Site icon

Ventos de Guerra

De abismo em abismo.

Desde o abismo alcançado pelas Bolsas até os abismos do Mar Amarelo. Aqui também a tensão está elevada.

Os protagonistas, como sempre, as duas Coreias.

O Querido Leader: preparar a guerra

O líder norte-coreano, Kim Jong-il ordenou aos seus soldados de preparar-se para a guerra.
Quem o afirma é a agência sul-coreana Yonhap, citando a Coreia do Norte. A tensão entre as Coreias dois tem tido uma repentina aceleração após as sanções decididas ontem pela Coreia do Sul contra Pyongyang, acusada do naufrágio de uma corveta, que matou 46 pessoas. A Coreia do Norte também ameaçou uma acção militar se o Sul continuar a violar o limite das águas territoriais no Mar Amarelo.

Yonhap:

O anónimo delegado militar norte-coreano afirmou num comunicado que “dezenas de navios de guerra” entraram nas águas norte-coreanas no Mar Amarelo a partir de maio 14-24.
“Esta é uma provocação deliberada que tem como objectivo desencadear um novo conflito militar no Mar do Oeste da Coreia e, assim, empurrar para uma fase de guerra as actuais relações norte-sul “, disse o comunicado.
“Se as invasões do lado Sul nas nossas águas territoriais continuarem, o (Norte) vai colocar em vigor medidas práticas militares para defender as suas águas”, disse o comunicado divulgado pela Korean Central News Agency. “O lado Sul será inteiramente responsável por todas as consequências.”

A fronteira do Mar Amarelo foi o palco de três escaramuças navais desde 1999 e o naufrágio dum navio de 1.200 toneladas da Coreia do Sul, o Cheonan, em 26 de Março deste ano.

A Coreia do Norte recusa respeitar a fronteira, afirmando que esta  deve ser estabelecida mais ao sul e acusa a Marinha sul-coreana de ignorar regularmente as próprias fronteiras.

Ao falar do naufrágio do Cheonan, o diário Chôsen Shimpô da Coreia do Norte afirma:  

As autoridades do Sul devem mostrar a prova  do que o Norte está relacionado com o naufrágio do navio.[…] O nosso exército e o povo estão prontos contra qualquer punição ou acção de retaliação, contra qualquer violação dos nossos interesses nacionais.

E fala em “guerra total e imediata”.

A ordem do “querido líder” Kim Jong-il para o alerta máximo das tropas norte-coreanas foi relatado também pelo grupo de refugiados do Norte de Seul, segundo os quais as disposições que foram comunicada a toda a nação.

Não desejamos a guerra, mas se a Coreia do Sul, com os EUA e Japão, tentarem atacar. Kim Jong-Il, ordenou de completar a reunificação da península.

afirmou outro militar anónimo.
E enquanto a China convida ao dialogo, os Estados Unidos escolhem outra estrada.
A “diplomacia” americana

Os EUA irão realizar exercícios navais conjuntos com a Coreia do Sul no Mar Amarelo

O anúncio dos exercícios, que irão testar a capacidade dos dois países para detectar submarinos inimigos e impedir as transferências de materiais nucleares, é a primeira resposta concreta dos EUA para a crise provocada pelo naufrágio do Cheonan.

Barack Obama ordenou as forças EUA de coordenar com os seus homólogos da Coreia do Sul para “garantir a pronta disponibilidade e para impedir futuras agressões” da Coreia do Norte, disse um porta-voz.

Fonts: Yonhap, The Guardian