O começo da semana

Continue o Circo de Washington: desta vez  foi publicado um vídeo de Osama Bin Laden que observa a televisão onde aparece…Osama Bin Laden.

O vídeo é genial. Pensem nisso: perante as criticas pela faltas de provas, Washington responde com um vídeo onde aparecem não um mas dois Bin Laden ao mesmo tempo. O primeiro na televisão, o segundo enquanto observa a televisão.

Quem entre os leitores não possui um vídeo do mesmo leitor enquanto observa um próprio vídeo? É uma experiência agradável e gratificante, ninguém consegue resistir.

Ah, obviamente no vídeo aparece uma pessoa envolvida num cobertor de lã e um gorro na cabeça, de costas. Não é a avó de Bin Laden, segundo Washington é Bin Laden mesmo. Não acreditam? Pois, os conspiracionistas de costume.

Tudo numa casa que parece uma taberna da zona portuária.
Como assim? Não é este o interior da luxuosa vivenda, com tanto de super-antena parabólica no jardim? Mas explicar isso é simples: Bin Laden sentia falta das grutas onde tinha passado os últimos 9-10 anos e quis recriar o ambiente hi-tech “grutesco” tão familiar e confortável.
Deve ter sido isso.

A verdade é que com este vídeo a Administração americana atinge dois objectivos:
1. Não consegue calar quem acha que Bin Laden já tinha morrido há anos.
2. Consegue calar todos os comediantes que agora terão que ultrapassar-se para atingir os involuntários novos níveis de sátira estabelecidos pela propaganda.

Falando de propaganda: circula uma notícia segundo a qual os limites do “complexo residencial” onde morava a avó de Bin Laden parece recalcar as fronteiras de Israel.
Reportamos isso como simples curiosidade, embora a semelhança exista.

Agora é só esperar: cedo ou tarde alguém aparecerá, apresentando como prova o facto de Bin Laden ter mandado a construir uma vivenda em forma de Israel, uma ocupação “simbólica” portanto…

Mas não há outras notícias do mundo árabe?
Há, há.

Tunísia, novos distúrbios

Desde a semana passada, novos distúrbios estão a perturbar Avenue Bourguiba. Os manifestantes apelam a uma “segunda revolução” e queixam-se porque as mudanças não são suficientes nem rápidas.
Acontece, sobretudo quando as revoluções são feitas “por encomenda”.

Em resposta, o governo promulgou uma nova lei que proíbe aos apoiante do antigo regime (militantes do partido RCD) de ocupar qualquer cargo público.

Obviamente não foi suficiente. E o Ministério do Interior continua rodeado pelo arame farpado enquanto foi declarado o recolher noturno.

As fontes do Ministério também anunciaram que cinco esquadras da polícia e da Guarda Nacional foram queimadas em El Mnihla, Intilaka, Mourouj El, Ibn Khaldun e Kasserine.

A situação é explosiva em Sidi Bouzid (a cidade onde, com o suicídio de um jovem vendedor, começou a “revolução”): o quartel da Guarda Nacional e o da polícia foram queimados, os manifestantes removeram os sinais de trânsito e incendiaram pneus, quebrando as janelas de muitas lojas e as insígnias dos escritórios públicos.

Também incendiados uma esquadra de polícia e uma estação de transportes públicos em Meknassi e dois outros quartéis (polícia e da Guarda Nacional) em Regueb.

Bahrain, estado de emergência chega (quase) ao fim

O rei do Barein Ben Issa al-Khalifa publicou um decreto que revoga desde o dia 1 de Junho o estado de emergência, imposto no País no passado 15 de Março, depois de semanas de protestos anti-governamentais. O anúncio foi feito pela agência estatal BNA.

Outra decisão que chega tarde demais.

Síria, tanques em ação

Depois de entrar na cidade de Daraa, a primeira a rebelar-se, e após a realização de incursões casa para casa, as forças do exército sírio entraram na noite de sábado em Homs, terceira maior cidade da Síria, e Tafas, uma cidade perto de Daraa.

Grécia, o ataque dos media e a Tempestade

A Grécia continua a afundar.

O semanal alemão Der Spiegel, na passada Sexta-feira, lançou a notícia de que Atenas estaria pronta a deixar a Zona Euro e reintroduzir a antiga Dracma; isso segundo fontes anónimas próximas do governo alemão.

Atenas prontamente nega e tudo está bem. Ou quase.

O Wall Street Journal escreve que a Grécia pediu aos parceiros europeus para baixar as metas da redução do deficit, pois não consegue atingir os objectivos, apesar de estar a seguir o severo plano de austeridade estabelecido no âmbito da “ajuda” internacional.

E, de acordo com as indiscrições do diário americanos, Atenas admitiu que provavelmente não será capaz de voltar ao mercado dos empréstimos para financiar-se no próximo ano, pelo que poderá precisar dum novo “resgate”.

Outro? Sim, outro.

O New York Times julga que UE e FMI na verdade estariam apenas a “fazer tempo”, para permitir aos bancos reforçar os próprios capitais, em vista da chegada da tempestade.

Pois nesta altura parece claro: haverá uma tempestade.
E como começo da semana não está nada mal.

Ipse dixit.

Fontes: Informazione Scorretta,

5 Replies to “O começo da semana”

  1. Vítor,

    mas que falta de perícia em observar o vídeo. Como é óbvio, o Bin Laden tem a mão esquerda a segurar a sua AK-47, mas não se vê, pois à hora que iriam passar os vídeos na TV seria horário nobre…nunca se sabe quando pode estar uma criancinha a ver.

    eheheh

    E Max, o narcisismo é normal dos grandes vilões! Basta ver outras histórias da Disney…esta é só mais uma. Portanto, está desculpado que o Bin Laden se esteja a ver na TV, sempre escusa de fazer figuras ridículas como o nosso PM…

    Na tradição Islâmica, homem que é homem, mártir que é martir, morre bonito…ou já se esqueceram das 40 virgens?

    Cumprimentos,
    — —
    R. Saraiva

  2. Olá Vitor! Olá Saraiva!

    5 estrelas! Nem lembrava do Bin canhoto. Isso parece mesmo ter sido um trabalho feito à pressa e não sei porque…

    É impressão minha ou estamos a ser tratados como pobres deficientes?

    Agora nem um vídeo supostamente tão importante como este (a prova!) merece suficiente consideração por parte da intelligence americana? Um vídeo de Bin Laden que observa Bin Laden? E que nem se lembra de ser canhoto?
    O que é isso???

    Grande abraço!!!

  3. Bin Laden no Brasil ou em Portugal? A TV do Bin Laden mostra os comandos em português!

    Link para o video que mostra a palavra VOLUME na tv do Osama http://abcnews.go.com/Blotter/osama-bin-laden-home-videos-released-pentagon/story?id=13552384

    Teria isto a ver com as recentes capas da Veja sobre terrorismo no Brasil? Antigas reportagens sobre financiamento da Al Q'aida desde a tríplice fronteira? Um filme de Hollywood sobre terrorismo a ser dirigido no Brasil?

    Estou paranóico?

  4. Depois de escrever me perguntei se abrincadeira seria entendida 🙁

    Quis dizer que poderia ser vista conspiração em tudo. É obvio que VOLUME é em inglês, mas deixa para lá.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: