Covid: o autoritarismo como perigoso precedente

Diário inglês The Telegraph, há poucos dias. Escreve o histórico e antigo juiz da Corte Suprema do Reino Unido Jonathan Philip Chadwick Sumption, ou mais simplesmente Lord Sumption:

 


A última vaga europeia de autoritarismo Covid criou um novo e perigoso precedente

A ausência de escrúpulos morais na busca do que é considerado “o bem comum” é o primeiro sintoma do totalitarismo.

 

Em toda a Europa, as normas mais básicas da sociedade civil estão a ser substituídas pelo pânico, com os não vacinados a serem excluídos de um leque cada vez maior de direitos fundamentais. A Áustria criminalizou-os. A Itália impede-os de ir trabalhar. A polícia holandesa disparou sobre os manifestantes, ferindo gravemente alguns deles. Estamos a assistir à loucura de políticos aterrorizados que não conseguem aceitar o facto de serem impotentes face a um fenómeno natural.

Se os bloqueios, encerramentos forçados e outras contramedidas drásticas funcionam, porque é que estes países já estão na quinta vaga da pandemia e no terceiro ou quarto bloqueio? Quanto tempo levará até reconhecermos que estas medidas apenas adiam a duração da infecção para o período seguinte?

Se persistirem, a lógica diz-nos que estas medidas nunca mais serão removidas. O que em tempos foi justificado como medida temporária, para ser utilizado como “à espera de vacinas”, corre agora o risco de ser imposto às pessoas como mudanças permanentes no seu modo de vida. Talvez o aspecto mais revoltante desta crise seja o hábito dos políticos de culpar os outros pela ineficácia das suas próprias escolhas políticas. Opor-se às vacinas é estúpido, porque são muito eficazes na prevenção de doenças graves e da morte. Mas estas vacinas não são tão eficazes contra o contágio e a transmissão do vírus como pensávamos inicialmente.

O Chanceler austríaco tem-se distinguido particularmente no jogo de culpar os outros, e muitos outros políticos são tentados a fazer a mesma coisa. No entanto, a proporção de pessoas totalmente vacinadas na Áustria é de 64%, muito acima da média europeia de 57%. A Bélgica e os Países Baixos estão entre os países mais vacinados da Europa, com 74%, no entanto, têm visto um aumento acentuado das infecções. Entretanto, o aspecto moral da questão é completamente esquecido. Na raiz do problema está o facto de abordarmos a pandemia como um problema puramente técnico, que afecta a saúde pública, e não como um problema económico, político e social complexo.

Isto leva à conclusão ilógica de que não há limites ao que uma maioria aterrorizada pode impor aos outros na esperança de se proteger da infecção. A ausência de escrúpulos morais na prossecução do que é considerado “o bem público” é o primeiro sintoma do totalitarismo. A redução do ser humano a um mero objecto da política nacional é o passo seguinte.

A interacção social com outras pessoas não é um passatempo de luxo, mas uma necessidade básica dos seres humanos. Um mínimo de respeito pela autonomia individual dos nossos concidadãos é essencial se quisermos viver em qualquer tipo de harmonia. Estas são as coisas que fazem de nós uma comunidade. Governos que ignoram estes factos violam um importante princípio moral, e inevitavelmente se vêem a conduzir um ataque contra a humanidade das suas populações.

Aqueles que se recusam a ser vacinados podem ser insensatos, e talvez até egoístas. Mas se nem sequer lhes é permitido decidir que tratamentos médicos devem ser submetidos e que medicamentos devem entrar nos seus corpos, então muito pouca autonomia do ser humano resta. E isto abre o caminho ao despotismo e à discórdia social sem fim.

Todos devemos prestar atenção à facilidade com que uma democracia liberal pode ser subvertida pelo sentimento de medo.


 

A Democracia é uma criatura extremamente frágil e, na sua vertente mais pura, provavelmente uma utopia. Pessoalmente duvido que alguma possa alguma existir uma autêntica Democracia e cada vez mais vejo esta forma de governação ao mesmo nível dos vários e inalcançáveis “-ismos” ideológicos.

Depois, nos últimos anos, ganhou cada vez mais espaço a ideia segundo a qual numa Democracia é a maioria “que manda”. Uma ideia terrivelmente errada: se assim fosse, a Democracia nada mais seria do que uma variante da ditadura, neste caso a ditadura da maioria. Portanto: uma flagrante contradição.

Com a chegada da Covid, podemos observar a evolução desta ditadura da maioria: o totalitarismo do pensamento, no qual qualquer opinião contrária é ignorada ou até alvo de ofensa, culpa, criminalização. Medo (quando não verdadeiro terror), incapacidade e interesses de outra natureza construíram com sucesso um regime onde não há espaço para teorias alternativas, logo rotuladas de “teorias da conspiração”. O “bem comum” citado no artigo é a estrela polar que justifica qualquer decisão, mesmo que esta não seja suportada por suficientes evidências científicas. Isso enquanto os dados contrários são simplesmente ocultados.

Este é o sintoma do totalitarismo evidenciado por Lord Sumption e é impossível não fazer uma comparação com os regimes anti-democráticos tanto do passado (os soviéticos, os fascistas) quanto do presente (e aqui falamos da China em primeiro lugar). Nenhuma surpresa: continuo convencido de que o modelo chinês representa o protótipo do nosso futuro.

O resultado é que aquele simulacro de Democracia que tínhamos foi definitivamente sacrificado e com ele o conceito democrático basilar: que não reside na “maioria que manda” mas no constante esforço para conseguir o equilíbrio entre as partes. Esta deveria ser a essência de qualquer regime Democrático: não uma maioria que sufoca a minoria mas a delicada harmonia entre as várias componentes da sociedade, todas elas.

Complicado? Sim, sem dúvida. Uma verdadeira Democracia é muito complicada porque pressupõe a plena consideração das exigências “dos outros”: as nossas necessidades e as necessidades das minoria devem ser postas no mesmo plano. O que é cada vez mais difícil numa sociedade que aposta no individualismo, na satisfação dos nossos caprichos mergulhados no supérfluo.

A Democracia é tão complicada que, para conseguir os seus objetivos, precisa duma classe de pessoas especializadas na mediação e no conseguimento de resultados satisfatórios para todas as partes envolvidas. Pessoas com ideias, com visões, com empatia; pessoas capazes de recolher os desejos da comunidade para torna-los programas abrangentes de curto, médio e longo alcance. Pessoas com o dom de não deixar ninguém para trás, de compactar em vez de criar divisões.

Esta classe tem o nome: “políticos”. Exactamente o que não temos. E não desde hoje: porque se a Democracia precisa de políticos, o totalitarismo necessita apenas de burocratas que possam gerir o poder entregue pela “maioria que manda”. Exactamente o que temos.

 

Ipse dixit.

8 Replies to “Covid: o autoritarismo como perigoso precedente”

  1. Por isso, que o senhor já deveria abordar sobre à PONEROLOGIA. Só ela explica esse mundo de forma contundente, se posso falar dessa forma.

    Aguardo respeitosamente à sua abordagem, em um assunto deverás tenebroso. Acredito que já esteja na hora de abordá-lo de forma concisa e didática, que o senhor faz com maestria nesse blog.

    Muito obrigado, e agradeço pela oportunidade de explanar essa questão.

    Abraços para todos.

    1. Olá Felipe!

      Minha culpa, admito. O assunto é deveras interessante e, simplesmente, esqueço-me continuamente de dedicar-lhe o espaço que merece, apesar de Felipe já ter deixado claras dicas neste sentido. Peço desculpa pelo atraso e vou remediar já: amanhã primeiro artigo dedicado à Ponerologia!

    1. Fui ler esse link, do tal CJ Hopkins e é desolador.
      No meio da desolação, também encontrei luz, na forma inteligente como ele diz as coisas, não dizendo, porque nesta loucura crescente, temos de ser ainda mais inteligentes/espertos/desenrascados para ir indo…

  2. Democracia, para tudo é necessário o tal do dinheiro, então para onde vai a democracia quando umas poucas pessoas controlam trilhões de dólares, seja feita a vossa vontade, como diz o ditado, manda quem pode . . . . Em tempo, li em algum lugar que a nova variante do corona faz menos mal do que as atualmente em uso, procede?

  3. Ivan: eu também li , mas também não sei onde. Era o texto de uma pesquisadora.
    Olá Max e todos:
    O Lord está apavorado com a situação, tal qual qualquer cidadão lúcido.
    Mas o Lord não sabe ou não quer falar ( coisa que o Bandido atribui à prudência inteligente) que a pandemia é uma invenção para uma gripe forte, promovida pelo “tratamento especial” de um vírus em laboratório, e disseminado no ambiente sob o patrocínio da indústria farmacêutica de porte e seus incentivadores milionários.
    E que as vacinas são nada menos que armas biológicas que participam dos planos de adoecimento e extinção parcial dos humanos e justificam toda sorte de medidas absurdamente autoritárias como planos de isolamento das pessoas, e redesenho da economia de forma a sociedade ser composta de uma maioria de plebe indigente, e de uma minoria favorecida ainda mais.
    A esta altura, ou o pessoal lúcido expõe tudo, ou na minha opinião, presta um auxílio muito parcial.
    Parabéns à II, cujo “dono da casa” não deixa sujeira para trás.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: