Mining WO/2020/060606

No passado dia 26 de Março de 2020, foi publicada uma patente pelo U.S. Patent Patent Office (ficheiro apresentado no anterior 20 de Junho de 2019, documentação disponível nas página oficiais do U.S. Patent Patent Office) intitulada como se segue: “Sistema de Moeda Criptográfica que Utiliza Dados da Actividade Corporal”

É um sistema de mining que, em vez de utilizar as capacidades computacionais de uma máquina, utiliza o “trabalho” do corpo humano como “subjacente” para criar a moeda.

O que é o mining? Simplificamos ao máximo: o mining (literalmente: mineração) é uma operação efectuada com computadores e rede internet. Este operação permite obter como recompensa dinheiro digital. O problema é que o mining requer grandes recursos em termos de capacidade de cálculo (pelo que: computadores muito potentes) e, por isso, grandes investimentos. Ou, em alternativa, podemos utilizar cadeias de computadores: trata-se de infectar com uma espécie de “vírus” informático os computadores de pessoas online. Desta forma, o computador estará empenhado no tal cálculo sem que o usuário (e dono do computador) tenha nocção disso.

Voltemos à patente. A descrição diz:

A actividade do corpo humano associada a uma tarefa fornecida a um utilizador pode ser utilizada num processo de extracção de moeda criptográfica [o tal mining, ndt]. Um servidor pode fornecer uma tarefa ao dispositivo de um utilizador ligado a ele para comunicar. Um sensor ligado ou incluído no dispositivo do utilizador pode detectar a actividade corporal do utilizador. Os dados da actividade corporal podem ser gerados com base na actividade corporal detectada pelo utilizador. O sistema de moeda criptográfica da presente invenção, que está ligado para comunicar com o dispositivo do utilizador, pode verificar se os dados de actividade corporal do utilizador cumprem uma ou mais condições definidas pelo sistema, recompensando o utilizador cujos dados de actividade corporal foram verificados, com uma recompensa por moeda criptográfica.

Por outras palavras: trata-se de atribuir tarefas à ovelha-consumidora, tarefas que no decurso da execução serão monitorizadas por um dispositivo (com sensores) que medirá os parâmetros corporais da ovelha em questão. Esta só receberá a moeda digital como recompensa se tiver realizado as tarefas.

O que se entende por “tarefas” e “actividade corporal”? Um exemplo: uma onda cerebral ou o calor corporal emitido pelo utilizador ao executar a tarefa solicitada por um fornecedor de informação ou de serviços, tal como ver um anúncio ou utilizar certos serviços da Internet.

Um parágrafo na descrição explica o que se entende por actividade corporal do utilizador:

A actividade corporal pode incluir, por exemplo, não exaustivamente, uma radiação emitida pelo corpo humano, actividades cerebrais, fluxos de humor corporal (por exemplo sangue), actividade ou movimento de um órgão, movimento físico ou qualquer outra actividade que possa ser detectada e representada por imagens, ondas, sinais, texto, números, graus ou em qualquer outra forma de informação ou dados.

E depois, há a descrição das ondas cerebrais que, lembramos, fazem parte daquela “actividade cerebral” citada acima:

Exemplos de radiação corporal emitida por um corpo humano podem incluir calor corporal radiante, pulsação, ou onda cerebral. As ondas cerebrais incluem, por exemplo, de forma não exaustiva:

(i) Ondas gama envolvidas em tarefas de aprendizagem ou mnemónicas

(ii) Ondas Beta envolvidas no pensamento lógico e ou consciente

(iii) Ondas alfa que podem estar relacionadas com pensamentos subconscientes

(iv) Ondas teta que podem estar relacionadas com pensamentos que envolvem emoções cruas e profundas

(v) ondas delta que podem estar envolvidas no sono ou no relaxamento profundo

(vi) electroencefalograma (EEG) que pode ser medido para avaliar a actividade eléctrica do cérebro, como no caso de concentração profunda

Traduzindo: este sistema pode forçar o utilizador, condicionando-o com a recompensa, a qualquer tipo de comportamento cerebral, mesmo inconsciente ou emocional, num sistema tecnológico de lavagem cerebral e condicionamento. Continua o cenário:

Exemplos de movimentos corporais podem incluir o rolar dos olhos, movimentos faciais, ou qualquer outro movimento muscular. Além disso, a actividade cerebral pode ser detectada usando fMRI [ imagem por ressonância magnética funcional, ndt], que mede a actividade cerebral através da detecção de alterações associadas ao fluxo sanguíneo. Esta técnica baseia-se no facto de que o fluxo sanguíneo cerebral e a actividade neuronal estão ligados. Quando uma área do cérebro está activa, o fluxo sanguíneo nessa área aumenta.

Onde ficam os sensores? Esta é a parte mais simples: podem estar no smartphone, no computador, no tablet ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento. É como ter uma trela informática que, com os sensores, verifica se o nosso corpo está a funcionar e o que está a fazer, pensar…

Quem depositou a patente e lhe atribuiu um número escolheu “WO/2020/060606”. Que quem gosta destas coisas já terá interpretado como World Order, Ano 2020, 666, não é? Maníacos!

Falta só dizer quem depositou a patente. Mas os Leitores já adivinharam, justo? Não? Ora essa, e quem poderia ser? A Microsoft Corporation.

Fact-Check!

Acabou? Não.

Nos últimos tempos surgiram muitas páginas de fact-check onde, alegadamente, determinadas notícias são verificadas de forma detalhada para prevenir e descobrir delírios por parte dos “teóricos da conspiração”. Costumo consultar estas páginas (que são cada vez mais) porque são um precioso aliado:

  • se um facto for um “delírio”, o fact-checker demonstra a sua falsidade de maneira simples e útil para mim também;
  • se o facto for verdadeiro, o fact-checker tentará demonstrar a sua falsidade de forma desajeitada e útil para mim também.

O site Snops é um dos fact-checker mais famosos (mais de 6 milhões de visitadores por mês) e o seu artigo A Microsoft possui uma patente ‘666’ sobre a Implantação de Microchips em Pessoas? é uma pequena gema. Vamos ler a síntese:

Principalmente Falso

O que é verdade:

A Microsoft publicou uma patente para um “sistema de moeda criptográfica utilizando dados de actividade corporal”. Esta patente é registada sob o número WO2020060606A1.

O que é Falso:

O número WO2020060606A1 contém três “6’s” mas não é obviamente o mesmo que “666”. Esta patente centra-se no rastreio da actividade corporal através de tecnologia utilizável, tal como um relógio inteligente, e não faz qualquer menção aos microchips implantados.

De facto é verdade: a patente não tem o número 666. E sim, esta patente “centra-se no rastreio da actividade corporal através de tecnologia utilizável”, mas paciência se a ideia for o desenvolvimento de um sistema de moeda criptográfica baseado no rastreio de dados de actividade corporal, explorando os homens como se fossem computadores: o importante é que não haja microchip e, obviamente, o “666” que tanto assusta.

Outro site anti “delírios conspiracionistas” é McGill Officie for Science e Society (wow!). McGill escreve um longo artigo no qual analisa as alegadas ligações entre Coronavirus e patentes. Vamos ler apenas um paragrafo, o mais interessante:

Vi um francês de aspecto muito sério no YouTube apontar para uma patente da Microsoft que mostrava, dizia ele, que Bill Gates estava a apresentar um sistema através do qual as vacinas seriam misturadas com um microchip que nos tornaria rastreáveis pelas autoridades (WO 2020/060606 A1). Se quiser uma boa gargalhada, clique no link. O pedido não contém as palavras “vacina”, “chip” ou “injectar”. É um documento que explica um caminho para o mining da moeda criptográfica em que o trabalho informático é substituído pela actividade do corpo humano.

Será que o meu sentido de humor se encontra no mínimo histórico, mas não consigo achar nada de tão divertido aqui. A Microsoft quer poupar trabalho aos computadores e explorar as ovelhas-consumidoras. Onde fica a graça?

 

Ipse dixit.

3 Replies to “Mining WO/2020/060606”

  1. De facto as possibilidades são preocupantes, muito preocupantes, mas isso apenas se os maus ganharem , porque se os bons ganharem …tal como disse Peter Koening :

    “…Sob a filosofia de Tao, a China avançará com os seus parceiros, como a água que flui progressivamente, constantemente criando, evitando obstáculos, em busca do seu objectivo honroso – um mundo em Paz com um futuro comum brilhante. … ”

    Ao comparar o “artigo” de Peter Koening com um artigo como este sente-se uma incongruência fracturante como se coexistissem dois blogues no mesmo II um que fala de assuntos sérios e outro que conta contos de fadas, torna se difícil compreender qual é a linha de raciocínio do blog..

  2. Até as licensas dos programas microsoft são quebradas, então só será mais uma para ser quebrada, mais uma merda do Bill para atrapalhar a vida das pessoas, tomara que o coronga virus dê conta dele logo.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: