Em teste: Injecção de Aerossol na Estratosfera, o chapéu de chuva solar

Há um projecto liderado por cientistas da Universidade de Harvard (EUA) e financiado em grande parte pelo fundador da Microsoft, o simpático Bill Gates, para testar a tecnologia de escurecimento do sol e assim arrefecer o planeta. Não se trata de algo planeado para um futuro distante mas sim dum projecto em pleno andamento que terá a fase prática a partir deste ano.

A agência Reuters informa que o projecto de Harvard “planeia testar uma controversa teoria de que o aquecimento global pode ser travado através da pulverização de partículas para a atmosfera que reflectiriam os raios solares”. Para isso será inicialmente lançado um balão sonda a partir da cidade árctica de Kiruna, na Suécia, já no próximo mês de Junho. Transportará 600 kg de equipamento científico até 20 km de altura. A sonda não libertará quaisquer partículas na atmosfera, mas será um passo em frente para uma primeira experiência, talvez no Outono de 2021 ou na Primavera de 2022: neste novo teste, a sonda transportará até 2 kg de pó de carbonato de cálcio não tóxico que será libertado para a atmosfera.

“Há muitas preocupações reais” sobre os riscos das alterações climáticas e da geoengenharia solar, afirma David Keith que está envolvido no projecto e é professor de Física aplicada na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard: “Compreendê-los requer uma série de actividades, incluindo experiências”. A ideia é que o estudo dos efeitos dos material a alta altitude sobre a luz da nossa estrela poderia ajudar a compreender melhor como a geoengenharia solar poderia funcionar.

Mas nem todos concordam e os opositores vêem o balão como um passo perigoso em direcção à engenharia do clima, algo com riscos potencialmente grandes e difíceis de prever, tais como mudanças nos padrões globais de chuva.

“Não há nenhum mérito neste teste, excepto o de permitir o passo seguinte. Não se pode testar o gatilho de uma bomba e dizer ‘Isto não pode fazer mal nenhum'”, diz Nicklas Hällström, Director do think-tank ambientalista sueco WhatNext?. “A sociedade sueca exige cada vez mais soluções reais e imediatas para as alterações climáticas”, tais como uma rápida transformação dos combustíveis fósseis em direcção a uma sociedade sem carbono. E acrescenta que o projecto de Harvard “representa o oposto”, uma vez que pode criar a impressão de que é possível continuar a utilizar combustíveis fósseis.

Lili Fuhr, chefe da divisão internacional de política ambiental da Fundação Heinrich Böll (Alemanha) também afirma que o plano “atravessa uma importante linha política vermelha. […] Eles não querem parar com esta pequena experiência. A razão é conseguir experiências maiores”, fazendo também notar como o projecto viole a moratória global de 2010 sobre a geoengenharia no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade.

Contudo, essa moratória não é vinculativa e permite excepções no caso de estudos de investigação científica em pequena escala. Os funcionários da SCoPEx, a empresa que coopera no lançamento, dizem não acreditar for necessária qualquer aprovação especial para o voo, dado que cerca de 300 balões estratosféricos semelhantes foram lançados em todo o mundo em 2019. E Anni Bolenius, porta-voz da Swedish Space Corporation, acrescenta que foram cumpridas “todas as legislações internacionais e nacionais aplicáveis”.

Mas não há apenas Bill Gates entre os financiadores do projecto. Janos Pasztor, Director executivo da Carnegie Climate Governance Initiative (“Iniciativa Carnegie de Governação Climática”), elogia a nova abordagem: “Não exageremos e nem reajamos em demasia do lado crítico negativo”, continuando que o teste sueco poderia ajudar a sociedade a debater e a compreender a urgência de abordar a questão das alterações climáticas.

O projecto da Carnegie diz ser imparcial quanto à potencial utilização de tecnologias que alteram o clima, mas quer assegurar uma boa governação do percurso. Os defensores da geoengenharia solar, também conhecida como modificação da radiação solar, dizem que a implantação da tecnologia poderia ser um atalho para abrandar um aumento da temperatura global que está a provocar mais ondas de calor, incêndios, secas e aumento do nível do mar (dizem eles) à medida que milhares de milhões de toneladas de gases com efeito de estufa se acumulam na atmosfera.

Como poderia este “chapéu de chuva solar” travar a acumulação de dióxido de carbono na atmosfera é um mistério. Sempre admitindo que a acumulação de CO2 seja um grave problema. Mas o mundo precisa de visionário, tal como explica David Keith:

Há uma longa história de pessoas a fazer investigação sobre coisas que na altura eram socialmente impopulares e que agora consideramos importantes.

Verdade. Assim como há uma longa história de falhanços, porque o limiar entre visão e delírio é muito subtil. Eis um resumo da página de Wikipedia (versão portuguesa) acerca da teoria em exame, a Injecção de Aerossol na Estratosfera:

A capacidade de criar um escurecimento global a partir de aerosóis de sulfatos estratosféricos fez-lhes um possível candidato para uso em projetos de engenharia de clima, e um possível candidato para limitar o efeito e o impacto de mudanças climáticas devido ao aumento dos níveis de gases de efeito estufa.

Obviamente, Wikipedia assume que as mudanças climatéricas sejam de origem humana.

Tem sido sugerido que a entrega direta dos precursores poderia ser alcançado usando sulfeto de gases como o dimetil sulfeto, dióxido de enxofre (SO2), sulfeto de carbonila, ou sulfeto de hidrogênio (H2S). Estes compostos poderiam ser entregues usando artilharia, aviões (tais como F-15C) ou balões, e resultar na formação de compostos com o sulfato de ânions.

Sempre da Wikipedia:

  • Dimetil sulfeto (Wikipedia versão inglesa): O dimetil sulfeto é altamente inflamável e irritante para os olhos e a pele. É prejudicial se engolido. Tem um odor desagradável, mesmo em concentrações extremamente baixas.
  • Ácido sulfúrico: O ácido sulfúrico é capaz de causar queimaduras graves, especialmente quando em altas concentrações. Em comum com outros ácidos corrosivos e álcalis, ele rapidamente decompõe proteínas e lipídios por meio de hidrólise e hidrólise éster a partir do contato com tecidos vivos, como a pele e músculos. Complementarmente, ele apresenta uma forte reação de desidratação em carboidratos, liberando calor adicional e causando queimaduras de segundo grau. Da mesma forma, ele ataca rapidamente a córnea e pode levar à deficiência visual permanente se em contato com os olhos. Se ingerido, danifica os órgãos internos de forma irreversível e pode ser fatal
  • Sulfeto de hidrogénio: é um gás altamente tóxico e inflamável (faixa de inflamabilidade: 4.3 % – 46 %). Sendo mais pesado que o ar, tende a acumular-se no fundo de espaços pobremente ventilados. Embora de odor muito pungente ao início, rapidamente enfraquece o sentido do olfato, assim as vítimas potenciais podem não estar cientes da sua presença, até que seja tarde demais.
  • Dióxido de enxofre: O dióxido de enxofre é prejudicial à nossa saúde enquanto gás livre no ambiente.
  • Sulfeto de carbonila (Wikipedia versão inglesa): Até 1994 existia informação limitada sobre a toxicidade aguda do sulfureto de carbonilo no homem e nos animais. Concentrações elevadas (>1000 ppm) podem causar colapso súbito, convulsões, e morte por paralisia respiratória. Foram relatadas mortes ocasionais, praticamente sem irritação local ou aviso olfactivo.

Verdade, todos estes componentes seriam utilizados em baixa concentrações, sendo dispersados na atmosfera. Por exemplo:

De acordo com as estimativas, “se um quilo de enxofre for bem colocado na estratosfera, poderia compensar o efeito de aquecimento de várias centenas de milhares de quilos de dióxido de carbono.”

Tudo bem, no entanto não é que representem o máximo do ponto de vista da saúde, sobretudo porque sabemos que os acidentes acontecem.

E agora a secção dedicada aos possíveis efeitos colaterais desta técnica:

Destruição da camada de ozônio: é um potencial efeito colateral de aerossóis de enxofre; e a estas preocupações têm sido suportadas pelo modelo. No entanto, isso só pode ocorrer se altas quantidades de aerossóis forem depositadas em nuvens estratosféricas polares, antes de os níveis de CFCs e outros gases destruidores da camada de ozônio cairem naturalmente para níveis seguros. Aerossóis na estratosfera, juntamente com gases que impactam a camada de  ozônio, são responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Clareamento do céu: Aerossóis estratosféricos têm o potencial para clarear o céu e a causar pôr do sóis mais coloridos, dependendo da quantidade que está sendo pulverizada. De acordo com um estudo sobre a limpeza do ar, branqueamento solar tem sido responsável por um aumento na produção de milho nos últimos 30 anos.
Aquecimento da Tropopausa: a também umidificação da estratosfera.
Regional de aquecimento: com base nos resultados do Modelo de Geoengenharia de Intercomparação em 2014-2015, um modelo com cenário padrão de injeção de aerossol estratosférico indica que as temperaturas nos trópicos poderiam reduzir, e nas latitudes mais elevadas esquentar, porém a redução dos glaciares ainda continuaria, embora a uma taxa reduzida. Anomalias extremas de temperatura também continuariam a aumentar, mas em menor grau.
Mudança de temperatura estratosférica: os aerossóis podem também absorver parte da radiação do sol, da Terra e da atmosfera circundante. Isto altera a temperatura do ar circunlante e poderia potencialmente impactar na circulação da estratosfera, o que por sua vez pode afetar a circulação na superfície.
Respostas hidrológicas regionais: com base nos resultados do Modelo de Geo-engenharia de Intercomparação, haveria uma redução na média global de precipitação em todo o mundo, particularmente nas regiões de monção durante o verão.
Efeitos na saúde: Enquanto o sulfato de partículas são naturais, eles ainda têm potenciais efeitos na saúde. Minimização desses efeitos é principalmente alcançado, garantindo que as partículas permaneçam no ar o máximo de tempo possível, reduzindo, assim, as quantidades que possam retornar para a atmosfera inferior.

Como é? Ah, sim: é sempre para o nosso bem. E não esquecemos de que é só culpa nossa.

 

Ipse dixit.

30 Replies to “Em teste: Injecção de Aerossol na Estratosfera, o chapéu de chuva solar”

  1. Tudo o que no artigo se refere a uma tecnologia experimental e malévola aqui trazido pelo nosso amigo JF a China já faz há algum tempo e planeia fazer muito mais.

    https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/12/04/programa-chines-de-modificacao-do-clima-cobrira-area-maior-que-a-da-india

    Mas como no nosso amigo JF existe uma tendência mórbida para branquear as ações da China … obviamente se feito pela China não pode ser mau… porque , conforme constava do ultimo artigo traduzido pelo nosso amigo JF para este blog :

    “…Sob a filosofia de Tao, a China avançará com os seus parceiros, como a água que flui progressivamente, constantemente criando, evitando obstáculos, em busca do seu objectivo honroso – um mundo em Paz com um futuro comum brilhante. “

    Como ficamos? Feito pelos canalhas ocidentais é mau mas a mesma coisa feita pela China é bom ?

    Parece que afinal o Floco de Neve … lava mais branco!

  2. Lololol… P.Lopes pode ficar descansado pois o futuro está escrito: vamos morrer comunistas. Mas não será o Comunismo da China ou aquele de Marx & Companhia, será algo bem pior: será o Comunismo Capitalista, a versão mais ínfima que seja possível imaginar e que ainda nem nome oficial tem.

    O Great Reset é isso: um totalitarismo liderado por uma restrita oligarquia, uma versão actualizada e açucarada do regime soviético mais do que chinês. Se o Comunismo de Pequim promove o crescimento duma classe média local e favorece a iniciativa privada (até um determinado patamar), o totalitarismo das corporações terá a tendência oposta, empobrecendo uma classe média em via de progressiva extinção e centralizando tanto a produção quanto a distribuição dos bens.

    Há uma diferença entre o Ocidente e a China que obriga a reflectir e esta diferença tem um nome: Finança. Podemos pensar que afinal pouco ou nada muda pois parece que todos os bancos centrais são dominados por um número extremamente limitados de indivíduos (basicamente: Rothschild e sócios. Digo “parece” pois não tenho provas tangíveis disso, apesar de achar esta visão correcta). Na verdade algo muda. Pensamos na questão da Dívida Pública, na criação de dinheiro, na senhoriagem… voltaremos a falar do assunto porque está bem longe de ser apenas um “pormenor”.

    Mais do que com Pequim, eu ficaria muito mais preocupado com aquilo que está a acontecer aqui no “democrático” e “livre” Ocidente; porque se a China é hoje um laboratório e no futuro uma incógnita, por aqui estamos a passar directamente para um regime que vai além da imaginação. Pergunta: onde é que as pessoas são obrigadas a ficar fechadas em casa com o confinamento obrigatório, aqui ou na China?

    1. Sim … P.Lopes está descansado… OK, vamos passar a parte em que eu perguntaria a razão pela qual o assunto mudou para “safar a pele” do Floco de Neve que diz alarvidades atrás de alarvidades e continua ” como a água que flui progressivamente ” …somando asneiras …
      Qual é a relevância da tua pergunta sobre onde as pessoas são obrigadas a ficar fechadas em casa em confinamento … comparado com a relevância das perguntas… Onde surgiu a suposta doença ? Quem mais lucrou com ela ? Quem financiou e manipulou a OMS como uma marioneta e estendeu os tentáculos ao mundo ? E quem aproveita ainda mais para comprar ao preço da chuva infraestruturas em países com a economia destruída pelo tal virus que saiu do tal lugar ? Pois… o circulo fecha-se … são os mesmos que constantemente são bajulados neste blog … os oligarcas do PCC e os seus tentáculos.
      Eu não gosto da maneira como o ocidente se comportou com o mundo, e por isso mesmo nunca poderia legitimar um bando de criminosos que com a desculpa do mal que o ocidente fez se arrogam ao direito de fazer o mesmo mal.
      Essa parece ser uma diferença entre nós.
      E sim, eu sei, vamos morrer comunistas, porque o comunismo não é estático… tal como o crime organizado evolui … dai a frase slogan ” Não terás nada e serás feliz ” E esta parece ser o ponto comum entre nós, ambos sabemos que vamos morrer “comunistas” , porém tu pareces feliz e contribuis para branquear o PCC com esses artigos manhosos do Strategic tretas Foundation e outros que tais gentilmente traduzidos pelas “Produções Floco de Neve”.
      O Mundo esta a caminhar para o abismo e a passar o ponto de não retorno governado e apoiado por atrasados mentais só assim se pode justificar o ressurgimento do novo comunismo verde .
      E só para terminar e para ficar bem claro, eu não condeno nem critico um povo, nem uma nação, mas apenas um bando de criminosos que usurpou o poder desse povo e espalha o seu veneno pelo mundo.

      1. Olá P.Lopes!

        Eu não sou o advogado de JF e não tenho a mínima intenção de gastar tempo para defende-lo porque, no meu entender, simplesmente não precisa. Acho que JF oferece ao blog uma preciosa ajuda e, ainda mais relevante, um ponto de vista que não é apenas aquele de Max.

        P.Lopes poderá perguntar: mas por qual razão um co-autor “de Esquerda”? Na verdade, eu sempre deixei bem claro que Informação Incorrecta está aberta à colaboração de todos. Vou ser ainda mais explícito: se amanhã chegar um nazista com a pergunta “Posso escrever algo?” a minha resposta vai ser “Sim, obrigado”. Provavelmente muitos entre os Leitores ficarão desiludidos com esta afirmação, mas ver estas páginas apenas como “o lugar onde escreve o Max” é para mim terrivelmente redutor: o desejo sempre foi tornar I.I. um lugar de debate também através das opiniões apresentadas nos artigos.

        Ao contrário de várias acusações que recebi ao longo do tempo, não preciso dos aplausos dos Leitores para alimentar o meu ego. É claro que umas palavras de aprecio de vez em quando fazem bem, mas não é este o fim de I.I. que, nas minhas intenções, é e deve permanecer como um espaço aberto não apenas aos comentários. Não teria nenhum problema em ter como co-autor P.Lopes, mas não é culpa minha se P.Lopes e nenhum dos outros Leitores se disponibiliza para colaborar. Falo de P.Lopes mas poderia também falar de Chaplin, que do meu ponto de vista seria bem melhor como autor do que como comentador.

        A propósito, aproveito para lembrar mais uma vez: se alguém desejar colaborar, de forma continuada ou ocasional, as portas estão sempre abertas. Nunca vou editar quanto escrito por outros e não me importo minimamente com as ideias políticas do autor.

        “Onde surgiu a suposta doença ? Quem mais lucrou com ela ? Quem financiou e manipulou a OMS como uma marioneta e estendeu os tentáculos ao mundo ? E quem aproveita ainda mais para comprar ao preço da chuva infraestruturas em países com a economia destruída pelo tal virus que saiu do tal lugar?”

        Nãooooooooooo!!! P.Lopes acredita na história do vírus como arma chinesa? Com a OMS manipulada por Pequim que nem fica entre os primeiros 10 financiadores da OMS? Opinião pessoal: se o desejo for encontrar um responsável (sempre que haja um responsável), melhor espreitar em outras direcções. A China pode, eventualmente, ter colaborado com os laboratórios em Wuhan, mas os fundos, o know-how e os cientistas-chefes vieram de outro lugar.

        O vírus destruiu a economia? Não, quem destruiu a economia foram exclusivamente e conscientemente as escolhas dos políticos locais, bem orquestrados pelas instituições supranacionais ocidentais.

        1. Se um nazista quisesse escrever no Blog seria bem recebido , seria de toda a justiça porque nazismo e comunismo foram afinal duas faces da mesma moeda , o nazismo foi percepcionado como mau infelizmente o ” comunismo” ainda é percepcionado como “bom” quando na verdade é outra forma de nazismo .
          E não, P. Lopes não acredita em nada do que são sistemas políticos , aliás mantém sobre todas uma suspeita razoável . Não raras vezes elogiei o blog e o autor e ainda o faço, também já escrevi para o blog bem ou mal mas de minha autoria e livre arbítrio mas fundamentado … o que acho ridículo é o copiar / colar de artigos que não só não informam porra nenhuma como mentem descaradamente sobre as reais intenções do PCC e não passam de uma vergonhosa propaganda a um bando de criminosos .
          II foi o melhor blog que conheci …até se tornar mais um veículo de propaganda do PCC , a vida e feita de escolhas … e lícito escolher o caminho do PCC mas vamos ser honestos isso não é ser alternativo , pensar com a cabeça dos outros nunca é alternativo .

          1. P.Lopes,

            Acusar I.I. de ser um veículo de propaganda comunista é… bah, nem sei o que dizer. Sério, começam a faltar-me as forças.

            “colar de artigos que não só não informam porra nenhuma como mentem descaradamente sobre as reais intenções do PCC”

            Invejo P.Lopes que tem conhecimento das reais intenções do PCC. Eu continuo a ter dúvidas mas será um meu limite.

            “II foi o melhor blog que conheci …até se tornar mais um veículo de propaganda do PCC”

            P.Lopes não espera que eu comente a isso, pois não? Em 10 anos I.I. já foi de Direita, Social-Democrata, Sionista, Capitalista… agora também é um veículo de propaganda comunista. A minha verdadeira dificuldade? Imaginar qual será a rotulo seguinte. Posso sugerir “Ambientalista”, tipo seguidor de Greta? É só uma ideia.

            1. O rótulo nunca seria o de seguidor de Greta, porque neste blog nunca nada sobre Greta foi publicado que levemente se aproximasse de “coisas” como está : “…Sob a filosofia de Tao, a China avançará com os seus parceiros, como a água que flui progressivamente, constantemente criando, evitando obstáculos, em busca do seu objectivo honroso – um mundo em Paz com um futuro comum brilhante. “
              Aliás não raras vezes surgem aqui e no Tretas Foundation iguais formas de descarada idolatria.
              Então isto é informação? É propaganda ? É poesia popular Chinesa ? É gozar com os leitores ?
              Vi -te destratar Greta , vi -te destratar Noam Chomsky… mas nunca por nunca vi uma linha aqui a criticar o PCC .
              Imparcialidade ?
              Pergunto : Os “crimes” de Greta (o duende Verde) e de Chomsky ( cão e palhaço) são piores que os crimes do PCC . Atacas para lá do limite os “crimes” intelectuais de idosos e crianças e permites idolatraçoês a política do PCC ? E agora confrontado com esta incoerência dizes que te começam a faltar as forças ? Nem sei como as tiveste até agora . ..
              Max ! És livre de seguires e idolatrares quem quiseres tu e o teu blog , e serao respeitados mesmo assim, apenas assume o campo em que queres combater .

              1. P.Lopes!

                “mas nunca por nunca vi uma linha aqui a criticar o PCC .”

                Se a ideia é discutir tudo bem, se for escrever falsidades então melhor parar já. Campo de pesquisa, inserir termo “China”, obrigado.

                “Atacas para lá do limite os “crimes” intelectuais de idosos e crianças”

                Aqui fiquei comovido.

                ” e permites idolatraçoês a política do PCC ?”

                Tenho que explicar tudo outra vez? Enviem textos que idolatram Hitler, eu vou publicar.

                “E agora confrontado com esta incoerência”

                Qual?

                “Max ! És livre de seguires e idolatrares quem quiseres tu e o teu blog , e serao respeitados mesmo assim, apenas assume o campo em que queres combater”

                P.Lopes, vamos ser claros? O teu objectivo é fazer que JF deixe de escrever em I.I. e isso é algo que não vai acontecer (não por vontade minha, entendo) dado que o meu objectivo não é reduzir mas aumentar os autores que escrevem nestas páginas para ter mais e diferentes pontos de vista. Queres encarar a minha como uma escolha de campo? Isso é absurdo e sabes bem que não é assim, não vou repetir-me. Como é óbvio tu também és livres de pensar o que mais te apetecer e continuar as tuas cruzadas, a pessoal contra JF e a ideológica contra o Comunismo, para está mim tudo bem.

                Aliás, fizeste-me lembrar uma coisa: vou já escrever um post de recrutamento, nunca se sabe.

                1. Meu caro Max:
                  Uma vez que não quiseste responder e me mandas-te pesquisar …Segui o teu conselho e pesquisei “ China” no teu blog, a esmagadora maioria dos artigos que já conhecia são favoráveis ao PCC e até aqueles que não são tal como “China: a República Popular do Desaparecimento” possui a “semente”: O “ Ocidente não tem espessura moral para dar à China lições de superioridade democrática.”
                  Portanto… temos de nos resignar … se o ocidente pode ? China pode ! Amén !
                  Há até um artigo com um titulo interessante … “Polícias da China matam menos que Polícias Americanos “ Um policia americano mata um cidadão nem que seja por erro e surge uma revolução… na China não matam… “desaparecem” … e como sabemos não é possível matar um desaparecido porque … esta “desaparecido”.
                  E por falar em repetir…devo repetir de novo que a minha cruzada contra o comunismo é a mesma contra o fascismo e contra todas as formas de colonização mental?
                  E agora a minha magoa pessoal !!! Max…Max…Max…onde foste buscar a ideia de que o meu objectivo é fazer com que o nosso Floco de Neve deixe de escrever em II ? Aliás até quero que escreva mais, muito mais, e em vez de copiar, traduzir no google e colar tipo “papagaio digital” ele poderia começar por escrever a fundamentação de que em Portugal 6 milhões recebem dinheiro do Estado, e apesar de ser convidado a explicar … encheu-se de coragem … e …não o fez!
                  E explicar também esta assertiva constatação de JF:
                  “…basta ver o tipo de gente que neste momento se encontra empregada em Portugal, seja no público ou no privado, são todos amigos ou familiares uns dos outros, são desta ou daquela seita política ou religiosa, e quase todos possuem problemas mentais e deformações físicas, rabos de palha, e uma notável incompetência. …”
                  JF foi também convidado a explicar se conhecia todas as pessoas de quem esta a falar e… num rasgo de coragem que lhe e característico … mais uma vez … não o fez!
                  Eu trabalho , honestamente e arduamente; por isso não posso deixar de sentir um certo “carinho” por esses devaneios, portanto já percebi que JF não esta empregado … lamento, porque JF não é rapaz para falar mal dele próprio … já para lançar lama aos outros vale tudo.
                  Portanto longa vida ao JF e espero que faça muitos mais comentários destes, o blog sem isto não seria divertido. Não és o 1.º a tentar “defender” o pobre JF dos meus comentários… mas já pensaste que o JF é apenas vitima das alarvidades que diz e quando educadamente questionado se remete a um ” corajoso” silencio ?
                  Max … são assuntos entre 2 comentadores… tu és o blogueiro …

  3. O conteúdo editorial deste blog é mais do que suficiente para seus leitores (com um mínimo de honestidade) identificarem quem é a locomotiva do trem chamado civilização. O que intriga é a razão disto não ser definitivamente explicitado, sem querer demonizar este ou aquele, e à partir daí, com uma ideia bem delineada, avançar-se em desnudar a realidade vinculativa e que nos é negada.

    1. Jk parece haver ai uma contradição …se o conteúdo editorial do Blog é mais do que suficiente … porque não é definitivamente explicitado ? Pois … mas não é … e és tu mesmo que o reconheces …
      Por que será ? A quem beneficiara a tatica da água mole em pedra dura … ?

    2. Olá Jk!

      “O que intriga é a razão disto não ser definitivamente explicitado”

      Sinceramente tenho dúvidas que tudo dependa apenas do Sionismo. Apesar da minha adversão e do pessoal activismo contra o regime nazista de israel, continuo a suspeitar que ainda haja algo não esclarecido.

      Deixando de lado a pedofilia (um dos crimes mais hediondos que, todavia, seria possível encaixar numa óptica religiosa de matriz hebraica), o que dizer do Satanismo? Pergunto de forma séria porque na verdade nunca empenhei-me muito em pesquisa, apesar de saber que tal prática é muito mais difundida de quanto pensado. E, como é claro, não falo dos coitados que costumam reunir-se nos cemitérios para degolar galinhas, falo do Satanismo na elite.

      Outra ideia, que depois é uma hipótese: Jk já pensou na possibilidade de que na verdade a Maçonaria não esteja totalmente dominada pelos sionistas mas que tenha uma sua própria agenda, independente e activa? Estou a seguir um blog italiano que aposta muito na procura do simbolismo maçónico nos media e, de facto, as coincidências são muitas, para não dizer demais: trata-se dum simbolismo bastante utilizado mas unicamente relativo à Maçonaria, sem poluições judaicas. Sei o que Hitler pensava da Maçonaria e dos relacionamentos destas com o hebraísmo, mas doutro lado o que estamos a observar neste período é a “venda” da Igreja católica à Maçonaria, mesmo que com presenças hebraicas na operação.

      E se também o Sionismo fosse uma passagem e não o objectivo final?

      Repito, é só uma hipótese.

  4. Tanto a Igreja Católica como as monarquias católicas se mantiveram, desde a ascensão protestante republicana como símbolos de poder, e mesmo que tenham mantido parte de suas riquezas, não exercem mais poder de fato.

  5. Por sua vez, a maçonaria tornou-se uma espécie de exército civil à serviço do poder “das sombras” em paralelo aos movimentos reformistas iniciados no século 17.

  6. Já agora como se pode depois tirar, se der para o torto?
    Esqueceu-se do principal efeito colateral: a destruição de todo o ecosistema da flora da qual depende toda a fauna.
    Mas pelo menos uma coisa vai ser benéfica: os vampiros finalmente não precisarão de se esconderem.

  7. Já agora como se pode depois tirar se der para o torto?
    Esqueceu-se do principal efeito colateral: a destruição de todo o ecosistema da flora da qual depende toda a fauna.
    Mas pelo menos uma coisa vai ser benéfica: os vampiros finalmente não precisarão de se esconderem.

  8. Sr. P. Lopes, a minha colaboração com o blogue Informação Incorrecta (II) foi devidamente acordada com o seu proprietário, o sr. Max, tendo eu disponibilizado-me para contribuir através da tradução de artigos que leio, analiso, e selecciono, para depois partir para a sua tradução, estando os critérios editoriais por mim adoptados em consonância com o Manifesto do blogue (http://informacaoincorrecta.com/manifesto/).

    Por várias vezes o senhor (ou senhora, nunca sabemos quem está do outro lado) tem demonstrado uma imensa falta de capacidade em interpretar aquilo que lê, mesmo quando eventualmente lhe possam sugerir que o faça, com calma e sem pressa de maneira a evitar confusões da sua parte e a consequente redacção de comentários sem nexo como é seu apanágio.

    Mas eu vou ajudá-lo a tentar perceber melhor qual a função de tradutor.

    De acordo com o Dicionário Priberam, tradução é o acto de traduzir:

    https://dicionario.priberam.org/tradu%C3%A7%C3%A3o

    Que por sua vez consiste em «…Fazer passar (uma obra) de uma língua para outra…», «…manifestar-se…»:

    https://dicionario.priberam.org/traduzir

    Este processo acima descrito, é como em qualquer publicação ou sociedade, praticamente desde que o Homem aprendeu a ler, escrever, e interpretar.

    Posto isto, o que pretendo com este trabalho para o blogue Informação Incorrecta (II), é permitir que os Leitores(as) Portugueses e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tenham acesso a artigos e textos presentes noutras plataformas ou entidades provenientes de diversas correntes políticas, filosóficas, culturais, e económicas, que jamais seriam (nem serão) publicados nos Média ou blogosfera nacionais, salvo raras excepções, para não dizer casos únicos.

    (Para monólogos, censura, notícias falsas, fabricação de factos, ausência de contraditório, e narrativa única já temos a comunicação social Portuguesa).

    Nenhum dos artigos por mim seleccionados e traduzidos faz promoção ao Partido Comunista da China (PCC) ou ao seu programa, nem tão pouco as entidades ou meios de comunicação dos quais são oriundos esses mesmos artigos se relacionam com o citado partido político ou programa, mas no entanto se estou errado desafio-o a provar isso mesmo.

    Quanto aos cerca de 6 milhões de Portugueses que recebem dinheiro do Estado, era esse o número estimado, e não sou eu que o digo, são os dados oficiais, mas para não o deixar assustado com a verdade vá, vamos reduzir esse valor para 5 milhões.

    Relativamente ao facto da maioria dos trabalhadores do público e do privado terem deficiência/deformações, a resposta é simples.

    No caso das empresas privadas, o Estado Português paga um subsídio por cada trabalhador com deficiência/deformação, ou seja, quanto mais trabalhadores com esse estatuto a empresa privada tiver mais dinheiro recebe por cabeça.

    Isto é grave porque coloca em causa o estatuto do cidadão com deficiência/deformação, pois ao invés desses trabalhadores serem contratados pelas suas qualidades profissionais e mérito, muito pelo contrário, são-no pelo oposto.

    Já no Funcionalismo Público o caso é diferente, pois na sua maioria são admitidos os piores entre os piores, quase todos com deficiências/deformações físicas, problemas mentais, e incompetentes, porquê? A resposta também é simples, porque são mais fácil de controlar e jamais colocarão em causa as seitas políticas, religiosas, e organizações pouco transparentes que lhes deram aquele posto; em troca vão ter de trabalhar para eles, para os objectivos que esses indivíduos e grupos representam, e que não são claramente os mesmos dos cidadãos e da República.

    Convém realçar que esta situção a que faço referência começou a agravar-se ainda mais a partir de 2008.

    Continuando.

    Eu sei que para si, sr. P. Lopes, que não é nada mais nada menos que um situacionista, a liberdade de opinião e a diversidade informativa o incomoda, mas acima de tudo é a verdade que o deixa com arrepios e tudo aquilo que desmascara o seu discurso, simplesmente porque primeiro você não tem argumentos nem arcabouço intelectual para rebater, e segundo porque simplesmente é um(a) mentiroso(a) e mal-intencionado(a).

    As bacoradas que você escreve, as teorias da conspiração que promove, também são fruto da sua personalidade doentia, de quem não tem mais nada que fazer e carece da atenção e carinho que não lhe foi dada na infância, mas quanto a isso não o posso ajudar.

    Termino dando-lhe esta recomendação, abandone de uma vez por todas essa mentalidade de Guerra Fria, pois não tem qualquer credibilidade, nunca ninguém vos levou a sério e não é agora que o farão.

    P.S.: Sr. P. Lopes, você com esse discurso anti-China, infundado, pretende o quê? Ser condecorado pela Presidência com a medalha de Dom Afonso Henriques? Tenha mas é calma, e deixe de ser pateta.

  9. Sr. JF saúdo-o por finalmente mostrar coragem para responder, apenas falta um pormenor … os factos, mas já la vamos.

    Quanto as minhas supostas carências afetivas desde a infância…não sei o que diga…, eu fui uma criança feliz, tive dificuldades na escola, fui disléxico num tempo em que isso não era conhecido mas superei. Quanto ao facto de ser pateta , sim admito, se não fosse nem me dirigia a gente que faz afirmações como as que vou transcrever a seguir … mea culpa.
    Quanto ao facto de P.Lopes ser Sr. ou Sr.ª não sei se isso é relevante ou apenas uma brejeirice desnecessária , em todo o caso… sendo o meu caro JF assim tão pragmático a única forma de o convencer seria permitir que sentisse através do tato a totalidade do aparelho reprodutor masculino do visado … coisa para a qual o visado não está nem um pouco inclinado, preferindo deixa-lo com o seu pragmatismo inveterado. Lamento.

    Agora os factos. Transcrevo do meu caro JF com a devida vénia:

    ” … Quanto aos cerca de 6 milhões de Portugueses que recebem dinheiro do Estado, era esse o número estimado, e não sou eu que o digo, são os dados oficiais, mas para não o deixar assustado com a verdade vá, vamos reduzir esse valor para 5 milhões. …

    ” …basta ver o tipo de gente que neste momento se encontra empregada em Portugal, seja no público ou no privado, são todos amigos ou familiares uns dos outros, são desta ou daquela seita política ou religiosa, e quase todos possuem problemas mentais e deformações físicas, rabos de palha, e uma notável incompetência. …”

    ” …no Funcionalismo Público o caso é diferente, pois na sua maioria são admitidos os piores entre os piores, quase todos com deficiências/deformações físicas, problemas mentais, e incompetentes, porquê? A resposta também é simples, porque são mais fácil de controlar e jamais colocarão em causa as seitas políticas, religiosas, e organizações pouco transparentes que lhes deram aquele posto; em troca vão ter de trabalhar para eles, para os objetivos que esses indivíduos e grupos representam, e que não são claramente os mesmos dos cidadãos e da República. …”

    AGORA QUE APRESENTEI TRANSCRIÇÕES REITERADAS PELO MEU CARO JF PEÇO-LHE SFF QUE ME APRESENTE AS ESTATÍSTICAS DO QUE DIZ E AS RESPETIVAS FONTES OU EM ALTERNATIVA QUE TENHA UM PINGO DE DIGNIDADE E ASSUMA QUE AQUILO QUE AQUI DIZ NÃO PASSA DE UMA SUA INTERPRETAÇÃO.
    E NO CASO DE SER SUA INTERPRETAÇÃO, PERMITA-ME DESDE JÁ CLASSIFICA-LA COMO… FALSA E ESTÚPIDA !

    Permita-me agora congratula-lo pelo seu magnifico trabalho de tradução, uma verdadeira pérola, um ” must ” de onde me oferece destacar uma das mais brilhantes :

    “…Sob a filosofia de Tao, a China avançará com os seus parceiros, como a água que flui progressivamente, constantemente criando, evitando obstáculos, em busca do seu objetivo honroso – um mundo em Paz com um futuro comum brilhante. “

    (wowww … pausa para limpar as lagrimas )

    Então … se tudo o que o meu caro JF diz sobre os trabalhadores portugueses do publico e do privado é verdade ( onde P.Lopes se inclui) e tendo em conta esta pérola pelo Sr. JF traduzida e trazida ao conhecimento de gente embrutecida como o P.Lopes (que lhe ficará eternamente grato…)

    ENTÃO …O QUE É QUE O MEU CARO JF ESTA A FAZER NESTE PAIS DE GENTE DEFICIENTE, MEDÍOCRE E DE COMPADRIOS , E NÃO VAI PARA ESTE BELO PARAÍSO QUE AQUI DESCREVE ? ? ? ? ? ? ?

  10. Olá Max e todos: Pobre do P. Lopes. Hoje o Max e o JF o viraram do avesso. É cruel, mas é verdade e ele vem fazendo por merecer.
    Só desejo que finalmente P. Lopes, reflitas sobre o que eles disseram, não é difícil. Percebe que o teu comportamento afasta, discrimina, enxota comentaristas que oferecem contribuições incríveis.
    Tu podes e deves odiar o totalitarismo chinês, pois é assim que pensas. Por sinal, tuas perguntas sobre a China para o Max, eu acabei de ouvir da boca do Trump e de todos os trumpistas, com exatamente as mesmas palavras. Mas para isso tenta discutir as ideias e não atacar sistematicamente os comentaristas e o blogueiro, além do mais com justificativas pouco convincentes.
    Bom, se tu fores mal intencionado, e isto pode ser, por favor ignora o que eu disse, ou despeja tua raiva em mim porque não vai fazer a menor diferença.

    Pessoal, quem sabe a gente possa substituir o “comunismo” chinês, porque comunismo não é, por totalitarismo.
    Estou sugerindo aos hispanos nos EUA que substituam o “comunismo” do partido democrático por globalismo….fica menos errado. Até imperialismo, nunca saiu de moda. E aquele pessoal das oligarquias é formado em imperialismo de longa data.
    Eu penso entender porque o Trump refira-se insistentemente ao “comunismo chinês”. Na atual situação em que a justiça, parlamentares etc estejam totalmente cooptados pelos globalistas, vai sobrar a possibilidade de ele entrar com a lei marcial, justificando-a por ataque chinês à segurança nacional, e manter o apoio dos trumpistas, e finalmente provar que houve um fraude massivo nas eleições presidenciais.
    Chamar gangues assassinas, sejam chinesas ou norte americanas de comunismo, penso que é enxovalhar uma utopia que de tão bonita, nunca pode ser institucionalizada de acordo com seus fundamentos.

    E afinal, o artigo. Me parece que esse é um dos tantos projetos “climáticos” que já de longa data vem sendo executados, alguns dos quais não chegam ao conhecimento público.
    Como a narrativa aceita qualquer justificativa, vai que o carbonato de cálcio se combina com o dióxido de carbono, e engole este último.
    De agora em diante vai haver um grande impulso destes projetos “climáticos”, pois eles se somam aos acontecimentos da “pandemia” e vacinas, coroados de êxito, para impulsionar o sucesso no genocídio da metade dos humanos.

  11. Olá Maria!

    “Chamar gangues assassinas, sejam chinesas ou norte americanas de comunismo, penso que é enxovalhar uma utopia que de tão bonita, nunca pode ser institucionalizada de acordo com seus fundamentos.”

    É isso mesmo. O Comunismo é uma utopia que nunca poderá tornar-se realidade, como nunca foi implementada segundo os seus princípios. Como acontece com qualquer utopia, o elo mais fraco é sempre e só um: o Homem, que não tem a maturidade suficiente para abraçar ideais superiores (refiro-me a todas as utopias no geral, não apenas ao Comunismo). Doutro lado, se o Homem tivesse a tal maturidade, nem seriam precisas as utopias.

    Agora vou ver a tv porque quero seguir em directo o desmoronar dos EUA lololololol

  12. Comunismo, uma utopia tão bonita!
    Essa foi de lascar!!!
    Marx, Lenin, Stalin estão se revirando no caldeirão do capeta, lá nos quintos dos infernos!!!

  13. Olá Max: eu sempre pensei que ficaria feliz com a derrocada do império. Mas não, não mesmo porque o que estou acompanhando é o triunfo do globalismo, o triunfo das oligarquias que ora dominam o mundo.
    Tenho de reconhecer que o Trump lutou bravamente, mas eram muitíssimos os inimigos, uma luta desigual.
    Sugiro que vejas a TV, mas também dá uma olhada nos blogs e noticiários apoidores do trumpismo, duas versões absolutamente opostas
    Quero crer que o último golpe para deslegitimar o presidente a nivel internacional foi o ataque de falsa bandeira com a invasão do Capitólio que recaiu nas suas costas, enquanto foi planejado e executado por um grupo de profissionais (Antifa) pagos e a mando do partido democrático.
    Hoje eu estou triste. A única coisa que me fazia apoiar o Trump foi o fato dele ser o único a não se envolver em guerras. Mas o que me entristece é a injustiça que eu não suporto seja lá contra quem seja. E o pior de tudo é o esmagador triunfo dos globalistas (comunistas, no idioma dos norte americanos)

    Atenção: a única notícia boa desde que 2020 começou: Assange não será extraditado para os EUA, onde por certo seria assassinado.

    1. Até ao lavar dos cestos é vindima, e uma vez mais volto a referir que está a acontecer muita coisa no plano geopolítico mundial e a nível interno nos Estados Unidos da América do Norte (EUA), no entanto essas situações estão a ser censuradas pelos Média e redes sociais como «Twitter» e «Facebook».

      O advogado Lin Wood, conhecido pelo seu apoio incondicional ao Presidente Trump, fez uma publicação na rede social «Parler» onde acusa o Vice-Presidente Mike Pence de ser pedófilo, daí este último não ter colocado em causa a certificação dos votos que darão posse ao sr. Biden que também é um reconhecido pedófilo:

      https://parler.com/profile/linwood/posts

      «…Atenção: a única notícia boa desde que 2020 começou: Assange não será extraditado para os EUA, onde por certo seria assassinado…»

      Tenho um pressentimento que Julian Assange será perdoado pelo Presidente Trump, mas quanto ao bloqueio da extradição de Assange para os EUA por parte do regime da Inglaterra, o controverso Estulin afirmou que seria uma jogada dos tribunais Britânicos que em troca de Assange o caso de pedofilia no qual está envolvido um dos membros da família que governa e controla o regime Inglês, Andrew Edward, que tem o posto de príncipe na hierarquia ditatorial do governo Britânico, teria de ser abafado e esquecido:

      https://twitter.com/EstulinDaniel/status/1346210889867866113

    2. Infelizmente é apenas meia-boa a noticia, pois o seu calvário continuará dentro da guantanamo inglesa.
      E lá aguardará até ao novo julgamento, pós-recurso a apresentar pelo novo governo dos USA.

      Trump e os seus não lhe concederam o perdão, pois planeiam 2024.

      Faço figas ao destino, mas duvido que Assange sobreviva se não o conseguirem tirar de Inglaterra.

  14. Incrível a discussão acima, depois de tantas matérias aqui colocadas, acho que não entenderam ainda como funciona o mundo, manda quem pode e obedece quem tem juízo, ou será que vale a máxima, escreveu não leu . . .

    1. Meu senhor, com certeza essa lógica pelo senhor reproduzida surgiu da terra, do orvalho, sem que precisemos questionar nenhum desenrolar do passado sombrio da chamada “humanidade”. Deves ser daqueles que compra o ideário pronto e acabado, como se fosse um medicamento da Pfizer.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: