: furacões, terrorismo, porque, afirma Bolden:

I have concerne that our rights now is not as good as it ought to be

Literalmente: estou preocupado com o facto dos nossos direitos agora não estarem tão bem como deveriam estar.

Eh? De que está a falar o chefe da Nasa, uma agência que em princípio deveria ocupar-se de estrelas e afins?

Bah, vamos em frente.


À direita do vídeo é possível encontrar alguns links, que abrem documentos Pdf: o Emergency Supply Kit, o Family Communications Plan, e outros.
São todas recomendações que fazem sentido, disso não há dúvida.
O que preocupa é o contexto.

A Nasa, repetimos, é a Agência que trata das missões espaciais, não da segurança dos cidadãos: não é suposto preparar um vídeo, guias, até enviar mails aos dependentes para alertar acerca de eventuais emergências. Nem falar de “direitos que não estão tão bem como deveriam estar”.

A não ser que…não, já disse: esqueçam as invasões extraterrestres.
Pelo contrário, pensem em algo de muito mais perto.

Como um Pais cujo futuro é muito menos seguro do que podemos pensar.
Um Governo que não tem a certeza de poder responder em caso de necessidade.
Uma classe política que não sabe ao longo de quanto tempo ainda será capaz de controlar as forças centrífugas que começam a emergir.
Pensem num País com quase 14 milhões de desempregados e uma perspectiva de crescimento limitado ou até ausente. Pensem na hipótese duma nova recessão.
Pensem num País empenhado numa guerra civil.

Vistas assim, as coisas começam a fazer sentido.

Então podemos entender porque o CDC, o Center for Disease Control and Prevention, publica um artigo com o título de “A Apocalipse dos  Zombie”, na tentativa de alcançar um público mais vasto em vista de emergências.

Então é normal que a Nasa abra o armário para extrair os espectros do 9 de Setembro (citado no vídeo), do Furacão Katrina e de outras catástrofes naturais.

Ar pesado no outro lado do oceano: as certezas são mercadorias cada vez mais raras.

Ipse dixit.

Fontes: Nasa, CDC