Coronavirus: ainda dúvidas?

Óptimo trabalho de Koen Swinkels nas páginas de Medium.

Koen pegou nos números das mortes “de” COVID-19 e comparou tudo com os dados do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Resultado: o aumento do número de mortes por COVID-19 coincide com reduções aproximadamente proporcionais do número de mortes não-pulmonares e não-influenzais.

O número total de mortes semanais é aproximadamente o mesmo tanto em 2020 quanto nos 4 anos anteriores.

A razão? Podem existir múltiplas razões, mas uma em particular surpreende: se alguém morre e no momento do óbito for positivo para COVID-19, este é automaticamente contado como morte por COVID-19 (ver este vídeo no Twitter, em inglês). Em outras palavras, as mortes são listadas como mortes COVID-19, mesmo quando a causa real foi claramente outra coisa.

Como explica o artigo:

Se a taxa de infecção numa população for de 10%, por exemplo, a taxa de infecção passa 10% da categoria “Outras mortes” para a categoria “Mortes por COVID-19”. Dependendo da probabilidade das pessoas que morrem terem mais ou menos probabilidades de apresentar resultados positivos no teste COVID-19 do que a população em geral, esses 10% podem ser superiores ou inferiores.

Eis os dados de oito semanas comparados (nota: os dados da semana nº 16 de 2020 são ainda provisórios):

Mais no específico, eis o gráfico das semanas 15 e 16:

Numa interessante actualização do artigo de Medium é encarada a principal crítica contra os dados apresentados: que o número de mortes semanais utilizado não seja fiável, pois é uma estimativa baseada em grupos limitados e dados históricos, algo que continuará a ser significativamente actualizado até 2 anos após o facto. Portanto, os dados acerca do COVID-19 apresentados pelo CDC seriam provisórios.

A verdade é que até a altura é impossível encontrar provas de que o total semanal de mortes seja apenas estimado com base em dados históricos e continue a ser revisto significativamente nos próximos tempos. O alerta relativo ao COVID-19 é tal que, eventualmente, poderia ser lícito esperar o contrário, isso é: que em caso de autopsias pudessem ser encontradas patologias desconhecidas que justificariam o óbito além do COVID-19 e relativas complicações. Não é uma hipótese descabida, aliás, é  a normalidade nos casos das mortes de indivíduos “jovens e sãos”.

Pelo que: sobem as mortes “de” COVID-19, baixam as outras. Uma autêntica transferência: isso deveria sugerir algo, mesmo aos mais cépticos.

 

Ipse dixit.

18 Replies to “Coronavirus: ainda dúvidas?”

  1. Se todas as mortes fossem autopsiadas, se todas as mortes fossem notificadas, estaríamos num mundo sério. Mas não estamos. É um mundo que se esforça por considerar que todos em todos os lugares são iguais na morte. É mentira, como quase tudo é mentira. Milhares morrem e têm um lugar num cemitério, simples que seja, ou segue para os crematórios, que tem balanço do negócio, e por certo estatísticas. Outros milhares vão para valas comuns ou enterros em buracos ao lado de cemitérios, esse povo não é contabilizado na morte, porque não foram assistidos, então não têm certidão de óbito. Outros milhares são consumidos pelo fogo, vivos ainda ou mortos. Há os desaparecidos para nunca mais, e não são poucos, como os desavisados possam pensar. Há os que morrem em hospitais, ou acidentes, mas os corpos não são requeridos por parentes. Se o corpo está em bom estado vai para as faculdades de medicina, até que nada mais se aproveite, e daí vai para o lixo hospitalar. Então, quando conseguem arruinar o meu dia afirmam que sabem com certeza quantos morreram por corona virus, contando cadáveres em hospitais. Ora convenhamos!!

  2. È interessante, mas há que relembrar descidas brutais nas mortes por acidentes rodoviários, por exemplo.

  3. Já foram alguns parentes de amigos que morreram e dentre eles até negacionistas, que com tamanha proximidade da morte já mudaram de opinião. Essa doença não é brincadeira.

    1. JotaEle,

      Informação Incorrecta ao longo destas semanas todas apresentou dados que podem ser facilmente verificados, basta só um pouco de boa vontade.

      Com respeito falando, mas se agora começamos com coisas do tipo “Um meu primo disse que um amigo dele tinha um irmão que apanhou Coronavirus e logo viu Nossa Senhora dos Remédios”, então a discussão desce para níveis de taberna. Com respeito também pelas tabernas onde costuma-se comer bem.

      Por exemplo: é possível saber quem forma estes “negacionistas, que com tamanha proximidade da morte já mudaram de opinião”? Isso sim que seria uma óptima contribuição para a discussão.

      Obrigado.

      1. Estimado Max e amigos.

        A respeito de tudo que já foi mostrado de forma brilhante aqui no II, inclusive com a colaboração recorde dos leitores, não há como negar a forte evidência de que alguém ( ou um grupo ) está conspirando para que nossas vidas não sejam mais como antes. Se foi premeditado ou se a ideia macabra surgiu na mente de alguém durante os desdobramentos que se sucederam após o surto na China, ainda não podemos dizer com certeza.

        Quanto a ação do vírus, voltei a conversar, mesmo que rapidamente, com meu amigo médico , uma pessoa de minha confiança e não tenho como desacreditar das suas palavras ( não que a opinião dele valha mais do que a do outros, mas por ser um relato de quem está no front de batalha ).

        Resumindo o relato dele:

        “Se é uma gripe sazonal, ela é diferente das outras. Este vírus debilita mais e requer procedimentos ambulatoriais muito maiores do que as anteriores, sobrecarregando a estrutura hospitalar”

        “O sistema da saúde brasileiro já está sucateado há anos e com a sobrecarga, o atendimento aos doentes , de todas as enfermidades, ficou ainda mais precário e isso vem contribuindo para a proliferação do vírus, devido as aglomerações de pessoas nos hospitais, que poderiam estar sendo tratadas nos postos de saúde municipais

        E me recomendou: “amigo, só vá para o hospital se sua vida REALMENTE estiver em perigo”

        Ipse dixit.

        1. Tenho um amigo tb pena igualzinho a ti… Pena que quando mostro relatos de pessoal que morreu ou sofreu mto com vacinas não fica comovido…

          Opiniões são opiniões… Estes dois médicos de doenças infecciosas da California não pensam o msm:

      2. Max,

        Sou um leitor de longa data do II e já comentei várias vezes, por isso comentei sobre mortes próximas de amigos e seus parentes. Sei que isso é considerado evidência anedótica, mas há evidências no Brasil de que a dimensão da doença é bem maior do que aquilo que é informado oficialmente, especialmente o grande aumento de mortes por causas naturais e por síndrome respiratória aguda grave. Um coisa que comentei com as pessoas desde antes da pandemia se estabelecer no Brasil é que o distanciamento social iria evitar que muitas pessoas fossem conduzidas aos hospitais por causa de acidentes relacionados aos deslocamentos para o trabalho e para o lazer.

        Saudações a todos.

  4. Respondendo a tua pergunta, Max, no Brazil boa parte deles segue o Bolsonaro. E o Bolsonaro não tem argumento para nada. É gripezinha porque é, provavelmente seguindo a concepção trumpeana. A rede Globo espetaculariza 24 horas por dia, e estamos conversados.
    Aqui, nosso comitê de “salvação” até agora apresenta modestos resultados no convencimento contra corrente . Eu, a pau corda, fiz entender um casal de vizinhos quase analfabetos. Meus amigos cultos só concordaram comigo para mudar de assunto.. O Felipe mostrou a situação para os colegas de trabalho, e um deles parou para pensar e concordou com ele. A Leane começou a dizer umas coisinhas no Facebook e o Felipe disse para ela enfiar a viola num saco, só boca a boca Já a Mariazinha explicou para o seu bando e 3 meninas aderiram. Os pais das meninas quase as mataram. Já o namorado está plenamente convencido e trabalhando sobre o assunto com os pais dele.

    1. Maria, você não queria que o Bolsonaro fizesse um pronunciamento em rede nacional dizendo o que a gente aqui sabe, queria?
      Logico que sim mas, pra isso inventaram as teorias da conspiração terraplanares e afins, é a velha historia do João e o lobo, se ele disser uma coisa dessas vai ser taxado de louco e aí sim não vai ter argumento nenhum.
      Ele esta fazendo o certo, é uma gripezinha até provem o contrario, se não for provado ele fica com a razão.

  5. Estes números dos EUA vêm confirmar o afirmado pela directora geral de saúde portuguesa na classificação dos óbitos.
    Hoje em dia atira-se tudo para o saco do covid. A intenção, a meu ver, só pode ser uma, que é mostrar uma pandemia onde não existe e justificar todas as medidas que foram tomas e outras que venham a surgir.

  6. A civilização, desde seus primórdios, foi pensada para favorecer elites respaldadas por minorias (cidadãos) em detrimento das maiorias (camponeses/escravos/servos/não cidadãos), processo mais degenerado pelo viés conspiracionista, que prosperou e a envolveu completamente, baseado, principalmente, na perpetuação do caráter negacionista relacionado das próprias maiorias, movidas por um conjunto de valores hipócritas e alienantes, ensejados pela institucionalização da propaganda travestida de religião/ciência/meios de comunicação.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: