Site icon

Bin Laden morreu. Ou talvez não.

Que aconteceu a Bin Laden?

Exacto, falamos mesmo dele, o agente da CIA que um dia escolheu trabalhar por conta própria. Mas com objectivos diferentes daqueles do antigo patrão.

A partir de então Bin Laden tornou-se a incarnação de todos os males.
Explode uma bomba? Foi Bin Laden. E não importa se o mesmo não reconhecer o atentado. Tem que ser ele e ponto final. O caso do 11 de Setembro de 2001 foi exemplar: Bin Laden nunca afirmou ser o responsável. Verdade, elogiou os terroristas, o que, dito entre nós, não foi nada simpático. Mas sempre recusou a responsabilidade: 

O governo dos EUA culpa-me continuamente por cada um dos ataques. Eu gostaria de assegurar ao mundo, eu não planeei estes ataques, que parecem ter sido planeados por outras pessoas por motivos pessoais. Eu vivo no emirado islâmico Afeganistão e sigo as regras de seus governantes. Os governantes actuais não me permitem executar tal operação.

Fonte: CNN

Mesmo assim, foi o atentado das Torres Gémeas que serviu aos Estados Unidos para desencadear a cruzada moderna, a luta ao terrorismo internacional. Com os resultados que todos podemos ver.


Seja dita a verdade: um Bin Laden morto não daria jeito nenhum. Enquanto a figura dele ameaça os sonhos de grandes e pequenos, terão sempre que existir uns Estados Unidos para defender os Bons, a Democracia e a Liberdade. Pelo menos, isso nas intenções.

Onde está Bin Laden? Este é um problema.
Há quem diga no Afeganistão. Outros no Paquistão ou nos montes do Tajikistão.  Mas não há certeza, além do facto de Bin Laden esconder-se num País que acaba em “-ão”.

Será mesmo assim?
Talvez não.

Se olharmos para os vídeos que supostamente Bin Laden terá gravado ao longo dos anos, podemos notar alguns pormenores interessantes. Uma vez é gordo, outra é magro. Uma vez tem os cabelos pretos, outra cinzentos. Um vez é esquerdino, outra vez não (sic!). Tudo isso faz nascer algumas dúvidas acerca da fidedignidade dos ditos vídeos.

Bin Laden nos vários vídeos: é só escolher…

E há mais.
Eis algumas declarações acerca do destino do homem mais procurado do mundo.

O antigo presidente paquistanês Pervez Musharraf: “Eu acredito que muito provavelmente Bin Laden está morto, pois ele não poderia ser continuamente tratado de sua insuficiência renal”.

O actual presidente paquistanês Asif Ali Zardarii: “Os norte-americanos dizem-me que não sabem (se ainda está vivo) e estão muito melhor equipados do que nós para descobrir o seu paradeiro. Os nossos serviços de inteligência obviamente acreditam que já está morto”

O presidente afegão Hamis Karsai: “Osama Bin Laden está provavelmente morto, mas o antigo chefe talibã Mullah Omar está ainda vivo”.

O director do departamento anti-terror do FBI, Dale Watson: “Eu acredito que Bin Laden esteja morto”.

O chefe-redactor da londrina Arab News Magazine: “Nós publicámos o último desejo de Bin Laden que foi escrito no final de 2001 e mostra-o deitado prestes a morrer ou já morto”.

O serviço secreto israelita: “Nós não vemos Bin Laden como um perigo e ele não está em nossa lista. […] Bin Laden morreu provavelmente em ocasião dos ataques dos norte-americanos em Dezembro de 2001. O aparecimento de novas notícias e fotos são provavelmente um falso”.

O antigo director da CIA, Robert Baer: “Mas é claro que Bin Laden está morto!”

A mesma CIA anunciou em 2006 ter fechado o departamento que tratava de Bin Laden. (New York Times)

Temos ainda os serviços secretos sauditas e franceses que afirmam o mesmo: Bin Laden morreu em 2001. Hipótese confirmada num longo artigo do ano passado no Daily Mail., segundo o qual Estados Unidos e Grã Bretanha já sabiam disso mas, muito simplesmente, esconderam este pormenor.

Mas como teria morrido?
De forma natural, embora todos os esforços para captura-lo.

Osama Bin Laden pode ter deixado este mundo no dia 13 ou 16 de Dezembro de 2001, no Afeganistão, provavelmente vítima de problemas renais e hepáticos que o atormentavam há anos. Tinha hepatite C e tinha que ser internado frequentemente para se submeter a uma hemodiálise.

Eis a notícia da morte e do funeral, publicada pelo jornal egípcio Al-Wafs, na edição dia 26 de Dezembro de 2001:

Islamabad-Paquistão. Um importante oficial do movimento afegão Talibã anunciou ontem a morte de Osama Bin Laden, o líder da organização Al-Qaeda. Ele disse, Bin Laden sofre graves complicações no pulmão e faleceu serenamente de morte natural. O oficial, que exigiu o anonimato, disse ao jornal ´The Observer of Pakistan`, que ele próprio estava presente ao enterro e ele tinha olhado sua face antes do enterro em Tora Borá, há 10 dias. Ele disse que 30 companheiros de sua Al-Qaeda estavam no enterro, assim como membros de sua família e alguns amigos do Talibã. Na cerimonia de encerramento para o descanso final, foi realizada uma salva de tiros. O oficial ainda disse que seria difícil achar o local exacto da cova, pois de acordo com a tradição wahhabista nenhuma marcação indica o local. Ele salienta, seria improvável que os militares americanos encontrassem um dia apenas uma única pista de Bin Laden.

Fonte: Assuntos Incomuns

Verdade? Mentira? Não sabemos.
Mas que haja dúvida, isso há…e uma certeza também: ainda vamos ouvir falar deste Senhor do Mal.

Ipse dixit