Save the Link: a Directiva foi chumbada

O Parlamento Europeu chumbou a Directiva para regulamentar a actividade internet em matéria de direitos autorais, a “Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos direitos de autor no mercado único digital”. O texto terá que ser revisto e votado na próxima sessão plenária do Parlamento em Setembro.

O português Diário de Notícias titula: “Eurodeputados rejeitam diretiva que quer taxar Google e Facebook”, deixando entender que com esta decisão os donos bilionários dos dois colossos informáticos continuarão a ganhar dinheiro. É uma maneira desonesta de apresentar aquela que é uma vitória de quem frequenta internet e preza um mínimo de liberdade de expressão.

Sim, é verdade: Google e Facebook vão continuar a ganhar tal como antes. Mas o que o Diário de Notícias não diz é que Google e Facebook poderiam ter pago as taxas previstas pela Directiva, enquanto a maioria dos médios e pequenos utilizadores não teriam conseguido. O que o Diário de Notícias não diz é que as taxas sobre Google e Facebook eram apenas o chamariz por uma Directiva cujo objectivo era silenciar uma boa parte de internet. O que o Diário de Notícias não diz é que nunca foi pensada uma Directiva para atingir apenas os ganhos estratosféricos dos colossos da internet sem prejudicar a liberdade de expressão.

A pressão dos cidadãos, o movimento de lobby efectuado pelos utilizadores de internet, deu frutos. Para todos os Leitores que aderiram ao apelo lançado com o artigo Save the Link: participe e partilhe! uma grande “obrigado!”.

 

Ipse dixit.

Fonte: Diário de Notícias

One Reply to “Save the Link: a Directiva foi chumbada”

  1. Excelente notícia.
    Mas não podemos baixar a guarda porque aquela gente não desistira facilmente dos seus objectivos de censura.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: