…e é só Segunda.

Abro as páginas internet do costume e… epá, tudo junto? Duma vez só? Há semanas em que nada acontece, outras em que o Mundo parece acordar. Calma, o pobre blogueiro não consegue seguir tudo! Para já vamos fazer um resumo.

Papa Francisco

Papa Francisco ao telejornal italiano TG5:

A vacina deve ser feita. É uma opção ética porque estás a jogar com a tua saúde, a tua vida, mas também estás a jogar com a vida dos outros.[…] Não sei porque é que alguém diz que a vacina é perigosa, mas se são os médicos que a apresentam como algo que não tem perigos especiais, porque não toma-la? Há um negacionismo suicida que não consigo explicar.

Pessoal, este não é um Zé qualquer, é o Papa, o Vigário da OMS, o Sumo Farmacêutico, o Servo dos Servos da Finança. Basta de discussões, façam a vacina. E já agora peçam perdão também, que nunca faz mal. Obrigado Francisco, agora sim que consigo ver a luz. Vou desliga-la só porque custa e no final do mês chega a conta, mas a mensagem fica, tranquilo.

Deutsche Bank

O mega-banco alemão Deutsche Bank sobre o projecto europeu Green Deal, adoptado pela União Europeia, que impõe neutralidade climática até 2050 (zero emissões de CO2): o “debate não é honesto”. Como assim?

Diz que o Green Dial ensombra uma super-crise que traria “uma significativa perda de bem-estar e de postos de trabalho”. E, finalmente, a agenda verde da UE “não funcionará sem uma certa dose de eco-ditadura”.

Voltaremos a tratar do assunto, possivelmente já amanhã. No entanto, por qual razão um mega-banco deveria falar desta forma? As razões são várias. Em primeiro lugar é uma opinião que não muda dum milímetro o caminho escolhido; mas alguém, amanhã, poderá sempre dizer “nós tínhamos avisado!”. Depois, o Estado alemão deve preparar-se: a passagem para a tracção automobilística eléctrica implicará a perda de várias centenas de milhares de lugares de trabalhos: “Não foi escolha nossa, foi Bruxelas! Nós tínhamos avisado!” será o álibi. Agora aqui está a prova. Em terceiro lugar, e talvez o aspecto mais importante: a coisa não vai ficar por aqui, no sentido que o mega-banco prevê empobrecimento, manifestações, desordem social. “Não foi escolha nossa, foi Bruxelas! Nós tínhamos avisado! Querem a Europa Unida? Aguentem-se!”. E o círculo está fechado.

Espanha

Um saltito até a vizinha Espanha. Debaixo da calma aparente (e da neve), o fogo. Oficiais superiores reformados das forças armadas espanholas enviaram duas cartas directamente ao Rei Felipe VI expressando preocupação acerca do governo “social-comunista” de Madrid e da ameaça que este representa para a unidade da Pátria. Uma das cartas é assinada por 73 antigos oficiais do exército de alta patente, a outra por 39 oficiais reformados da força aérea: pedem que o monarca defenda a “coesão nacional”, enfraquecida pelo governo minoritário liderado pelo Primeiro Ministro Pedro Sánchez.

“Tá bom, são só duas cartas…”. E não, não são: já em Dezembro de 2020, o website “Infolibre” tinha publicado uma série de mensagens de um grupo privado de WhatsApp, formado por oficiais superiores da Força Aérea Espanhola que discutiam a situação política. O grupo de conversação apelou abertamente a um golpe contra o actual governo espanhol. Três soldados foram presos mais tarde.

Acção – reacção. A globalização não pode não implicar o ressurgimento de pulsões nacionalistas, alimentadas não apenas por nostálgicos como também pelos que com a “pandemia” da Covid estão a perder tudo. Proximamente, neste mesmo canal.

Várias e eventuais

Depois o que temos? Nada, apenas pormenores: ao que parece, Turmp deseja desclassificar todos os arquivos de Assange e Snowden, vamos seguir os desenvolvimentos, é capaz de ser divertido. E depois outros detalhes, como as 270 milhões de pessoas que estão agora a marchar para a fome como consequência dos efeitos económicos da pandemia.

E mais: o Aquecimento Global não pára, nem durante a Grande Batalha contra a Coronavirus. Neve em Portugal, em locais onde não caiam flocos há décadas. Um frio desgraçado: pela primeira vez em anos liguei o aquecimento ao longo do dia. Voltando para Espanha: Madrid paralisada pelo nevão, o maior das últimas 5 décadas. Mas o Global Warming é assim, é diabólico: Invernos frios e Verões quentes, uma loucura total…

Como começo da semana não é mal. Vamos desenvolver.

 

Ipse dixit.

Na imagem: Madrid.

4 Replies to “…e é só Segunda.”

  1. A Organização das Nações Unidas (ONU) lembrou-se agora da prisão de Guantánamo e que a mesma deve ser fechada imediatamente, devido aos maus-tratos e torturas infligidos aos presos e às violações dos Direitos Humanos e do Estado de Direito ocorridas nesse estabelecimento prisional:

    – ‘Disgraceful’ Guantánamo Bay detention facility must be closed now, say UN experts

    https://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/DisplayNews.aspx?NewsID=26649

    Isto pode significar que o Presidente Trump poderá efectivamente vir a desclassificar os documentos relacionados com os cidadãos Edward Snowden e Julian Assange, onde os crimes de Guantánamo e não só serão revelados, daí a súbita presa da Organização das Nações Unidas (ONU) em mandar fechar esse presídio.

  2. Olá Max: começo a semana convencida de várias coisas:

    Vossa Eminência é o servo do Senhor e o pai do povo. Pois não é que o povo daqui me dá a mesma justificativa, (incrível, com as mesmas palavras ) ditas pelo sumo pontífice! E eles não leram nada, nem assistiram o telejornal italiano. Estou convencida: o santo homem é a expressão do povo de deus.

    Europa enterrada na neve no inverno e escaldando no verão. É provável que eu tenha razão que eu esteja certa. Não se trata de emissões de carbono ou de aquecimento global. São desregulagens do clima e da temperatura que se intensificam com o péssimo uso humano e com os movimentos naturais. Afinal o planeta é vivo, tem seus ciclos e reage aos golpes.
    Aqui são 9h da manhã: o sol arde, as cigarras enlouquecem. Sentada da frente do computador, ar condicionado ligado, ventilador na cara, e o suor escorrendo da cabeça. Etê e Rajy espichados na tijoleta, ao meu lado, de língua para fora e tomando água. As tormentas fortíssimas que varrem todos os cantos do Brazil, só muda de lugar, conforme o verão avança.
    Acompanho dois sites meteorológicos, e chove torrencialmente no deserto da Arábia Saudita e outros.
    Ah, Max, no teu resumo, esquecestes dos apagões pelo mundo.

    De um modo geral, a comunidade europeia aperta o cinto do povo (não os deles, de Bruxelas e outros confins) para prepará-los para a era ditatorial que se avizinha em função do grande reinício.
    Meu correspondente na Bavária (ih ih ih) grita contra medidas estúpidas de fechamento que leva os pequenos empreendedores à falência, a perder empregos, colhe informações da vizinha Áustria, porque o que está acontecendo é ocultado dos alemães. Por lá a neve está uma beleza para quem tem tempo de fugir das multas policiais e esquiar.

    Segundo meu correspondente em Washington (rs,rs,rs) certas coisas que se suspeita que vão acontecer, já estão acontecendo por parte de Trump, e sua equipe. E os terroristas a soldo todos vestidinhos a moda romana, com escudo de proteção, andam a caça de trumpistas para dar umas lições.
    Falar bem do presidente só dentro de casa e bem baixo. Pessoal embarcando em avião ousou manifestar-se a favor de Trump e foi forçado a descer do avião. Coisas deste naipe estão acontecendo, tipo faz umas poucas décadas no início do triunfo do partido nacional socialista na Alemanha.
    Parece que o presidente finalmente decide-se a usar a lei marcial. Não acho nada boa esta decisão, se de fato ocorrer. Parece haver um joguinho calculado na equipe de Trump : um diz que sim, outro diz que não e o presidente não diz coisa nenhuma definitiva.
    Eu não sei se acho graça ou se choro, ou se faço coisa nenhuma.

    E la nave va.

  3. Ainda hoje li a opinião de um “perito” em climatologia – é isso mesmo, não passa de uma opinião que tenta vender como se fosse um dado concreto – que este tempo frio é consequência do “aquecimento global”. Se faz calor é “aquecimento global”, se faz frio também o é! Não sei como ainda se dá crédito a estes “especialistas” que só tentam fazer mais uns patacos, como qualquer um de nós. O clima nunca foi imutável, prova disso é que hoje em dia a Islândia não consegue produzir cereais e no ano 1000 (+-) fazia-o. A Gronelândia já foi considerada a terra verde e hoje é a terra branca (deveria mudar o nome para Uaitelândia) Claro que a acção humana traz consequências ao nível do clima. Até que ponto não sei, mas já considerei se este outono muito chuvoso e agora o inverno frio, não será consequência de uma menor acção humana na atmosfera devido à restrições causada pela gripe? Aqueles rastos que os aviões deixam na nossa alta atmosfera diminuiram e bastante. Será esta umas das causas para a normalização do clima que vejo este inverno? Ainda é cedo para responder, por isso vou esperar pelo próximo verão e inverno, de preferência com as restrições causadas pela gripe e tirar mais algumas conclusões. É bom saber que os “ecologistas” neste momento não estão a contribuir para a poluição mundial com as suas viagens aérias para fazer turismo.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: