A queda de Bitcoin

Como complemento ao artigo recentemente publicado acerca da bolha Bitcoin, eis o que conta hoje o diário Público:

A bitcoin e as outras criptomoedas acentuaram as quedas nesta quarta-feira, deixando os utilizadores entre o medo, a confiança e o enorme optimismo – pelo menos, de acordo com as mensagens nos fóruns online onde muitos procuram conselhos de investimento e tentam encontrar um sentido no mundo caótico das divisas digitais.

No Reddit, um fórum online muito popular, um utilizador queixou-se de ter perdido o dinheiro de que precisava para a faculdade. “Perdi os meus fundos para a universidade nesta queda de preço. Não vou conseguir pagar o próximo semestre se o preço não recuperar, mas estou confiante que isso vai acontecer. Até lá, não vou conseguir dormir :)”. Muitas das respostas criticaram o facto de o utilizador ter investido dinheiro de que precisava. “É por estas razões que vamos ver [a bitcoin] descer de mil dólares. Pessoas a vender com medo, porque investiram o que não podem perder”, argumentou outro utilizador. […]
A descida reflecte os receios face à intervenção das autoridades de regulação e um sentimento negativo que está a emergir pelo menos em parte da imprensa. A Coreia do Sul, um dos países onde estas criptomoedas são muito populares, está a ponderar banir as bolsas de bitcoins, a China já proibiu transacções e poderá ainda avançar para a proibição de geração de novas moedas. Outros países estão também a tomar medidas para pelo menos assumirem algum controlo sobre um mercado que, no geral, tem actuado de forma desregulada. Também se têm avolumado os avisos para uma bolha e a imprensa tem dado conta das relutâncias de alguns bancos em aceitarem dinheiro proveniente da transacção de bitcoins e outras divisas digitais. Nesta quarta-feira, a agência financeira Bloomberg questiona num título: “A bitcoin acaba de rebentar?”. A resposta no artigo não é conclusiva.

Às 13h, a bitcoin tinha caído 14% ao longo das 24 horas anteriores, depois de já ter afundando nesta terça-feira e aproximando-se assim da barreira psicológica dos dez mil dólares. De acordo com o site CoinMarketCap, o ethereum e o ripple – as duas criptomoedas mais populares depois da bitcoin – caíam 20% e 25%.

A dar que falar nos fóruns está também o encerramento de uma bolsa de transacções chamada bitconnect, que tinha a sua própria criptomoeda com o mesmo nome. O serviço, que já tinha sido frequentemente acusado de ser um esquema piramidal, decidiu fechar depois de ter recebido intimações por parte das autoridades dos EUA. A bitconnect caiu a pique.

Isso sim: como bolha foi bastante rápida. E acaba por conseguir dois resultados:

  1. grandes lucros de quem sabia o que teria acontecido (os tubarões das Finanças).
  2. eliminação dum temível e subversivo concorrente.
Porque as criptomoedas poderiam ter sido algo bom, excepcionalmente bom: uma poderosa arma nas mãos dos cidadãos, uma rara ocasião de poder para as multidões. Moedas não controladas por um banco central mas geridas (em parte, e ao menos emitidas) pelas mesmas pessoas/comunidades que as utilizam. Revolucionário, capaz de subverter séculos de política monetária e de pôr em séria discussão os distorcidos equilíbrios económicos mundiais.
Demasiado para ser deixado tudo “ao sabor do povo”: tornaram-se apenas tristes esquemas piramidais (como frisou Krowler), foram absorvidas e assassinadas pela ganância de poucos e pela Grande Finança.
Tudo normal.
Ipse dixit. 

Fonte: Público

4 Replies to “A queda de Bitcoin”

  1. Uma queda que é normal nesta altura do ano (basta olhar para os últimos 3) piorada pela noticias de que a Coreia do Sul poderia proibir todas as moedas virtuais (Coreia que é um dos países que mais usa bitcoin).

    De qualquer maneira o mais interessante da bitcoin não é a bitcoin mas sim a tecnologia usada, blockchain. Seria interessante um artigo sobre isso Max.

    Cumprimentos

    1. Mas o problema persiste, um "simulador" explicador.
      https://unwttng.com/what-is-a-blockchain
      Baseia-se no algoritmo sha256 um subproduto da NSA. A mesma que gastar bilhões a espiar tudo e mais alguma coisa. Ora se a criptografia(proteção/segurança) foi desenhada por eles, os mesmos por cada chave teem o duplicado, triplicado etc…nisto nem é o processador(é um túnel) é memória usada em placa grafica/video ddr5, e mesmo o poder de processamento
      pode ser e é muito maior para certas funções. Neste momento algo que era usado para entretenimento/cad/lógica está com o p.v.p. triplicado outros 4× ou mais. O mesmo para as memórias. Dois factores mining, e chineses viciados num videojogo qualquer mundialmente famoso(são mais de 60%)
      Goldstein você confia em algo que usa (proteção/segurança) vinda da nsa ou cia ou qualquer agência dessas?
      Algo que não esteja ligado ao sistema, entendo, parte dele é o esquema acima referido no título do thread. Já em 2013/4 aconteceu isto, agora está é ampliado. Daqui por algum tempo meses/ano(s) volta, com força até cair.
      Isto faz lembrar entregar um duplicado ao senhorio/síndico e este fazer uma cópia para o bairro todo, mas sem necessidade de fisicamente entrar nos aposentos.

      nuno

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: