Site icon

Divertidos

Notícia curiosa hoje: a agência de rating Moody’s ameaça cortar a avaliação de Portugal.

Numa nota divulgada hoje, a Moody’s, que cortou recentemente o rating da Irlanda em cinco níveis e que ameaçou baixar a notação da Grécia e de Espanha, coloca a dívida portuguesa sob revisão para possível corte, alertando que poderá chegar a dois níveis.

A decisão da agência de notação financeira prende-se com três factores identificados no documento, de entre os quais as “incertezas quanto à vitalidade da economia portuguesa no longo prazo, que podem ser aumentadas por causa da austeridade orçamental”.

Além disso, a Moody’s mostra-se ainda preocupada com as dificuldades de Portugal em aceder ao mercado de capitais a um preço “sustentável” em 2011, prevendo que o país tenha de continuar a pagar um preço elevado para se financiar.

Paramos e pensamos.

Quem é Moody’s? É uma agência de rating, já sabemos.

Quem é realmente Moody´s? É uma agência de rating nas mãos dos bancos e empresas privadas, nomeadamente ING Group, Citigroup, Fannie Mae, Pfizer, Exxon Mobil, Hasbro e outras.

Agora outra pergunta: quem é o Banco Central Europeu?
Em teoria é o banco dos Europeus, na realidade é a expressão dos maiores bancos privados do Velho Continente.

E o Fundo Monetário Internacional? É a expressão dos maiores bancos mundiais.

Portanto, após Portugal ter implementado as medidas requeridas pelos mercados internacionais (isso é, bancos e empresas privadas) e ter comprometido o desenvolvimento da própria economia, agora as mesmas instituições que tanto festejaram a introdução das medidas afirmam: “Epá, mas agora o desenvolvimento da tua economia está comprometido”.

É impressão minha ou alguém está a gozar?

Ipse dixit.

Nota: para saber mais acerca das agência de rating aconselho As Três Irmãs.
Quanto ao BCE e FMI: em breve alguns aprofundamentos, pois merecem.

Fonte: Público