Covid-19: para acabar a pandemia, abram tudo já!

A Covid deve poder circular livremente ou vamos demorar dez anos a livrar-nos dela. Ou seja: abram tudo ou isso nunca acaba.

Esta não é uma piada dum blog bombástico, mas a opinião de três cientistas que publicaram os resultados dum estudo na revista Science, uma das mais prestigiadas a nível internacional. O estudo tem o título de Immunological characteristics govern the transition of Covid-19 to endemicity (“Características imunológicas regem a transição da Covid-19 para a endemicidade”).

Jennie Lavine e Rustom Antia, do Departamento de Biologia da Universidade Emory em Atlanta, juntamente com Ottar Bjornstad, do Centro de Dinâmica das Doenças Infecciosas da Universidade Estatal da Pensilvânia, desenvolveram um modelo teórico que confirma a hipótese de que a Covid-19 se tornará endémica e a sua letalidade acabará por ser de cerca de 0.1%, abaixo do nível da gripe sazonal. O SARS-Cov-2 já não pode ser eliminado de forma directa.

Podemos pensar: “É só mais uma opinião entre as muitas que ouvimos este ano”. Sim, com a diferencia que as outras não eram publicadas no Science.

Estamos actualmente confrontados com a questão de como a gravidade da infecção da síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SRA-CoV-2) pode mudar nos próximos anos. A nossa análise de dados imunológicos e epidemiológicos sobre o coronavírus humano endémico (HCoV) mostra que a imunidade de bloqueio da infecção diminui rapidamente, mas que a imunidade de redução da doença é de longa duração. O nosso modelo, que incorpora estas componentes da imunidade, avalia tanto a gravidade actual da infecção SARS-CoV-2 como a natureza benigna dos HCoVs, sugerindo que, uma vez atingida a fase endémica e a exposição primária na infância, o SARS-CoV-2 pode não ser mais virulento do que a constipação comum.

O modelo explica o perfil da doença estruturada em função da idade e avalia o impacto da vacinação. A transição na dinâmica da epidemia para endemia está associada a uma mudança na distribuição etária das infecções primárias para grupos etários mais jovens, o que por sua vez depende da rapidez com que o vírus se espalha. Uma imunidade esterilizante mais duradoura irá retardar a transição para a endemicidade. Dependendo do tipo de resposta imunitária que gera, uma vacina poderia acelerar um estado de endemicidade de doença ligeira.

Na prática: o SARS-CoV-2 tem que tornar-se endémico, assim como endémicos são os outros Coronavírus que circulam normalmente entre nós todos. O que significa “endémico”? Uma doença endémica é uma doença localizada num espaço limitado denominado “faixa endémica”. Isso quer dizer que a endemia é uma doença que ocorre apenas num determinado local ou região, não atingindo outras comunidades de forma pandémica.

No caso do SARS-CoV-2, estamos a falar dum vírus que, como afirmam os pesquisadores, “pode não ser mais virulento do que a constipação comum”. Mas se queremos atingir rapidamente a fase endémica é necessário que a taxa de contagiosidade R0 seja igual a 6. Ou seja, que uma pessoa infecte seis outras pessoas, muito além dos valores de R0 apontados pelos órgãos de informação durante o último ano.

Gráfico simplificado dos cenários com R0=2, 4 e 6 (fonte: estudo citado no texto)

Os cientistas americanos chegaram a esta conclusão considerando que “existem quatro coronavírus de interesse humano (Hcov) que causam o resfriado comum, ou síndromes do tracto respiratório superior, e que circulam endemicamente por todo o mundo. Causam apenas sintomas ligeiros e não representam um perigo significativo para a saúde pública”. Os autores do estudo acreditam que todos os Hcovs provoquem imunidade com características semelhantes e que “o grave problema actual de saúde pública é uma consequência do surgimento da epidemia numa população imunologicamente não tratada, onde os grupos etários mais velhos sem exposição prévia são mais vulneráveis”.

Devemos agir com vacinas? Sim e não. O que é preciso é “um reforço frequente da imunidade através da circulação viral em curso, para manter a protecção contra a doença; então pode ser melhor que a vacina imite a imunidade natural na medida em que previne a doença, sem bloquear a circulação do vírus”, diz Jennie Lavine, co-autora do estudo. Os cientistas acrescentam que “a infecção ou vacinação pode proteger, mas não fornecer o tipo de imunidade de bloqueio de transmissão que permite a blindagem ou a geração de imunidade de rebanho de longo prazo”.

Ou seja: a vacina não é o fim do vírus, nem é necessária. Pode ajudar a prevenir as formas mais graves (dado que uma cura alternativa continua a não ser investigada), mas não é a solução.

Como repetido até a náusea nestas páginas, um vírus que mata o hospedeiro e não consegue adaptar-se (tornando-se endémico) é um erro da evolução. O SARS-CoV-2 não é mais estúpido dos outros vírus, quer espalhar-se alcançando o maior número de indivíduos: mas, para fazer isso, tem que adaptar-se ao hospedeiro (eis as “terríveis” variantes) até passar quase despercebido.

Vice-versa, os lockdown, as máscaras e a parafernália toda impedem a circulação do vírus e o seu natural processo de adaptação. As medidas de prevenção atrasam a “endemização” do SARS-CoV-2, evitando a sua adaptação e mantendo em circulação por mais tempo a versão original do vírus, aquela que produz mais prejuízos. E proteger as crianças é o pior dos erros possíveis.

Num artigo posterior numa outra publicação entre as mais conceituadas, Nature, Jennie Lavine explica:

O vírus ataca, mas uma vez que as pessoas desenvolvem alguma imunidade, seja através de infecção natural ou da vacinação, não sentirão sintomas graves. O vírus tornar-se-ia um inimigo encontrado pela primeira vez na primeira infância, quando geralmente causa pouca ou nenhuma infecção.

É possível conviver com a Covid? Claro que sim e este tem que ser o nosso objectivo, tal como acontece com os outros coronavírus endémicos: após exposição à constipações comuns, é gerada uma protecção, uma imunidade generalizada adquirida desde a infância. Falamos aqui de cross reactivity (“reactividade cruzada”), graças à qual os anticorpos são capazes de reconhecer um novo vírus com uma composição genética semelhante a outros agentes patogénicos com os quais entraram em contacto. Não surpreendentemente, para a maioria das crianças, a Covid-19 não representa um risco. O nosso sistema imunitário é uma defesa fantástica que serviu de forma exemplar ao longo de, pelo menos, os últimos 300 mil anos (no mínimo): não precisa de pedaços de RNA sintético, é preciso deixa-lo trabalhar.

A vacina? Pode ajudar, como afirmado no estudo, mas não como “esterilização”.

Se quisermos chegar rapidamente a uma fase endémica, um forte distanciamento social não é a solução. Continuando desta forma, os pesquisadores assumem um período de dez anos para chegar à endemia:

Um R0 mais elevado resulta numa epidemia inicial maior, mais rápida e numa transição mais veloz para a dinâmica endémica.

E que o SARS-CoV-2 tenha que tornar-se endémico está fora de discussão: um inquérito entre mais de 100 imunologistas, investigadores de doenças infecciosas e virologistas, realizado em Janeiro pela revista científica Nature, revelou que a maioria dos que trabalham na área (quase 90% dos inquiridos) disseram esperar que o SARS-CoV-2 se torne endémico, uma presença constante na nossa sociedade.

E os mesmos especialistas afirmam que estes vírus endémicos não requerem medidas de bloqueio, como mascaras e distanciamento social, devido a uma combinação de vacinas anuais e imunidade adquirida, resultando em menos mortes daquelas provocadas pelas doenças sazonais (como a gripe).

Para concluir: todas as medidas de isolamento têm como resultado o adiamento do final deste pesadelo.

Já agora, eis do mesmo estudo uma comparação entre Covid-19 (Cov-2), a SARS ou SRAG de 2003 (CoV-1) e MERS:

(fonte: estudo citado no texto)

E aqui a comparação entre cenários teóricos entre as mesmas doenças segundo valores de R0 de 2, 4 e 6.

(fonte: estudo citado no texto)

Isso tanto para perceber o que realmente é esta “pandemia”…

 

Ipse dixit.

Imagem: © Copyright Bernard Sharp and licensed for reuse under this Creative Commons Licence

11 Replies to “Covid-19: para acabar a pandemia, abram tudo já!”

  1. Vai ser bonito de se ver quando chegar o inverno 2021/2022 (aquilo que se denominada época gripal), e começar mortalidade habitual.
    Quase todos vacinados e acabam por morrer na mesma, nova dose, mas morrem na mesma.
    Ou será que vai aparecer a gripe de novo e passamos a confinar por ela e todos os anos?

  2. A história mostra que a verdadeira pandemia acontece quando o homem perde quase que por completo o controle sobre ele mesmo e fica submetido ao poder maior da natureza. O que estamos vivenciando é uma grande encenação global patrocinada pelos detentores do grande capital.

    1. Desde quando o homem não está submetido ao poder maior da natureza , gênio ?

      Tomara que nenhum ato dessa encenação ocorra na sua família. Não é mesmo?

      1. O doutorzinho bolsonimio apelando para o sentimentalismo. O cientificismo tenta parecer que controla a natureza de n maneiras..

      2. Antes de falarmos de Covid, falemos da fome que mata aquela gente quase ignorada pela agenda demicrata, os pobres.

    1. Sérgio, é bom esclarecer os fatos. Fachin não inocentou o ex presidente, ele anulou a sentença da vara federal de Curitiba e transferiu para a vara de Brasília . Portanto, em algum momento o processo será retomado.

      1. Sim, pode ser uma armadilha, cuja intenção maior seja incriminar o Lula , deixando-o nas mãos de outro juiz parcial e ao mesmo tempo salvar a pele do Moro e do Dallagnol , e quem sabe, até do próprio Fachin..

        1. Mas, não deixa também de abrir a possibilidade de uma mudança no quadro político para 2022

  3. Ia justamente responder ao Sergio, mas o Eduardo já fez com perícia.

    Quanto ao artigo em foco, felizmente em vários lugares da Europa, e mesmo no sul global e até nos states, as pessoas estão cansando, estão reagindo a manter os negócios fechados, a manter-se aprisionadas em casa. Estão se dando conta que os empregos somem, que os negócios abrem falência, que viver assim só prejudica ao povo comum.
    E, consequentemente estão mandando às favas os protocolos que mais deterioram a saúde do povo do que ajudam. O número de negacionistas (como diria o vizinho Sergio) está aumentando e concluindo que mais vale impedir o empobrecimento acelerado dos povos do que impedir que o vírus do momento e os milhares de outros circulem livremente.

    1. Maria, lembrando que esta frase é sua:

      “… concluindo que mais vale impedir o empobrecimento acelerado dos povos do que impedir que o vírus do momento e os milhares de outros circulem livremente.”

      São suas conclusões e não quero acreditar que vc teria intenção de me atribuir palavras, as quais não escrevi.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: