As revoluções não são todas iguais: Geórgia

M. Saakashvili

Nem todas as revoluções são iguais.
Algumas devem ser tratadas com respeito e admiração. Outras não.

O leitor vive num País com um sistema político podre? Deseja fazer uma revolução?
Pare: antes é preciso saber qual a orientação dos Estados Unidos. Porque caso Washington decida suportar o actual sistema de governo, para o leitor não há hipótese. Vai levar na cabeça. E nem terá direito aos clássicos 15 minutos de celebridade, pois os media vão ignora-lo.
Totalmente.

É o caso da recente revolta na Geórgia.
Fartos do regime-boneco pró Estados Unidos, muitos cidadãos de Tbilisi, a capital, decidiram encenar uma série de manifestações para pedir uma mudança de leadership.

Mikheil Saakashvili, o presidente, é fortemente contestado.
É acusado de ignorar o progressivo empobrecimento da população, com desemprego cada vez mais elevado, subida dos preços, cortes nas reformas e nos serviços sociais. …onde é que já vimos tudo isso?), de governar de forma cada vez mais autoritária e repressiva.
É também toxicodependente, mas este seria o mal menor.

Na praça muitos jovens, mas ainda mais pessoas de meia idade e reformados: por isso esta tinha sido definida como a “revolução prateada”, pela cor dos cabelos.

Na passada Quarta-feira o ponto de viragem.
Centenas de policias, apoiados por blindados, atacam os demonstrantes de dois lados: e são só tareias. A policia não é racista: jovens, menos jovens, idosos, todos têm direito a própria dose de tareia, mesmo uma vez caídos no chão.

Dezenas os feridos, centenas os presos.
Nos noticiários ocidentais é o silêncio.
Acontece.


O Presidente Saakashvli:

Cada cidadão tem o direito de exprimir-se e protestar, mas os factos destes dias nada têm a ver com esta liberdade: são provocações do estrangeiro, secundo um plano escrito fora da Geórgia, pelo nosso inimigos [a Rússia, NDT].

E os Estados Unidos? Washington simpatiza com o bom Saakashvli. natural: onde há liberdade e uma democracia que funciona há também os Estados Unidos.
O embaixador americano em Tbilisi, John Bass:

Estou preocupado pelo facto que entre os manifestantes há também elementos mais interessados no choque violento de que na protesto pacífico.

Nada a ver com os revoltosos gentlemen da Tunísia ou do Egipto, gente fina: os da Geórgia são revoltoso brutos, que procuram apenas sarilhos.

Confirma o embaixador francês Eric Fournier:

Têm o direito de manifestar, ma o protesto tem que parar antes de amanhã porque não têm o direito de impedir uma manifestação oficial.

No dia seguinte, de facto, era previsto um desfile de meios militares. E o embaixador tem toda a razão: é possível protestar contra as injustiças, a pobreza, a ditadura; mas melhor à noite, perto das 3 ou 4 de  manhã, em silêncio, de forma a perturbar o menos possível.

Doutro lado, é preciso perceber: o actual Presidente tóxico, Saakashvli, chegou ao poder graças à “revolução rosa” de 2003. Uma revolução espontânea e popular, como sempre.
Nem passaram 10 anos e os Georgianos querem outra revolução colorida?
E quando trabalham naquele País?

Ipse dixit.

Fonte: Megachip, Youtube

3 Replies to “As revoluções não são todas iguais: Geórgia”

  1. SOCIEDADE HIPÓCRITA!!!!!!!!!!!!

    ESTOU REVOLTADO!!!!!!!!!!!

    ESTOU INDIGNADO!!!!!!

    Peço desculpa pelo desabafo!!

    mas realmente…

  2. Ainda bem que sabemos q um dia isso tudo vai acabar, só nõ sei se estarei vivo pra ver isso. A História nos mostrou a queda de várias sociedades dominantes, Grécia, Roma, Egito, etc, e por isso afirmo com segurança que há de chegar o dia em essa podridão sucumbirá.

    Na pior das hipóteses, os EUA continuam a dar para a nossa querida História um enredo excelente (maquiavelicamente pensando).

  3. Os estados unidos querem que esse governo continuem pois graças a esse presidente, a Georgia esta prestes de entrar na OTAN, e pra botar esse pais como parte do sistema antimisseis ameri..digo internacional é um pulo, principalmente se for perto da Russia.

    Ei Max eu posso colocar esse post no meu site??

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: