A Nova Informação Incorrecta

Olá pessoal!

Férias acabadas e de volta ao trabalho. E ao blog.

Como anunciado, Informação Incorrecta abandona o velho formato e muda de pele. Ao longo das férias pensei, pensei, pensei… até que lembrei: afinal I.I. é dedicado aos Leitores, porque não deixar que sejam eles a ajudar na escolha da nova fórmula? Genial.

Portanto, eis a consulta online onde cada Leitor pode escolher a sua opção. A pergunta é simples: “Qual formato deseja para Informação Incorrecta?”. Na prática, são os Leitores que podem escolher a nova veste do blog. É permitido apenas um voto por cada Leitor. Muito simples.

Aviso desde já: o resultado não será vinculativo, mas é claro que o bom blogueiro não poderá ignora-lo. Para ser claro, eis um exemplo: se a opção mais votada for “Como estava antes sem Vídeo ou Podcast”, é óbvio que terei de considerar isso, mas nada impedirá que de vez em quando apareçam Vídeos ou Podcast também porque, como já amplamente especificado, o meu desejo é aquele de mudar.

De fora fica a opção “Raio de Max, escreve um e-book em vez que dizer disparates e despacha-te” porque já estou a tratar disso.

Pelo que: toca escolher. E desta vez peço gentilmente um esforço por parte de todos, para que o resultado seja o mais representativo possível. Obrigado por participar.

A sondagem fica logo aqui em baixo e estará disponível para a escolha ao longo das próximas duas semanas. Para os Leitores de Facebook: vou ver se for possível inserir um questionário também naquela plataforma, caso contrário peço que acedam via site e votem aí.

Outra vez: Obrigado!

 

Nota: Sondagem fechada. A seguir a imagem dos resultados finais.

Ipse voto!

 

16 Replies to “A Nova Informação Incorrecta”

  1. O podcast era impecável, seria bom o seu regresso. Sabe o que era igualmente interessante? Um programa/emissão de rádio do Informação Incorrecta.

    1. Olá JF!

      Honestamente adorava fazer uma rádio. O problema é o tempo: uma rádio é suposto estar online 24 horas ou no mínimo 12 horas por dia, coisa impossível para mim. Em alternativa seria possível preparar uns podcasts “esticados” com música também. Estou a pensar nisso mas não fico muito convencido…. a ver vamos: o Leitor é soberano!

      Saudações!

      1. Compreendo perfeitamente, seria um esforço dantesco que não poderia ser suportado somente por si, mas seria certamente um projecto fascinante que iria por conseguinte atingir o interesse de um público ainda maior para os temas discutidos no blogue, disso não tenho a menor dúvida.

        Outra ideia que seria igualmente interessante, a criação de revista/publicação impressa da Informação Incorrecta.

        Sabe que ultimamente tenho reparado que as pessoas estão cansadas da Internet e muitas das vezes o conteúdo interessante que nela é publicado acaba por passar ao lado dos leitores(as), chegando ao ponto de muito boa gente simplesmente ler somente o título do artigo e partilhá-lo nas redes sociais só porque sim, para passar o tempo, e nem sequer lêem o conteúdo do mesmo.

        Considero inclusive que a mensagem e o raciocínio são melhor captados e trabalhados através do analógico e do material impresso, do que no digital.

        Cumprimentos, caro Max.

        P.S.: Jogue na lotaria a ver se sai qualquer coisa, e depois funde uma rádio e editora da Informação Incorrecta.

  2. Já votei, e ao que parece, na hipótese com mais votos até agora.
    O modelo anterior, em minha opinião provou ser um bom modelo, no entanto tem campo para ser melhorado com som e imagem, e poderá abrir campo para outro tipo de seguidores.
    Promover o debate de temas mais fracturantes, em alternativa ao comentário simples, também pode ser uma possibilidade.

  3. Olá Max: bem vindo de regresso ao teu espaço.
    Considero que o formato do blog é secundário. Assim o que a maioria do pessoal preferir estarei de acordo.
    Mas tenho considerações a fazer sobre o que considero a marca registrada de II, que é a qualidade da informação, devido a tua vocação de investigador, o rigor das análises (qualidade quase extinta na internet) e a aproximação, com os leitores com textos simples, fáceis de compreender e bem humorados.
    O conteúdo é o que me interessa, e isso tem exigido de ti tempo para investigar, mas é isso que garante a qualidade de II.
    O que melhoraria o blog do meu ponto de vista:
    1. O conteúdo expandido para assuntos que ignoras devido à possibilidade de polêmicas sem justificação. Já enfrentastes este problema, tempos atrás, e fostes bem . Portanto inclui América Latina e Caribe.
    2. II tem mais de mil leitores e meia dúzia de comentaristas. Aqui uma repreensão àqueles que se omitem. A troca de opiniões é importante para o bom funcionamento do blog.
    3. tudo que acrescentado ao conteúdo para explicitá-lo, seja imagem , som etc é sempre bem vindo
    Abraçoooo, e alegrias por saber-te trabalhando em II

  4. Olá Max,

    Eu gosto de vídeo/podcast, porque permite-me estar a fazer tarefas repetitivas e a ouvir I.I. ( por exemplo, ao Sábado depois de vir da praça e estar a preparar os infindáveis molhos de legumes e folhas verdes, ou enquanto se aspira a casa).
    No entanto, esse formato peça por ser dificilmente pesquisável. Existe software que faz a transcrição, mas não são 100% fidedignos.
    Portanto, votei em formato anterior+vídeo+podcast.

    Grande abraço.

  5. Dia modorrento de 7 de Setembro ( o sol aparece, mas não fica. A chuva, que se faz necessária devido a estiagem, não vem , mas não deixa o sol reinar ).
    Feriado num Sábado , é sacanagem. “Comemora-se” o descobrimento do brasil …ou seria a proclamação da republica?.. sei lá…. não faz muita diferença mesmo.

    Após chegar em casa, ligo o meu PC e vejo a foto do Bozo ao lado do Edir Macedo e do Silvio Santos. Em seguida, descubro que, como os resultados dos jogos de hoje, meu time entrou na zona de rebaixamento para a serie C. Logo penso: o que mais pode acontecer de ruim ?

    Decido vasculhar no universo do II, e o que vejo ? Max e comentaristas de volta. Deus deve existir, sim.

    Abraços.

    PS: já votei também.

    1. Realmente, a visão do inferno foi mostrada a todos : Edir Macedo ao lado do Bozo, e de quebra o Sílvio Santos com aquela cara de múmia ! Nunca se viu tanto pilantra reunido em um tablado. Se pilantragem pesasse o assoalho não teria suportado.

  6. Vídeos são bons pela didática, mas tua escrita também é maravilhosa, a mistura deve ser excelente.

  7. E que boa surpresa! Olha já aqui foi dito e bem um pouco de tudo. Sem dúvida como estava e vídeo e podcast para alargar os horizontes.

    Valente abraço

    Nuno

  8. Finalmente, uma boa notícia !!! Nós, aqui no Brasil andamos tão carentes delas… Sem o Informação Incorreta eu estava com medo de me afogar neste oceano de insanidade e ignorância que tomou conta de nossa terra. Ufa !!

  9. Ah, então II afinal não acabou…ainda bem!

    Dica: que tal estar atento ao que Richie Allen fez e tirar de lá ideias?

    Ele tem diretos diários onde, num horário, analisa as notícias dos jornais, e noutro horário, entrevista gente. O programa chegou a ser emitido em rádios, e mesmo hoje que não o é, continua a ser, se não me engano, o programa de rádio independente mais ouvido em toda a Europa. Tem um canal youtube e todas as emissões ficam gravadas para se poder ouvir depois o podcast. Tem um site onde coloca artigos e atualizações e também um outro mais para alertas e avisos no twitter. É possível enviar perguntas, entrar em conversas e participar no programa através de skype, twitter, etc.. Tudo é financiado pelos ouvintes, mas julgo ser possível conseguir patrocinadores. O youtube cortou-lhe a conta, e agora o vimeo e o dailymotion também não são de confiar, mas o brighteon, quem sabe…
    E ainda existe a subscrição, que deve ser mantida.
    Ele montou um estúdio em casa dele, mas julgo que tudo pode ser feito com software gratuito e open-source.

    Uma informação extra: Richie Allen é um emigrante irlandês que morou na Espanha e agora em Inglaterra. Você é italiano e mora agora em Portugal. Ambos divulgam informação que os media convencionais rejeitam. Está a ver as similaridades?…

    Eis os links em que pode conseguir informação de tudo isto e ainda recursos gratuitos:

    https://www.richieallen.co.uk/
    http://richieallen.podomatic.com/
    https://www.youtube.com/channel/UC9k_-YZ04xSnXTwM5_25L9g/videos
    https://twitter.com/richieallenshow?lang=en
    https://alternativeto.net/
    https://www.giveawayoftheday.com/

    E já agora, esteja também (e novamente?…) atento ao que Marcos Paulo Goes fez. O site dele parte do ponto de vista religioso para apresentar informação que não vem nas notícias, e sei que você não é daí que parte, mas o trabalho dele não lhe deixará de ser exemplar em termos de videocasting. E há um outro que se encontra no mesmo campo: Brother Nathanael…

    E Vigilant Citizen não deixa nunca de ser fonte de informação alternativa…

    Eu não me importava de lhe enviar informação com conteúdo para a sua empresa (aliás, enviei-lhe imensos links ao longo dos anos), e julgo que não seria o único…

    Depois diga o que acha disto.

    Do seu velho conhecido bracarense,

    jlbraga

  10. Max,

    Que bom (ótimo) que irás continuar. Conheci II quando estava a cursar Economia (estudando o famoso Mankiw, como é costume nas universiddes brasileiras). Ajudou (e ajuda, ainda) a ampliar os entendimentos sobre o mundo e as intenções por trás das ações!

    Saudações e que continues sempre, nobre!

  11. Grande Max,

    Fico mesmo feliz com o teu futuro regresso. Passei estas semanas significativamente deprimido com a tua anunciada ausência. É rara encontrar ideias tão lúcidas e tão sãs quer na internet quer na vida real.

    Eu propunha que um dia devias organizar um encontro, por exemplo num parque público em Almada ou na terra da Maria no Brasil, pois acredito que muitos dos leitores são verdadeiros fãs. Eu leio o blog desde o primeiro ano graças ao Krowler que colocara um comentário num péssimo artigo do diário ecnómico (e li restrospectivamente todos os posts, ficando siderado com aquele do helicóptero a matar cívis) e acredito que muitos dos leitores têm a mesma opinião do que eu.

    Um abraço!

  12. Votei para comentar.
    Tal como Maria referiu acima, o que importa é mesmo o conteúdo e não a aparência ou os detalhes.
    O que o Max colocou em todo este trabalho foi a simplicidade de abordar assuntos complicados para leigos, tornando fácil a assimilação, o que capta desde logo a atenção para quem quer tentar perceber.
    O uso de video/podcast/radio, facilita a “preguiça” para quem não quer ler, mas tem duas enormes desvantagens: fraca “digestão” da informação, entra e sai dos ouvidos com a mesma velocidade e torna-se complicado andar a puxar a trás e reler/ouvir algo que não se tenha percebido, a juntar ao facto de não poder ter a II em espaços publicos, relaxado(a) sem preocupar em meter uns tímpanos modernos nos ouvidos.
    O formato adotado (Blog), para o tipo de contexto, penso ser o suficiente. E se o problema é falta de visitas ou tentar alargar o número de visitas, debate-se com o mesmo problema que as bibliotecas, a informação está acessível, mas o público tem não entra, prefere que caia tudo pela TV. Estamos numa época em que conhecimento é contrário a um dos seus valores: a preguiça.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: