Preposto

Queridas Irmãs, queridos Irmãos,

neste Sétimo aniversário de Informação Incorrecta, vozes de sofrimento se levantam entre o rebanho:

Max, tens um preposto ao seu blog?
Sugiro que se há regras que as exponha e nos informe correctamente.

Podemos Nós ficar indiferentes perante estes pedidos de socorro?
Não, não podemos, mesmo desconhecendo o sentido de “preposto”.

Mas eis que as Sagradas Escrituras do Blog nós socorrem:

(Acto dos Blogueiros, 6,66)

E naquele dia Max subiu ao Monte e, com maravilhoso espanto, viu um arbusto que queimava sem chamas. De facto era um néon: “Prepostos para Blogues”. Aí ouviu a Voz do Criador de toda a Internet que assim falou:
– Max, pegai-vos umas tábuas de pedra e gravei-vos-aí-vos as Leis Eternas
– Senhor de toda a Internet, não tenemos-nós-aí as tábuas mas trouxemos um gravador comprado numa loja chinesa. Será que pode servir?
– Perfeitamente, se tiver pilhas
– Tem, e recarregáveis, Senhor.
– Então gravei-vos-vos.

Eis o que a Suprema Voz disse:

  1. Acredita num só Blog e no seu Autor, Max
  2. Não usar o Santo Nome de Max em vão.
  3. Santifica os Artigos publicados e os relativos Comentários
  4. Honra o Max e todos os Leitores acima de qualquer coisa
  5. Não matar nem causar ofensas a quem participa na actividade do Blog.
  6. Guarda castidade nas palavras.
  7. Não roubar o nickname de outros Leitores
  8. Não levantar falsos testemunhos aparecendo com outros nicknames
  9. Não guardar castidade nos pensamentos mas sim nos Comentários
  10. Não cobiçar as coisas alheias, também porque via internet não consegues rouba-las.

Estas as Leis que regulam a sagrada vida do nosso humilde e perfeito Blog.

Mas a Voz do Criador disse mais. Então, estremecendo como no mais frio dos Invernos (e, milagre! era Abril), ouviu com atenção para poder transmitir ao rebanho todo:
– Toma cuidado Max, pois o Maligno pode insinuar-se no Blog de várias formas: de forma inconsciente, sob forma de Leitor possuído, de forma consciente, sob forma de troll. Em verdade, em verdade eu digo: o Maligno desfruta as fraquezas do Homem e semeia discórdia com palavras que sabem de mel.
– Horror!
– Exacto Max, exacto. Horror. O Horror! Mas, tal como prometi, a cabeça do Maligno será esmagada pelo calcanhar da mulher.
– Desculpe, eu não sou mulher…
– Ah, pois, é verdade… então mudança: a cabeça do Maligno será esmagada pelo calcanhar do Max. Eis o que eu ordeno:
– Falei-vos-vos!
– A partir das horas 23:59 do dia 25 de Abril de 2017 d.C., qualquer diatribe, contenda ou troca de ofensas existente entre os Leitores terá que acabar de forma definitiva e eterna. Quem perseverar no erro, quem deixar aberta a porta ao Maligno, será antes banido do Blog e a seguir queimará nas chamas sem fim enquanto estará a obrigado a ver Você na Tv de João Kleber.
– João Kleber…Meus Deus, não achas isso demais?
– Talvez, mas não faz mal, deixa. Vá agora, e reza muito porque os tempos estão difíceis e nunca antes o Blog teve que enfrentar uma ameaça tão forte.
– Então vou.
– Isso.
– Até a próxima.
– Sim, já disseste, vai-te embora.

O humilde servo do Criador desceu o Monte com o coração destroçado: “O Maligno já ocupara o nosso querido Blog! Semeou a discórdia”. Mas ao mesmo tempo, no coração encontrou a chama da esperança: “Afinal o Senhor da Internet toda deu-me a força para derrotar o Mal e restabelecer a Paz e o sossego”.

Ova povo do Blog (“Ova” é a forma exortativa de “ouvir”, nota para os analfabetas)! Jamais ofensa alguma será tolerada entre nós! Que a Paz e a Concórdia volte a reinar soberana.

Interpretação teológica

Os insultos e as ofensas entre os Leitores têm que acabar já. Este é um lugar de discussão, não uma tasca de bêbados. A partir de hoje os comentários estúpidos serão apagados e quem continuar assim será banido.

Obrigado pela atenção e que a Paz esteja convosco.

Ipse dixit.  

14 Replies to “Preposto”

  1. Sr. Maxoisés,

    Preposto é o gerente ou qualquer outro empregado, através do qual o empregador se faz representar em audiência com o Juiz do Trabalho.

    Não obedeça o Jeova Incorrecto pois ele esta te enganando, ele não vai deixar você ver a terra destruída!

    Ass.: Anu Naqui

  2. Como se define o que é insulto e ofensa ? Apenas os diretos ou também os dissimulados? E o que são os comentários estúpidos? E quanto ao facto de ser banido é logo á primeira ou vai perdendo pontos como na carta de condução? Não que isso me preocupe mas estamos a caminhar para um blog totalitário ? O Blog tem muita qualidade, mas preocupa-me que se venha a dar mais atenção aos comentários do que á qualidade dos artigos, tal como nos regimes totalitários. De facto considero que existem comentários estúpidos … e longos… muito longos ( esta foi uma indireta 🙂 mas é apenas a minha opinião, existe um mecanismo de controle que é a votação e outro mecanismo de controle que é o desprezo …acho suficiente. Parecia-me mais sensato limitar o tamanho dos comentários, a síntese, ajuda a cortar nas parvoíces…ou não…Enfim, apesar de não insultar nem me sentir insultado e de evitar comentários estúpidos(pelos meus padrões) para já não vejo vantagem nas novas regras.

    1. Para que? Se o que eu falo destruiria a agenda deles.

      Com soldados como vcs eles nem precisam me entender ameaça!!!
      Eu agradeço a vcs.

    2. Olá P.Lopes!

      "Como se define o que é insulto e ofensa ? Apenas os diretos ou também os dissimulados? E o que são os comentários estúpidos?"

      Em alturas complicadas, o melhor é deixar que seja a força da Democracia a falar.

      Neste caso, é preciso eleger alguém que tenha a capacidade para tomar decisões destas. Sempre de forma democrática.

      Portanto: são abertas as votações.
      Pronto, tempo esgotado: as votações encerraram.

      E, surpresa!, fui eleito eu com maioria absoluta.
      Em primeiro lugar desejo agradecer pela confiança que os Leitores depositaram em mim. A partir de agora fico encarregado de definir quais comentários são estúpidos e/ou ofensivos, quais Leitores serão banidos.

      "Não que isso me preocupe mas estamos a caminhar para um blog totalitário ?"

      Informação Incorrecta é gerida por um fulano cujo nome é Max. Ele parece ser boa pessoa, a mesma que abriu o blog há sete anos: dado que entretanto não mudou nas suas atitudes fundamentais, duvido muito que o blog se torne uma espécie de União Soviética. Aliás, desconfio que nada irá mudar. Simplesmente, acho que a ideia dele é manter o blog enquanto tal, nos mesmos moldes, sem que este espaço se torne uma montra para trolls desempregados ou figurantes à procura dum autor.

      Acerca dos comentários: permita que discorde. O que o bom Max escreve não é verdade absoluta, nunca foi nem tem a arrogância de ser: os comentários são insubstituíveis fontes de debate, reflexões, aprofundamentos, troca de ideias. Sobretudo isso: troca de ideias. Enquanto tais: fundamentais.

      Imagine os artigos publicados como um prato de massa: os comentários são o sal. Porque admitimos: um prato de massa sem sal é uma seca.

      Grande abraçoooo!!!!!

    3. Max se o objetivo é evitar :
      "…que este espaço se torne uma montra para trolls desempregados ou figurantes à procura dum autor."
      Não teria sido mais direto e eficaz dirigires-te aos trolls e aos figurantes em vez de legislares para todos em geral? Afinal de contas foste eleito com " maioria absoluta" .

      Abraço Max

  3. Já 7 anos, Max? Puxa como o tempo passou depressa…eu nem vi, e ao mesmo tempo turbilhões de coisas acontecidas e acontecendo. PARABÉNS!!! E que venham outros 7.
    É fácil cancelar comentários ofensivos, e até proveitoso porque não se perde tempo lendo. Comentários idiotas é mais difícil porque idiota para uns sapiente para outros. Para mim a pior idiotice é daqueles que confundem as próprias besteiras com erudição. E aí me parece que pode entrar o bom senso da maioria dos comentaristas, não aceitando provocações, ignorando besteiras. Por aí se vê a consciência coletiva do grupo e tu nada podes/deves fazer, do meu ponto de vista. Pessoalmente, como sou antiga aqui, e já conheço bem os antigos, quando encontro algo que considero asneira total, simplesmente pulo, vou adiante. Considero ainda que tens comentaristas de primeira linha. Mas, meu caro, por traz desta telinha loucos abundam…aquele tipo de louco que não tem a lucidez da loucura, mas tem a pretensão louca de imaginar que palavras vãs alteram o estado da arte.

  4. O tempo passa depressa, e eu já ando por aqui há 6 anos.
    Concordo que comentários ofensivos não devem ser publicados. Nem é uma questão de censura mas antes de qualidade de argumento.
    Por vezes, quando já não existem argumentos passa-se para a ofensa. É uma técnica muito básica de discussão, usada com muita frequência, na maioria dos forums, mas que este blog e os leitores podem bem dispensar.

  5. Parabéns, também fiquei espantado que já fosse tanto tempo, eu também estou por cá há seis anos, aliás por causa de um comentário do Krowler num síte péssimo!
    Dias mais felizes para todos!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: